Recrutamento Online: O que é, Vantagens e Como fazer

O recrutamento online facilita o acesso a talentos globais, reduzindo custos e tornando o processo mais eficiente. Veja como adotar a prática na sua empresa.

A transformação no setor de RH é uma realidade. Com processos cada vez mais otimizados, a área contribui para que empresas aumentem a produtividade e atinjam suas metas. 

Dentre esses processos, está o de recrutamento e seleção. Com o apoio da tecnologia, muitos setores de recursos humanos passaram a adotar o recrutamento online. Os resultados são rapidamente observados: redução de custos e acesso a talentos globais

Mas, você sabe como funciona o recrutamento virtual? Neste artigo, entenda o que é, conheça as vantagens e desvantagens do processo seletivo online, e muito mais!

O que é Recrutamento Online?

O recrutamento online, conhecido também pelo termo inglês eRecruitment, é a utilização de recursos digitais para atrair, avaliar, selecionar e recrutar profissionais. Esses recursos vão desde anúncios on-line até o uso de mídias digitais.

Em outras palavras, é quando as etapas do processo de recrutamento contam com o apoio da internet. Por meio dela, profissionais de RH conseguem encontrar talentos, comunicar-se com os candidatos, monitorar o processo de contratação, entre outras ações.

Com isso, podemos dizer que fazer o recrutamento online significa virtualizar todas as atividades envolvidas no processo.

 

Diferenças entre recrutamento online e offline

Antes de qualquer coisa é importante destacar que, tanto no método offline quanto no online, as etapas do processo de recrutamento são as mesmas. O que difere um método do outro é o ambiente em que cada atividade é realizada.

No recrutamento tido como tradicional (ou seja, o offline), uma boa parte do processo ocorre presencialmente. No online, as etapas são realizadas no ambiente digital. 

Sendo assim, perceba que a principal diferença entre ambos os tipos de recrutamento está no fato que o online é realizado via internet. Já o offline adota modos tradicionais, o que significa, por exemplo, encontros presenciais com os candidatos.

 

4 Vantagens do Recrutamento Online

De modo geral, sempre que um processo reduz a carga de trabalho manual, tende a trazer mais benefícios. O recrutamento online não é diferente. Dê uma olhada nas vantagens do método:

 

1. Redução de custos

No recrutamento offline, tudo é conduzido manualmente. Imprimir currículos, gastar horas com entrevistas presenciais e aplicação de testes, são apenas algumas das atividades que exigem tempo. E, como você sabe, tempo é dinheiro para todo mundo.

Além disso, existem os custos com anúncios de vagas, recrutadores externos, etc. No processo de seleção online, algumas dessas despesas não existem ou custam bem menos para as empresas.

 

2. Alcance mais amplo

O recrutamento online acaba com barreiras geográficas, permitindo que organizações consigam atrair talentos de diferentes regiões do país (e dependendo do caso, de outros locais do globo).

Tanto para as empresas quanto para os próprios profissionais, o processo seletivo virtual aumenta as possibilidades e pode abrir muitas portas.

Isso porque, ao usar o recrutamento digital, o empregador tem a liberdade de expandir a busca para encontrar os candidatos mais qualificados, enquanto os candidatos podem procurar por oportunidades melhores em diferentes locais.

 

3. Processo agilizado

Todas as etapas do processo de recrutamento podem ser reduzidas. Imagine, por exemplo, o tempo entre receber um currículo, realizar as avaliações e chamar o candidato para uma entrevista presencial.

No recrutamento online, é possível filtrar e classificar informações de currículos, bem como marcar entrevistas com mais rapidez.

 

4. Triagem de currículos

Quando uma empresa utiliza um software específico para recrutamento, a triagem de currículos também é muito mais agilizada.

Basta o usuário dar um comando, ou selecionar alguns filtros, para o sistema encontrar os candidatos que atendem aos principais requisitos da vaga

Tudo isso em questão de segundos, algo impossível de acontecer quando a triagem é feita manualmente.

 

 

Desvantagens do Recrutamento Online

Vimos quais as vantagens do recrutamento online. No entanto, o método possui também alguns pontos negativos. Separamos três para você:

 

Distanciamento e impessoalidade

Apesar de estarmos habituados à tecnologia e ao trabalho à distância, por exemplo, muitos de nós ainda temos a visão de que certas atividades, quando realizadas virtualmente, trazem um certo distanciamento.

Isso inclui o recrutamento online, pois o processo ocorre no ambiente digital. Em muitos casos, isso faz com que recrutador e candidato não consigam criar um vínculo, o que pode prejudicar no momento de tomada de decisão.

 

Tecnologia

O recrutamento online pode não ocorrer da maneira esperada, pois ele depende de tecnologia.

Por exemplo: o que acontece se há um problema de interrupção de internet? Ou se o candidato possui um equipamento de baixa qualidade? Ou se o website demora para processar as informações e apresenta lentidão?

Problemas desse tipo podem reduzir a eficácia do processo de recrutamento e seleção. Outra questão envolvendo a tecnologia é no que diz respeito à segurança. 

Muitos candidatos podem não se sentir confiantes o suficiente com o processo, por medo de uma violação de dados ou de que a empresa utilize suas informações para fins comerciais.

 

Alto volume de respostas

Se por um lado o processo de recrutamento e seleção online amplia o alcance e possibilita à empresa ter acesso a profissionais que dificilmente teria em um processo offline, por outro, o alto volume de respostas pode trazer problemas.

Dependendo do caso, qualquer pessoa com acesso à internet pode se candidatar à vaga (especialmente se a posição for para um trabalho remoto). E quando dizemos “qualquer pessoa”, nos referimos também aos candidatos que não são qualificados.

Para tentar reduzir ao máximo o número de candidaturas indesejadas, lembre-se de ser o mais preciso possível com relação às funções e às qualificações que procura.

 

Principais plataformas de recrutamento online

Partindo agora para uma parte mais prática, existem diversas plataformas de recrutamento online que seu RH pode utilizar. Para te ajudar, listamos as principais. Confira abaixo: 

 

LinkedIn

Para os profissionais de R&S e para os candidatos, o LinkedIn tem uma importância especial. Isso porque, dentre os objetivos da rede, está o de ajudar recrutadores. Para isso, ele possui uma ferramenta própria, chamada de LinkedIn Recruiter.

Como o próprio site explica, a plataforma ajuda profissionais de RH a encontrarem os candidatos mais rapidamente, com base em filtros avançados de pesquisa.

 

Indeed

O Indeed está presente em mais de 50 países e, por esse motivo, é considerado a maior plataforma de busca de vagas de emprego do mundo. A ferramenta permite às empresas publicarem anúncios gratuitamente. 

O site também oferece a opção paga de aumentar a visibilidade da oferta e o rastreamento e seleção de perfis

 

Glassdoor

O foco da Glassdoor vai além de ser uma plataforma para recrutamento e seleção. Para as empresas cadastradas, o site serve também para construir o employer branding, pois os funcionários podem avaliar a empresa. 

A Glassdoor possui uma série de recursos que podem ser utilizados pelos recrutadores. Para usar a plataforma, é necessário criar um perfil da empresa e fornecer detalhes como visão, missão, valores, faixa de salários, vídeos, fotos, etc.

 

Vagas.com

Por meio da plataforma de recrutamento e seleção chamada de Vagas for Business, os recrutadores conseguem reduzir as tarefas operacionais, automatizando ações dentro de cada fase do processo.  

Além disso, a ferramenta envia alertas para profissionais que possuam perfil compatível com a vaga. Assim, as chances de encontrar o candidato ideal aumentam.

 

Trabalha Brasil

Outra plataforma utilizada para o recrutamento online, o Trabalha Brasil é um site para empresas publicarem vagas gratuitamente. Seu objetivo é o de conectar candidatos aos recrutadores.

A ferramenta possui também a opção paga, a qual oferece diversas ferramentas para tornar o processo mais ágil.

 

Como fazer um recrutamento online eficaz

Como avanço tecnológico dos últimos anos, o recrutamento online tem sido uma estratégia cada vez mais comum entre os recrutadores e candidatos. 

Se esse tipo de recrutamento já é conhecido da sua empresa ou se você pretende aderir, confira abaixo os principais passos para realizá-lo da melhor maneira.

 

Definir o perfil do candidato ideal

O primeiro passo e essencial é ter clara compreensão do perfil do candidato ideal para a vaga em aberto. 

Essa definição detalhada inclui: habilidades, experiências, competências e características necessárias para o cargo. 

 

Elaborar anúncios de emprego atrativos

A partir do perfil ideal, é o momento de atrair os candidatos. Para isso, os requisitos e benefícios precisam ser bem preenchidos. 

Utilize palavras-chave relevantes e personalize o anúncio de acordo com a vaga e o canal de divulgação. 

 

Utilizar diferentes canais de divulgação

Diversificar os canais de divulgação é uma boa estratégia de recrutamento para atrair mais candidatos qualificados para o cargo em questão. 

Sua empresa pode utilizar sites de empregos, redes sociais, grupos de conexões profissionais, blogs, página de carreira, entre outros. 

 

Implementar ferramentas de rastreamento de candidatos (ATS)

Essas ferramentas de rastreamento de candidatos são plataformas de R&S que auxiliam na gestão e triagem de talentos. 

Essas plataformas ajudam a automatizar o processo de recrutamento e seleção, desde a recepção dos currículos até a análise de dados e a identificação dos candidatos mais qualificados.

 

Perguntas Frequentes e Respostas sobre Recrutamento Online

Por ainda ser um modelo de recrutamento recente, alguns profissionais da área podem ter dúvidas sobre o processo. Por isso, selecionamos as mais frequentes para respondê-las abaixo: 

 

Como escolher a plataforma de recrutamento online ideal?

É importante que você considere alguns fatores antes de escolher um software de recrutamento online, como, por exemplo, a facilidade de uso, os recursos oferecidos, suporte ao cliente e integração com outros sistemas utilizados pelo RH (afinal, nada como ter os dados centralizados em um único lugar, não é mesmo?)

 

Como garantir a qualidade dos candidatos em processos seletivos online?

Para garantir a qualidade dos candidatos, é necessário utilizar técnicas eficazes de seleção, como uma análise detalhadas dos currículos, entrevistas online, testes de habilidades e técnicos. 

 

É possível substituir completamente o recrutamento presencial pelo online?

Mesmo que o recrutamento online esteja cada vez mais comum, substituir o recrutamento presencial pelo virtual pode não ser adequados para todas as empresas ou para todos os cargos. É importante que a empresa avalie as necessidades específicas de cada vaga para escolher a melhor abordagem, podendo até ser uma combinação entre recrutamento online e presencial. 

 

Quais são os principais erros a serem evitados no recrutamento online?

Alguns dos principais erros a serem evitados no recrutamento online incluem: não definir claramente o perfil do candidato ideal, criar anúncios de vagas pouco atrativos, não realizar a triagem adequada dos currículos recebidos e não utilizar uma solução de recrutamento e seleção

 

Como garantir a diversidade e inclusão no recrutamento online?

Para isso, é importante utilizar anúncios de vagas afirmativas e buscar ativamente os candidatos de grupos sub-representados. Além disso, ter uma equipe de recrutamento e seleção treinada para conduzir o processo de maneira inclusiva e sem vieses inconscientes.

Gostou deste artigo? Para ficar por dentro de conteúdos como esse, assine nossa newsletter 👇

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar