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Key Results: o que são e como criá-los

Ter um objetivo é o ponto de partida de qualquer estratégia, assim como os Key Results (Resultados-Chave, em português) são partes essenciais para atingir esse objetivo.

Os key results são o insumo básico do planejamento de OKR, pois a partir deles se alinham os recursos e esforços de uma equipe para atingir o objetivo principal.

No entanto, muitas vezes, os líderes e gerentes negligenciam essa importante tarefa, em parte pela dificuldade de pensar e traduzir o OKR (Objetivos e Resultados-Chave) em um documento.

Assim, podemos dizer que definir objetivos e key results não é um exercício fácil, mas é preciso fazê-lo. Surge então as perguntas: como escrevo um OKR para o meu negócio? Como criar os key results? É isso que vamos responder nesse artigo. 

Mas, primeiro precisamos definir o que são OKRs.

 

O que é OKR?

O criador dessa metodologia é Andy Grove; Seu uso se espalhou basicamente por se tratar da ferramenta de planejamento e monitoramento utilizada pelo Google. Assim, OKR é a abreviatura de ‘objetivos e resultados-chave’.

Uma das maiores dificuldades das empresas em todo o mundo é transformar sua estratégia em benefícios mensuráveis ​​para o negócio e para seus clientes. Portanto, estamos falando de resultados e é aqui que muitas empresas falham.

Então, como o OKR ajuda as empresas? O OKR é uma ferramenta para definir objetivos e medir seu progresso a partir dos resultados-chave (Key Results) alcançados, por meio de foco, colaboração e alinhamento, ajudando a direcionar os esforços de toda a empresa para o que é mais importante.

Os benefícios vão muito além de uma ferramenta de gestão de objetivos, o OKR é uma abordagem para mobilizar toda a empresa em direção à tão desejada eficácia (fazer a coisa certa no momento certo). Preparamos um modelo de planilha gratuita e com exemplos para você começar a usar os OKRs hoje mesmo. ?


Por meio dos OKRs, todos na empresa ficam alinhados sobre quais são as prioridades (o que fazer) e como suas prioridades estão relacionadas à estratégia e aos objetivos da empresa (por que fazer).

Como diz Simon Sinek: “Comece com o porquê”.

Com isso, além de maiores resultados para o negócio, o employee experience também aumenta, devido à maior transparência, senso de pertencimento, comunicação e engajamento entre as equipes.

 

O que é ‘Objetivo’ no OKR?

Um OKR é composto por dois elementos: um “objective” (objetivo) e um conjunto de “key results” (os resultados-chave).

OKR é a abreviatura de ‘objetivos e resultados-chave’

Um objetivo é uma descrição qualitativa de algo que você deseja alcançar. Ele representa um problema a ser resolvido ou uma oportunidade.

Os key results, ou KRs, definem como você vai medir se está indo em direção ao objetivo. Ou seja, são coisas mensuráveis ​​para o negócio.

As metas devem ser desafiadoras a ponto de as equipes não terem certeza se vão alcançá-las ou não.

Tentar atingir um objetivo difícil às vezes pode levar a erros, mas é justamente nesse momento que a empresa aprende.

  • Leia também: Como práticas de RH ajudam a criar uma cultura de testes do zero

O caminho para uma meta desafiadora faz com que as pessoas precisem pensar diferente, sair de sua zona de conforto e pensar fora da caixa.

Para que isso aconteça, existem riscos e erros no caminho que precisam ser cometidos para absorver esse aprendizado o quanto antes.

Vejamos um exemplo de Objetivo do OKR para uma área de atendimento ao cliente:

→ “Oferecer uma experiência de serviço inesquecível aos nossos clientes.”

Este objetivo atende aos critérios mencionados acima. Mas como saberemos que atingimos o objetivo?

Que resultados de sucesso serão usados ​​para medir o cumprimento desse objetivo?

Os key results (resultados-chave) são as respostas para essas perguntas.

 

O que são as “Key Results” no OKR?

Um Key Result é uma descrição quantitativa que mede o progresso em direção ao cumprimento de um determinado objetivo, por meio de indicadores (ou métricas). Os principais Key Results respondem à pergunta:

“Como saberemos se atingimos nosso objetivo?”

Lembre-se, os Key Results são sempre feitos com base em algo que pode ser medido.

Vamos voltar ao objetivo descrito acima e ver os resultados-chave possíveis para este objetivo:

→ Objetivo: Fornecer uma experiência de serviço incrível para nossos clientes

1º Key Result: Reduzir o número de reclamações de clientes de 120 para 30.

2º Key Result: Aumentar a taxa de recompensa de 13% para 25%.

3º Key Result: Aumentar o percentual de chamadas críticas atendidas em uma hora de 20% para 50%.

 

Como escrever key results perfeitos

É essencial criar bons key results para ter sucesso
Os resultados-chave não são uma lista de atividades a serem cumpridas.

Existe uma diferença entre esforço (atividades) e resultado. Por esse motivo, uma lista de projetos que serão executados não são resultados-chave.

Se você tiver dificuldade em listar os resultados-chave que são diferentes das tarefas ou projetos, pode se perguntar:

  • Por que preciso fazer esta tarefa?
  • Por que tenho que enviar este projeto?
  • Qual métrica será afetada pela entrega bem-sucedida deste projeto?
  • Que resultados queremos obter com essa atividade/projeto?

Assim, os resultados-chave devem ser simples para que sejam compreendidos por todos na empresa.

Ou seja, use palavras que todos consigam entender, desde o CEO da empresa até as equipes operacionais.

 

Use e abuse dos números

Este é um dos principais critérios para avaliar se um Resultado-chave está bem escrito. Se você não tem um número, será impossível medir o resultado.

Mas, tenha cuidado! Só porque um KR tem número, não significa que ele seja bom.

Por exemplo: 

→ “Publicar 5 novas postagens em nosso site” não é e nunca será um bom resultado-chave. Tem um número, mas são cinco atividades.

O caminho para encontrar o resultado-chave seria se perguntar:

  1. Por que você deseja publicar 5 novos posts? 
  2. Quer aumentar as visitas ao site?
  3. Classificação do SEO?
  4. Aumentar em quanto? A resposta para essa pergunta é o resultado-chave.

Outro exemplo de resultado-chave ruim, seria:

→ “Fazer uma pesquisa de palavras-chave”. Parece uma boa tarefa encontrar as palavras-chave que fazem seu site gerar mais visitas, porém não é um bom resultado-chave.

Isso porque fazer a pesquisa de palavras-chave não aumentará o tráfego do seu site diretamente, e não é quantificável.

Se você fizer isso, terá concluído o KR em 100% e, caso contrário, terá 0% desse resultado-chave.

 

Exemplos de bons key results

Uma dica para criar bons resultados-chave é sempre se perguntar o por quê? E com essa resposta você chegará ao resultado chave que está procurando.

→ “Otimizar os títulos das 50 publicações com mais visitas.”

Esse seria um bom resultado-chave pensando na ideia da pesquisa de palavras-chave. Se você se perguntar, por que vou fazer uma pesquisa de palavras-chave? Provavelmente, a resposta pode ser: encontrar palavras-chave que desejo incluir em meu conteúdo.

→ “Receber 10 publicações de outras mídias com links para o meu site.”

Essa é outra forma de aumentar o tráfego do blog, que pode ser medido facilmente no final do período.

 

Quantos resultados-chave precisam ser criados para cada objetivo?

Cada objetivo deve ter poucos key results bons e suficientes para ajudar a atingir o objetivo da melhor maneira possível.

A sugestão é que você fique entre 2 e 5 resultados-chave por objetivo, para manter o foco.

 

Escreva resultados-chave de qualidade

A forma como os key results são definidos é a essência de toda a filosofia do OKR. Os resultados-chave são essencialmente indicadores mensuráveis ​​do sucesso do objetivo principal.  

Se não puderem ser medidos objetivamente, não são resultados-chave. Os números são parte integrante de um resultado importante. Lembre-se de que os principais resultados são resultados e não atividades/tarefas.

Faça as seguintes perguntas para garantir que você está escrevendo resultados-chave eficazes:

  • O resultado-chave é específico, mensurável, acionável, relevante e com prazo determinado?
  • Ele é um resultado e não apenas outra tarefa/atividade?
  • O key result ajuda a atingir o objetivo a que pertence?
  • O resultado é importante o suficiente para ser uma prioridade para o objetivo ao qual pertence?

Agora é a sua vez de escrever os melhores OKRs com seus Key Results!

Lembre-se de que cada empresa e equipe é única e os desafios que enfrentam podem variar muito, portanto, somente você pode determinar os OKRs mais eficazes para seu caso específico.

Bruno Soares

Bruno Soares

  • 05/20/2021

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