Integração de novos colaboradores: dicas e passo a passo de como fazer

Fazer uma boa integração de novos colaboradores é fundamental. Entenda neste conteúdo os benefícios e saiba como fazer uma integração incrível!

RH, você faz a integração de novos colaboradores? Se ainda não, então precisa entender qual a importância de realizar essa prática e descobrir como montar esse programa na sua empresa.

Afinal, nenhum recém-contratado conhece os processos internos, a cultura organizacional e outros detalhes da rotina corporativa. Entenda melhor, logo abaixo!

O que é integração de novos colaboradores?

A integração de novos colaboradores é um processo preparatório que todo recém-contratado precisa passar no início da empresa. 

Funciona como um programa de treinamento para apresentar os processos, métodos, ações realizadas, cultura organizacional, funcionários, entre outras particularidades.

Isso porque o novo contratado pode se sentir deslocado no primeiro contato com a instituição e com seus novos colegas de trabalho. 

Além de apresentar as futuras atividades, as equipes e os processos, a integração deve mostrar os valores da empresa.

Como-criar-um-manual-de-onboarding-para-colaboradores

 

A importância da integração de novos colaboradores

Para começar a realizar a integração de novos funcionários na sua empresa, primeiro você precisa descobrir a importância dessa prática. 

Por isso, saiba alguns motivos que comprovam que a integração é importante para os profissionais e para a empresa:

 

Facilita a compreensão dos processos

O processo de compreensão e aprendizado sobre os processos e demandas internas levam tempo em um novo trabalho.

Imagina se o RH não apresentasse a empresa, cultura, demandas, expectativas, processos organizacionais, entre outras questões internas? O novo colaborador não se sentiria acolhido e ficaria totalmente perdido quanto às suas obrigações.

Portanto, acolher e treinar o novo empregado só trará resultados positivos para o desenvolvimento do profissional e para o crescimento da empresa.

 

Gera engajamento

Ao tornar o novo contratado em um membro integrado da empresa, o engajamento aumenta.  Isso porque essa integração é capaz de fazer o novo colaborador se sentir parte da organização. 

Consequentemente, esse engajamento e identificação gera motivação e estimula a criatividade.

 

Reduz o turnover

Após o processo de aprendizado sobre a empresa e os processos internos, as chances do novo funcionário permanecer na empresa podem aumentar. 

Uma pesquisa realizada por consultorias de carreira dos EUA, publicada na Forbes, mostrou que 93% dos colaboradores afirmaram que um bom onboarding possui peso fundamental na decisão em permanecer na organização. 

Portanto, investir na integração de novos trabalhadores é um fator muito importante na diminuição da rotatividade na empresa.

 

Diminui os custos com contratações

Todo RH sabe os custos realizados para a contratação de um novo colaborador. Sendo assim, se esse funcionário se desligar da empresa pouco tempo depois, os custos serão ainda maiores. 

Afinal, será necessário reabrir a vaga e fazer todo o processo de contratação para escolher um novo empregado. 

Além da perda de dinheiro, o RH e os colaboradores mais experientes na empresa perdem tempo com o desligamento repentino do novo colega.

 

Aumenta a produtividade

A integração dos novos colaboradores consegue passar as informações necessárias de forma clara e, consequentemente, o aprendizado e produtividade são maiores. 

Dessa forma, após as funções e as expectativas apresentadas, além do período de treinamento, as entregas começam a ser feitas em menor tempo. 

Portanto, desde o primeiro dia, os novos trabalhadores podem entregar bons resultados após a integração.

 

Melhora o clima organizacional

Se o processo de integração conseguir deixar o novo colaborador confortável com seus colegas de trabalho, a tensão de começar em um novo lugar diminui. 

Além disso, o costume com a organização apresentada evita problemas no futuro, como estresse e discordância entre os profissionais.

Assim, essas contribuições do onboarding refletem no clima organizacional, tornando os dias de trabalho mais leves e descontraídos.

 

👉 Onboarding em empresas de tecnologia: 8 Melhores práticas

👉 Como o onboarding ajuda o setor de serviços a reduzir o turnover

Acessar agora a planilha de admissão e onboarding de novos colaboradores criada pela Feedz

 

9 Passos para fazer a integração de novos colaboradores

Para deixar mais fácil para você, nós montamos um passo a passo para ser usado como um guia na hora de realizar a integração dos funcionários. Veja:

 

1. Inicie o onboarding no processo seletivo

Você já pode começar a descrever a empresa, as obrigações da vaga e outras informações relevantes nas etapas finais dos processos de recrutamento e seleção. 

Ao descrever os principais pontos da empresa desde o contato inicial com os futuros colaboradores, as chances dessa contratação e onboarding serem positivas serão maiores. 

Deixe as informações mais relevantes para os candidatos que avançarem no processo seletivo para dar uma visão melhor sobre a empresa que eles irão trabalhar e se a vaga ocupará as expectativas geradas.

 

2. Informe à equipe sobre o novo colega 

Após escolher o candidato para ocupar a vaga, o RH e líder da equipe deverá informar a nova contratação. 

Essa é uma forma de estimular o engajamento dos profissionais para receberem o novo colega da melhor maneira possível.  

Comunique à equipe sobre a nova contratação, a data de início e como os membros do time podem dar suporte ao recém-contratado.

 

3. Ofereça um treinamento inicial

O treinamento inicial deve ser feito pelo profissional de RH para passar as principais informações sobre a empresa, cultura organizacional, além da missão, visão e valores.

Se for necessário, o gestor ou líder desse novo contratado também pode participar desse treinamento para informar as atividades e processos da área. 

Além disso, conversas também podem ser agendadas para o novo empregado conhecer cada membro da sua equipe, donos da empresa, outros líderes, profissionais de outras áreas e clientes.

 

4. Mostre a estrutura da empresa

Se a empresa trabalha em esquema presencial, então o RH pode apresentar a infraestrutura da empresa. 

Um tour guiado pelas dependências da organização, como banheiros, cozinha, refeitório, salas de reuniões, entre outros locais. 

Essa é uma ótima oportunidade também de apresentar o novo contratado para todos os profissionais que estiverem presentes.

 

5. Ofereça materiais de apoio e ferramentas 

Se a empresa possuir um código de conduta ou manual de informações, então eles devem ser entregues nesse momento inicial. 

Assim, o novo integrante da empresa poderá consultar esses materiais de apoio sempre que precisarem. 

O RH também precisa verificar quais as ferramentas de trabalho que o colaborador precisará para realizar suas atividades no escritório ou em casa no home office, como headphone, computador, senhas de acesso, cadernos de anotações, entre outras.

 

6. Ofereça um brinde de boas-vindas

Um pequeno gesto pode fazer toda a diferença. Pense em um pequeno kit de boas-vindas para oferecer ao recém-contratado.

Esse mimo pode ser algo relacionado com o logotipo ou os valores da empresa para gerar engajamento e sensação de bem-estar desde o começo.

 

7. Confraternize a entrada do novo funcionários

Promover um almoço de boas-vindas ou happy hour para descontrair a entrada do novo colaborador também fazem parte do processo de onboarding

Essa é uma forma de incentivar a integração entre os profissionais e diminuir a tensão da entrada no novo trabalho.

 

8. Feedback na integração de novos colaboradores

Por fim, é preciso descobrir qual o grau de satisfação com o processo de integração para o RH descobrir se os processos precisam de melhorias. 

Aguarde alguns dias após o onboarding e peça um feedback do funcionário utilizando um questionário ou uma plataforma all-in-one. 

A oportunidade do recém-contratado avaliar o processo de integração faz com que ele se sinta à vontade e perceba que sua opinião é valiosa para a organização. 

Além disso, o feedback também serve para o RH entender como o colaborador está se saindo nesses primeiros dias de integração e quanto foi seu aprendizado sobre a cultura organizacional e processos internos.

 

9. Processo contínuo de melhoria do onboarding

Através dos feedbacks dos contratados recentes, o RH precisa criar um manual de integração de novos colaboradores.

Neste manual, é preciso conter as principais informações para alinhar o onboarding com as necessidades e expectativas da empresa e do novo colaborador.

Para isso, você pode contar com o nosso ebook “Como criar um manual de boas-vindas para colaboradores”. É só preencher o formulário abaixo e acessar! 👇

 

Como automatizar o processo de integração de novos colaboradores

Como você viu ao longo do conteúdo, o onboarding é um momento importantíssimo tanto para a empresa quanto para o profissional. Por isso, uma plataforma como a Feedz pode garantir uma experiência fluida, personalizada e eficiente para todos. 

Por meio da funcionalidade de onboarding da Feedz, o RH não só economiza tempo como também garante uma adaptação mais rápida dos novos talentos à cultura e aos processos da empresa. 

Com a Feedz, cada colaborador recebe um treinamento específico, alinhado às suas funções e responsabilidades. Enquanto isso, os gestores e o RH ganham uma visão do progresso dos novos trabalhadores através da plataforma. 

Mas não para por aí: a plataforma da Feedz também facilita a comunicação interna e a troca de feedbacks contínuos, o que é essencial para evitar mal-entendidos e cultivar um ambiente de trabalho mais feliz e saudável. 

software de onboarding da Feedz
Organize, aprimore e automatize a jornada de novos colaboradores.
sistema de onboarding
Defina modelos estruturados e automatizados com base em aspectos gerais, de departamento ou de cargo e vincule tarefas personalizadas para cada usuário.

A Feedz é uma plataforma de gestão de pessoas completa, para cuidar da jornada do colaborador de ponta a ponta. Por isso, não perca mais tempo. Otimize suas rotinas com a Feedz, RH! 

Preencha o formulário abaixo e agende uma demonstração gratuita! 👇

One Response

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar