""

Avaliação de resultados: O que é, como funciona e como fazer

Saiba como realizar a avaliação de resultados da avaliação de desempenho de funcionários com mais agilidade e eficiência.


As avaliações de desempenho cumprem um papel importante no desenvolvimento dos colaboradores e na definição de prioridades na gestão de pessoas. Mas, para que isso aconteça, é preciso saber como realizar uma boa avaliação de resultados.

A lógica é simples: de pouco adianta ter um monte de dados em mãos se o RH não souber o que fazer com eles ou qual a melhor forma de apresentá-los aos gestores da organização (para que esses, por sua vez, consigam oferecer bons feedbacks à equipe).

É por isso que, depois de termos falado bastante sobre avaliação de desempenho aqui no Blog da Feedz, hoje queremos abordar como avaliar os resultados obtidos a partir dela e usá-las a favor do negócio. Vamos lá?

O que é avaliação de resultados?

Não dá para falar sobre avaliação de resultados sem antes relembrar o que é a avaliação de desempenho: uma ferramenta que permite medir o trabalho de um colaborador, baseando-se nas suas últimas entregas, projetos e responsabilidades.

Como já mostramos em conteúdos anteriores, há diferentes métodos de avaliação de desempenho. E embora todos tenham as suas particularidades, inevitavelmente eles esbarraram em uma etapa em comum: a avaliação de resultados.

É nessa fase final que o RH vai analisar e organizar todos os dados coletados por meio do questionário de avaliação de desempenho, para então extrair informações relevantes sobre os colaboradores e apresentá-los de forma clara às lideranças da empresa.

São esses insights, baseados em dados confiáveis, que permitirão que o RH e gestores de pessoas entendam quais os pontos fortes e fracos das suas equipes, ofereçam bons feedbacks e planejem ações focadas em promover o desenvolvimento contínuo.

Em outras palavras, a avaliação de resultados pode ser entendida como uma parte muito importante do processo do planejamento estratégico na gestão de pessoas de uma companhia.

Afinal, ela ajuda a determinar desde oportunidades de promoções e necessidades de treinamentos até mudanças estratégicas na própria liderança ou até mesmo a continuidade ou não de um funcionário na empresa.

👉 Avaliação de desempenho por objetivos: o que é e como usar
👉 Avaliação de liderança: o que é e como fazer?

O que está envolvido no processo de avaliação de resultados da avaliação de desempenho?

Embora a maioria dos profissionais de RH já entenda a importância da avaliação de desempenho, muitos ainda esbarram na dificuldade de saber a melhor forma de trabalhar com as informações geradas a partir delas.

Se esse é o seu caso, fique tranquilo: neste capítulo, vamos explicar mais sobre as principais etapas envolvidas nesta missão – que, aliás, começa a ser traçada muito antes da análise de dados propriamente dita!

Para de fato compreender o resultado da avaliação de desempenho é fundamental ter em mente que esse é um processo cíclico, composto por três fases principais:

  1.     Definição das metas que os colaboradores deverão atingir;
  2.     Acompanhamento dessas metas;
  3.     Feedback final e definição de novas metas.

 

Isso significa que, durante a avaliação de resultados, o RH deve basear sua análise em todos esses pontos, além de fazer uso de indicadores de desempenho sólidos, que servirão de base para comparar o desempenho real dos funcionários.

É importante lembrar, ainda, que as avaliações de desempenho podem contar com a participação de diferentes agentes, a fim de propor uma visão mais abrangente sobre a performance de um colaborador. 

A avaliação 360 graus, por exemplo, reúne opiniões do gestor direto, do próprio avaliado, de colegas de equipe e até mesmo de fornecedores e clientes.

Seja qual for o método escolhido, caberá ao RH cumprir com as seguintes etapas após receber os questionários respondidos:

  • Analisar os dados considerando três níveis principais: empresa, setor e colaborador. Afinal, cada área possui suas características;
  • Cruzar os dados com outras informações dos colaboradores, especialmente aqueles levantados em avaliações anteriores, a fim de identificar padrões, pontos de melhoria e quais metas foram atingidas;
  • Compilar e organizar os dados mais relevantes, para então apresentá-los aos gestores da empresa juntamente com a definição de prioridades.

Vale lembrar que o processo de avaliação de desempenho, juntamente com o de avaliação de resultados, é uma estratégia contínua.

Realizá-las periodicamente é a melhor forma de entender como os colaboradores estão evoluindo e o que ainda precisa ser aprimorado. Por isso, atualmente a recomendação é que elas sejam feitas a cada três meses, no máximo.

A definição de metas também pode acompanhar este ciclo, que começa com reuniões no fim de cada trimestre. Nestas, são discutidos os objetivos do próximo ciclo, incluindo a definição de quais serão as entregas mensais.

Kit Avaliação de Desempenho

 

Exemplos de frases eficazes para incluir em uma avaliação de desempenho dos colaboradores

Após a avaliação de resultados ser apresentada aos gestores da empresa, será o momento de discuti-la, também, com os funcionários que foram avaliados.

Geralmente, é o líder direto quem conduz essa conversa. Porém, o RH pode e deve orientá-los sobre como oferecer feedbacks de maneira positiva.

Pensando nisso, separamos alguns exemplos de frases que podem ser utilizadas tanto pelo RH na hora de apresentar os resultados aos gestores, quanto pelos próprios gestores na hora de conversar com os colaboradores avaliados.

Veja:

  • Excedeu a meta original de X em X%, por meio dos seguintes esforços: [detalhar];
  • Melhorou a produção em X% devido a [incluir a justificativa];
  • Desenvolveu e executou ideias inovadoras, como [citar exemplos];
  • Aprendeu novas habilidades e buscou manter-se atualizado sobre as tendências do setor, como [citar exemplos];
  • Construiu fortes relações de trabalho com parceiros-chave, incluindo [citar nomes/parceiros];
  • Poderia ser ainda mais eficaz no desempenho de sua função se [citar pontos de melhorias];
  • Poderia exceder as próximas metas se melhorasse os seguintes aspectos: [citar exemplos].

 

Não podemos deixar de reforçar que o objetivo desse bate-papo é criar um plano de ação para que todos os pontos de atenção sejam aprimorados dali pra frente e para que o colaborador siga evoluindo continuamente.

Para que isso se torne uma realidade, é preciso oferecer direcionamentos claros sobre o que a empresa espera dele, o que ele está fazendo bem e o que ainda pode ser melhorado.

[CTA] Avaliação de desempenho

 

Como automatizar uma avaliação de resultados?

Você já deve saber que construir e aplicar as avaliações de desempenho dá bastante trabalho. Agora imagina só cruzar e analisar o imenso volume de dados que é gerado a partir delas!

Fazer isso de forma manual, com agilidade, seria praticamente impossível. E é justamente por esse motivo que muitas empresas têm investido em tecnologias de automatização, como softwares de avaliação de desempenho 4.0.

Além de automatizar diversas etapas da avaliação de desempenho, reduzindo o tempo de criação e recebimento de respostas, essas ferramentas também diminuem pela metade o tempo da avaliação de resultados.

Isso porque elas geram relatórios e contam com dashboards intuitivos, que oferecem uma visão rápida e em tempo real sobre o histórico de cada colaborador.

Assim, é possível enxergar com mais facilidade quais são os desafios e facilidades de cada membro do time – o que também facilita a vida do RH na hora de gerar insights e apresentar os resultados para as lideranças da empresa.

Esse é o caso da Feedz: uma plataforma completa de gestão de pessoas, que pega os resultados da avaliação de desempenho e os transforma em relatórios apresentáveis.

Quer saber como fazemos isso? Agende uma demonstração gratuita agora mesmo e entenda na prática como podemos ajudar a sua empresa!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar