O que é feedback entre pares? + [Modelos para você usar]

Veja como o feedback entre pares contribui para uma avaliação de desempenho menos enviesada e a construção de uma cultura mais transparente.

É bem provável que você já saiba que a adoção de uma cultura de feedback pode trazer muitos benefícios para a sua empresa. Mas, hoje, queremos te apresentar uma forma diferente de colocar essa estratégia em prática: o feedback entre pares.

Quando falamos em feedback, logo pensamos na troca entre líder e liderado. Porém, ser avaliado pelos próprios colegas de equipe também pode proporcionar insights muito interessantes, tanto para os funcionários quanto para os gestores de pessoas.

Quer saber mais sobre essa alternativa e entender como colocá-la em prática na sua organização? Então basta seguir com a leitura!

O que é feedback entre pares?

O feedback entre pares parte do princípio de que, ao recorrer a diferentes fontes na hora de avaliar o desempenho de um funcionário, é possível obter um recorte mais amplo e menos enviesado sobre ele.

A ideia deste modelo é que, além de ser avaliado pelo gestor direto, o colaborador também receba feedbacks de seus próprios colegas de trabalho – ou seja, daqueles que participam ativamente do dia a dia dele na empresa.

Geralmente, a dinâmica de feedback entre pares está inserida dentro de uma estratégia maior: a avaliação 360 graus, método conhecido por considerar diferentes pontos de vista sobre um profissional, incluindo lideranças, subordinados, fornecedores, clientes e colegas de equipe.

 

Por que o feedback entre pares é importante?

Adotar o feedback entre pares em uma organização é uma medida capaz de proporcionar muitas vantagens, especialmente quando se busca melhorar o desempenho, engajamento e produtividade dos colaboradores.

Em primeiro lugar, essa estratégia contribui para que cada profissional entenda melhor quais são os seus pontos fortes e fracos. E isso, por sua vez, aponta o caminho para que ele siga se aprimorando individual e coletivamente.

No entanto, o grande trunfo da avaliação por pares é permitir que o colaborador receba um feedback mais justo e imparcial sobre o seu desempenho. Afinal, um feedback pautado apenas na visão do gestor corre o risco de ser mais enviesado.

Além disso, essa é uma estratégia que tende a fortalecer o diálogo e a transparência no local de trabalho – dois elementos que impactam diretamente no engajamento e felicidade das equipes.

 

5 dicas para usar na hora de dar um feedback entre pares

Quando uma empresa adota o feedback entre pares, isso significa que, em algum momento, todo colaborador precisará avaliar os seus colegas de time. Mas como fazer isso de maneira ética e responsável?

Bom, nós sabemos que essa é uma dúvida comum. Por isso, separamos esse espaço para dar algumas dicas que podem ser usadas por qualquer profissional que esteja na posição de avaliar seus pares:

  1.   Antes de iniciar a avaliação, reflita sobre o desempenho dos seus colegas e anote as percepções principais, como pontos fortes e fraquezas, contribuições importantes, o que você mais aprecia neles etc.;
  2.   Sempre que for apontar os pontos fracos de um colega, busque fazer isso de maneira construtiva. Citar exemplos reais e sugerir formas de ele melhorar é um bom caminho;
  3.   Lembre-se de que o feedback deve ser honesto. Encontrar um equilíbrio entre os elogios e as críticas construtivas permitirá que você forneça informações que realmente contribuam com o desenvolvimento do seu colega;
  4.   Adote uma postura empática e justa. Isso significa saber deixar de lado os conflitos pessoais e focar no que realmente importa;
  5.   Busque adotar uma comunicação clara e sem julgamentos. Se possível, alinhe sua linguagem ao estilo da pessoa que receberá o feedback.

 

Guia prático para estruturar um programa de feedback

 

Modelos de feedbacks entre pares para usar na empresa

Assim como outros tipos de feedbacks de desenvolvimento, o feedback entre pares pode ser aplicado de diferentes formas. Mas, no geral, ele parte de um questionário que avalia diferentes aspectos do colaborador, como:

  • Habilidades interpessoais e de comunicação;
  • Alinhamento com a cultura da empresa;
  • Abertura à cultura de feedback e ao aprendizado contínuo.

 

O questionário, por sua vez, pode incluir perguntas abertas e/ou fechadas. No caso das perguntas fechadas, um dos modelos mais usados é o de perguntas em escalas de 1 a 10.

👉 Avaliação de Desempenho: tudo o que você precisa saber

Veja, abaixo, 12 exemplos de questões que podem ser feitas nos feedbacks entre pares.

 

12 exemplos de perguntas

  1.   Quais atividades você acha que o seu colega desempenha bem?
  2.   Em quais atividades/comportamentos você acredita que ele ainda pode melhorar?
  3.   Na sua avaliação, o seu colega interage de forma satisfatória com você e os demais membros do time?
  4.   Quais habilidades o seu colega pode melhorar para ser um profissional ainda melhor?
  5.   O que diferencia esse profissional dos demais membros da equipe?
  6.   Na sua avaliação, o seu colega mantém uma atitude positiva ao lidar com desafios inesperados? Se possível, cite exemplos reais.
  7. Na sua avaliação, o seu colega é uma força construtiva no trabalho em grupo? Se possível, cite exemplos.
  8.   Em uma escala de 0 a 10, quando você diria que o seu colega apoia os outros membros da equipe a fazerem um bom trabalho?
  9.   Em uma escala de 0 a 10, quanto você acredita que o seu colega busca aprender continuamente?
  10. Em uma escala de 0 a 10, como você avalia a forma com que o seu colega de trabalho se comunica?
  11. Em uma escala de 0 a 10, o quão eficaz o seu colega é na realização das atividades que estão sob a responsabilidade dele?
  12. Em uma escala de 0 a 10, como você avalia a capacidade deste profissional em colocar as necessidades do time acima do seu próprio progresso?

 

5 exemplos de respostas

Se você leu as perguntas acima e ficou na dúvida sobre como respondê-las, nós vamos te ajudar.

Veja cinco exemplos de como avaliar os pontos fortes e fracos dos seus pares de maneira ética e objetiva:

  • “O colaborador [nome] é um excelente comunicador. Ele possui facilidade em discutir questões difíceis de forma eficaz, indo sempre direto ao ponto.”
  • “Eu admiro a forma como o colaborador [nome] constantemente mostra iniciativa em desenvolver melhorias nos processos internos e projetos da empresa.”
  • “O colaborador [nome] está sempre sugerindo novas ideias nas reuniões e durante os projetos.”
  • “Notei que o colaborador [nome] tem um pouco de dificuldade em se comunicar efetivamente com seus colegas de trabalho.”
  • “Percebi que o colaborador [nome] tende a ficar mais quieto durante as reuniões de equipe. Possamos pensar em soluções que o ajudem a se sentir mais confortável para contribuir positivamente com os projetos.”


👉 Qual é o processo de avaliação de desempenho? [4 etapas]
👉 Senso de dono na empresa: o que é, benefícios e como desenvolver

 

O feedback entre pares é uma boa opção para sua empresa?

Como você viu até aqui, o feedback entre pares é uma ótima opção para empresas que querem obter uma avaliação de desempenho mais imparcial dos colaboradores e, assim, seguir contribuindo com o desenvolvimento contínuo das equipes.

Se você chegou até aqui e teve interesse em adotar essa estratégia, nós temos uma dica extra: adotar um software de avaliação pode contribuir significativamente com essa jornada, já que permite automatizar muitas das etapas que fazem parte dessa atividade.

Quer saber como essa solução inteligente funciona? Então confira o conteúdo que preparamos especificamente sobre Software de avaliação 360 graus para desenvolver equipes

Nos vemos por lá!

2 Responses

  1. Boa tarde sou aluna do 4 ano de osteopatia estou a terminar o curso estou a fazer o projeto de intervenção e estou agora na parte da revisão por pares onde não sei por onde comecar nem o que escrever. podem me dar uma ajuda?
    obrigada
    marta mochão

    1. Olá Marta, acredito que a revisão por pares que você se refere é a aquela que confirma a validade da sua pesquisa realizada no curso. Ela é diferente do feedback entre pares que nós falamos no artigo. Nesse caso, recomendo que converse com a pessoa orientadora do seu curso, ela vai conseguir lhe ajudar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar