O que é o ciclo de vida do colaborador e por que isso importa para sua estratégia?

Conheça quais são as etapas do ciclo de vida do colaborar e aprenda a melhorá-las a partir de 5 dicas práticas.

Você sabe dizer qual é a relação entre o recrutamento e o desligamento de funcionários da sua empresa?

Embora pareçam processos opostos, ambos fazem parte do que chamamos de ciclo de vida do colaborador.

Um dos objetivos dessa ferramenta é nortear as ações do RH e permitir uma gestão de pessoas cada vez mais efetiva, levando em consideração todos os pontos de interação que os talentos têm com a empresa.

Ao longo deste artigo, vamos explicar melhor como isso acontece e qual é o impacto do modelo de ciclo de vida do colaborador na retenção e engajamento das equipes.

Vem com a gente!

O que é ciclo de  vida do colaborador?

O ciclo de vida ou jornada do colaborador é uma ferramenta estratégica utilizada pelo RH para acompanhar a progressão das equipes e ajudar cada profissional da empresa a atingir todo o seu potencial.

Ao mapear os estágios mais importantes pelos quais os funcionários passam ao se envolver com uma organização, indo da atração ao desligamento, ela é uma peça-chave para que a experiência do colaborador seja constantemente aprimorada.  

 

Quais são as etapas do ciclo de vida do colaborador?

Como já dissemos, o ciclo de vida do colaborador é composto pelos principais pontos de interação que um funcionário tem com a empresa.

E, embora isso possa variar de organização para organização, vamos apresentar abaixo as etapas que consideramos essenciais aqui na Feedz:  

 

1. Atração de talentos

A relação do colaborador com a empresa começa muito antes do primeiro dia de trabalho. Na prática, essa construção se inicia já na atração – etapa que marca a primeira exposição do profissional com a marca empregadora ou com a cultura organizacional.  

 

2. Recrutamento e seleção

Essa não é nenhuma novidade, mas nunca é dizer reforçar: o recrutamento e seleção são processos que fazem toda a diferença para o sucesso das organizações.  Em primeiro lugar, a construção de equipes de alto desempenho passa, inevitavelmente, por um R&S bem estruturado. Mas, além disso, a forma como um profissional é tratado ao longo dessas etapas influencia diretamente na percepção dele sobre a empresa.  

 

3. Onboarding

Os primeiros dias de um funcionário na empresa são determinantes para o sucesso da relação de trabalho. E é justamente por isso que o Onboarding também deve ser levado em consideração no ciclo de vida do colaborador.  Pasme: quando esse processo consegue cumprir com o propósito de integrar o novato à cultura da empresa desde o início, ele é capaz de aumentar a retenção de talentos em 82% e a produtividade em mais de 70%!  

 

4. Treinamento e Desenvolvimento

Embora o treinamento do colaborador já seja iniciado no Onboarding, é importante que as estratégias nesta frente acompanhem o profissional ao longo de toda a jornada dele na organização. Esse cuidado garantirá que a equipe continue evoluindo constantemente em suas funções – o que, como você já deve saber, é muito benéfico para todos os envolvidos. Vale lembrar que as ações de T&D também são parte da estratégia de retenção de talentos, uma vez que demonstram uma preocupação genuína da empresa para com o crescimento profissional do time.   👉 Onboarding digital: o que é, como funciona e quais os benefícios?  

 

5. Offboarding

A forma como uma empresa se despede de seus funcionários é tão importante quanto a forma como ela os integra na equipe. Sendo assim, o offboarding é a última etapa do ciclo de vida do colaborador. Ao estruturar esse momento da melhor forma, garantindo assim um desligamento claro, seguro e responsável, é possível manter uma relação positiva mesmo após a conclusão do contrato de trabalho. Aliás, isso diz muito sobre quem a empresa é enquanto marca empregadora.

jornada do colaborador  

Qual o papel da empresa no ciclo de vida do colaborador?

Como você viu, são muitos os detalhes que marcam a jornada daqueles que passam pela empresa. E isso também tem tudo a ver com o ciclo da gestão de pessoas.

Ao mapear o ciclo de vida do funcionário, o papel da companhia – em especial do RH e das lideranças – é conhecer melhor a força de trabalho e, assim, gerenciá-la de maneira mais bem-sucedida em cada uma das etapas mencionadas acima.

A missão principal por trás desse esforço é otimizar o progresso de cada colaborador e tornar a experiência deles na empresa a mais positiva possível.

Afinal, funcionários satisfeitos são mais comprometidos com a entrega de resultados, tendem a ficar por mais tempo na organização e, mesmo quando são desligados, são mais propensos a falarem bem do antigo empregador no mercado.

É por isso que, lá no início, dissemos que o ciclo de vida do colaborador está diretamente ligado ao engajamento e retenção de talentos!

guia completo sobre turnover  

Como melhorar o ciclo de vida do colaborador? Confira 5 dicas práticas

Agora que você já entendeu como o ciclo de gente que passa pela empresa funciona, chegou a hora de conhecer algumas ações que podem melhorar a experiência dos colaboradores ao longo de toda a trajetória deles. Veja, abaixo, uma dica para cada etapa do ciclo de vida do colaborador!  

 

1. Invista no Inbound Recruiting

Quando o assunto é promover a marca empregadora para atrair os melhores talentos, poucas estratégias têm feito tanto sucesso quanto o Inbound Recruiting.

Ao unir as melhores práticas do Marketing Digital ao RH, o grande foco do Inbound Recruiting é fazer com que potenciais candidatos tenham uma primeira experiência positiva com a marca – e, consequentemente, se sintam interessados em fazer parte da organização.

Geralmente, isso é feito por meio da divulgação de conteúdos relevantes, que reforcem aspectos importantes da cultura organizacional e do Employer Branding.  

 

2. Simplifique o processo de contratação

Você sabia que muitos candidatos chegam a abandonar um processo seletivo na metade devido à complexidade ou informações truncadas?

Para evitar que isso aconteça na sua empresa, o segredo está em ser o mais claro e objetivo possível, focando no que realmente importa.

Quanto mais fácil, intuitivo e rápido for o processo de candidatura, por exemplo, melhor. Além disso, também é super importante manter os candidatos devidamente informados sobre todas as etapas do processo!

 

3. Realize pesquisas de satisfação sobre o Onboarding

Se a sua empresa quer continuar aprimorando a integração dos novos colaboradores, medir a eficácia do Onboarding é fundamental.

E é aí que as pesquisas de satisfação entram em cena.

Elas podem ser realizadas em diferentes momentos, como logo após a primeira semana de trabalho ou então depois de três meses – que é o tempo que leva, geralmente, para um funcionário estar totalmente adaptado à nova rotina.

Seja qual for o momento de aplicação, o segredo desta ação está em saber fazer as perguntas certas.

Temos um conteúdo incrível com 55 perguntas para pesquisar a satisfação de funcionários sobre o onboarding que pode ajudar! 👇

perguntas-para-pesquisa-de-satisfação-de-onboarding  

4. Conte com o apoio da tecnologia na hora de desenvolver talentos

A melhor forma de garantir que as estratégias de desenvolvimento estejam presentes em praticamente todo o ciclo de vida do colaborador é criando e monitorando os planos de desenvolvimento individual (PDI).

Para acompanhar as ações nesta frente, o gestor deve fazer feedbacks constantes com o colaborador.

E a boa notícia é que, atualmente, eles podem contar com a ajuda de ferramentas tecnológicas que otimizam boa parte desses esforços.

Com a plataforma da Feedz, por exemplo, é possível criar desde avaliação de desempenhos até planos de desenvolvimento profissional personalizados para o perfil de cada colaborador.   

 

5. Capriche na entrevista de desligamento

A entrevista de desligamento é uma das etapas mais importantes do processo de Offboarding.

Afinal, por meio dela é possível obter um feedback honesto e aprendizados importantes sobre a cultura e a gestão da companhia.

Quando bem conduzida, a entrevista de desligamento pode ajudar a reduzir a rotatividade na empresa, alinhar melhor as funções às expectativas dos funcionários e até mesmo auxiliar na análise do clima organizacional.

Portanto, vale a pena separar um tempo para pensar bem nessa estratégia.

Se você tem dúvidas sobre como estruturar uma entrevista de desligamento, preparamos uma lista de 55 perguntas para entrevista de desligamento que podem ser usadas nesta hora.

Na sua empresa, existe um acompanhamento do ciclo de vida dos colaboradores? Conte para nós.

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