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Felicidade no trabalho: o que os sentimentos têm a ver com a realização?

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felicidade no trabalho
Clima Comunicação Interna Retenção de Talentos
22 de abril de 20206 de novembro de 2020Gabriel Leite

Felicidade no trabalho: o que os sentimentos têm a ver com a realização?

A felicidade no trabalho é tratada, muitas vezes, como tabu. Mas este é um fator benéfico tanto para as empresas quanto para os colaboradores e o primeiro passo para melhorar o bem-estar no escritório pode ser cada um expor seus sentimentos.

Sem tempo para ler? Aperte o play e ouça o conteúdo! 😉 (4 min 🎧)

Feedz · [ÁudioPost] Felicidade no trabalho: o que os sentimentos têm a ver com a realização?

 

“Como assim expor meus sentimentos?” Você pode estar pensando. Antes de explicarmos é importante pontuar a relevância da felicidade no trabalho – muitas vezes negligenciada por empresas e pessoas.

De acordo com uma pesquisa realizada pelo Center for Positive Organizational Scholarship, da Universidade da Califórnia, colaboradores felizes são em média 31% mais produtivos, três vezes mais criativos e, quando atuam com vendas, conseguem resultados 37% melhores dos que os profissionais desmotivados.

Além disso, quando se sentem satisfeitos com o ofício, os trabalhadores têm desempenho 27% superior aos colegas, 125% menos esgotamento, 32% mais comprometimento e 46% mais satisfação com a função que exercem.

Nem precisamos explicar porque esses números são relevantes para os negócios. Já para os profissionais, além de ter uma maior qualidade de vida, as estatísticas relacionam felicidade à evolução profissional. A lógica é simples: quanto mais feliz, mais produtivo e engajado, e assim, maior a chance de ganhar promoções e/ou se desenvolver profissionalmente.

 

O que os sentimentos têm a ver com a felicidade no trabalho? 🤔

Quando compartilhamos o que estamos sentindo, tendemos a encontrar dois cenários:

  • Quando o sentimento é ruim

Neste caso, explicitar o que está acontecendo, as preocupações, as desavenças ou até mesmo as chateações ajuda na resolução facilitada de problemas. Ao passo que não deixamos o sentimento ruim evoluir, podemos lidar com ele de forma mais simples, com mediação. Isso evita que algo vá se acumulando e impacte negativamente nas entregas. 

 

  • Quando o sentimento é bom

Ao partilharmos nossa motivação ou conquistas, estamos, indiretamente, incentivando as outras pessoas do time se sentirem da mesma forma. Além do mais, pessoas satisfeitas, tendem a ser mais solícitas para ajudar no desenvolvimento do colegas e aprimorar o seu próprio. 

Nos dois casos – de um problema bem resolvido e do compartilhamento de conquistas – o resultado final é um ambiente de trabalho mais leve, justo, que sabe valorizar os profissionais que se destacam e livre de “picuinhas”. Esse cenário já é um grande passo para a construção da felicidade no ambiente de trabalho.

 

O papel dos líderes na felicidade dos colaboradores 🤜💥🤛

O compartilhamento dos sentimentos pode ser feito por meio de uma plataforma, ou reuniões 1:1. O importante é que o líder tenha acesso a esses relatos para poder fazer a mediação no caso de problemas, e a valorização do colaborador, caso o sentimento seja positivo.

Até agora falamos de sentimentos relacionados a vida profissional. Mas é importante que o líder entenda os colaboradores por completo, respeitando quando estes têm problemas fora do trabalho e ocasiões de comemoração.

  • Leia também: como conduzir conversas difíceis na empresa

Assim, os profissionais terão ainda mais engajamento com o negócio, o que também estimula que se sintam satisfeitos no ambiente de trabalho. 

E na sua empresa, como é visto o compartilhamento de sentimentos? Você estimula ou reprime esse comportamento? É importante refletir sobre essas ações, sejam elas conscientes ou não. 😉


Gabriel Leite
Professor, publicitário, pós-graduado em marketing digital, CMO & Co-founder na Feedz.

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