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Home » Processo de onboarding: o que é e como fazer

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Processo de onboarding: o que é e como fazer

O processo de onboarding é decisivo. O engajamento, a retenção de talentos e a produtividade dos funcionários começa pela integração.
  • Por: Marília Cordeiro
  • Em: 15/08/2022
  • Aproximadamente 7 min. de leitura

Um processo de onboarding de funcionários é capaz de transformar recém-contratados em colaboradores de alto desempenho.

Isso porque, ao planejar cuidadosamente as etapas de integração, as empresas fornecem aos recém-chegados as informações, relacionamentos e ferramentas de que precisam para se sentirem confortáveis ​​e confiantes o suficiente para realizar seu trabalho de forma mais segura.

Vamos aprender mais sobre a importância do processo de onboarding e como fazer um? Continue a leitura!

 

Para começar: o que é o processo de onboarding?

Em português, esse termo “Onboarding” significa embarque e se refere aos primeiros processos nos quais os novos contratados são integrados dentro da organização. 

Inclui atividades que permitem aos colaboradores um processo inicial de orientação, bem como o conhecimento acerca da organização; sua estrutura, cultura, visão, missão e valores. 

Para algumas organizações, esse momento de integração consiste em um ou dois dias de atividades; para outras, esse processo pode envolver uma série de atividades que abrangem um ou vários meses.

👉 Leia também: 10 atividades de integração para colaboradores que você precisa testar

 

Qual a importância do processo de onboarding?

Uma pesquisa recente da Gallup mostrou que apenas 12% dos funcionários sentem que sua empresa fez um bom trabalho com a integração e essas mesmas pessoas têm quase três vezes mais chances de dizer que são felizes no trabalho.

Por outro lado, apenas 29% dos novos contratados dizem que sentiram que estavam preparados e apoiados para se destacar em sua nova função.

Isso tem tudo a ver com o processo de onboarding. 

Infelizmente, o onboarding de funcionários, muitas vezes, é confundido com orientação, mas há uma grande diferença entre as duas coisas. 

Embora a orientação seja necessária para concluir a papelada e outras tarefas rotineiras, ações de onboarding são mais abrangentes e podem durar meses. 

Muitas vezes, a integração consiste em entregar a um novo funcionário uma pilha de formulários e acompanhá-lo pelas instalações, fazendo apresentações rápidas, mas, vamos combinar isso não é suficiente para que a pessoa se sinta segura para desempenhar suas atividades, né?

Quando a integração é bem feita, se estabelece uma base para o sucesso do funcionário e da empresa. 

Os benefícios de um bom processo de onboarding são:

  • produtividade;
  • transparência;
  • engajamento desde os primeiros dias do colaborador na empresa;
  • organização;
  • conexão entre empresa e colaborador;
  • comunicação clara sobre os valores, história e cultura da empresa.

 

👉 Leia também: Onboarding gamificado: Torne a integração de novos funcionários mais divertida com a Feedz

Acessar agora a planilha de admissão e onboarding de novos colaboradores criada pela Feedz

 

Quais são os objetivos de um processo de onboarding?

Como você já leu aqui, o processo de onboarding é muito mais que meia horinha de orientações, é preciso criar uma aproximação genuína, fazer a pessoa se sentir acolhida e segura para tirar suas dúvidas e conhecer a empresa.

Alguns objetivos do onboarding de funcionários são:

  • Integração com o time e os demais setores da empresa;
  • Acolhimento;
  • Esclarecimento de dúvidas;
  • Preparação do funcionário para um alto desempenho;
  • Conhecimento da nova cultura organizacional;
  • Apresentação das rotinas e ferramentas de trabalho;
  • Fazer a pessoa se sentir em casa.

 

Como criar um processo onboarding?

Não importa se a sua empresa adota o modelo remoto presencial ou não, pois é possível (e até mais prático) criar um processo de onboarding de forma remota e totalmente digital. 

Através de uma plataforma de onboarding, você pode colocar links de cursos, palestras, manuais e contatos que o colaborador possa precisar para tirar suas dúvidas. 

Após escolher como essas informações vão ser passadas – se presencial, de forma manual ou digital – você precisa ter em mente os seguintes pontos:

  • Quais são as informações mais importantes que o seu colaborador precisa saber para começar a desempenhar suas funções da melhor maneira possível? 
  • A quem ele deve se reportar em caso de dúvidas?
  • Quem são os seus pares de trabalho?
  • Quem é o seu líder direto?
  • Quais são os treinamentos que ele precisa fazer?
  • Quais acessos ele precisa ter dentro dos sistemas da empresa?
  • Quais são os manuais que ele precisa ler?

 

Após saber a resposta para essas perguntas, reúna as informações em um local específico, passe para o colaborador e agora o mais importante: esteja disposto a acompanhá-lo durante essa fase. 

Lembre-se: estipule um prazo para início e finalização do onboarding, peça feedbacks após a conclusão das atividades e, se quiser aperfeiçoar ainda mais o processo, aplique uma pesquisa de satisfação de onboarding com os participantes. 

 

Checklist para onboarding de funcionários

Além de todas as dicas que já apresentamos aqui, preparamos um checklist para te ajudar a deixar tudo mais redondinho possível. 

Anota aí: 

  • Apresentação dos times;
  • Comunicar valores e princípios da empresa;
  • História da organização e seus pilares;
  • Apresentação das rotinas e ferramentas de trabalho;
  • Leituras necessárias para começar bem na função;
  • Apresentação dos benefícios disponíveis para o colaborador;
  • Adição nos canais de comunicação da empresa;
  • Cursos importantes para a rotina de trabalho;
  • Dinâmicas de integração com o time e demais setores da empresa;
  • Reunião para alinhamento de expectativas;
  • Acolhimento e acompanhamento para tirar dúvidas;
  • Entrega do material de trabalho;
  • Oferecimento de cursos, talks e guias para as demandas do funcionário.

 

Como avaliar seu processo de onboarding?

Que o  onboarding é essencial para integrar as pessoas à empresa você já sabe, mas como avaliar se as ações desse processo estão sendo bem recebidas e absorvidas? 

Aplicar uma pesquisa de satisfação após o período de onboarding é uma das formas mais eficientes de saber o que os recém-contratados acharam do processo de integração na empresa.  

Trata-se de um recurso para ouvir os participantes e trazer feedbacks que aperfeiçoam ainda mais a fase de integração.

Após o período de onboarding e a conclusão das atividades propostas, você pode criar um momento de feedbacks enviando perguntas específicas e direcionadas ao assunto. 

Afinal, quem melhor que eles mesmos para apontar os pontos fortes e as possibilidades de melhoria?

Faça isso de forma prática, enviando um formulário com perguntas para que os colaboradores e gestores respondam suas percepções sobre o processo de onboarding  (sim, os gestores podem e devem contribuir, mostrando como eles enxergam a dinâmica do onboarding e como isso afetou a integração dos novos colaboradores).

perguntas-para-pesquisa-de-satisfação-de-onboarding

E se você já é cliente da Feedz, aproveite o nosso recurso de pesquisa de satisfação para otimizar ainda mais essa etapa. 

Você também pode criar o seu processo de onboarding com a gente e fazer isso em poucos cliques! 

Leia o nosso artigo sobre como fazer o onboarding de funcionários com a Feedz e saiba mais!

 

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