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Por que uma plataforma de engajamento de colaboradores gamificada vai transformar sua empresa?

Está comprovado que valorizar os colaboradores impacta diretamente no sucesso dos negócios. De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Gallup em 2017, colaboradores altamente engajados aumentam a satisfação do cliente, gerando um volume 20% maior de vendas. O desempenho de colaboradores engajados é 147% maior do que daqueles que estão desengajados.

Por isso, cada vez mais empresas têm se preocupado em colocar as pessoas em primeiro lugar. No entanto, o engajamento de colaboradores ainda é o grande desafio das organizações. ?

Um estudo canadense recente revelou que 70% dos colaboradores não estão engajados no trabalho e 45% nem mesmo gostam de seus empregos. Mas, como melhorar a felicidade e o engajamento dos colaboradores para potencializar os resultados e continuar crescendo em um cenário de alta competitividade?

 

Se você pode fazer algo mais divertido, e inclui técnicas de jogos, você pode conseguir que as pessoas executem ações que normalmente elas não executariam.

Gabe Zichermann    

 

Integrar soluções tecnológicas inovadoras e divertidas, colabora diretamente para o aumento do engajamento. Medir o índice de engajamento, satisfação e felicidade dos colaboradores por meio do uso de ferramentas digitais permite às empresas realizarem ações para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores. Tudo isso utilizando menos recursos de tempo e dinheiro. Se isso for feito de uma maneira lúdica, melhor ainda, gera empatia, por consequência, atenção e envolvimento. ?

 

Plataforma de engajamento de colaboradores oferece recursos inovadores para promover uma gestão de pessoas estratégica

Investir em uma plataforma de engajamento de colaboradores tem sido a alternativa encontrada por organizações que buscam alcançar melhores resultados, investindo na retenção de talentos e na criação de ambiente de trabalho saudável que promove a motivação dos colaboradores.

A Feedz é uma plataforma de engajamento de colaboradores que se propõe a ser a única solução necessária para cuidar do clima, engajamento e desenvolvimento profissional.

Com a Feedz você aumenta o engajamento, melhora a comunicação interna e retém talentos. O que a torna especial é a simplicidade na usabilidade, agilidade nas ações e praticidade de várias ferramentas em um só lugar, com um custo x benefício super acessível. ?

O fato de a Feedz ser uma plataforma gamificada ajuda demais na receptividade e engajamento dos colaboradores em torno dela. Permite entender os colaboradores, integrar os times, estimular feedbacks contínuos e acompanhar os objetivo. Isso tudo faz com que as pessoas se sintam parte da sua empresa.

O mercado de RH está no centro da transformação digital e não vai demorar muito para vermos o empoderamento do profissional de gestão de pessoas, que terá um papel cada vez mais estratégico dentro das empresas.

O maior desafio é colaborar para o amadurecimento do mercado de gestão de pessoas, tendo a tecnologia e os dados, como principais aliados para melhores tomada de decisão. Tem uma frase do Simon Sinek que gostamos muito e resume bem isso:

 

100% dos clientes são pessoas. 100% dos colaboradores são pessoas. Se você não entende de pessoas, você não entende de negócios.

Simon Sinek    

 

Confira quais são as principais funcionalidades da Feedz e saiba como a plataforma contribui para o aumento do engajamento e motivação de colaboradores, bem como na melhoria da comunicação interna e retenção de talentos. Veja ainda o depoimento de gestores que estão obtendo resultados satisfatórios ao utilizar os recursos disponíveis na Feedz.

Uma das funcionalidades que a plataforma Feedz oferece para as empresas é o termômetro de humor, que permite que as empresas monitorem o humor de cada colaborador de forma prática e moderna.

O recurso facilita a identificação de padrões de sentimentos que, por meio do cruzamento de dados temporais, possibilita que os gestores avaliem os fatores que impactam tanto positivamente como negativamente no clima da equipe.

Isso dá subsídio necessário para que a empresa crie ações estratégicas que garantam a felicidade e satisfação de seus colaboradores.

Imagine a seguinte situação ?

O colaborador Rafael compartilhou 20x nos últimos 90 dias que está “muito triste” devido ao trânsito até a empresa. Todos os dias ele passa horas no trânsito, perde muito tempo e dinheiro (a gasolina está muito cara). Para chegar no horário combinado, Rafael precisa sair muito cedo e não consegue nem se despedir da família.

Café da manhã ele não sabe mais o que é, vai comendo no caminho. Porém, por outro lado, Rafael gosta da empresa e precisa do salário. Ele não sabe o que fazer. Sua cabeça está um trevo. O fato é que se as coisas continuarem assim, o Rafael não vai aguentar e logo sairá da empresa, em busca de uma melhor qualidade de vida.

Se a empresa consegue mapear essas informações previamente, e o Rafael é indispensável para a empresa, ela consegue elaborar planos de ação para retê-lo, como: flexibilização de horário, mudança de turno, home office, ou até uma gratificação para que more mais próximo da empresa.

A perda do Rafael significaria aproximadamente R$ 6.000 de rescisão e 3 meses para substituição e adaptação. Se o Rafael não é tão indispensável assim, ao menos a empresa consegue se preparar para perdê-lo, engatilhando substitutos com maior agilidade e qualidade.

São pistas comportamentais, baseadas em dados, que irão tornar a sua empresa mais inteligente na gestão de pessoas. ?

 

Depoimentos de quem usa a plataforma de engajamento da Feedz ?

Você está satisfeito com o engajamento dos colaboradores? De acordo com um estudo da Deloitte, 60% dos gestores de RH afirmam não usar ferramentas adequadas para medir e melhorar o engajamento dos colaboradores nas empresas onde atuam.

Com a Feedz, é possível medir o índice de engajamento dos colaboradores de forma automatizada. Por meio dos dados disponíveis na plataforma, gestores podem avaliar como a falta de engajamento pode estar impactando os negócios. E, assim, adotar as ações necessárias para manter os colaboradores engajados e reter talentos.

Confira o que estão dizendo sobre a Feedz ⬇

  • Emerson Silva, Head of Corporate Culture da Superlógica, explica como conseguiu melhorar a qualidade de vida das pessoas no trabalho com a plataforma de engajamento de colaboradores Feedz.

 

Deu subsídio comportamental para os líderes na gestão dos times. Acabou com o “achismo” e sabemos que somos um local bacana para trabalhar graças ao ambiente que temos validado pelo Feedz. Melhorou a percepção das pessoas em ser ouvidos e ter um canal para saber como estão no trabalho que estão realizando.

Emerson Silva – Superlógica

Por meio do uso deste recurso da plataforma Feedz, a empresa passa a adotar uma política de feedbacks contínuos. A prática fortalece a comunicação e o relacionamento de gestores e líderes com colaboradores e equipes. Implementar a cultura de feedback, demonstra que a empresa valoriza a opinião e ideias de seus colaboradores e permite estabelecer programas dedicados a manter os colaboradores motivados e engajados. ?

Nas principais empresas de tecnologia do mundo, localizadas em sua maioria no Vale do Silício, a avaliação de desempenho já foi substituída pelos feedbacks contínuos. Na Feedz, qualquer colaborador, a qualquer momento, independente de hierarquia ou ciclos, pode solicitar um feedback a outro colaborador.

Isso torna as dinâmicas de desenvolvimento profissional extremamente ágil, em tempo real, acompanhando a velocidade da nova geração.

As pessoas sempre que enviam feedbacks, utilizam como base o código de cultura, valores ou competências da empresa, de maneira a gerar gráficos individuais e privados, com médias em cada um desses pilares, comparado com toda empresa. Em segundos, através dos feedbacks, a pessoa sabe exatamente onde precisa se desenvolver mais.

Definir metas e objetivos claros e manter os colaboradores alinhados a eles é essencial para conseguir conquistar os resultados estabelecidos e promover uma gestão transparente e ágil. Chegou a hora de você se despedir daquelas planilhas enormes e chatas, que utiliza para organizar os OKRs da empresa.

São úteis, mas você precisa evoluir. Na Feedz você e todo seu time conseguem organizar com muito mais facilidade todos os objetivos, resultados-chave e realizar os check-ins necessários, construindo hierarquias, adicionando lembretes, gerando gráficos e proporcionando um ambiente mais transparente.

As pessoas enfim entenderão o impacto do seu trabalho, no trabalho do colega, e porque estão fazendo o que estão fazendo.

  • Gilsoni Lunardi, diretor do CIGA, explica como o recurso tornou o time mais integrado e colaborativo.

 

A equipe, mesmo pequena, ficou mais integrada. Ficou mais claro para a equipe a estratégia da entidade. O tempo para gestão dos OKRs reduziu pela metade.

Gilsoni Lunardi – CIGA    

A plataforma Feedz possibilita que gestores e líderes promovam pesquisas rápidas com os colaboradores para que consigam acompanhar o índice de satisfação deles com a empresa. Além da Pesquisa eNPS (Satisfação interna) e Pesquisa Rápida (apenas uma pergunta – confira 70 exemplos de perguntas), recentemente adicionamos na Feedz a Super Pesquisa.

Com ela, o cliente tem o poder de adicionar quantas perguntas forem necessárias, com diversos formatos de resposta. Ela pode ser aberta ou anônima, para um ou mais setor, ou até para algum colaborador específico. Nessa nova pesquisa existe também a possibilidade de duplicar a pesquisa e salvar o rascunho para editar e publicar depois. ?

  • Natasha Arruda Bergamaschi, HR Manager da Suntech revela como a análise de dados ajudou a empresa a priorizar seus investimentos no que mais importa, as pessoas.

 

Poder medir o NPS rapidamente é sensacional. Conseguimos tomar ações de forma mais rápida e continuada. Os dados levantados diariamente me permitem ter um embasamento muito mais forte na reunião com os gestores sobre onde dar prioridade na gestão.

Natasha Arruda Bergamaschi – Suntech    

Já imaginou ter um ambiente para celebrar as pequenas vitória do dia a dia? Reconhecer as pessoas é algo de extrema importância emocional. Tem pessoas que tem mais necessidade, outras menos. Porém, em geral, estamos todos em busca de reconhecimento, seja pessoal ou profissional.

Uma conquista alcançada individualmente ou coletivamente deve ser enfatizada, isso traz motivação, estimula a confiança e relacionamentos. Na Feedz existe um Mural de Celebrações em que qualquer colaborador pode celebrar individualmente, para um time, ou toda empresa.

Pode ser utilizado texto, emojis e até gifs. É super divertido, simples e tem um impacto profundo! Ah! Os envolvidos são sempre notificados e podem curtir e comentar. A comunicação interna ganha mais dinamismo e diversão.  

Antes o que as pessoas buscavam nas empresas era estabilidade. Depois passou a ser reconhecimento e hoje é propósito. No discurso é maravilhoso, mas quando trazemos para o mundo real a coisa fica mais complexa.

Você, enquanto gestor ou gestora, diretor ou diretora, sabe e tem acompanhado o propósito de cada colaborador na empresa? Difícil, né? Geralmente isso é papo mais para o dia da contratação, e ao longo do tempo é perdido. ?‍♂️

 

A gamificação 

Gamificação é um jeito divertido de fazer as coisas. Resolver problemas práticos e/ou de despertar engajamento entre um público específico, em um contexto fora de jogos. É tornar uma atividade tediosa em algo estimulante e prazeroso.

? 14 exemplos de gamificação em empresas de sucesso
? Gamificação nas empresas: como aumentar o engajamento e produtividade com diversão

É um processo oriundo dos games, que aplicado em tarefas cotidianas as tornam mais atrativas e prazerosas. Ajuda a melhorar o ambiente de trabalho e estimula o engajamento e o trabalho em equipe dentro da organização. ⭐

Ao adotar a gamificação, o gestor traz para a empresa elementos motivadores, moderniza tradicionais sistemas de avaliação e aproxima profissionais da cultura e valores organizacionais.

O objetivo é sempre premiar os colaboradores mais ativos e engajados, incentivando os que estão desmotivados a mudarem essa situação, através de uma competição saudável.

Além de melhorar a gestão de desempenho, a gamificação pode ser usada para promover uma cultura corporativa positiva. Empresas como Yahoo!, Starbucks,  DevHub, Shell, entre várias outras utilizam essa metodologia.

 

A maneira mais fácil de mudar o comportamento das pessoas, para melhor, é por meio da diversão.

Nicolle Lazzaro    

 

As empresas que contam com a gamificação já sentem uma melhora de 20% no engajamento dos colaboradores com os processos produtivos e um crescimento de 250% nas receitas em comparação com os concorrentes que ainda não utilizam a estratégia.

Cerca de 70% das empresas da Fortune 1000 já implantaram a metodologia. A previsão é de que até 2020, 70% das maiores empresas globais terão ao menos uma de suas soluções corporativas baseadas em gamificação. ?

Mesmo uma empresa que tem a diversão em sua essência pode errar a mão na hora de engajar sua equipe por meio da gamificação. Um dos grandes erros é ter excesso de recompensas e falta de engajamento emocional.

 

Você sabe que tipo de recompensa é realmente relevante para seus colaboradores? Na dúvida, pergunte na pesquisa! ?

Liderança, um ambiente de trabalho acolhedor e uma cultura organizacional sólida são fundamentais para que a gamificação seja bem sucedida.

 

50 sugestões de recompensas por engajamento

A Feedz tem a gamificação em sua essência através do sistema de recompensas e o ranking de engajamento. Toda ação que as pessoas realizam na Feedz como compartilhar humor, enviar celebração, enviar feedback, responder pesquisa etc, gera moedinhas virtuais chamada Feedzcoins (a empresa pode batizar como achar melhor). ?

A empresa estabelece uma meta de engajamento mensal na plataforma (10.000 Feedzcoin) e atribui uma recompensa a isso: um curso, livro, jantar, caixa de chocolate, vai da criatividade da empresa. O gestor consegue por exemplo, configurar os pesos das ações e simular uma meta.

O ranking com os 5 primeiros colocados aparece na página principal da plataforma, estimulando ainda mais a brincadeira. Se divertindo, os colaboradores compartilham informações que se transformam em dados relevantes para melhorar a tomada de decisão, além de estimular planos de ação para comunicação interna, engajamento e retenção dos principais talentos. ?

 

Educação

 

  • vale livro;
  • vale curso;
  • vale couch pessoal;
  • assinatura de audiobook;
  • assinatura de revista;
  • caderninhos de produtividade;
  • vale ingresso evento;
  • participação em um evento;
  • mensalidade professor de inglês.

 

Saúde e bem-estar

 

  • garrafinha de água
  • massagem grátis
  • aula de yoga
  • aula de pilates
  • mensalidade de academia
  • vale manicure
  • vale barbeiro
  • vale cabeleireiro
  • vale tratamento corporal ou facial
  • day-off

 

Gastronomia

 

  • chocolate
  • cerveja artesanal
  • assinatura anual de Clube de Cerveja
  • vale jantar
  • vale cebola do Outback
  • vale presente do Madero
  • vale almoço
  • vale churrasco
  • vinho

 

Entretenimento

 

  • vale teatro
  • vale cinema
  • vale show
  • assinatura Spotify
  • assinatura Netflix
  • ingressos futebol
  • vale presente
  • vale caneca personalizada
  • diária em hotel
  • viagens
  • experiência surpresa
  • prêmios especial para a família
  • medalhas ou troféus
  • plaquinhas comemorativas

 

Utilidades

 

  • bônus $$
  • 1 semana de estacionamento free
  • vale diarista
  • dia em home office
  • vale jornada flexível
  • vale Uber
  • caixinha de som
  • fone de ouvido sem fio

Gostou de conhecer algumas das vantagens em adotar uma plataforma de engajamento de colaboradores? Agende uma demonstração da Feedz e obtenha todos os benefícios que essa inovação pode proporcionar ao RH. ??

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Gabriel Leite

Gabriel Leite

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