Treinamento de liderança: o que é, quais os tipos e como fazer?

O treinamento de liderança é tão importante quanto as capacitações que sua empresa oferece aos seus colaboradores. Conheça mais sobre o tema.

Muito provavelmente você já ouviu a seguinte frase: “pessoas não deixam as empresas. Elas deixam seus líderes”. Uma liderança que deixa a desejar não apenas é responsável pelo turnover, como pode ser uma barreira para o crescimento da organização.

Por isso, toda organização que deseja ver seus colaboradores tendo um alto desempenho precisa olhar para seus líderes. É aí que entra o treinamento de liderança

Você sabe a quem a capacitação pode ser aplicada e quais são seus objetivos? Encontre as respostas a seguir.

 

O que é um treinamento de liderança?

Treinamento de liderança é uma capacitação para desenvolver os líderes da organização. O objetivo é ensinar ou aprimorar as habilidades necessárias para conduzir uma equipe, incluindo comunicação assertiva, métodos de motivação e resiliência.

Ela parte do princípio que todos podem desenvolver os soft e hard skills para se tornarem bons líderes. Ou seja, ao contrário do que se acreditava no passado, a capacidade de liderança não precisa necessariamente ser um dom inato e, portanto, pode ser ensinada.

ebook softskills e hardskills para gestão de pessoas

 

Quais tipos de treinamento para liderança?

As atividades para treinamento de liderança podem variar de acordo com o tipo de capacitação oferecido. Dê uma olhada nos cinco principais:

 

1. Treinamentos técnicos

Com o treinamento técnico é possível identificar lacunas e propor melhorias referentes às novas aptidões que o mercado exige. Ele é também uma ótima maneira para fazer uma reciclagem das habilidades necessárias.

A capacitação técnica é voltada para que os líderes saibam como “colocar a mão na massa”. Isso significa conhecer tecnologias e processos que podem ajudar no desenvolvimento de suas funções.

 

2. Gestão de Pessoas

Neste tipo de treinamento o líder aprende a desenvolver ou a melhorar a sua capacidade de lidar com pessoas

Trata-se de uma habilidade extremamente importante, pois a motivação, o engajamento dos liderados e o famoso “vestir a camisa” são um reflexo de como os líderes conseguem inspirar.

Dessa maneira, no treinamento de gestão de pessoas são trabalhados competências como dar e receber feedback, confiança, liderança humanizada, maneiras de motivar, entre outros.

👉 Motivação no trabalho: por que é tão difícil alcançar?

 

3. Treinamentos para evitar a microgestão

O microgerenciamento é uma supervisão excessiva ou um controle de tudo o que os funcionários estão fazendo. Refere-se a delegar tarefas, mas sem deixar que os colaboradores tomem decisões.

Esse tipo de gestão pode minar a motivação, uma vez que ele torna cada tarefa demasiadamente burocrática e não permite que o colaborador coloque sua identidade naquilo que está executando.  

Nos treinamentos para evitar a microgestão, os líderes aprendem a como empoderar seus liderados e dar a eles autonomia.  

 

4. Gestão de Metas

Há diversos modos de manter a equipe engajada. Um deles é por meio de objetivos e metas compartilhados com o time

Nesse sentido, o líder deve saber como planejar, organizar, definir prazos e acompanhar seus liderados para que essas metas sejam alcançadas. 

Assim, no treinamento de liderança voltado para a gestão de metas são ensinadas boas práticas para guiar os liderados a entregarem resultados consistentes, bem como maneiras de acompanhar a equipe.

 

5. Mentoria

É essencial ter em mente que um líder é alguém que inspira. Além disso, é uma pessoa que tem as habilidades necessárias para conduzir seus liderados para os melhores caminhos.

Em outras palavras, um líder é visto como um mentor. Acontece que, para que possa realmente inspirar, engajar e motivar seus funcionários, ele próprio precisa de um mentor.

Existem diversos tipos de mentorias direcionados para formar e capacitar líderes. Elas são dadas por profissionais experientes no mercado e que possuem muita bagagem em liderança.

Ir para a página com o teste para ver qual é o seu tipo de liderança.

 

A quem é destinado o treinamento de lideranças?

A formação de um líder pode começar antes mesmo que ele esteja ocupando a posição de liderança.

 

👉 Treinamento Online: Conheça 6 vantagens
👉 Upskilling e reskilling: o que é e qual a importância para empresas?

 

Aliás, é super indicado que empresas identifiquem perfis potenciais para que possam começar a treiná-los o quanto antes.

O treinamento é também recomendado para profissionais que ocupam a média liderança e que já têm uma certa experiência na função. Para você entender sobre cada fase, explicamos a seguir:

 

Nova liderança

O treinamento de liderança nesse caso é focado nos primeiros passos. Por se tratar de um profissional que ainda não possui experiência em gerenciar um time inteiro, a capacitação tem como objetivo transmitir noções importantes de:

 

  • Autoconhecimento;
  • Gestão do tempo;
  • Formação e desenvolvimento de equipe;
  • Como motivar e engajar liderados;
  • Colaboração;
  • Gestão de resultados;
  • Processo de feedback.

 

Média liderança

Na nova liderança são transmitidos conceitos mais básicos, mas essenciais. Quando chega no meio do pipeline de desenvolvimento, além de aplicar as noções aprendidas no início, o líder deve estar apto a identificar possíveis líderes em seu time.

Isso porque uma de suas funções é impulsionar os seus colaboradores para que eles se desenvolvam e cresçam profissionalmente. Por essa razão, é importante nessa fase cultivar um ambiente de crescimento.

A média liderança também é plenamente capaz de promover uma mentalidade inovadora, de delegar responsabilidades e de dar autonomia para os funcionários tomarem decisões. 

 

Alta liderança

Aqui estamos falando de C-levels e é fundamental ter algo em mente: não interessa a quantidade de tempo na função e nem o nível de experiência, pois aprender é uma tarefa que deve ser constante

Na alta liderança o líder continua adotando as lições que aprendeu nas fases anteriores, contudo, em um nível de maior complexidade. Por essa razão, ele pode precisar de treinamentos de reciclagem. 

Adicionalmente, aqui as capacidades técnicas podem ser menos requisitadas e os líderes normalmente precisam de capacitações que promovam habilidades de inovação, resolução de problemas e de liderança propriamente dita.

liderança-humanizada

 

Qual o objetivo do treinamento de liderança?

Treinamento de liderança online ou presencial. Independentemente do modelo adotado, a capacitação de líderes tem alguns objetivos importantes, como você pode ver a seguir:

 

Inspirar seus colaboradores

Uma das funções mais importantes dos líderes é inspirar os colaboradores. Ao fazerem isso, eles conseguem ter profissionais mais engajados e motivados a executarem as tarefas.

Em outras palavras, inspirar ajuda a melhorar a produtividade do time.

 

Incentivar a inovação e a melhoria contínua de processos

Dentre os motivos para realizar o treinamento de liderança está o de atualizar os profissionais para que eles aprimorem suas capacidades de líderes.

Com isso, eles ficam por dentro de novas metodologias e processos para aplicar em suas equipes

 

Colocar a equipe em sintonia com os objetivos da empresa

Os treinamentos de liderança contribuem para que os líderes tenham habilidades para guiar seus liderados em direção a um propósito comum. Isso garante um ambiente de trabalho mais agradável e equipes engajadas, atualizadas e focadas em atingir metas.

 

Resolver conflitos internos

Um dos principais papéis de um líder é saber gerenciar situações de divergências. Quando conflitos acontecem, é função da liderança acalmar os ânimos e administrar o diálogo.

Para isso, líderes precisam ser imparciais e tentar conciliar interesses. Ou, devem ter a capacidade de apresentar novas soluções que possam resolver o problema. 

 

Manter a equipe motivada

É impossível falar de líderes sem citar a motivação. Portanto, tenha em mente que os profissionais responsáveis por gerenciar equipes devem lembrar que não estão ali apenas para delegar tarefas. 

Pelo contrário, pois talvez o papel que mais se espera de um líder é o de manter a equipe motivada. A razão para isso é que um time cheio de motivação tende a ser mais produtivo e a trazer melhores resultados.

 

Garantir as ferramentas necessárias para a boa execução de todas as atividades

Existem treinamentos que apresentam à liderança métodos, habilidades e processos que podem ajudar os liderados na execução das atividades do setor.

Ao serem melhores capacitados, os líderes estão mais propensos a inserir na rotina ferramentas que facilitam as atividades de seus colaboradores.

 

Auxiliar a equipe na resolução de problemas

A capacidade para resolução de problemas é altamente esperada em líderes. Os treinamentos de liderança contribuem para que esses profissionais aprendam a focar em soluções ao invés de problemas.

Com essa mudança de mindset os líderes conseguem estimular o pensamento crítico de seus colaboradores.

 

Dar autonomia para seus liderados

Os treinamentos de liderança costumam bater muito na tecla dos perigos da microgestão. Não é para menos, afinal, essa maneira de gerenciar tem tudo para incentivar colaboradores a deixarem a empresa.

Muitos líderes têm dificuldades em dar autonomia aos seus liderados, mas com as capacitações certas eles aprendem técnicas de como conseguir fazer isso.

 

Disseminar boas práticas

Tudo que é aprendido pode também ser ensinado. Se um líder é alguém que inspira, ele pode fazer isso também compartilhando seus conhecimentos.

Inclusive, essa é uma excelente maneira de mostrar aos colaboradores que há um interesse genuíno da liderança em contribuir para o crescimento de seus liderados. 

[Curso Grátis] Conheça o jeito Feedz de liderar

Aqui na Feedz temos times incríveis em todas as áreas e caminhando ao lado dessas equipes, existem líderes fantásticos que combina uma liderança estratégica com habilidades de alto impacto. Ou seja, o sonho de toda empresa, não é mesmo?

Chegou a hora de conhecer todos os rituais e processos de liderança que aplicamos aqui e que nos ajudam a ser a plataforma de gestão de pessoas mais completa do Brasil, impactando mais de 200.000 pessoas em mais de 1.500 empresas.

O curso é 100% gratuito, online e com certificado de conclusão para você atualizar no seu currículo e LinkedIn. Clique no banner abaixo e inscreva-se gratuitamente agora mesmo! 👇

Curso de Liderança Estratégica Feedz Educa

4 Responses

  1. Olá, adorei o conteúdo. Seria legal se exemplificassem os cursos disponíveis no mercado pelos tipos de perfil de treinamento que exemplificaram.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar