Avaliação por pares: o que é e por que é importante utilizar no RH

A avaliação por pares é um método excelente para avaliar o desempenho dos colaboradores. Veja como funciona e como utilizar na prática!

A avaliação de desempenho por pares é muito usada em publicações acadêmicas por décadas e, mais recentemente, as empresas começaram a usar esse conceito no local de trabalho para avaliar o desempenho dos colaboradores.

As avaliações de desempenho, no geral, são essenciais para ajudar os funcionários a atingir seu potencial e se sentirem mais engajados e satisfeitos no trabalho.

Por isso, neste artigo vamos falar dessa avaliação tão importante para as empresas e para os colaboradores: a avaliação por pares.

O que é avaliação por pares?

A avaliação por pares é quando os funcionários são avaliados por seus colegas de equipe em termos de desempenho.

Imagine o que aconteceria se a avaliação de desempenho de um funcionário acontecesse exclusivamente com base no feedback do gestor?

Nesse caso, um bom líder estaria livre de todos os preconceitos que poderiam influenciar sua decisão e fornecer feedback a um funcionário com base apenas em seu desempenho.

Mas o que acontece se o líder tem conflitos com o colaborador, ou qualquer outro viés que influencie sua avaliação?

Temos um artigo completo que fala de todos os desvios comportamentais que podem acontecer durante uma avaliação de desempenho. Vale a pena dar uma olhada! 

É por isso que a avaliação por pares é importante, porque cada funcionário tem a chance de comentar o que pensa sobre o desempenho e o comportamento de seus colegas, criando um espaço de trabalho engajado.

Nesse sentido, a revisão por pares não substitui completamente as revisões de desempenho tradicionais. Mas pode ser um complemento valioso ​​aos processos de avaliação que sua empresa já possui.

 

A importância da avaliação por pares no trabalho

Os líderes simplesmente não podem estar em todos os lugares ao mesmo tempo, certo? 

Por isso, as avaliações de desempenho tradicionais feitas somente pelos líderes são, de certa forma, limitadas ao que eles observaram sobre o desempenho de um membro da equipe. 

No entanto, isso pode não ser suficiente para ter uma imagem completa das habilidades e competências de um colaborador.

São os outros membros da equipe que sabem melhor do que um líder como está o desempenho de um colega de trabalho. 

É por isso que a revisão por pares pode ser uma ferramenta essencial para avaliar o desempenho de um funcionário.

👉 O que é feedback entre pares? + [Modelos para você usar]

Além disso, as revisões por pares apresentam vários outros benefícios:

 

1. O desempenho é medido de forma precisa

Mesmo nos melhores ambientes de trabalho, os colaboradores tendem a se comportar de maneira diferente com seus supervisores e, normalmente, de outra maneira com seus colegas. 

Assim, os gerentes não podem avaliar o colaborador de forma completa. Através da revisão por pares, é possível ter uma visão mais completa sobre o funcionário e seu desempenho.

 

2. Possibilita uma cultura aberta e transparente

Embora essa avaliação seja anônima, ela encoraja uma cultura transparente ao conduzir um processo de avaliação de desempenho justo.

Além disso, depois que a avaliação por pares for adotada na empresa, os funcionários gradualmente se sentirão confortáveis ​​em compartilhar feedback com frequência, sem ser anônimo.

 

3. Incentiva as amizades

De acordo com uma pesquisa realizada pela Feedz, ter amigos no trabalho é um fator que influencia no engajamento e na satisfação no trabalho.

O feedback incentiva as pessoas a serem atenciosas com seus colegas de trabalho e a reconhecerem quando estão indo bem.

Além de reforçar a ideia de que todos os funcionários fazem parte da mesma equipe e trabalham de forma interdependente em direção a um objetivo comum, essa dinâmica cria laços de amizade muito importantes para o bom funcionamento da equipe como um todo.

 

4. Ajuda a monitorar os processos de negócios

A avaliação por pares também pode funcionar como uma forma indireta de avaliar se seus processos de negócios ainda estão funcionando de forma eficiente e eficaz, ou se algum ajuste precisa ser feito.

Ela também pode fornecer indicadores sobre se sua estrutura organizacional precisa ser modificada.

Por exemplo, com essa revisão, você pode ter uma noção mais clara da relação entre a qualidade do trabalho e a produção, em comparação com a estrutura da sua empresa, de uma perspectiva interna. 

Esses dados podem fornecer informações importantes sobre as lacunas de desempenho na empresa.

 

5. Aumenta o engajamento e a produtividade

Quando o processo de avaliação é transparente e os funcionários sentem que podem mudar as coisas melhorando seu desempenho e comportamento no trabalho, eles se engajam mais. 

 

Funcionários engajados proporcionam maior produtividade e trazem mais lucros para a empresa e todo mundo sai ganhando.

Kit Avaliação de Desempenho

 

Etapas de uma avaliação por pares

De acordo com um artigo publicado no Indeed, gerentes e profissionais de RH podem seguir estas etapas ao implementar um processo de revisão por pares no local de trabalho:

 

1. A pesquisa deve ser anônima

Uma das partes mais importantes de uma avaliação por pares bem-sucedida é torná-la anônima.

Uma vez que os colegas podem conhecer a caligrafia uns dos outros, considere fazer essas avaliações online. 

Inclusive, a Feedz pode ajudar, pois nós temos uma plataforma completa para realizar as pesquisas do RH.

O artigo continua: ter o anonimato total dá às pessoas a liberdade de serem abertas e honestas sobre seus sentimentos em relação aos colegas de trabalho.

Embora as pessoas devam ser respeitosas, o anonimato as impede de serem excessivamente corteses.

 

2. Descrever as expectativas

Antes que sua equipe preencha as avaliações de pares, diga quais são as expectativas. 

Informe a equipe que o objetivo das revisões por pares é ajudar uns aos outros a se tornarem seus melhores profissionais.

Embora incluir críticas seja útil, lembre sua equipe de elogiar uns aos outros também. 

Quando as pessoas aprendem o que estão fazendo bem, isso pode ajudar a elevar sua motivação e se sentir mais comprometidas com seu trabalho.

 

3. Deixe espaço para feedback

As revisões de pares geralmente incluem uma escala onde os funcionários podem classificar os esforços de seus pares entre 1-10 pontos.

Embora essas escalas numéricas possam ser úteis, certifique-se de incluir espaço para os funcionários escreverem suas próprias opiniões e pensamentos. 

Ter um feedback real por escrito é muito mais útil do que simplesmente receber uma pontuação numérica.

 

4. Revise os documentos antes de distribuí-los

Embora você possa confiar que sua equipe é respeitosa, é melhor revisar cada avaliação antes de distribuí-las.

Dessa forma, você pode garantir que o feedback que cada funcionário recebe seja útil e não seja ofensivo. 

O processo de revisão por pares deve ser inspirador. Certifique-se de que os membros da sua equipe estão dando feedback adicional e muitos elogios uns aos outros.

 

5. Reúna-se com cada funcionário individualmente

Depois que todos tiverem a chance de ler suas avaliações de colegas, reúna-se com cada funcionário para uma avaliação de desempenho individual

Você pode usar esta reunião como sua chance de repassar o que os colegas de um funcionário acham sobre eles. Também pode compartilhar suas próprias idéias sobre o desempenho deles.

Use esta reunião como uma oportunidade para identificar os pontos fortes e fracos de cada funcionário. 

 

A avaliação por pares pode ser o que sua empresa precisa

A avaliação por pares motiva os funcionários a ter um bom desempenho todos os dias do ano, não apenas quando a avaliação de desempenho trimestral ou anual está chegando.

Por isso, se você quer aumentar o engajamento dos colaboradores, quer ter uma cultura transparente, um ótimo trabalho em equipe e uma experiência aprimorada do funcionário, adote o processo de avaliação por pares e veja os resultados.

E conte com a Feedz para ajudar nesse processo! Bora voar!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar