10 exemplos de como as empresas motivam seus funcionários

Saiba como as empresas motivam seus funcionários para evitar a rotatividade no trabalho, melhorar o clima organizacional e aumentar a produtividade. Descubra os melhores exemplos que o RH pode seguir para deixar os colaboradores motivados!

Existem diversos fatores que geram motivação nos funcionários. Por isso, neste artigo, vamos mostrar como as empresas motivam seus funcionários no trabalho e fora dele.

Já passou da hora de as empresas entenderem que o aumento de salário não é a solução para a motivação, afinal, o fator que mais motiva funcionários não é salário nem benefícios, segundo pesquisa divulgada pela Harvard Business Review.

Na verdade, os colaboradores indicam que um sistema que premia o esforço é o fator responsável por fazer com que os colaboradores acreditem até 5 vezes mais nas ações de seus líderes.

Portanto, entenda melhor o que pode motivar o funcionário da sua empresa, logo abaixo!

Como as empresas motivam seus funcionários?

Entre os problemas que podem ser gerados pela desmotivação no trabalho podemos citar a baixa produtividade, ambiente de trabalho pesado, estresse diário, desentendimentos e conflitos, pouco engajamento com as ações na empresa, rotatividade alta, absenteísmo e por aí vai.

Por essas e outras situações, os profissionais de RH precisam saber como as empresas motivam seus funcionários no dia a dia.

Independente do cargo ou tamanho da empresa, os empregados precisam ser motivados por diferentes ações.

O reconhecimento de funcionários é uma dessas ações que precisam ser praticadas, assim como oferecer as melhores condições possíveis para o profissional desempenhar o seu trabalho sem desgastes físicos e emocionais.

Tudo para a gestão de times híbridos pelo RH

 

10 exemplos de como as empresas motivam seus funcionários

Existem diversas empresas que já encontram as soluções para aumentar a motivação do colaborador, a fim de oferecer chances reais de crescimento profissional aos trabalhadores e impactar positivamente a prosperidade do negócio.

Porém, se ainda não é o caso da sua instituição, então veja como as grandes empresas motivam seus funcionários, alcançam os melhores resultados e diminuem a rotatividade. Confira a seguir:

 

1. Reconhecimento do trabalho

O reconhecimento do trabalho é uma ótima forma de motivar os funcionários durante suas jornadas de trabalho.

Esse tipo de ação consiste em ser honesto, leal e justo com todos os colaboradores, a fim ajudarem a se desenvolverem e crescerem dentro da empresa.

Por isso, diversas empresas motivam seus funcionários através de feedbacks escritos e falados.

Procure promover a cultura do feedback na sua empresa para manter os profissionais informados sobre o seu desempenho e sobre a direção que a empresa está tomando.

 

2. Criação de OKRs

É possível utilizar OKR (Objectives and Key Results — Objetivos e Resultados-chave) para manter a equipe motivada, um tipo de metodologia aplicada dentro das empresas.

Na prática, os líderes das equipes precisam transformar os objetivos macro da empresa em metas e resultados claros para serem executadas pelos colaboradores.

Ao aplicar essa metodologia, os funcionários se sentiram mais motivados ao trabalhar em cima de metas claras e resultados tangíveis, ao longo do tempo estipulado.

Além da criação das OKRs, os líderes precisam checar como o sistema de distribuição de tarefas, se estão sendo bem executadas para evitar estresses e manter a motivação elevada.

 

3. Pesquisa de Clima Organizacional

Outro exemplo de como as empresas motivam seus funcionários é através da aplicação de pesquisas de clima organizacional.

Essa é uma ótima maneira de verificar como anda a qualidade do ambiente de trabalho para buscar ações que melhorem esse índice de RH.

Por isso, faça um formulário para entender o clima organizacional e reforce com os seus colaboradores a importância de se engajarem e se motivarem com essa pesquisa.

Isso porque os dados obtidos pela pesquisa propiciará um ambiente de trabalho saudável, consequentemente, maior produtividade, retenção de talentos e motivação diária.

 

4. Oferecimento de um plano de carreira

Toda empresa que consegue idealizar um plano de carreira e torná-lo aplicável aos seus colaboradores têm grandes chances de aumentar a motivação no trabalho.

Afinal, muitos trabalhadores se sentem desmotivados no dia a dia ou pedem demissão porque não enxergam espaço interno de crescimento.

Porém, se a empresa cria um plano de carreira para cada cargo na instituição, o cenário muda completamente. 

Os funcionários se sentirão mais motivados ao enxergarem projeção profissional dentro da empresa e os talentos do mercado de trabalho irão se interessar pelo plano de carreira.

 

5. Desenvolvimento de Plano de Desenvolvimento Individual

O PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) é um documento com metas e prazos que sistematiza diversas ações para que o colaborador conquiste um objetivo por meio do desenvolvimento pessoal e profissional.

Realizar esse tipo de ação também é um exemplo de como as grandes empresas motivam seus funcionários.

Isso porque o colaborador consegue ver seu crescimento dentro da empresa ao seguir um planejamento detalhado e personalizado para cada profissional.

Portanto, montar um Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) é uma ótima ferramenta para motivar e impulsionar o potencial dos colaboradores de forma estratégica.

Inclusive, a Feedz conta com um módulo dentro da plataforma exclusivamente dedicado ao desenvolvimento profissional dos colaboradores.

 

6. Criação de programa de bem-estar 

Uma boa solução utilizada por muitas empresas para motivar seus colaboradores é a criação de um programa de bem-estar.

Esse programa representa um conjunto de ações que devem ser realizadas para melhorar a qualidade de vida, diminuir o estresse e aumentar o bem-estar dos funcionários, dentro e fora da empresa.

O RH precisa buscar as melhores atividades a serem desenvolvidas e encontrar os melhores benefícios que colaborem para o aumento do bem-estar, engajamento, motivação e produtividade.

 

7. Oferta de condições de trabalho adequadas 

Pode até parecer óbvio, mas não podemos deixar de citar a oferta das melhores condições de trabalho para os colaboradores como um exemplo de motivação.

É muito importante que as empresas observem que as condições, materiais e ferramentas de trabalho precisam ser priorizadas na hora de motivar o trabalhador no dia a dia.

Seja no trabalho presencial, híbrido ou home office, a empresa tem a obrigação de oferecer todos os itens básicos e essenciais para motivar o profissional na realização dos trabalhos.

 

8. Promoção da transferência

Muitos colaboradores entendem que a comunicação interna da empresa é um fator que impacta positivamente ou negativamente na motivação diária.

Por isso, as empresas precisam ser transparentes em seus comunicados e avisos internos para não causar nenhum conflito ou mal-estar por falta de comunicação.

Sendo assim, o RH necessita centralizar a comunicação da empresa e manter o alinhamento entre colaboradores e departamentos, principalmente no sistema híbrido e home office.

 

9. Realização de dinâmicas de grupo 

Ao perceber que mais de um colaborador está desmotivado na empresa, algumas empresas utilizam a dinâmica de grupo para motivar os membros das equipes.

Essas dinâmicas devem ser feitas em grupo e precisam trazer resultados que correspondam às expectativas.

Por isso, o RH precisa escolher as melhores dinâmicas de grupo para deixar a equipe mais feliz, integrada e motivada no dia a dia.

 

10. Oferta de treinamento e capacitação 

A oferta de treinamento e capacitação também é um dos exemplos de como as empresas motivam seus funcionários.

Afinal, como é possível motivar um colaborador se ele ainda não possui os conhecimentos, técnicas e habilidades para executar sua função?

Portanto, o RH precisa mostrar que a empresa se esforça para oferecer todas as condições possíveis para o trabalhador realizar suas tarefas diárias.

Por isso, muitas empresas ajudam com os custos em cursos universitários, pós-graduações ou aulas de idiomas para motivar os funcionários.

Agora você sabe como as empresas motivam seus funcionários! Siga esses exemplos e melhore esse índice dentro da sua empresa! 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar