A felicidade no trabalho é tratada, muitas vezes, como tabu. Mas este é um fator benéfico tanto para as empresas quanto para os colaboradores e o primeiro passo para melhorar o bem-estar no escritório pode ser cada um expor seus sentimentos.
Sem tempo para ler? Aperte o play e ouça o conteúdo!
(4 min
)
“Como assim expor meus sentimentos?” Você pode estar pensando. Antes de explicarmos é importante pontuar a relevância da felicidade no trabalho – muitas vezes negligenciada por empresas e pessoas.
De acordo com uma pesquisa realizada pelo Center for Positive Organizational Scholarship, da Universidade da Califórnia, colaboradores felizes são em média 31% mais produtivos, três vezes mais criativos e, quando atuam com vendas, conseguem resultados 37% melhores dos que os profissionais desmotivados.
Além disso, quando se sentem satisfeitos com o ofício, os trabalhadores têm desempenho 27% superior aos colegas, 125% menos esgotamento, 32% mais comprometimento e 46% mais satisfação com a função que exercem.
Nem precisamos explicar porque esses números são relevantes para os negócios. Já para os profissionais, além de ter uma maior qualidade de vida, as estatísticas relacionam felicidade à evolução profissional. A lógica é simples: quanto mais feliz, mais produtivo e engajado, e assim, maior a chance de ganhar promoções e/ou se desenvolver profissionalmente.
O que os sentimentos têm a ver com a felicidade no trabalho? 🤔
Quando compartilhamos o que estamos sentindo, tendemos a encontrar dois cenários:
-
Quando o sentimento é ruim
Neste caso, explicitar o que está acontecendo, as preocupações, as desavenças ou até mesmo as chateações ajuda na resolução facilitada de problemas. Ao passo que não deixamos o sentimento ruim evoluir, podemos lidar com ele de forma mais simples, com mediação. Isso evita que algo vá se acumulando e impacte negativamente nas entregas.
-
Quando o sentimento é bom
Ao partilharmos nossa motivação ou conquistas, estamos, indiretamente, incentivando as outras pessoas do time se sentirem da mesma forma. Além do mais, pessoas satisfeitas, tendem a ser mais solícitas para ajudar no desenvolvimento do colegas e aprimorar o seu próprio.
Nos dois casos – de um problema bem resolvido e do compartilhamento de conquistas – o resultado final é um ambiente de trabalho mais leve, justo, que sabe valorizar os profissionais que se destacam e livre de “picuinhas”. Esse cenário já é um grande passo para a construção da felicidade no ambiente de trabalho.
O papel dos líderes na felicidade dos colaboradores 🤜💥🤛
O compartilhamento dos sentimentos pode ser feito por meio de uma plataforma, ou reuniões 1:1. O importante é que o líder tenha acesso a esses relatos para poder fazer a mediação no caso de problemas, e a valorização do colaborador, caso o sentimento seja positivo.
Até agora falamos de sentimentos relacionados a vida profissional. Mas é importante que o líder entenda os colaboradores por completo, respeitando quando estes têm problemas fora do trabalho e ocasiões de comemoração.
- Leia também: como conduzir conversas difíceis na empresa
Assim, os profissionais terão ainda mais engajamento com o negócio, o que também estimula que se sintam satisfeitos no ambiente de trabalho.
E na sua empresa, como é visto o compartilhamento de sentimentos? Você estimula ou reprime esse comportamento? É importante refletir sobre essas ações, sejam elas conscientes ou não. 😉