O que é absenteísmo no trabalho, como medir e evitar

Descubra o que é absenteísmo no trabalho

Entender a fundo o que é absenteísmo no trabalho e quais as maneiras de evitá-lo é um dos principais desafios dos profissionais de RH.

Afinal, uma vez que os colaboradores s√£o o recurso mais importante das organiza√ß√Ķes, a aus√™ncia de qualquer membro da equipe impacta diretamente no alcance dos objetivos tra√ßados por elas.

A boa notícia é que, atualmente, existem algumas estratégias que podem ser utilizadas não apenas para medir o nível de absenteísmo no ambiente de trabalho, mas também para impedir que ele se torne uma dor de cabeça das grandes para as empresas.

√Č exatamente sobre esses pontos que falaremos ao longo deste post. Se voc√™ quer saber tudo sobre absente√≠smo no trabalho e como lidar com ele, vem com a gente!

 

O que é absenteísmo no trabalho?

O primeiro passo dessa jornada é compreender o que de fato é o absenteísmo. Então, vamos lá!

Se buscarmos a palavra no dicionário, vamos nos deparar com a seguinte definição: hábito de se ausentar com frequência, de não comparecer.

Portanto, quando aplicado √† rotina das empresas, o termo diz respeito √† aus√™ncia do trabalhador do seu posto de trabalho ‚Äď o que inclui desde faltas at√© atrasos ou sa√≠das antecipadas.

Essas aus√™ncias podem estar atreladas a in√ļmeros motivos. No entanto, as causas mais comuns s√£o:

  • Problemas de sa√ļde f√≠sica, que inclusive podem resultar de condi√ß√Ķes inadequadas de trabalho;
  • Problemas de sa√ļde mental, muitas vezes ocasionados pela press√£o do dia a dia e excesso de demandas/cobran√ßas;
  • Falta de motiva√ß√£o, que pode estar atrelada aos fatores mencionados acima ou a outros, como aus√™ncia de feedback, modelo de gest√£o incompat√≠vel, baixa qualidade do clima organizacional, relacionamento ruim com a equipe ou lideran√ßa, falta de reconhecimento, etc.¬†¬†

Uma pesquisa realizada recentemente pela B2P, consultoria especializada no acompanhamento e gest√£o de funcion√°rios afastados por raz√Ķes m√©dicas, e publicada pela revista Cobertura, aponta os transtornos mentais e comportamentais como o segundo maior respons√°vel pelo afastamento de funcion√°rios na pandemia.

Realizado junto a 331 mil colaboradores, de 18 empresas brasileiras, o recorte reforça o quão importante é criar empresas mais felizes.

 

Por que o absenteísmo é tão preocupante?

Agora que voc√™ j√° sabe o que √© absente√≠smo no trabalho, chegou a hora de entender o que torna esse assunto t√£o preocupante para as organiza√ß√Ķes ‚Äď especialmente quando elas n√£o percebem o que est√° acontecendo a tempo.

Como mencionamos no in√≠cio do post, os colaboradores s√£o os maiores bens de uma empresa. Afinal, eles s√£o os grandes respons√°veis por todos os processos que comp√Ķem a organiza√ß√£o, seja por meio da execu√ß√£o propriamente dita de tarefas, ou do gerenciamento de atividades.

Sim, podemos afirmar: sem pessoas verdadeiramente engajadas, dificilmente uma companhia conseguir√° atingir seus objetivos e obter sucesso no mercado.

Quando um colaborador precisa se ausentar do seu posto de trabalho, isso interfere diretamente na eficiência dos processos e até mesmo na motivação dos demais funcionários.

Pense no seguinte cenário: quando um profissional falta, muito provavelmente outro membro da equipe precisará cuidar das demandas que estavam sob a responsabilidade dele, para não prejudicar a performance do time como um todo e o alcance dos objetivos comuns.  

Ou seja: a ausência de um funcionário, independentemente do motivo, significa que os demais membros do time poderão ficar sobrecarregados. No final do dia, isso pode se tornar uma verdadeira bola de neve nas mãos do gestor.

√Č por esse motivo que acompanhar o √≠ndice de absente√≠smo no trabalho √© t√£o importante. Vamos falar mais sobre isso na sequ√™ncia!

 

Como medir o absenteísmo?

Apesar de o absente√≠smo ser algo praticamente imposs√≠vel de ser zerado, voc√™ viu como √© importante que esse n√ļmero seja o mais baixo poss√≠vel, n√©?

Para saber como andam as taxas de ausência no trabalho e, assim, conseguir identificar qualquer sinal de alerta nesta frente, é fundamental que você acompanhe as taxas de absenteísmo da sua empresa bem de perto.

Mas como fazer isso, afinal? Veja o passo a passo que preparamos para você:

 

1. Calcule as horas trabalhadas

Para calcular quantas horas foram trabalhadas na empresa durante o m√™s, voc√™ precisar√° multiplicar o n√ļmero de colaboradores da companhia, pelas horas/dia trabalhadas e pelos dias do m√™s.

Vamos ao exemplo: para uma empresa de 50 colaboradores, com uma jornada de 8h de trabalho durante 21 dias no mês, o cálculo deve ser o seguinte: 50 x 8 x 21 = 8,4 mil horas/mês.

Vale lembrar que, para evitar erros, é preciso garantir que os horários de entrada e saída dos funcionários estejam corretamente registrados, ok?

 

2. Calcule as horas perdidas

Na sequência, será a vez de computar quantas horas de trabalho foram perdidas, seja por faltas, atrasos ou saídas antecipadas.

Se, durante o mês, foram registradas 15 faltas, isso significa 120 horas de trabalho perdidas (15 faltas x 8 horas de trabalho por dia = 120 horas).

Vale lembrar que os minutos provenientes de atrasos e saídas antecipadas também devem entrar nessa conta. Para isso, basta transformá-los em horas, dividindo o valor de tempo por 60.

 

3.   Obtenha o percentual de absenteísmo

Ao somar as horas decorrentes de faltas com as horas de atrasos e saídas antecipadas, você terá uma visão geral do tempo perdido durante o mês.

Para chegar ao percentual de absente√≠smo, portanto, voc√™ dever√° dividir o n√ļmero de horas perdidas pelo n√ļmero de horas trabalhadas/m√™s e multiplicar o resultado por 100.

Por exemplo: se o n√ļmero de horas perdidas for 130, o c√°lculo ficar√° assim: 130 (total de horas perdidas no m√™s) √∑ 8.400 (total de horas trabalhadas no m√™s) x 100 = 1,5%

Normalmente, uma taxa de absente√≠smo considerada normal n√£o deve ultrapassar os 4%. Se o √≠ndice da sua empresa for superior a esse valor, ser√° preciso averiguar o que est√° por tr√°s deste n√ļmero e colocar em pr√°tica um plano de a√ß√£o que vise reverter o cen√°rio atual.

Lembre-se de que é possível fazer esses questionamentos na pesquisa de clima organizacional.

Abaixo, falaremos sobre algumas boas pr√°ticas que podem te ajudar nessa jornada.

 

Como evitar o absenteísmo na sua empresa?

Lembra quando listamos alguns dos motivos que podem estar por trás das ausências no trabalho?

Como voc√™ p√īde notar, muitos deles est√£o atrelados √† falta de motiva√ß√£o ou aos problemas de sa√ļde f√≠sica e mental decorrentes de um ambiente corporativo inadequado.

N√£o por acaso, as principais estrat√©gias voltadas para a redu√ß√£o do absente√≠smo nas empresas est√£o ligadas a a√ß√Ķes que visam o bem-estar, motiva√ß√£o e engajamento dos funcion√°rios.

Confira algumas boas práticas que poderão fazer toda a diferença ao longo do caminho:

  • Invista em infraestrutura adequada, que priorize a ergonomia e sa√ļde f√≠sica do time;
  • Desenvolva a√ß√Ķes que tamb√©m foquem na sa√ļde mental. Durante a pandemia, por exemplo, muitas empresas passaram a oferecer atendimento psicol√≥gico gratuito ou aux√≠lio terapia aos funcion√°rios;
  • Forne√ßa benef√≠cios que fa√ßam a diferen√ßa, como bolsas de estudo, premia√ß√Ķes, vale cultura e academia, entre outros;
  • Mantenha um canal de comunica√ß√£o aberto, oferecendo um espa√ßo seguro para que os colaboradores se sintam acolhidos e conectados com a empresa;
  • Trabalhe o clima organizacional. Quando o clima percebido √© de confian√ßa e respeito, a equipe tende a estar mais motivada.

Uma vez que você entende o que é absenteísmo no trabalho e o quão perigoso ele pode ser, é chegada a hora de colocar a mão na massa.

Como apresentamos até aqui, existe uma série de estratégias que, quando bem executadas, podem ajudar a garantir a felicidade das equipes e, consequentemente, reduzir os índices de ausências.

Não por acaso, tem se falado cada vez mais em RH 5.0, conceito que chegou para priorizar os modelos de cooperação e bem-estar nos ambientes corporativos.

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