5 Benefícios do mapeamento de competências em empresas tech

Entenda o que é o mapeamento de competências em empresas tech e a sua importância. Veja também um passo a passo de como isso pode ser feito.

Você sabe quais são os conhecimentos, habilidades e atitudes que seus colaboradores possuem e/ou precisam ter/desenvolver?

Para isso, o RH tem que mapear as competências técnicas e comportamentais de seus profissionais. 

Não ter esse conhecimento pode prejudicar o atingimento dos resultados estratégicos. Além disso, torna difícil para gestores alocarem os talentos nas posições certas dentro da empresa.

Neste artigo, queremos ajudar você a entender quais são os soft e hard skills necessários aos seus profissionais. Então, a seguir, confira como realizar o mapeamento de competências em empresas tech.

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O que é mapeamento de competências? 

O mapeamento de competências é o levantamento das habilidades técnicas e comportamentais que cada colaborador deve ter para realizar suas atividades e apoiar a empresa no alcance de seus objetivos.

Após essa etapa, é feito o mapeamento dos cargos e o que precisa ser feito para que os funcionários cheguem no propósito desejado. 

Um modelo muito conhecido de mapeamento de competências em empresas tech é o CHA, sigla para Conhecimento, Habilidade e Atitude.

  • O conhecimento refere-se às informações necessárias para realizar uma função.
  • As habilidades são as capacidades técnicas que os colaboradores precisam ter e que podem ser desenvolvidas por meio de treinamentos.
  • A atitude, por sua vez, tem a ver com a reação do profissional diante de situações e eventos positivos ou negativos.

Sendo assim, o CHA aborda hard e soft skills, conforme explicamos abaixo.

 

Competências técnicas

São as habilidades e competências facilmente mensuráveis. É o caso de conhecimento em linguagem de programação, capacidade de operar softwares específicos, banco de dados, nível de fluência em um idioma estrangeiro etc.

Em outras palavras, são habilidades mais específicas e que relacionam o que é necessário, em termos técnico e prático, para exercer uma determinada função.

As competências técnicas são também chamadas de hard skills

 

Competências comportamentais

Conhecidas como soft skills, são as habilidades pessoais e sociais de um indivíduo. Ao contrário das competências técnicas, as comportamentais não são fáceis de ser mensuradas. 

Isso porque elas referem-se aos traços de características de uma pessoa e apontam questões como: resiliência, criatividade, flexibilidade, proatividade, empatia, resolução de conflitos, entre outras.

Cada vez mais as competências comportamentais estão sendo valorizadas nos processos de recrutamento e seleção, pois elas indicam se um candidato tem ou não alinhamento com a cultura organizacional.

Quando as soft skills estão alinhadas com a cultura, há mais chances de os profissionais construírem uma equipe mais coesa, colaborativa e produtiva.  

👉 Competências comportamentais: importância e como avaliar?
👉 Como conduzir uma Pesquisa de Clima em empresas tech

 

Como mapear as competências dos profissionais tech? 

Realizar um bom mapeamento de competências é essencial para empresas de tecnologia, uma vez que as demandas do setor podem mudar rapidamente, exigindo a adaptação tanto da organização quanto dos funcionários.

Nesse sentido, a avaliação de desempenho é uma ótima ferramenta para identificar quais são as competências técnicas que os profissionais da sua empresa possuem atualmente

Ao analisar os resultados obtidos, será possível entender onde cada um precisa melhorar.

De modo geral, a avaliação é realizada com base em critérios específicos. Ela pode incluir as competências técnicas e habilidades comportamentais, o atingimento de metas, a colaboração, entre outros aspectos que o RH julgar relevante.

Por meio dela, são mapeadas a capacidade de cada colaborador (e da equipe) de se adaptar a novas tecnologias, buscar oportunidades de aprendizado e muito mais.

Existem diversas maneiras de avaliar o desempenho de um time de tecnologia, conforme abordamos no conteúdo sobre como avaliar um time de tecnologia

Após conduzir a avaliação, o RH precisa dar a devolutiva aos funcionários. Nessa hora, o feedback pode ser usado de modo a entender como o colaborador se enxerga na função e quais competências ele precisa desenvolver. 

É como se fosse um questionário de mapeamento de competências, mas no lugar de listar as competências necessárias e que faltam ao funcionário, o RH ou o líder escutam o que o profissional tem a dizer e também o ajudam a definir metas a serem alcançadas.

Por exemplo, pode ser que um colaborador precise melhorar suas habilidades de gestão de tempo. Outro pode ter a oportunidade de mudar de cargo, mas para isso precisa desenvolver skills em programar em uma determinada linguagem.

👉 O papel do feedback na retenção de talentos de TI
👉 Como aumentar o engajamento dos funcionários em empresas tech

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5 Benefícios do mapeamento de competências para empresas de tecnologia

O mapeamento de competências em empresas tech é fundamental para direcionar as ações relacionadas à gestão de pessoas. Somado a isso, traz diversos benefícios, como os elencados abaixo:

 

1. Identifica lacunas de habilidades

O mapeamento identifica as competências necessárias para cada função. Do mesmo modo, aponta o que cada colaborador precisa para exercer suas atividades e se relacionar com o time.

Comentamos sobre a avaliação de desempenho, certo? Pois bem, a partir do momento que o RH sabe quais são os tipos de competências essenciais para uma função, ele consegue, por meio do resultado da avaliação, apontar as lacunas que precisam ser preenchidas.

Assim, é possível desenvolver um plano de ação voltado no desenvolvimento de capacidades técnicas e comportamentais. 

👉 Dicas para melhorar a comunicação interna em empresas tech

 

2. Melhora a tomada de decisões 

O mapeamento de competências em empresas tech é muito importante para tomar decisões mais bem informadas.

Por exemplo, no processo de seleção de candidatos, entender com precisão os conhecimentos, as habilidades e as atitudes necessárias para exercer um cargo, agiliza o processo, além de evitar a contratação de um profissional que não possua fit cultural. 

Mapear competências é igualmente benéfico na hora de definir mudanças de cargo, já que identifica os funcionários que já possuem as habilidades técnicas e comportamentais necessárias para definir uma nova posição.

 

3. Maior alinhamento entre competências e metas

O mapeamento de competências em empresas tech ajuda a entender as competências críticas para o alcance das metas definidas no planejamento estratégico

Dessa maneira, as organizações são mais precisas e eficientes na hora de alocar recursos, porque conseguem direcionar investimentos em treinamento e desenvolvimento para áreas específicas.

Não podemos esquecer ainda que, ao mapear as competências para o alcance de metas, o RH identifica lacunas existentes entre as competências que os colaboradores possuem e aquelas necessárias para alcançar os objetivos desejados.

 

4. Promove uma cultura de aprendizado contínuo

O ambiente dinâmico de empresas tech exige constante adaptação por parte de todos. Na prática, quer dizer que os profissionais precisam estar em aprendizado contínuo tanto para se desenvolverem como para contribuírem com os resultados da empresa.

Realizar o mapeamento de competências organizacionais é um modo de direcionar melhor os programas de treinamentos. 

Sem contar que, quando compreendem as competências necessárias para o sucesso, os colaboradores são mais propensos a assumir a responsabilidade por seu próprio desenvolvimento.

Eles mesmos podem, durante o feedback, identificar áreas de melhoria pessoal e buscar oportunidades de aprendizado.

 

5. Maior personalização dos PDIs

PDI é sigla para Plano de Desenvolvimento Individual. Serve para tornar claro ao colaborador os passos que ele precisa seguir para alcançar um determinado objetivo, como ser promovido ou mudar de área, por exemplo.

Trata-se de um plano bem estruturado de desenvolvimento, com objetivos, metas e prazos para apoiar os profissionais a desenvolver novas habilidades e aperfeiçoar as que já possui.

Ao analisar as competências que cada talento tem em relação às competências necessárias, é possível olhar para as lacunas e personalizar os PDIs. 

Isso possibilita a definição de PDIs específicos para as habilidades e conhecimentos de cada funcionário.  

Para simplificar a elaboração do Plano de Desenvolvimento Individual, você pode contar com a solução de Avaliação de Desempenho da Feedz e as 18 funcionalidades bônus que ela oferece (sendo uma delas a de PDI).

Com a plataforma, o gestor avalia e acompanha a performance da equipe, enquanto o colaborador consegue criar o plano de desenvolvimento. Tudo de maneira simples e intuitiva. 

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