Como a cultura do feedback impacta no engajamento dos colaboradores | Entrevista com Érica Resende

O feedback é uma das principais ferramentas para engajamento, alinhamento de expectativas e aumento da produtividade dos colaboradores. Isso porque, por meio dele,os profissionais conseguem ter certeza de que estão no caminho certo e os pontos que precisam aprimorar. 

Uma pesquisa da Hubspot comprova a relação entre feedbacks e engajamento. O estudo mostrou que 43% dos colaboradores entrevistados que tinham maior índice de engajamento recebiam retornos pelo menos uma vez por semana. O reconhecimento pelas tarefas bem feitas, por sua vez, foi apontado por 78% dos entrevistados como propulsor da motivação. 

Construir uma cultura de feedbacks que gere engajamento, no entanto, demanda tempo e trabalho. Érica Caroline Resende, Head de pessoas da CM Tecnologia nos conta como esse processo funciona dentro da empresa. Confira:

1 –  Qual a importância do feedback dentro da estrutura de vocês hoje? 

O feedback é a principal ferramenta para tomada de decisões dentro da empresa hoje. Por meio da plataforma por onde os colaboradores são estimulados a dar retornos, temos registrado a evolução e os pontos de atenção de cada profissional. Os dados dos feedbacks são nossos maiores insumos na hora de aprovar uma evolução de cargo, por exemplo.  

2 – Qual a maturidade da cultura de feedbacks na empresa hoje? 

Hoje podemos dizer que temos uma cultura de feedbacks; prezamos muito por isso e estimulamos que os profissionais que aqui atuam usem a ferramenta da melhor forma possível. Por conta desse valor que damos aos retornos, podemos dizer hoje que o feedback é uma atividade natural entre os colaboradores. 

3 – Como essa cultura foi construída?

 O nosso fundador desde do início da empresa prezou pela constância dos feedbacks. Ele valoriza e estimula as conversas. Com o exemplo do líder, a empresa cresceu já com essa visão e a cultura se estabeleceu quase que de forma natural.

4 – Qual a participação/ importância da plataforma no desenvolvimento da cultura de feedbacks?

Como falei, sempre tivemos forte a prática de dar feedbacks, mas antes esta se concentrava muito entre gestor e equipe. Com a implantação da plataforma ficou mais fácil dar e pedir feedbacks, assim conseguimos expandir essa técnica, tornando-a 360º.

5 – Qual a relação entre feedback e engajamento? 

O engajamento é fruto de confiança e credibilidade na empresa. Um ponto importante do feedback, quando esse é assertivo, é alinhar as expectativas, reconhecer os méritos e claro desenvolver a alta performance. Assim, o profissional sabe para onde direciona seus esforços, tendo a empresa, consequentemente, melhores resultados.

6 – Qual a importância para vocês hoje em ter colaboradores engajados? 

Um profissional engajado propõe novas ideias e gera para empresa resultados sustentáveis. Um profissional que realmente veste a camisa da empresa e é porta voz, atrai mais talentos, tem postura empenhada, é proativo e otimista! Gente boa, atrai gente boa!

 

+ Sobre Érica Resende
Apaixonada por Gente e Tecnologia! 


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