Software de avaliação 360 graus para desenvolver equipes: Como funciona?

Entenda como fazer uma avaliação 360 graus e como a plataforma da Feedz pode automatizá-la e ajudar o RH a se tornar ainda mais eficaz.

Nos últimos anos, a forma de dar e receber feedback evoluiu bastante dentro das empresas. Prova disso é a avaliação de desempenho 360 graus, um método de análise de funcionários moderno, que se destaca pela agilidade e leveza.

Como comentamos anteriormente no artigo sobre a Evolução da Avaliação de Desempenho, já se foi o tempo em que esse momento era associado à negatividade, medo, ansiedade e estresse.

Cada vez mais, as empresas estão compreendendo que um feedback contínuo e fluído, que deixe os colaboradores mais à vontade, é fundamental para que as equipes se desenvolvam e evoluam constantemente.   

Entre os tipos de avaliação de desempenho existentes, os modelos de avaliação 360 graus se sobressaem justamente por cumprirem bem com esse propósito.

Quer saber mais sobre o assunto e entender a importância que a tecnologia desempenha nesta frente? Então não deixe de conferir o artigo de hoje até o final! 

O que é avaliação 360 graus?

A avaliação 360 graus é uma análise que as empresas realizam para avaliar o trabalho realizado por seus funcionários.

Ela nada mais é do que um tipo de avaliação de desempenho.

Trata-se de uma ferramenta que vem sendo amplamente utilizada nas organizações, pois, ao contrário de outros tipos de avaliações, ela considera diferentes opiniões e traz uma visão mais ampla sobre a performance de cada colaborador.

Em outras palavras, na avaliação 360º, também chamada de feedback 360, não considera apenas a visão do gestor direto, mas também dos colegas de trabalho, do próprio profissional (autoavaliação), lideranças, subordinados, fornecedores e até mesmo clientes.

A avaliação 360 graus representa, portanto, uma evolução de outros dois métodos: a avaliação 90 graus, na qual apenas o gestor avalia a performance do colaborador, e a avaliação 180 graus, na qual o gestor direto atua em conjunto com o avaliado.

 

Benefícios da avaliação 360 graus

Ao unir diferentes visões, a avaliação 360 graus pode trazer diversas vantagens para empresas e colaboradores.

Por exemplo: ela ajuda a identificar de forma clara, assertiva e justa quais os pontos positivos de cada funcionário e quais os aspectos que ele precisa melhorar – tudo isso sem criar conflitos, já que a construção é coletiva.

Assim, as organizações conseguem corrigir desvios de conduta, prever crises, entender as forças e fraquezas da equipe, identificar gaps na gestão de pessoas e muito mais.

Com todos esses dados em mãos, também fica muito mais fácil para o RH desenvolver ações que visem sanar os pontos de atenção levantados e, assim, construir uma força de trabalho cada vez mais satisfeita e engajada.

Para os colaboradores, por sua vez, as avaliações 360 graus fornecem informações importantes para que eles elaborem seus próprios planos de carreira (PDI) e fiquem cada vez mais próximos dos seus objetivos profissionais.

👉Avaliação de desempenho por objetivos: o que é e como usar
👉Qual o melhor modelo de avaliação de desempenho + exemplos

 

Passo a passo para aplicar a avaliação 360 graus na sua empresa

Kit Avaliação de Desempenho

Agora que você já sabe o que é a avaliação 360º e quais  os principais benefícios que ela é capaz de proporcionar, chegou o momento de aprender a usar essa ferramenta dentro da sua empresa.

Para tornar esse processo mais fácil, preparamos um passo a passo:

1. Planeje o que será avaliado

Assim como em outros tipos de avaliação de desempenho, o primeiro passo é refletir sobre quais as competências e habilidades que a empresa deseja avaliar.

👉35 competências essenciais para avaliação de desempenho

Geralmente, essa definição é feita pelo RH, em parceria com os gestores de cada área, levando em consideração os objetivos que a organização precisa alcançar.

 

2. Defina quem serão as pessoas envolvidas

Como já dissemos, a avaliação 360 graus considera diferentes opiniões. Portanto, o próximo passo é definir quem serão as pessoas envolvidas no processo de avaliação de desempenho.

Além dos líderes e colegas com os quais o colaborador trabalha diretamente, muitas empresas também consideram a opinião de fornecedores e de clientes.

 

3. Desenvolva o formulário de questões

Assim que você souber quais competências pretende avaliar e quem serão as pessoas envolvidas, será o momento de elaborar as perguntas que vão compor a avaliação 360 graus.

Confira, abaixo, alguns exemplos:

  • O colaborador possui capacidade de liderança com relação aos colegas?
  • O colaborador é dedicado em suas tarefas e busca atingir as metas?
  • O colaborador se comunica de forma aberta e eficiente com os colegas de trabalho?
  • O colaborador possui as habilidades necessárias para desempenhar bem a sua função?
  • O colaborador tem um comportamento ético?
  • O colaborador entende a importância de se conectar com os outros departamentos da organização para cumprir suas tarefas?

Observação: os exemplos listados acima são de perguntas fechadas. Portanto, é fundamental acrescentar opções de respostas, como “sim, não, nunca, algumas vezes, sempre”, entre outras.

👉Como montar um questionário de avaliação de desempenho de funcionário?

4. Oriente todos os envolvidos

Para que sua avaliação 360 graus seja bem sucedida, é importante que todos os envolvidos estejam a par de como ela funciona.

Uma forma de garantir que isso aconteça é realizando um treinamento que explique esse método de avaliação, bem como a forma correta e ética de avaliar profissionalmente os colegas.

Neste momento, vale pontuar a necessidade de confidencialidade das informações fornecidas (o que vale tanto para os avaliados quanto para os avaliadores).

 

5. Forneça feedbacks contínuos e claros

Após a aplicação dos questionários, o RH e os gestores de pessoas terão informações muito valiosas em mãos. Mas o que fazer com elas?

Bom, o primeiro passo será cruzar os dados e fazer um relatório com os pontos mais relevantes, como desempenho-médio, gaps de competências, entre outros fatores.

Feito isso, chegaremos ao momento mais importante da avaliação 360 graus: o feedback. É aqui que você se reunirá com cada colaborador avaliado e apresentará os resultados obtidos na pesquisa, de forma ética e construtiva.

A partir dessas informações, os colaboradores, com o apoio da gestão, poderão criar um plano de ação para aperfeiçoar os pontos que precisam ajudar ou potencializar ainda mais o que já está dando certo.

👉Feedback 360º: O que é, como fazer e exemplos

Diga adeus às planilhas e tenha mais praticidade na avaliação de desempenho

 

O que é um software de avaliação 360 graus?

Como você viu até aqui, realizar uma avaliação 360 graus demanda bastante trabalho. Mas, graças aos avanços da tecnologia, atualmente é possível automatizar muitas das etapas que fazem parte dessa atividade, através de um software de avaliação de desempenho. Esse é o caso do software de avaliação 360 graus da Feedz.

Com a ajuda desta solução, algumas atividades se tornam mais práticas para o RH, como:

  • Fornecer feedback contínuo e ágil para os membros de uma equipe;
  • Medir as habilidades dos colaboradores e, assim, apoiar o desenvolvimento deles;
  • Ter uma visão geral sobre o engajamento e satisfação de cada profissional;
  • Aumentar a produtividade da empresa como um todo;
  • Prevenir e detectar problemas.

Diga adeus às planilhas e tenha mais praticidade na avaliação de desempenho

 

Por que o software de avaliação 360 graus da Feedz é importante?

Agora que você já sabe o que é um software de avaliação de desempenho, queremos apresentá-lo à plataforma da Feedz – a principal solução do mercado quando o assunto é aumentar o desempenho e engajamento dos colaboradores.

Completa para o RH, poderosa para os gestores de pessoas e simples para o colaborador, o software da Feedz conta com um módulo exclusivo de avaliação 360 graus.

Por meio dele, é possível criar avaliações de desempenho totalmente personalizadas, acompanhar os resultados em tempo real de forma prática, identificar quais colaboradores estão com desempenho acima ou abaixo da média nos critérios avaliados e muito mais. 

Ao realizar uma demonstração gratuita, você pode conhecer todas as vantagens da nossa solução na prática. Solicite a demonstração grátis da Feedz agora mesmo!

👉 10 motivos para escolher o software de gestão de desempenho da Feedz

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar