Avaliação de funcionário: guia para elevar a performance do time

A avaliação de funcionário é uma ferramenta indispensável para o crescimento organizacional. Conheça seus benefícios e como utilizá-la.

A avaliação de funcionário é uma das maneiras mais eficientes de melhorar o desempenho dos colaboradores e das equipes.

É também uma ferramenta indispensável para empresas que desejam atingir resultados cada vez melhores. 

A beleza por trás dela é que, em vez de esperar que algo dê errado ou que alguma coisa ruim aconteça, seu foco está em procurar entender como está o cenário e de que forma melhorá-lo (e evitar situações de crise).

Vamos ver agora os principais pontos do assunto. 

 

O que é uma avaliação de funcionário?

A avaliação de funcionário é uma ferramenta utilizada pela gestão de recursos humanos para avaliar o desempenho dos colaboradores em relação às competências, expectativas e metas definidas.

Além disso, ela ajuda a identificar pontos fortes e fracos de cada integrante do quadro de talentos. 

A partir daí, RH e gestores podem traçar planos de ação para potencializar os traços positivos e trabalhar as necessidades eventuais de treinamentos e capacitações. 

 

Benefícios da avaliação de funcionários

A avaliação de funcionários traz vantagens tanto para o avaliador quanto para o avaliado, ou seja, tanto para a empresa quanto para o seu capital humano. 

 

Vantagens da avaliação de funcionário para a empresa

  1. Aumento da produtividade: a avaliação de funcionários fornece aos líderes informações sobre a evolução dos colaboradores e os pontos de atenção. Ao ter esse conhecimento, a empresa consegue atuar com mais precisão para melhor desenvolver seus talentos.
  2. Ajuda a detectar novos talentos: a ferramenta ajuda o RH e a gestão a ver atitudes e habilidades muitas vezes escondidas, bem como a entender o potencial dos empregados.
  3. Incentiva o alcance de metas: avaliações de funcionários alinham expectativas e deixam claro as metas que precisam ser alcançadas. A partir do momento que todos sabem para onde a empresa está indo, há mais motivação para atingi-las. 
  4. Melhora o clima organizacional: empresas que aplicam a avaliação de funcionários mostram a eles que se preocupam com o que eles pensam e com o crescimento de cada profissional. Isso ajuda a melhorar o ambiente corporativo.

 

Vantagens da avaliação de funcionário para os colaboradores

  1. Coloca-os no centro: a avaliação ajuda os colaboradores a definirem o seu papel na empresa e a terem uma visão mais clara do seu futuro profissional. 
  2. Aumento de salário e crescimento: a ferramenta é uma maneira de identificar aumentos de salário e crescimento na carreira.
  3. Aumento na motivação: por saberem para onde a empresa está indo e o quanto o que fazem impacta nos resultados organizacionais, os funcionários percebem o quanto são importantes e sentem motivação e vontade de trabalhar.
  4. Sentimento de que suas opiniões importam: a avaliação ajuda os profissionais a se sentirem ouvidos e, consequentemente, mais envolvidos.

 

Baixar o kit de avaliação de desempenho

 

Tipos de avaliação de funcionários

São vários os tipos de avaliação de funcionários. Explicamos quatro para você:

 

Avaliação de Desempenho

A avaliação de desempenho possibilita a empresa e seus funcionários entenderem os pontos fortes destes e quais habilidades e competências devem ser aprimoradas.

Ela permite também que cada colaborador tenha o seu Plano de Desenvolvimento Individual (PDI) atualizado. 

Além disso, oferece dados concretos que apoiam gestores em tomadas de decisão de quais metas precisam ser atingidas, aumento de salário, mudança de cargo, capacitações necessárias, habilidades a serem desenvolvidas, dentre outras. 

Na Feedz, somos fãs da avaliação de desempenho. Para se aprofundar no tema, deixamos aqui uma sugestão de leitura:

👉 Avaliação de desempenho nas organizações: [Dicas + Etapas]
👉 6 Novas tendências em avaliação de desempenho!

 

Avaliação 360 graus

A avaliação de funcionários 360 graus é uma maneira de avaliar o colaborador sob todos os ângulos. Isso significa que o profissional é avaliado por ele mesmo, pelo seu líder direto e pelos seus pares.

Cada resultado é analisado e comparado. Assim, o RH e os gestores conseguem identificar tendências, desvios e pontos fortes e fracos dos avaliados. Ou seja, a avaliação 360 dá uma imagem mais precisa sobre cada colaborador. Saiba mais em:

👉 Avaliação 360 graus: vantagens e desvantagens de utilizar

 

Autoavaliação

Dentro do processo de avaliação e dos tipos que podem ser aplicados, existe a autoavaliação. Como o nome sugere, ela nada mais é do que a avaliação do funcionário sobre si.

Ela desempenha um papel importante na performance do colaborador por dois motivos. 

O primeiro, é que ela faz com que o profissional tire um tempo para refletir sobre o que tem feito, suas motivações, competências e como ele enxerga e se relaciona com o ambiente de trabalho. 

O segundo é que ela é uma maneira de o colaborador se responsabilizar pelas suas metas e seus objetivos, dando um impulso para que ele se mantenha focado. Caso tenha interesse em saber mais, não deixe de ler:

👉 Autoavaliação de desempenho: O que é, dicas e como aplicar?
👉 O que escrever na avaliação de desempenho individual (com exemplos)

 

Avaliação por Competências

O foco da avaliação por competências é nos soft skills e hard skills. Ela ajuda empresas a mapearem as habilidades necessárias para que cada funcionário exerça sua função da melhor maneira.  

Em termos práticos, esse tipo de avaliação de funcionários possibilita entender quais habilidades os colaboradores precisam desenvolver e aquelas que já são atendidas. 

Abordamos com mais detalhes o assunto em:

👉 30 perguntas para Avaliação de Desempenho por competências

Baixar grátis: planilha com 190 exemplos de avaliação de desempenho por competências

 

O que escrever na avaliação do funcionário?

Não basta apenas aplicar a avaliação de funcionários. É preciso dar também a devolutiva. Mas, atenção: isso deve ser feito com muito cuidado para evitar a desmotivação do profissional.

Dessa maneira, na hora de registrar por escrito o resultado, comece focando nos pontos positivos, como as realizações e melhorias desde a última avaliação. 

Ao tratar dos aspectos negativos, cuide para não ofender ou desmerecer o trabalho do colaborador. Para isso, explique quais são as áreas de melhoria e forneça sugestões construtivas para o desenvolvimento.

Uma boa maneira de estruturar um documento é considerando os pontos:

  • Contexto e período da avaliação de funcionário;
  • O tipo de avaliação realizado;
  • Destaque realizações, projetos concluídos, contribuições para a equipe e organização;
  • Pontos fortes;
  • Áreas de melhoria;
  • Cumprimento de metas;
  • Comportamento e habilidades interpessoais.

👉 40 Exemplos de comentários de avaliação de desempenho

Baixar ebook sobre como conduzir uma avaliação de desempenho do zero [passo a passo]

 

Como utilizar os resultados da avaliação de funcionário

Os resultados da avaliação de funcionário fornecem insights para diversas tomadas de decisão. Na verdade, após ela ser executada e o feedback ter sido dado, é elaborado um plano de ação

Nele são definidas as ações específicas que o funcionário deve seguir para melhorar sua performance e aprimorar suas competências e habilidades.

Os resultados são também utilizados para que o RH trace uma estratégia de crescimento de cada colaborador. Em muitos casos, é na avaliação que são identificadas características de liderança, por exemplo.

Em outras palavras, a ferramenta serve como um diagnóstico para traçar um plano de carreira

Não podemos deixar de mencionar que os resultados da avaliação de desempenho mostram se o funcionário está exercendo uma função que corresponde às suas competências e aos seus anseios. 

Dependendo da situação, a empresa pode ver a necessidade de alocar o profissional a uma função com mais fit com o seu perfil. 

Além disso, os resultados das avaliações podem identificar necessidades de aumentos de salários. Servem, ainda, para que novas metas sejam traçadas. 

Gostou de saber sobre a avaliação de funcionários? Para saber como a Feedz automatiza esse processo, preencha o formulário abaixo e um de nossos consultores entrará em contato com você 👇

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar