Gestão por Desempenho usando a Feedz [Case TODOS]

Saiba o que é gestão por desempenho e suas principais características. Confira também o case do nosso cliente TODOS Empreendimentos.

A gestão por desempenho é uma prática essencial nas empresas que desejam se destacar no mercado, otimizar o rendimento individual e dos colaboradores. 

Neste artigo, você vai entender os objetivos, tipos e características dessa abordagem e conferir insights sobre como implementar uma gestão de desempenho eficaz.

Além disso, você também vai acompanhar o case da TODOS Empreendimentos e ver como eles começaram a aplicar a gestão de desempenho do zero a partir da implementação da Feedz.

Vamos lá? 😃

 

Qual o objetivo da gestão do desempenho?

O objetivo da gestão de desempenho é melhorar a eficiência da empresa como um todo, uma vez que, ao alinhar metas individuais e departamentais com os objetivos estratégicos da organização, é possível impulsionar a produtividade, desenvolver novas habilidades e garantir o crescimento contínuo de todos.

 

Quais os tipos de gestão de desempenho?

Existem vários tipos de gestão por desempenho, sendo importante escolher aquela que melhor se alinha às suas necessidades. Alguns dos tipos mais usados são:

  • Avaliação por Competências: foca nas habilidades técnicas e comportamentais da pessoa.
  • Objetivos e metas: baseada na definição de metas mensuráveis e alcançáveis.
  • Feedback Contínuo: Prioriza uma comunicação regular entre líderes e colaboradores.
  • 360 graus: inclui avaliações de desempenho não apenas vindas do líder direto, mas também de colegas e subordinados.

 

Características da gestão por desempenho

A gestão de desempenho possui características próprias que a tornam uma prática estratégica e precisa. Ela é:

  • Orientada para objetivos e dados: ela define metas claras e mensuráveis para cada pessoa.
  • baseada em feedbacks construtivos: pois incentiva a comunicação aberta e com foco no desenvolvimento profissional.
  • Desenvolvida para aprimorar competências: uma vez que melhora as habilidades e competências individuais.
  • uma avaliação justa e imparcial: ela garante uma análise objetiva, considerando o desempenho real e os esforços do colaborador.

 

Como fazer a gestão por desempenho?

Avaliar o desempenho das pessoas na sua empresa requer um processo bem estruturado, entenda os passos:

  • Estabelecimento de metas claras: antes de tudo, defina metas específicas e mensuráveis alinhadas ao que sua organização precisa..
  • Feedback contínuo: estimule uma cultura de feedbacks para fazer ajustes e reconhecer as conquistas do time.
  • Avaliações de desempenho periódicas: realize avaliações estruturadas, para uma visão abrangente do desempenho de cada pessoa colaboradora.
  • Plano de Desenvolvimento Individual (PDI): crie planos personalizados após a avaliação de desempenho e aprimore de forma contínua as competências.

 

Baixar o guia com exemplos de PDI para colaboradores

 

Agora que você já sabe o que é gestão por desempenho e sua importância, confira a nossa entrevista com Hugor Kesley (Analista de Pessoas e Cultura) e Rennan Vilar (CPCO), da empresa TODOS Empreendimentos 👇

 

A Escolha estratégica da ferramenta Feedz na transformação da TODOS

Rennan: “A TODOS é a Franqueadora do Cartão de TODOS. Atualmente, com mais de 210 funcionários de 7 áreas diferentes com 3 departamentos cada. 

Implementamos a Feedz em 2020.

Foi um período em que a empresa passou por uma grande reformulação, as mudanças fizeram com que o negócio crescesse, consequentemente, o número de colaboradores aumentou e, com isso, sentimos que era a hora de padronizar e automatizar alguns processos da área de RH. 

Nossa necessidade era uma ferramenta de gestão de pessoas que facilitasse e organizasse os processos, além de ser um canal de pesquisa, coleta e análise de dados. 

Vimos a Feedz como uma forma para desenvolvermos um RH estratégico e alcançar nossos objetivos.

As principais funcionalidades que usamos são: avaliação de desempenho e experiência, gamificação, termômetro de humor, pesquisa de engajamento, feedbacks, celebrações, reuniões 1:1, PDI e pesquisa de satisfação.”

 

Como a avaliação de desempenho da Feedz transformou a gestão da TODOS Empreendimentos

Hugor: “Um dos principais problemas que enfrentávamos era a reclamação dos colaboradores que não entendiam como seu desempenho era avaliado.

A TODOS usa o módulo de Desempenho da Feedz como um potencializador do desenvolvimento de cada colaborador. 

A avaliação construída dentro da Feedz é personalizada levando em consideração os valores da empresa, a cultura organizacional e os atuais critérios de avaliação.

Em relação ao desempenho, começamos a medir em 2022 e em 2023 fizemos o nosso primeiro relatório de conformidade. 

Agora, podemos fazer comparações mercadológicas como padrão da Curva de Gauss, correlação entre PDIs concluídos e etc.

Além de entregar um método de desenvolvimento completamente personalizado, a Feedz ajuda facilitando o preenchimento, calibração, visão de desenvolvimento com 9BOX e uma ampla quantidade de relatórios que permitem visualizar e analisar de diversas formas a avaliação.”

 

planilha editável matriz nine box

 

Percepções sobre o módulo de Feedbacks da Feedz 

Rennan: O módulo de Feedbacks é usado para potencializar o desenvolvimento dos colaboradores, de forma que eles sempre estejam conscientes de como está sua performance e comportamento. 

Além disso, para nós, o módulo de Feedbacks é uma forma de entender o histórico do colaborador na hora da avaliação de desempenho, ajudando a lembrar de momentos importantes durante todo um período anual. 

Para nós, o feedback é fundamental para o desenvolvimento de qualquer profissional. Ele está presente em nosso modelo de Gestão, a Administração Solidária; livro do Fundador e Presidente do Cartão de TODOS, Altair Vilar

 

entenda a relação de gestão por desempenho e feedback

Entenda como o módulo de celebrações melhorou engajamento dos colaboradores da TODOS

Hugor: Quando criamos algum evento, temos uma política de atrelar o módulo de celebração e gamificação a estes eventos.

Um exemplo são as comemorações de Halloween, onde quem postar a sua fantasia ganha moedas a mais e concorre a uma premiação de melhor fantasia.

 

Mural de celebrações da Feedz e Gestão por Desempenho

 

Além de eventos como este, podemos ver celebrações de quantidade de PDIs concluídos, objetivos atingidos, graduação, pós-graduação, reuniões etc.

O módulo, além de ser nosso mural, é usado como um indicador. Do mês de setembro a novembro de 2023 tivemos mais de 200 celebrações. Desta forma, podemos comparar a quantidade de celebrações e perceber o engajamento por períodos.”

 

Impactos positivos na cultura e no clima organizacional 

Rennan: “Hoje, a Avaliação de Desempenho trabalha em conjunto com o projeto interno Desenvolve TODOS, que visa treinar e desenvolver os colaboradores. 

Atualmente, a empresa investe verba de desenvolvimento para cada colaborador que participou da Avaliação de Desempenho

Desde o ano de 2022, a todos já disponibilizou cerca de 1,7 milhão de reais para o projeto e construiu mais de 200 PDIs planejados e organizados dentro do Feedz.

Criamos uma cultura Data Driven pautada nos dados do setor de Pessoas.

Trabalhamos essa cultura pelo projeto Gestor Data Informed, que é um reporte aos gestores dos dados de clima, satisfação, turnover, humor, desenvolvimento e engajamento na Feedz.

O objetivo desta nova cultura é potencializar a gestão, relacionamento e desenvolvimento dos líderes e liderados por meio de dados.”

Esses são alguns dados de 2023 da TODOS 👇

Favorabilidade do Clima:

  • 3º Bimestre 79%
  • 4º Bimestre 75%
  • 5º Bimestre 79%

 

Tempo de Empresa: 

  • Janeiro de 2023 = 1,2 anos
  • Outubro de 2023 = 1,4 anos

 

Feedback enviados: 

  • Janeiro: 141
  • Outubro: 246

 

como fazer uma pesquisa de satisfação interna

 

FeedzStore: uma criação da TODOS para engajar os colaboradores

Hugor: “Aqui na empresa criamos o FeedzStore, um projeto de gamificação que premia colaboradores que têm constância em dar feedbacks, se desenvolver e ajudar a empresa com pesquisas e campanhas. 

No início, começamos entregando bombons e pirulitos para quem entrasse e respondesse o termômetro de humor, essa foi nossa primeira ação, neste primeiro mês batemos mais de 80% de colaboradores engajados.

Depois, os resultados eram nítidos, atingimos mais de 90% de engajamento na Feedz.

O projeto FeedzStore trouxe não só engajamento, mas a possibilidade de acompanhar o desenvolvimento dos colaboradores e da empresa, bem como correlacionar dados de em vários aspectos.

O segredo do sucesso deste projeto são vários, mas gostaria de destacar alguns pontos:

  1.   Foco no cliente interno, o projeto foi pensado primeiramente para ouvir o colaborador e desenvolvê-los;
  2.   Envolvimento de uma equipe multidisciplinar;
  3.   Gamificação simples e prática;
  4.   Regras que proporcionam a mudança de comportamento;
  5.   Usar o foco principal do projeto (engajamento), para intensificar e maturar outros pontos dos processos de gestão de pessoas;
  6.   Mentalidade e cultura dos líderes da empresa, focada em proporcionar bem-estar e desenvolvimento aos colaboradores;

7 . Utilizar gatilhos e um bom planejamento de endomarketing.”

 

Lições aprendidas e recomendações para outras empresas

Rennan: “A Feedz é uma ferramenta que vai possibilitar – de forma inteligente, criativa e organizada –  a transformação digital do seu setor de RH. 

Agora na TODOS, podemos quantificar a frequência de feedbacks, realizar celebrações compartilhadas, desenvolver planos de ação relacionados a clima e satisfação e reconhecimentos entre líderes e liderados. 

Isso traz um olhar mais estratégico dos líderes para práticas de gestão de pessoas, padronização de processos e maior organização do histórico de evolução do desenvolvimento dos colaboradores e da empresa.”

O segredo do sucesso para a implementação é personalizar a Feedz de acordo com sua cultura organizacional. 

Faça isso escutando os colaboradores, realizando teste de acordo com as opiniões para encontrar formas de criar conexões de processos e projetos que vão além do Feedz, por fim, use e abuse da gamificação, com ela tudo fica mais divertido.”

_____________

 

Quer aproveitar esses e outros benefícios na sua empresa também? Solicite uma demonstração gratuita e vamos voar juntos!

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar