Pesquisa de clima organizacional: o que é e como utilizá-la da melhor maneira

rapaz fazendo pesquisa de clima e engajamento na empresa

A pesquisa de clima organizacional surge com a mudança do mindset dentro do departamento de recursos humanos. Não é de hoje que os profissionais de RH estão se afastando da subjetividade para se tornarem mais analíticos.

Al√©m de centrado nas pessoas, o novo RH √© orientado por dados. √Č por isso que usar dados reais e concretos passou a ser mandat√≥rio para tomar decis√Ķes estrat√©gicas e para promover a√ß√Ķes no sentido de colocar a cultura da empresa no rumo certo.

Bons gestores de equipe sabem que sempre h√° algo para melhorar. Mas essas melhorias n√£o devem partir de ‚Äúachismos‚ÄĚ. Contar com a vis√£o pr√©via do time que ser√° impactado por alguma a√ß√£o e/ou entender se algo est√° surtindo o efeito esperado √© essencial para ter sucesso em uma estrat√©gia.

A diferença é que agora não é mais necessário esperar longos períodos para medir resultados em uma pesquisa de clima organizacional. Hoje em dia já é possível identificar aspectos com potencial de provocar maior engajamento dentro de uma corporação de uma forma mais rápida e simplificada.

Para isso, podem ser usadas as chamadas pesquisa de engajamento ou pesquisa pulse ou por pulsos, que cabem como uma luva nesse novo contexto analítico e de transformação digital.

E com as ferramentas certas, podem ser aplicadas sempre que necessário devido à sua rapidez de implementação.

 

Pesquisa de clima organizacional versus pesquisa de engajamento ūüí•

A ideia aqui não é privilegiar uma pesquisa à outra. Afinal, uma pesquisa de clima mede algo diferente de uma pesquisa de engajamento. Entre uma ou outra, fique com as duas! Entenda agora o motivo:

 

O que mede uma pesquisa de clima organizacional? ūü§Ē

A pesquisa de clima organizacional é uma das melhores alternativas para entender como está o ambiente organizacional. Ela orienta como guiar o principal ativo de qualquer empresa: seus colaboradores.

Deve ser vista como parte do planejamento estratégico da empresa, sendo que o principal objetivo é entender como os colaboradores de um negócio estão se sentindo em suas rotinas.

Contudo, para ser efetiva, o primeiro passo é entender onde a empresa quer chegar com a pesquisa.

Ela pode, por exemplo, ser aplicada para mapear aspectos mais amplos e, depois, outras pesquisas mais r√°pidas podem ser executadas para compreender melhor alguma dor identificada.

 

O que mede uma pesquisa de engajamento? ūüĎÄ

A ideia √© que uma pesquisa de engajamento ofere√ßa informa√ß√Ķes sobre como anda o v√≠nculo entre colaborador e empresa.

Ela deve ser feita para identificar o que precisa ser melhorado para que as pessoas se sintam mais felizes e, consequentemente, apresentem atitudes que favoreçam a produtividade.

O engajamento n√£o √© algo que deve ser perguntado de forma direta: ‚Äúvoc√™ se sente engajado?‚ÄĚ. Mas, sim, deve ser medido em um contexto preparado para que seja poss√≠vel extrair insights sobre como os indiv√≠duos vivenciam subjetivamente sentimentos positivos, como alegria, interesse e aten√ß√£o.

Essas informa√ß√Ķes s√£o mais emocionais, portanto, para serem identificadas de maneira fact√≠vel precisam compor um objetivo claro.

√Č preciso compreender tamb√©m que os resultados podem variar de acordo com o clima geral. Est√° havendo alguma grande mudan√ßa na organiza√ß√£o ou na sociedade? Ent√£o, as informa√ß√Ķes extra√≠das devem considerar esses contextos.

Outro aspecto relevante quanto às pesquisas de engajamento é que, diferentemente das pesquisas de clima organizacional anuais, elas podem ser aplicadas em intervalos menores, sempre que for necessário medir algo relevante para a empresa.

Quer ver na pr√°tica? ūüí°

 

Por que ter engajamento √© importante? ūü§ě

O engajamento dos colaboradores é o que move uma empresa. Profissionais comprometidos trabalham pelo mesmo objetivo do negócio, alcançando os resultados de forma mais rápida e eficiente.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo instituto Gallup em 2017, colaboradores muito engajados ajudam a melhorar diversos indicadores, entre eles a satisfa√ß√£o do cliente. Mas esse n√£o √© o √ļnico benef√≠cio.

Estudos mostram que o maior engajamento est√° relacionado ao aumento da rentabilidade, produtividade e menor turnover.

Então, de forma direta ou indireta, é possível relacionar os sentimentos positivos a uma série de fatores intermediários como motivação e criatividade. Esses fatores, por sua vez, estão relacionados à performance, produzindo impactos como:

  • melhora do clima organizacional;
  • diminui√ß√£o das taxas de desligamentos;
  • percep√ß√£o da empresa como um bom lugar para se trabalhar;
  • impulsionamento do crescimento da empresa;
  • manuten√ß√£o do alinhamento com o prop√≥sito da organiza√ß√£o;
  • aumento da participa√ß√£o dos colaboradores nas quest√Ķes internas;
  • desenvolvimento cont√≠nuo dos profissionais;
  • eleva√ß√£o da sensa√ß√£o de pertencimento;
  • refor√ßo do elo entre l√≠deres e liderados;
  • est√≠mulo √† reflex√£o sobre a resolu√ß√£o de problemas.

A lógica pode parecer simples: quanto mais satisfeito o profissional estiver e valor enxergar em seu trabalho, maior será sua produção e rentabilidade para a empresa.

Além disso, profissionais engajados querem crescer junto com a empresa, portanto, estão sempre procurando formas de melhorar o produto ou serviço que oferecem.

Na pr√°tica, entender a motiva√ß√£o de cada componente da equipe, promover a√ß√Ķes que os engajem e ainda manter um clima saud√°vel no escrit√≥rio √© um desafio e tanto.

 

Como medir o engajamento dos colaboradores? ūüďä

A pesquisa de engajamento é uma ferramenta essencial para as empresas que desejam ter uma equipe alinhada com o propósito do negócio. Com ela é possível entender qual o grau de engajamento dos colaboradores e entender os motivos da pontuação.

J√° falamos por aqui de v√°rias t√©cnicas que podem ser usadas para atingir pelo menos parte desse cen√°rio ideal: ouvir o colaborador, pensar em um RH mais pr√≥ximo, promover a√ß√Ķes que fa√ßam sentido para diferentes perfis, aplicar pesquisas para entender qual o grau de engajamento, entre outros.

Qualquer prática implantada sem ouvir a opinião dos colaboradores tem mais chance de fracassar. Para estimular ambientes mais felizes, é preciso entender os profissionais, saber o que os motiva e o que gera uma experiência positiva para eles no escritório.

A constru√ß√£o de ambientes corporativos que estimulem e valorizem a felicidade e satisfa√ß√£o dos colaboradores √© um trabalho que n√£o tem fim. Isso porque as motiva√ß√Ķes das pessoas mudam ao longo dos anos e as a√ß√Ķes de gest√£o de pessoas precisam acompanhar este movimento.

A metrificação do engajamento pode ser feita por meio de uma pesquisa clara e objetiva, que trará as respostas certas para melhorar. Portanto, ouça o que os seus colaboradores têm a dizer!

Existem diferentes pesquisas nesse estilo que podem auxiliar uma empresa. Olhando para os problemas reais de seus clientes, a Feedz desenvolveu uma pesquisa de clima organizacional e engajamento alinhada com os as necessidades de um RH analítico.

 

Benefícios de fazer Pesquisa de Clima e Engajamento

Aqui estão alguns benefícios de usar pesquisas de clima e engajamento de funcionários:

  • O empregador consegue medir o qu√£o comprometidos, satisfeitos e contentes os funcion√°rios est√£o.
  • Pode ser uma forma de avaliar se em breve haver√° um problema de rotatividade. Na verdade, a pesquisa pode at√© perguntar diretamente por quanto tempo o funcion√°rio pretende permanecer na empresa. Pois, visto que essas pesquisas s√£o normalmente an√īnimas, as respostas podem ser muito √ļteis.
  • Pode ser uma forma de obter feedback an√īnimo sobre como melhorar a empresa.
  • A pesquisa pode ser feita de acordo com as necessidades da empresa. No entanto, deve haver perguntas feitas de forma consistente todos os anos (para fins de compara√ß√£o), mas outras perguntas podem ser adicionadas conforme a necessidade.
  • Pode fornecer uma vis√£o sobre o clima entre os funcion√°rios.
  • Pode fazer com que os funcion√°rios se sintam ouvidos. Inclusive, isso √© especialmente ben√©fico se a empresa usa o feedback fornecido e faz as altera√ß√Ķes necess√°rias.
  • S√£o uma forma de acompanhar as tend√™ncias de ano para ano em termos de sentimento, clima e engajamento dos funcion√°rios.
  • Pode permitir que a equipe de RH tome decis√Ķes informadas sobre quais mudan√ßas podem ser feitas na cultura da empresa para melhorar o engajamento. Assim, quando a empresa acompanha essas mudan√ßas, pode melhorar a produtividade e, como resultado, reduzir o turnover.

 

Pesquisa de clima e engajamento reduzem o turnover

O turnover é algo tão importante que vamos aprofundar a assunto agora. Pois, um dos principais motivos pelo qual os líderes de RH estão focados em melhorar o engajamento dos funcionários em sua organização é a retenção de funcionários. 

Organiza√ß√Ķes com alto engajamento reduzem a rotatividade e os custos de contrata√ß√£o, e o desligamento de funcion√°rios √© um fator importante que contribui para a alta rotatividade.

Engajar os funcionários é fundamental para reter talentos valiosos e é uma peça importante do quebra-cabeça do employee experience; já que funcionários menos engajados são mais propensos a deixar seus empregos.

Inclusive, em um estudo com empresas com mais de 500 funcionários, os pesquisadores descobriram que 71% dos líderes achavam que o engajamento dos funcionários era um dos fatores mais importantes para o sucesso geral da empresa.

O baixo engajamento pode ser causado por vários fatores, incluindo falta de reconhecimento por parte dos gestores, má comunicação da empresa e falta de alinhamento com o propósito da empresa.

√Č claro que os l√≠deres da empresa precisam come√ßar a ver o engajamento dos funcion√°rios como um objetivo estrat√©gico de neg√≥cios, porque funcion√°rios engajados levam √† reten√ß√£o de funcion√°rios a longo prazo, n√≠veis mais altos de produtividade e melhor qualidade de trabalho.

Mas como conseguir tudo isso? A plataforma da Feedz vai ajudar em todas as etapas, veja como.

 

Como fazer uma pesquisa de clima e engajamento e por onde começar?

Como é possível medir em uma pesquisa aspectos subjetivos, mas que possuem tanto impacto no ambiente organizacional? Será que a receita que funciona em uma empresa é a mesma que funciona em outra? A resposta é não.

Cada organização deve identificar seus próprios aspectos relevantes na formação de vínculos junto aos seus colaboradores.

Isso significa que o primeiro passo para rodar uma pesquisa de engajamento √© definir um objetivo. Para isso, √© preciso fazer algumas reflex√Ķes:

  • Quais a√ß√Ķes j√° realizadas engajam os colaboradores?
  • Qual o grau de engajamento atual?
  • O que posso melhorar no neg√≥cio para engajar mais?

A melhor maneira de formular uma pesquisa de engajamento √© n√£o tentar direcionar as respostas. A ideia √© que ela sirva como um espa√ßo aberto para o di√°logo. Uma sugest√£o que refor√ßa essa premissa √© fazer a pesquisa de clima organizacional com respostas an√īnimas.

Mas, existem outras maneiras pr√°ticas de elaborar um question√°rio:

 

Criando uma pesquisa de engajamento

  • Use quest√Ķes claras e diretas;
  • Seja objetivo: o n√ļmero de quest√Ķes n√£o deve passar de dez;
  • Preze pela simplicidade tanto nas respostas, quanto na formata√ß√£o;
  • N√£o use pesquisas prontas. Cada neg√≥cio tem din√Ęmicas diferentes.

Al√©m das quest√Ķes, √© importante tamb√©m pensar no momento da aplica√ß√£o da pesquisa. Afinal, √© essencial que os colaboradores se sintam √† vontade para respond√™-las.

  • O ambiente deve ser o mais natural poss√≠vel para o colaborador, sem exigir que ele tenha que separar muito tempo do seu dia para respond√™-la;
  • Favore√ßa que o ambiente seja amig√°vel e sem press√£o;
  • Use uma ferramenta que poupe o tempo do colaborador e tamb√©m de quem ir√° fazer a an√°lise dos resultados;

Esta dica pode parecer óbvia, mas não se esqueça de informar aos colaboradores sobre a realização da pesquisa.

 

O que vale a pena ser abordado em uma pesquisa de engajamento?

A pesquisa de engajamento é um instrumento que contribui para o aprimoramento contínuo de um ambiente de trabalho. A partir dela, é possível ter ferramentas para se estabelecer uma comunicação clara e transparente com os times, entre outros pontos.

Alguns aspectos que valem a pena ser avaliados s√£o:

  • an√°lise sobre o ambiente de trabalho;
  • aspectos positivos e negativos em trabalhar na empresa;
  • percep√ß√£o sobre a atua√ß√£o dos l√≠deres;
  • relacionamento entre as equipes;
  • perspectivas sobre a evolu√ß√£o da carreira;
  • efici√™ncia dos processos internos;
  • sugest√Ķes gerais de melhoria.

 

Exemplos de perguntas para pesquisa de engajamento

Algumas perguntas b√°sicas para balizar a pesquisa de engajamento s√£o:

  • Quais os pontos aprecia na empresa?
  • Como √© a rela√ß√£o com os colegas e lideran√ßas?
  • Quais os pontos devem melhorar na empresa?
  • Como gostaria de crescer dentro da organiza√ß√£o?

Manual de como fazer pesquisas de clima

 

Como aplicar os resultados de uma pesquisa de engajamento?

A pesquisa de engajamento deve ser feita periodicamente para entender como as a√ß√Ķes t√™m surtido efeito. Os resultados de um ambiente com mais ou menos engajamento s√£o percept√≠veis no dia a dia, mas o que √© positivo para um colaborador hoje, pode ser um fator de desmotiva√ß√£o no futuro.

A intenção de manter um canal de feedbacks aberto é estimular que os problemas sejam resolvidos na hora para que pequenas queixas não se tornem motivos para insatisfação futura. Assim como para valorizar, no momento certo, os feitos dos colaboradores.

A análise das respostas trará uma ideia da taxa de engajamento dos profissionais e ainda um mapa de o que pode ser feito para melhorá-la. Porém, é crucial que atitudes sejam tomadas após esta pesquisa, assim o colaborador sentirá que ela realmente é séria e que sua opinião está sendo levada em consideração.

√Č preciso compreender tamb√©m que tanto os objetivos dos executivos mudam, quanto dos funcion√°rios. O trabalho de um RH anal√≠tico, portanto, √© constante.

 

Unindo as pesquisas de clima e de engajamento

Como j√° vimos, a pesquisa de clima organizacional e a pesquisa de engajamento devem coexistir.

Para entender o melhor momento para cada uma delas, a área de gestão de pessoas deve estar alinhada diretamente com a diretoria da organização para saber qual o objetivo dos executivos naquele momento.

Algumas dicas para que um RH faça esse processo fluir melhor são:

  1. conhecer o objetivo atual da empresa;
  2. criar pesquisas com as perguntas certas para captar dados de acordo com o objetivo identificado;
  3. contar com as ferramentas certas para a aplicação das pesquisa;
  4. medir nível de engajamento dos colaboradores para que os objetivos da empresa possam se concretizar;
  5. analisar as informa√ß√Ķes de maneira anal√≠tica e questionadora;
  6. montar e implementar um plano de a√ß√Ķes;
  7. refazer tudo sempre que necess√°rio.

 

5 Principais vantagens de usar a Pesquisa de Clima e Engajamento da Feedz

rapaz fazendo pesquisa de clima e engajamento na empresa

1) Economia de tempo

A pesquisa de engajamento da Feedz poupa tanto o tempo do colaborador, quanto de quem vai fazer a an√°lise dos resultados.

Ela pode ser ativada em poucos segundos e sua aplicação é simples. A ferramenta tem como objetivo ajudar a manter o engajamento, por isso, é pensada para ser o mais natural possível, sem exigir que o colaborador tenha que separar muito tempo do seu dia para executá-la.

 

2) Personalização

A pesquisa de engajamento n√£o pode ser padr√£o para diferentes empresas, uma vez que cada neg√≥cio tem din√Ęmicas diferentes. Por isso, a Feedz oferece uma pesquisa personaliz√°vel, onde o gestor de RH consegue adequar as perguntas para a realidade dos colaboradores e da empresa, tornando a ferramenta realmente estrat√©gica.

 

3) Facilidade

O n√ļmero de ferramentas de uma empresa √© tamb√©m um fator de engajamento. Se o profissional precisar abrir cinco plataformas para executar uma fun√ß√£o, provavelmente vai se cansar ao longo do tempo.

Pensando nisso, a Feedz englobou a pesquisa de engajamento dentro de sua plataforma principal, assim, os colaboradores t√™m centralizadas todas as ferramentas em um √ļnico espa√ßo.

 

4) Análise contínua

Por ser personalizada e rápida, a pesquisa pode ser feito de forma contínua, sem atrapalhar a rotina dos profissionais.

Assim, no lugar de ter uma fotografia de um momento, os gestores de RH conseguem acompanhar a evolu√ß√£o do engajamento, entendendo melhor¬† o comportamento dos colaboradores para aplicar a√ß√Ķes cada vez mais efetivas.

 

5) RH analítico

O resultado da pesquisa é entregue de forma visual para os gestores, que podem acompanhar as métricas de engajamento de forma mais prática e continuada.

Além disso, a pesquisa pode ser aplicada para toda empresa, ou apenas para um time, cumprindo um objetivo específico do RH, se for o caso. A análise é descomplicada e visa dar insumos de formas simples para a gestão.

 

Por onde começar uma pesquisa de clima e engajamento da Feedz?

Como j√° vimos, ter informa√ß√Ķes sobre o clima e o engajamento dos funcion√°rios √© essencial para estabelecer um norte de aprimoramento na empresa.¬†

Como mostra o nosso ebook sobre Pesquisas, a pesquisa de clima e engajamento √© como um exame de sangue para uma pessoa. Ou seja, ela ir√° apontar um diagn√≥stico. Se o m√©dico tiver em m√£os os ‚Äúexames anteriores‚ÄĚ, ele vai conseguir ser mais preciso na solu√ß√£o.

Inclusive, quanto melhor for a qualidade do diagn√≥stico, incluindo as evolu√ß√Ķes/tend√™ncias, maiores ser√£o as chances de cura.

Da mesma forma, a pesquisa de clima e engajamento da Feez vai apontar mais precisamente quais áreas específicas irão precisar de maior atenção para a construção de planos de ação.

Essa pesquisa mede a relação colaborador-empresa, um vínculo formado entre eles que faz o colaborador naturalmente ser produtivo e engajado.

A satisfa√ß√£o de um colaborador no dia a dia reflete diretamente na forma como ele trabalha. √Č claro que nem todos os colaboradores satisfeitos entregam o seu m√°ximo, mas o contr√°rio pode afetar a produtividade individual e de equipes inteiras.

Primeiro, estabeleça qual é o objetivo da pesquisa: quero entender qual o grau de engajamento? Quero saber o que posso melhorar na empresa para engajar mais os funcionários?

Depois de decidido o que se quer saber com a pesquisa, pode ser mais de uma coisa, é hora de fazer as perguntas.

Essas perguntas precisam ser claras e diretas. Algumas perguntas b√°sicas para balizar a pesquisa de engajamento s√£o:

  • De 1 a 5 qu√£o bem engajado voc√™ se sente com o seu cargo hoje?
  • Como √© a rela√ß√£o com os seus colegas e lideran√ßas?
  • Como gostaria de crescer dentro da organiza√ß√£o?

Com as perguntas decididas, crie um ambiente amig√°vel e sem press√£o para rodar a pesquisa. √Č essencial que os colaboradores se sintam √† vontade para respond√™-las e entendam que n√£o ser√£o prejudicados pelas respostas.

Clique aqui para ver 25 perguntas de exemplos

 

O que fazer com os dados da pesquisa

Por √ļltimo, a an√°lise das respostas trar√° uma ideia da taxa de engajamento dos profissionais e ainda um mapa de o que pode ser feito para melhor√°-la. √Č crucial que atitudes sejam tomadas ap√≥s esta pesquisa.

Assim, o colaborador se sentirá engajado quando ver que sua opinião é realmente levada em consideração. Por mais que as medidas não possam ser tomadas de imediato, é importante dar um retorno aos respondentes.

A pesquisa de clima e engajamento deve ser feita periodicamente para entender se as a√ß√Ķes t√™m surtido efeito.

Na sua empresa, como funciona a pesquisa de engajamento?

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