Como engajar colaboradores operacionais com a Feedz [Case]

RHs de grandes empresas, principalmente daquelas com funcionários operacionais, se perguntam como engajar colaboradores. Esse case explica como fazer isso de forma prática usando a Feedz.

Uma grande dúvida dos RHs que trabalham em indústrias e fábricas é como engajar colaboradores operacionais. Se esse é o seu caso, esse artigo aqui foi feito pra você.

O fato é que engajar funcionários usando softwares não é uma tarefa fácil, principalmente quando essas pessoas trabalham de forma externa ou operacional; desempenhando tarefas manuais e sem o uso de computadores. 

Sim, não é simples, mas também não é impossível e podemos te provar.

Conversamos com Caroline Silva, gerente de gestão de pessoas na EQS Engenharia, para entender como eles enfrentaram esse desafio e como o uso da Feedz se tornou um aliado estratégico para uma empresa de 7 mil colaboradores (sim, isso tudo!)

Nossa cliente compartilhou conosco insights valiosos sobre como a Feedz ajudou a EQS a fortalecer o engajamento dos colaboradores operacionais, fortalecendo a cultura organizacional e estreitando a relação entre líderes e liderados. 

Vem comigo que esse papo tá incrível! 

 

Desafios e oportunidades: como e por que a EQS começou a usar a Feedz

Caroline: “A EQS Engenharia atua com engenharia de manutenção em todo território nacional. 

Após uma mudança na gestão na área de pessoas, em abril de 2021, foi identificada a necessidade de trabalhar mais fortemente no engajamento e no processo de escuta ativa dos colaboradores. Começamos a avaliar o mercado e entendemos que a Feedz era a melhor solução para nós a fim de: 

  • realizar pesquisas que atendessem às necessidades dos colaboradores;
  • dar visibilidade a ações para gerar pertencimento na cultura organizacional;
  • automatizar os processos do RH;
  • aumentar o engajamento;
  • melhoria o clima e cultura da empresa;
  • modernizar e proporcionar uma melhoria nas ferramentas de gestão.

 

Hoje, todos os departamentos usam a Feedz na EQS; administrativos, gestão, diretoria e operação de apoio dos contratos a nível nacional.”

EQS engenharia ensina a engajar colaboradores externos

 

A importância de engajar colaboradores de diversos setores e como fazer isso 

Caroline: Diariamente, existe uma preocupação no acompanhamento do termômetro do humor e mural de celebrações da plataforma, que é onde conectamos e engajamos os colaboradores em nossas ações e tudo que acontece a nível nacional. 

Na linha de desenvolvimento das pessoas é utilizado constantemente o módulo de feedbacks. Em paralelo, realizamos a avaliação de desempenho medindo o desempenho de cada colaborador e, conforme o resultado, realizamos o desenvolvimento das suas habilidades.

Através da funcionalidade de onboarding, realizamos a trilha de integração dos novos EQSERS, conectando cada um à nossa cultura. Juntamente com os PDI’s, desenvolvemos as competências necessárias do nosso capital humano.”

 

Resultados tangíveis: o impacto da Feedz no engajamento de  colaboradores 

Carol nos explicou quais foram os maiores benefícios que a empresa teve ao contratar a Feedz. Veja:

 

Aumento do desempenho e da satisfação dos colaboradores

Caroline: Notamos melhorias tanto no desempenho dos colaboradores (medido pela avaliação de desempenho) quanto na satisfação em relação à empresa. 

Nos últimos 3 anos fomos certificados com o selo GPTW, como uma das melhores empresas para se trabalhar e parte dessa conquista se deve ao engajamento que tivemos após a implementação da Feedz.”

 

Relacionamento entre líderes e liderados e retenção de talentos

“Além de visualizar uma melhora na satisfação dos colaboradores, com a Feedz podemos ver um estreitamento nas relações, principalmente com as filiais, entre líderes, liderados e pares.

Aumentamos também a retenção de pessoas, o engajamento do nosso público e o desenvolvimento de suas habilidades.”

 

Comunicação interna e eNPS

“Notamos que, em três anos utilizando a Feedz, nossa comunicação se unificou, mantendo nossos colaboradores engajados e falando a mesma língua.

Antes, nossa pesquisa de satisfação eNPs se mantinha em 6,8. Com o passar do tempo e a aquisição do selo GPTW houve um avanço em relação a 2022 e evoluímos para 7,9.”

Leia também:

 

Lições aprendidas: melhores práticas para engajar funcionários operacionais com a Feedz

Caroline: Em  relação ao nosso time operacional, um dos pontos que nos apoiam com o processo de engajamento é a gamificação, visto que os funcionários destaque são premiados e reconhecidos mensalmente.

Além disso, a operação sempre compartilha a rotina de campo por meio das celebrações e essa é uma maneira de gerar aproximação e visibilidade para o dia-a-dia deles.”

colaboradores operacionais da EQS trabalhando

 

Como os colaboradores operacionais respondem pesquisas e  realizam avaliação de desempenho

Caroline: Já que não ficam muito tempo no escritório, os operacionais utilizam o aplicativo da Feedz pelo celular; para eles é mais fácil e prático de utilizar desta forma. 

Posso dizer que tivemos muitos ganhos ao implementar a ferramenta da Feedz, principalmente para desenvolvimento destes colaboradores e pela facilidade no gerenciamento das atividades de gestão de pessoas. 

Além disso, a Feedz nos ajudou a unificar todos os subsistemas e aproximou a empresa dos colaboradores de todas as áreas.”

___________

 

Se a sua empresa também possui colaboradores operacionais e administrativos e você deseja aumentar o engajamento e melhorar a comunicação entre eles, solicite uma demonstração gratuita preenchendo o formulário abaixo.

Vem voar junto com a gente! 💙

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar