Por que a avaliação de desempenho não pode existir sem reuniões 1:1?

Avaliação de desempenho e reuniões 1:1 são duas ferramentas que podem tornar a gestão de equipes mais eficaz. Aprenda a utilizá-las.

A avaliação de desempenho permite ao RH e gestores avaliarem a performance individual, fornecer feedback construtivo, estabelecer metas e alinhar os objetivos dos funcionários com os objetivos da organização.

As reuniões one on one (1:1), por sua vez, são o que chamamos de “cara a cara”. Para entender, são os encontros entre líder e liderado para discutir assuntos relacionados ao trabalho.

Ambas, avaliação de desempenho e reuniões 1:1 são indispensáveis para uma gestão eficaz das equipes.

Neste artigo, mostraremos a você a relação entre as duas ferramentas. Confira!

 

Por que as avaliações de desempenho são importantes para as empresas e os funcionários?

As avaliações de desempenho servem para avaliar a performance dos colaboradores e os resultados obtidos, analisar necessidades de desenvolvimento e ter feedback. É utilizada também para apoiar no desenvolvimento dos funcionários.

Isso porque, independente do tipo de avaliação que uma empresa decida adotar, todas elas têm o objetivo de possibilitar aos colaboradores terem uma visão clara sobre seus pontos fortes e aqueles em que precisam melhorar.

Com os resultados dos questionários, o RH e os gestores têm insumos para tomar decisões informadas sobre promoções, ações de treinamento, aumentos de salários entre outras

Organizações que avaliam o desempenho de seus funcionários continuamente conseguem obter benefícios como:

  • Fortalecimento da comunicação interna;
  • Melhora do clima organizacional,
  • Aumento de engajamento, motivação e produtividade;
  • Correção de desvios
  • Entre muitos outros.

 

Baixar o kit de avaliação de desempenho

 

O papel das reuniões 1:1 nas avaliações de desempenho

Antes de partirmos para a dupla avaliação de desempenho e reuniões 1:1, vamos entender rapidamente o segundo conceito.

One on one (um a um) é um tipo de reunião no qual os gestores se reúnem com cada um de seus colaboradores para discutir temas que sejam relevantes para a carreira do colaborador.

Perceba que é diferente de feedback, pois:

  • O feedback se concentra em um ponto específico, como o andamento de um projeto, alinhamento de expectativas, motivar o funcionário, conhecer melhor o profissional, entre outros.
  • As reuniões one on one podem ter diversos tópicos em pauta, inclusive as preocupações do colaborador, trocas de ideias etc.

 

Nas avaliações de desempenho, as 1:1 dão aos colaboradores a oportunidade de ter uma conversa aberta com seus líderes. Esses encontros são uma oportunidade única para criar um ambiente de confiança, empatia e transparência.

Como consequência, as avaliações tornam-se mais efetivas e trazem melhores resultados.

kit one on one

 

Benefícios das reuniões 1:1 para as avaliações de desempenho

Para entender bem o porquê de a avaliação de desempenho não poder existir sem as reuniões 1:1, dê uma olhada:

 

Melhora na comunicação

O diálogo é o centro das reuniões one on one. Elas proporcionam um espaço propício para isso, pois nessas conversas individuais os líderes podem demonstrar empatia e de preocupação genuína pelo bem-estar dos colaboradores.

Além do mais, existem certas informações que acabam ficando entre os funcionários. E são justamente elas que podem trazer problemas como desmotivação, crises no ambiente, baixo desempenho etc.

Nas avaliações de desempenho, reuniões 1:1 abrem a porta para que o profissional, na hora de conversar com seu líder, sinta-se à vontade para compartilhar dificuldades e eventuais necessidades

Desse modo, a empresa consegue ser proativa na resolução de problemas. Além do mais, com base na avaliação de desempenho e na conversa com o colaborador, é criado um plano de ação

Como em uma 1:1 o funcionário se sente confiante em compartilhar desafios sem medo de que será julgado ou até que será penalizado por isso, o plano de ação é ainda mais assertivo. 

 

Oportunidades para feedback contínuo

Uma avaliação de desempenho não encerra quando o gestor conversa com o profissional, elabora o plano de ação com novas metas e espera até o próximo ciclo para ver se tudo está andando conforme o planejado.

Se for aguardar até a avaliação seguinte para saber se o profissional tem alguma dúvida, se está conseguindo atingir os objetivos ou se precisa de ajuda, é muito provável que os resultados não sejam alcançados.

As reuniões one on one devem ser regulares, no mínimo uma vez por mês. Isso possibilita que haja ciclos curtos para a resolução de problemas ou para entender os desafios dos colaboradores.

Assim, é possível corrigir o que for necessário para que as metas definidas em conjunto com o colaborador na avaliação de desempenho sejam cumpridas.

 

Criação de um ambiente de trabalho mais confortável e compreensivo

Uma das vantagens das reuniões 1:1 é a de fazer o colaborador ter confiança em expor seus problemas (muitas vezes, até mesmo pessoais). A confiança existe porque os funcionários sabem que serão ouvidos e compreendidos.

Especialmente se a prática da 1:1 for regular, aos poucos os líderes e seus liderados vão se conhecendo melhor e a abertura para tratar de certos temas é maior. E quem não gosta de ser realmente ouvido e de sentir que está sendo ajudado?

Essa sensação ajuda a criar um ambiente de trabalho mais leve e em que todos se sentem bem. 

Nesse sentido, uma avaliação de desempenho que é seguida por reuniões 1:1 tende a trazer resultados consistentes e a incentivar a felicidade no local de trabalho.

 

Maior engajamento e motivação dos funcionários

Avaliação de desempenho e reuniões 1:1 têm em comum dois objetivos: aumentar o engajamento e tornar funcionários mais motivados

Essa é a razão pela qual ambas as ferramentas, quando usadas em conjunto, potencializam a performance dos profissionais. 

É durante a one on one que os líderes podem dar feedback das avaliações aos colaboradores. Na prática, é o momento em que gestores têm a oportunidade de reconhecer o trabalho e as conquistas de cada membro de seus times.

Todos gostamos de ser reconhecidos e, quando isso acontece, contribui para uma cultura positiva e motivadora. Consequentemente, os funcionários se esforçam ainda mais.

 

Como implementar reuniões 1:1 em conjunto com avaliações de desempenho

Você entendeu que avaliação de desempenho e reuniões 1:1 devem ser usadas em conjunto. Para saber como fazer isso, siga nosso passo a passo:

1. Defina a frequência das reuniões one on one: a primeira one on one ocorre quando o gestor for dar o feedback da avaliação ao seu funcionário. Para monitorar o progresso do profissional, qual será o intervalo entre esses encontros?

 

Lembramos que o indicado é que a 1:1 ocorra em intervalos regulares, no mínimo uma vez ao mês.

2. Capacite os líderes: a one on one precisa ser conduzida de maneira efetiva, por isso é importante que os líderes sejam capacitados.

Para ajudar você, compartilhamos aqui um template editável com sugestões de perguntas, planos de ação e dicas.

  • Defina metas: a avaliação de desempenho é também usada para a definição de metas. Elas são definidas de modo a serem cumpridas entre uma one on one e outra. 

 

Isso facilita o acompanhamento do líder em relação ao progresso do colaborador.

 

3. Utilize as informações da 1:1 na próxima avaliação: os dados coletados com as reuniões one on one devem ser utilizados como insumos no próximo ciclo de avaliação

Por exemplo, se o colaborador está passando por alguma dificuldade e o líder definiu um plano de ação para ajudá-lo, na próxima avaliação esse mesmo líder deve considerar essa questão e ver as melhorias que ocorreram.

Também, é importante verificar se o profissional ainda encontra quaisquer dificuldades. 

Viu só como não é difícil implementar reuniões one on one com as avaliações de desempenho? A fim de garantir o sucesso na estratégia, disponibilizamos um kit com modelos e ferramentas.

O material contém aquilo que consideramos fundamental para gestores que querem ter reuniões one on one positivas.

Preencha o formulário abaixo e comece a utilizar o kit agora mesmo! 👇

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar