Dicas para melhorar a comunicação interna em empresas tech

Desafios da comunicação interna em empresas tech e dicas de como se comunicar eficazmente com os colaboradores.

A comunicação interna em empresas é tão ou até mesmo mais importante que a comunicação externa. A razão é que ela ajuda a integrar organização e colaboradores. Dessa maneira, contribui para o engajamento, a retenção de talentos e muito mais.

Por meio dela são compartilhadas informações relevantes sobre o que acontece na empresa e os caminhos que ela está tomando, fazendo com que todos os funcionários se sintam envolvidos e valorizados. 

Além disso, ela é essencial para que processos sejam executados com rapidez e agilidade, duas palavras que fazem parte do setor de tecnologia. Falando nisso, a comunicação interna em empresas tech apresenta alguns desafios.

A seguir, abordamos sobre eles e damos dicas do que você pode fazer para melhorar a comunicação interna do seu negócio.

Guia da comunicação interna

 

Quais os desafios da comunicação interna em empresas de tech? 

Hoje em dia a comunicação interna de muitas empresas tech falha porque olha para todos os colaboradores da mesma maneira. 

Para entender, temos que considerar que boa parte das organizações de tecnologia adota o trabalho híbrido ou possui colaboradores trabalhando remotamente. 

Ao não levar em conta essa característica, fica muito difícil conseguir envolver e engajar quem trabalha remoto. Manter os funcionários conectados, especialmente aqueles que estão dispersos geograficamente, pode ser um desafio para as empresas tech.

Outro ponto de atenção é a sobrecarga. A ânsia de querer trocar informações constantemente faz com que os colaboradores se sintam até mesmo perdidos e incapazes de se concentrar naquelas que são mais importantes. 

Muitas vezes, isso acontece pela falta de organização e de padrão na maneira de se comunicar – ou na falta de uma ferramenta (ou canal) para concentrar a comunicação. 

Esse é um problema comum em empresas tech e que pode resultar em desafios significativos. Por exemplo, os funcionários podem receber informações inconsistentes ou conflitantes.

👉 Como resolver problemas de comunicação interna nas empresas
👉 Por que a conversa no trabalho é a chave do sucesso?

👉 Como melhorar a comunicação na empresa com a Feedz [Case]

 

5 Dicas para melhorar a comunicação interna em empresas tech

A comunicação interna em empresas tech é uma ferramenta que garante que todos estejam a par dos objetivos, estratégias e valores da companhia. Desse modo, contribui para que a cultura organizacional seja difundida.

Além do mais, ela melhora a imagem do negócio, algo que ajuda na atração de talentos em um mercado altamente competitivo. Por isso, é fundamental que essa comunicação seja bem realizada. 

Separamos cinco dicas para ajudar você:

 

1. Conheça bem os colaboradores

Duas empresas podem desenvolver o mesmo software para o mesmo público, mas cada uma tem seus valores. Não apenas isso, como também cada uma possui um quadro de talentos diferente.

Com isso, queremos dizer que não existe uma receita que funciona para todas as organizações na hora de se comunicar com seus colaboradores. É preciso entender como é o perfil deles e o que deve ser feito para chamar a atenção. 

Ao ter conhecimento do perfil do público que receberá a mensagem, é possível também definir o canal ou a ferramenta a ser utilizada, a frequência das mensagens, o tamanho dos textos e até mesmo o tipo de comunicação (visual, escrita, verbal etc.).

Somado a isso, é preciso considerar que a comunicação interna em empresas tech atinge líderes e liderados, o que pode significar diferentes tipos de informação a serem compartilhados.

👉 Como conduzir uma Pesquisa de Clima em empresas tech

 

2. Fortaleça a cultura organizacional

Como explicamos aqui, a cultura organizacional é o conjunto de práticas, ações, valores, políticas e comportamentos que regem a rotina de uma empresa. Em suma, é a essência de uma organização.

Corporações bem-sucedidas usam a cultura como estratégia para impulsionar os resultados. Elas conseguem isso motivando e engajando os colaboradores.

Motivar e engajar deve ser também o objetivo da comunicação interna em empresas tech. Para tanto, é fundamental aproveitar a estratégia para fortalecer a cultura por meio do compartilhamento de informações que deixem claro os valores e a missão da empresa.

Lembre-se que a transparência no relacionamento com os colaboradores deve ser valorizada em cada peça de comunicação a que eles têm acesso.

 

3. Estabeleça os canais de comunicação oficiais da empresa

Mais acima citamos que a falta de padrão é um dos problemas da comunicação interna em empresas tech. O padrão pode ter tanto a ver com o estilo de linguagem quanto estar relacionado aos meios utilizados.

Sabe quando um banco avisa que não envia mensagens por aplicativos ou e-mail? Ele faz isso para evitar que seus clientes caiam em golpes. O mesmo raciocínio deve ser seguido na comunicação interna.

Quando não há um canal oficial (ou canais oficiais), existe o risco de a comunicação virar “rádio peão”. A expressão se refere ao compartilhamento de rumores ou fatos distorcidos.

Além do mais, sem um meio tido como oficial para se comunicar com os colaboradores, as informações importantes podem passar despercebidas. 

É o que acontece quando os funcionários em um mês recebem e-mails e no outro precisam ficar de olho nos murais, por exemplo.

 

4. Promova a interação entre as equipes

Quando equipes não interagem pode haver a retenção de informações importantes. Evitar isso é uma maneira de melhorar a comunicação interna

Essa é a razão pela qual os times precisam ser incentivados e encorajados a trocar ideias uns com os outros. Afinal, um ambiente de trabalho saudável é também aquele em que o fluxo de comunicação não é apenas de cima para baixo.

 

5. Use a tecnologia para melhorar sua comunicação interna

Lembra que comentamos que um dos desafios da comunicação interna em empresas tech é conseguir envolver e engajar colaboradores remotos? Pois bem, qual a melhor maneira de fazer isso, se não for utilizar a tecnologia?

Aliás, faz todo o sentido empresas tech adotarem a tecnologia também para se comunicar, concorda? As opções disponíveis atualmente são variadas e abaixo compartilhamos algumas para ajudar você:

 

Intranet

Dos canais de comunicação oficiais, a intranet ainda é um dos mais utilizados. Trata-se de uma área digital totalmente voltada aos funcionários da empresa.

Em outras palavras, é uma rede corporativa na qual o acesso é restrito a quem trabalha na organização. Ela é usada para a publicação de novidades, treinamento etc. 

Dependendo do caso, a intranet é um espaço para divulgar os aniversariantes do dia e compartilhar conquistas das áreas.

 

E-mail corporativo

Não podemos deixar de citar o e-mail corporativo quando falamos de ferramentas de comunicação interna. Afinal de contas, os correios eletrônicos são utilizados diariamente pelos colaboradores.

Por conta disso, vale adotá-lo como canal oficial, mas com uma ressalva. Como as pessoas costumam receber dezenas de e-mails diariamente, é preciso tomar cuidado para que aqueles que forem relacionados à comunicação interna não fiquem perdidos.

Colocar um título atrativo e ter uma frequência de envio (por exemplo, toda sexta, às 13h) é um jeito de evitar que o conteúdo vá parar na lixeira sem ser lido.

Somado a isso, o indicado é que esse não seja o único meio de troca de informações entre a empresa tech e seus colaboradores.

 

Discord 

O Discord é uma ferramenta de comunicação que oferece a possibilidade de envio de mensagens em texto, áudio e vídeo. Para a comunicação remota, ela simplifica e facilita a troca de informações com equipes e funcionários

Vale destacar que o Discord torna mais fácil também a interação entre os colaboradores e que a ferramenta permite a criação de salas de bate-papo.

 

Slack

Assim como o Discord, o Slack é outra ferramenta usada por empresas para conectar colaboradores às informações que eles necessitam. Também possibilita a criação de chats nos quais é possível selecionar as pessoas que participarão da conversa.

Pensando em comunicação interna, cada gestor pode reunir periodicamente em um chat os seus colaboradores para a troca de informações. 

 

Plataformas all-in-one

A comunicação interna não é somente relacionada a informar sobre o que está acontecendo dentro da empresa. Além do envio de comunicados, é imprescindível que ela se preocupe também em ouvir o outro lado, isto é, os colaboradores.

Nesse sentido, as plataformas All-In-One são extremamente eficazes. A Feedz é um exemplo de plataforma All-In-One, pois em um único lugar ela cuida da jornada do colaborador de ponta a ponta. 

Funcionalidades de mural de celebrações, comunicados, termômetro emocional, ouvidoria interna, feedbacks, avaliação de desempenho, entre outras, favorecem uma boa comunicação interna.

Solicite agora mesmo uma demonstração da Feedz e veja como a ferramenta pode transformar a comunicação com os seus colaboradores ao mesmo tempo em que oferece funcionalidades para tornar o RH mais produtivo.

Preencha o formulário 👇:

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar