Endomarketing: transforme seus colaboradores em clientes

endomarketing

Uma empresa verdadeiramente centrada nos seus colaboradores precisa encará-los como seus clientes internos. A mesma atenção, cuidado e estratégia no trato com os clientes externos devem ser aplicadas para os profissionais que fazem o negócio rodar. Só dessa forma os colaboradores se sentirão valorizados e engajados com a empresa, o que reflete em turnover mais baixo e maior produtividade.

Uma pesquisa realizada pela Universidade da Califórnia mostrou que profissionais felizes são, em média, 31% mais produtivos, três vezes mais criativos e ainda tendem a vender 37% mais em comparação com os outros.

Além disso, o estudo apontou que os colaboradores satisfeitos tendem a atender melhor os clientes, evitar acidentes de trabalho e reduzir desperdícios. 

O endomarketing pode ser uma ótima ferramenta para estimular a felicidade e satisfação dos profissionais e assim alcançar tais benefícios. Veja como aplicá-la ao seu negócio.

 

O que é endomarketing? 

Endomarketing √© um conjunto de estrat√©gias de marketing pensadas para ‚Äúvender‚ÄĚ a empresa para o p√ļblico interno, ou seja, conquistar e engajar os colaboradores, tornando o ambiente um lugar saud√°vel e agrad√°vel de se trabalhar.¬†

Um funcionário satisfeito, por exemplo, costuma exaltar a empresa no seu ciclo social, entre amigos e familiares. Mesmo que o negócio venda software e que tais pessoas não tenham como consumir do produto da empresa diretamente, elas também são promotoras da marca e quando souberem de alguém que precisa de uma solução tecnológica, vão lembrar da empresa que valoriza seu familiar ou amigo. 

Essa rede de promoção também facilita a atração de talentos qualificados, uma vez que o nome da empresa estará intimamente ligado a um bom lugar para se trabalhar, impulsionando o employer branding.

 

Quem faz o endomarketing?

As a√ß√Ķes para o p√ļblico interno s√£o resultados do trabalho conjunto da √°rea de marketing e RH. √Č como pensar em uma estrat√©gia de marketing externa: primeiro √© necess√°rio conhecer o p√ļblico, suas necessidades, dores, insatisfa√ß√Ķes e queixas.

Depois √© preciso entender qual a percep√ß√£o que o p√ļblico tem da marca ‚ÄĒ positiva ou negativa; pensar em como as solu√ß√Ķes oferecidas resolvem os problemas do p√ļblico; fazer campanhas que mostrem o ‚Äúproduto‚ÄĚ ‚ÄĒ no caso a empresa ou determinadas a√ß√Ķes que estimulem a compra, nesse caso, o engajamento.¬†

Sendo assim, toda a primeira etapa de conhecimento do p√ļblico, do problema e desenho da solu√ß√£o mais pertinente a partir disso, fica a cargo do RH.

Enquanto a parte de abordagem com o p√ļblico e ‚Äúvenda‚ÄĚ do produto, √© responsabilidade do time de marketing.¬†

Mas cuidado para n√£o confundir endomarketing com comunica√ß√£o interna. As duas estrat√©gias andam lado a lado e, em certa medida, o endomarketing precisa da comunica√ß√£o interna, afinal, as a√ß√Ķes pensadas para estimular o engajamento dos colaboradores precisam ser divulgadas e, para isso, a rede de comunica√ß√£o do neg√≥cio √© essencial.¬†

Vamos além: as estratégias de comunicação interna podem fazer parte de um plano de endomarketing.

Quando falamos em transpar√™ncia nas informa√ß√Ķes e objetividade nas comunica√ß√Ķes, estamos nos referindo a a√ß√Ķes que ajudam no engajamento, portanto, que podem ser previstas dentro de um plano de endomarketing.

Ou seja, por mais que sejam diferentes, as duas frentes se unem em diversos momentos. 

Voltando √†s responsabilidades e cria√ß√£o de um plano de endomarketing. Na primeira fase, onde o RH √© mais atuante, para entender quem √© o p√ļblico alvo e quais s√£o suas dores e necessidades, algumas a√ß√Ķes podem ser de grande valia, como:

Com todas essas informa√ß√Ķes na m√£o, a equipe de RH pode desenhar a√ß√Ķes que ajudem na resolu√ß√£o das dores encontradas.

O marketing, ent√£o, deixar√° as propostas atraentes para o p√ļblico interno e desenhar√° a melhor forma de divulga√ß√£o de tais campanhas.¬†

Ap√≥s isso, √© preciso ainda mensurar os resultados para entender se os objetivos foram alcan√ßados, se as a√ß√Ķes est√£o condizentes com o perfil do p√ļblico, se o engajamento est√° realmente aumentando.

Al√©m das ferramentas elencadas anteriormente, √© poss√≠vel fazer formul√°rios de feedback espec√≠ficos para cada a√ß√£o, tendo uma vis√£o mais pontual sobre a opini√£o do p√ļblico.

 

3 maiores benefícios do endomarketing

Como mencionamos, o maior benef√≠cio do endomarketing √© o engajamento do p√ļblico interno de uma empresa. Mas, se destrincharmos esse ganho, encontramos muitas outras vantagens em usar a t√©cnica como estrat√©gia de gest√£o de pessoas. Veja as principais:

 

1. Melhora do clima organizacional

As a√ß√Ķes do endomarketing pretendem melhorar a rela√ß√£o dos colaboradores com o neg√≥cio, ao atingir esse objetivo, consequentemente, o clima organizacional √© tamb√©m aprimorado.

Isso porque colaboradores mais engajados, que confiam na estrat√©gia do neg√≥cio, nos seus colegas e em seus gestores, tendem a ser mais felizes e assim, melhorarem o clima dentro do ambiente de trabalho ‚ÄĒ seja ele um espa√ßo f√≠sico ou online.

 

2. Diminui o turnover

Colaboradores satisfeitos com seu trabalho dificilmente deixar√£o a empresa, mesmo se receberem uma proposta financeira melhor.

 

3. Aumenta a produtividade

J√° falamos aqui que trabalhadores mais felizes produzem mais. Uma estrat√©gia de endomarketing bem aplicada tende a aumentar o n√≠vel de satisfa√ß√£o dos profissionais, o que os d√° mais motiva√ß√£o para atender melhor os clientes, executar suas fun√ß√Ķes da melhor maneira poss√≠vel, propor inova√ß√Ķes, ter um discurso de vendas mais aprimorado, entre outros.¬†

 

Como desenvolver uma estratégia de endomarketing

A aplica√ß√£o de estrat√©gias de endomarketing n√£o √© igual para todos os neg√≥cios. Como a pr√°tica est√° intimamente relacionada com o seu p√ļblico alvo, seus desafios e solu√ß√Ķes que consigam gerar um impacto positivo dentro de uma determinada institui√ß√£o, n√£o existe f√≥rmula m√°gica que pode ser aplicada em todos os lugares.¬†

Como falamos, o entendimento do cen√°rio atual por meio de pesquisas e feedbacks realizados pelo RH s√£o essenciais para estipular qual o foco atual do endomarketing.

Lembrando que esse √© um trabalho constante, portanto, √© preciso rever a estrat√©gia de tempos em tempos ‚ÄĒ nesse caso o ciclo n√£o pode ser muito curto, porque as a√ß√Ķes precisam se enraizar no neg√≥cio, mas o ideal √© a cada seis meses ou um ano revisar as a√ß√Ķes, entender se os problemas est√£o sendo atendidos e como pode ser a evolu√ß√£o da pr√°tica.

Dito isso, algumas práticas que podem ser aplicadas dentro de uma estratégia de endomarketing são:

 

Plano de carreira

Colaboradores que sabem o que precisam fazer para evoluir a carreira dentro de um negócio tendem a ser mais motivados e produtivos.

Divulgar um plano de carreira estruturado pode, inclusive, ser um diferencial, uma vez que são poucos os negócios que aplicam essa prática.

Ou seja, na maioria das vezes é um mistério quais as oportunidades de crescimento do colaborador dentro da empresa e quais os objetivos que precisam ser alcançados para evoluir de cargo.

No endomarketing, al√©m de estruturar o plano, √© preciso divulg√°-lo, garantir que est√° claro e objetivo, e ainda manter o canal de comunica√ß√£o aberto caso haja d√ļvidas.

 

Cultura de feedbacks

Incentivar uma cultura de feedbacks faz com que as pessoas se sintam mais à vontade para aderir a essa prática. Campanhas, workshops e exemplo são as melhores formas de solidificar tal cultura. Isso porque dar um feedback precisa ser algo natural, democrático e constante dentro do negócio.

A qualquer momento um colaborador precisa se sentir à vontade para dar um feedback para seu gestor, por exemplo. Para colher os benefícios reais dessa prática, como alinhamento de expectativas, resolução de desafios e reconhecimento, é preciso que o feedback seja de qualidade, por isso os cursos e materiais educativos são essenciais.

 

Aprimoramento

Para poder superar os desafios di√°rios e crescer na carreira os colaboradores precisam estar constantemente evoluindo seu conhecimento.

As empresas que incentivam essa prática por meio de subsídios para cursos, promoção de workshops internos e de trocas de conhecimento, engajam seus colaboradores ao mesmo tempo que os preparam para entregas cada vez melhores e mais complexas.

 

Reconhecimento

Um dos grandes pilares da motiva√ß√£o no trabalho √© o reconhecimento. As pessoas precisam enxergar que sua dedica√ß√£o e seu esfor√ßo est√£o sendo vistos e reconhecidos para poderem continuar no mesmo ritmo. Al√©m dos feedbacks e canais de reconhecimento, pr√™mios e bonifica√ß√Ķes s√£o formas de aplicar esses benef√≠cios.

 

Integração

Um ambiente saudável e agradável é constituído de pessoas que se sentem à vontade para ter conversas no trabalho. Por isso, promover a integração dentro dos times e com todos os colaboradores é uma forma de aproximar as pessoas e deixar o clima melhor. 

E na sua empresa, quais as estrat√©gias atuais de endomarketing? ūüėČ

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