Termômetro das emoções: Como gerenciar o humor do seu time?

O termômetro das emoções é o responsável por identificar, medir e regular o bem-estar e saúde mental dos colaboradores nas empresas.

Por meio da avaliação de desempenho, gestores e a equipe do RH conseguem medir o que os colaboradores estão fazendo, seu desempenho e quais são os funcionários mais produtivos da equipe. 

Mas a avaliação de desempenho não consegue identificar como os colaboradores se sentem. Na verdade, muitos gestores não se atentam para a importância dos sentimentos do funcionário em relação à empresa. 

Existe uma correlação quase direta entre a felicidade no trabalho e os resultados da empresa. Métricas como produtividade, lucratividade e, até mesmo, rotatividade, são afetadas pelo humor do funcionário. 

Para entender as emoções dos funcionários em relação ao trabalho, é preciso ir um pouco além da avaliação de desempenho.

É necessário usar o termômetro das emoções. 

Por isso, preparamos um artigo explicando melhor o conceito dessa técnica e como os gestores podem usar o termômetro das emoções para gerenciar seu time.

O que é termômetro das emoções?

O termômetro das emoções, também chamado de termômetro do humor ou termômetro de sentimentos, é o método de rastrear o humor dos colaboradores de uma empresa. 

Quando o termômetro das emoções nas empresas é bem aplicado, usando todos os dados de forma ética e pensando no próprio colaborador, tem o potencial de melhorar o desempenho do funcionário.

O método, cada vez mais buscado, ajuda as organizações a eliminar os possíveis gatilhos que causam estresse no colaborador, auxiliando na saúde de cada um deles. Consequentemente, isso resulta no crescimento da empresa. 

Eliminar todos os gatilhos de estresse dentro da empresa que normalmente desencadeiam a síndrome de burnout, é um ganho para tanto para o colaborador, quanto para a empresa. 

Funcionários felizes e satisfeitos vestem a camisa da empresa, fazendo todo o possível para dar o seu melhor e entregar os melhores resultados. Dessa forma, a empresa também sai ganhando. 

 


 

Como criar um termômetro das emoções para a sua empresa

Para empresas que desejam aplicar o termômetro de emoções para colaboradores, é possível contratar o serviço de termômetro emocional da Feedz que irá medir a emoção dos mesmos. 

A plataforma possibilita que os próprios colaboradores digam como estão se sentindo naquele dia. Assim, seu gestor imediato recebe essa informação para que possa criar estratégias para ajudar aquele colaborador.

termometro do humor
Crie um ambiente de trabalho acolhedor para seus colaboradores

 

Como os gestores podem usar as informações recebidas pelo termômetro das emoções? 

Medir os sentimentos dos colaboradores não é suficiente, é preciso usar esses dados para melhorar a vida de todos eles dentro da empresa, para que os dois lados cresçam juntos. 

Primeiro, você precisa realmente se importar com eles. Mostre para eles que a empresa realmente se importa, caso contrário, você terá funcionários pouco envolvidos e, cedo ou tarde, eles irão embora, aumentando a taxa de turnover

Os funcionários querem saber que a empresa se importa e, além disso, querem poder falar, elas precisam se sentir à vontade para dar feedback e realmente dizer como sentem. 

Uma vez que você tem o resultado prévio das emoções dos seus colaboradores, você poderá concentrar esforços naqueles que não estão se sentindo bem, e que estão reagindo a estímulos negativos dentro da empresa. 

O primeiro passo é identificar quais são os gatilhos que estão despertando todos esses sentimentos negativos. 

Uma vez que você identificou os gatilhos, crie estratégias para eliminá-los. Isso irá preservar a saúde mental dos colaboradores, e tornar o trabalho um prazer para eles, rendendo bons resultados para a equipe. 

Você ainda pode ir além, e traçar estratégias de crescimento dos funcionários que estiverem com problemas emocionais dentro da sua empresa. Trabalhe com ele diretamente, traçando planos para a melhora no seu PDI

Se for um caso extremo, ajude o colaborador procurar ajuda psicológica, trabalhando o emocional do mesmo em duas frentes: dentro da empresa e fora dela. 

Esse é um investimento na sua equipe que trará ganhos não só para os colaboradores, mas para a empresa como um todo. 

6 benefícios de usar o termômetro das emoções

Nós separamos 6 vantagens em usar o termômetro das emoções na sua empresa. 

 

1. Acompanhar a saúde mental dos colaboradores da empresa 

Através de gráficos e históricos, recolhidos dos resultados do termômetro de humor, o RH e os gestores poderão ter uma ideia de como está a saúde mental da empresa. 

Com todos esses dados em mãos, será possível prever possíveis crises e identificar oportunidades de melhorias. Ou seja, será possível ter certo controle sobre a qualidade de vida dos funcionários e dos resultados que eles entregarão. 

Mas lembre-se que esse acompanhamento do humor deverá ser feito por setor e individualmente por colaborador, para manter um certo nível de organização nesse processo. 

 

2. Reter talentos

O mercado, cada vez mais, busca profissionais mais capacitados e que consigam administrar uma demanda de trabalho considerável. Junto com isso, os funcionários também estão priorizando cada vez mais sua saúde mental

Se a empresa não se preocupa em garantir benefícios para os colaboradores e cuidar do bem-estar dos seus colaboradores, eles irão procurar uma empresa que o faça. 

Por isso, usar o termômetro de emoções é garantir a retenção de talentos, evitando o risco de perder funcionários preciosos para os negócios. 

 

3. Diminuir a taxa de rotatividade

Perder um colaborador impacta na rotina do ambiente de trabalho e também na saúde mental dos demais colaboradores. Além disso, gera custos para receber um novo colaborador. 

Para evitar essa rotatividade tão prejudicial para a empresa, é importante um investimento em ferramentas de gestão de RH. O termômetro de emoções ajuda a evitar esse problema. 

 

4. Aumento de produtividade

Apesar de parecer óbvio, é bom lembrar que o bem estar dos colaboradores impacta diretamente no resultado do seu trabalho. Colaboradores que vestem a camisa da empresa são mais propensos a ter ideias melhores.

 

5. Engajamento da nova geração

A tecnologia é uma grande aliada no engajamento dos jovens talentos, que buscam ambientes corporativos inovadores e que se preocupem com seu bem-estar mental.

Focar no cuidado com a saúde mental e felicidade dessa geração de funcionários é garantir bons funcionários dedicados para o seu negócio. 

 

6. Sua marca se torna mais atrativa

Por fim, segundo a Sodexo, empresas que apostam em uma comunicação interna mais afetiva e que se preocupam em buscar benefícios para os colaboradores são, em média, 76% mais atraentes.

Usar o termômetro de emoção é garantir que a sua empresa será mais atraente para grandes talentos. 

O Guia Definitivo para Criar um Ambiente de Trabalho Feliz

É importante que o termômetro das emoções seja utilizado para propor ajuda, entender o que pode ser feito e resolver em conjunto a situação da melhor forma possível.

Veja também: 5 ações para incentivar os colaboradores a compartilhar o que estão sentindo

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar