Por que uma plataforma de engajamento de colaboradores gamificada vai transformar sua empresa?

plataforma de engajamento gamificada

Está comprovado que valorizar os colaboradores impacta diretamente no sucesso dos negócios. De acordo com uma pesquisa realizada pela consultoria Gallup em 2017, colaboradores altamente engajados aumentam a satisfação do cliente, gerando um volume 20% maior de vendas. O desempenho de colaboradores engajados é 147% maior do que daqueles que estão desengajados.

Por isso, cada vez mais empresas t√™m se preocupado em colocar as pessoas em primeiro lugar. No entanto, o engajamento de colaboradores ainda √© o grande desafio das organiza√ß√Ķes. ūüéĮ

Um estudo canadense recente revelou que 70% dos colaboradores n√£o est√£o engajados no trabalho e 45% nem mesmo gostam de seus empregos. Mas, como melhorar a felicidade e o engajamento dos colaboradores para potencializar os resultados e continuar crescendo em um cen√°rio de alta competitividade?

 

Se voc√™ pode fazer algo mais divertido, e inclui t√©cnicas de jogos, voc√™ pode conseguir que as pessoas executem a√ß√Ķes que normalmente elas n√£o executariam.

Gabe Zichermann    

 

Integrar solu√ß√Ķes tecnol√≥gicas inovadoras e divertidas, colabora diretamente para o aumento do engajamento. Medir o √≠ndice de engajamento, satisfa√ß√£o e felicidade dos colaboradores por meio do uso de ferramentas digitais permite √†s empresas realizarem a√ß√Ķes para melhorar a qualidade de vida dos colaboradores. Tudo isso utilizando menos recursos de tempo e dinheiro. Se isso for feito de uma maneira l√ļdica, melhor ainda, gera empatia, por consequ√™ncia, aten√ß√£o e envolvimento. ūü§Ě

 

Plataforma de engajamento de colaboradores oferece recursos inovadores para promover uma gestão de pessoas estratégica

Investir em uma plataforma de engajamento de colaboradores tem sido a alternativa encontrada por organiza√ß√Ķes que buscam alcan√ßar melhores resultados, investindo na reten√ß√£o de talentos e na cria√ß√£o de ambiente de trabalho saud√°vel que promove a motiva√ß√£o dos colaboradores.

A Feedz √© uma plataforma de engajamento de colaboradores que se prop√Ķe a ser a √ļnica solu√ß√£o necess√°ria para cuidar do clima, engajamento e desenvolvimento profissional.

Com a Feedz voc√™ aumenta o engajamento, melhora a comunica√ß√£o interna e ret√©m talentos. O que a torna especial √© a simplicidade na usabilidade, agilidade nas a√ß√Ķes e praticidade de v√°rias ferramentas em um s√≥ lugar, com um custo x benef√≠cio super acess√≠vel.¬†ūü§ü

O fato de a Feedz ser uma plataforma gamificada ajuda demais na receptividade e engajamento dos colaboradores em torno dela. Permite entender os colaboradores, integrar os times, estimular feedbacks contínuos e acompanhar os objetivo. Isso tudo faz com que as pessoas se sintam parte da sua empresa.

O mercado de RH está no centro da transformação digital e não vai demorar muito para vermos o empoderamento do profissional de gestão de pessoas, que terá um papel cada vez mais estratégico dentro das empresas.

O maior desafio é colaborar para o amadurecimento do mercado de gestão de pessoas, tendo a tecnologia e os dados, como principais aliados para melhores tomada de decisão. Tem uma frase do Simon Sinek que gostamos muito e resume bem isso:

 

100% dos clientes são pessoas. 100% dos colaboradores são pessoas. Se você não entende de pessoas, você não entende de negócios.

Simon Sinek    

 

Confira quais são as principais funcionalidades da Feedz e saiba como a plataforma contribui para o aumento do engajamento e motivação de colaboradores, bem como na melhoria da comunicação interna e retenção de talentos. Veja ainda o depoimento de gestores que estão obtendo resultados satisfatórios ao utilizar os recursos disponíveis na Feedz.

Uma das funcionalidades que a plataforma Feedz oferece para as empresas √© o term√īmetro de humor, que permite que as empresas monitorem o humor de cada colaborador de forma pr√°tica e moderna.

O recurso facilita a identifica√ß√£o de padr√Ķes de sentimentos que, por meio do cruzamento de dados temporais, possibilita que os gestores avaliem os fatores que impactam tanto positivamente como negativamente no clima da equipe.

Isso d√° subs√≠dio necess√°rio para que a empresa crie a√ß√Ķes estrat√©gicas que garantam a felicidade e satisfa√ß√£o de seus colaboradores.

Imagine a seguinte situa√ß√£o ūüí≠

O colaborador Rafael compartilhou 20x nos √ļltimos 90 dias que est√° “muito triste” devido ao tr√Ęnsito at√© a empresa. Todos os dias ele passa horas no tr√Ęnsito, perde muito tempo e dinheiro (a gasolina est√° muito cara). Para chegar no hor√°rio combinado, Rafael precisa sair muito cedo e n√£o consegue nem se despedir da fam√≠lia.

Café da manhã ele não sabe mais o que é, vai comendo no caminho. Porém, por outro lado, Rafael gosta da empresa e precisa do salário. Ele não sabe o que fazer. Sua cabeça está um trevo. O fato é que se as coisas continuarem assim, o Rafael não vai aguentar e logo sairá da empresa, em busca de uma melhor qualidade de vida.

Se a empresa consegue mapear essas informa√ß√Ķes previamente, e o Rafael √© indispens√°vel para a empresa, ela consegue elaborar planos de a√ß√£o para ret√™-lo, como: flexibiliza√ß√£o de hor√°rio, mudan√ßa de turno, home office, ou at√© uma gratifica√ß√£o para que more mais pr√≥ximo da empresa.

A perda do Rafael significaria aproximadamente R$ 6.000 de rescisão e 3 meses para substituição e adaptação. Se o Rafael não é tão indispensável assim, ao menos a empresa consegue se preparar para perdê-lo, engatilhando substitutos com maior agilidade e qualidade.

S√£o pistas comportamentais, baseadas em dados, que ir√£o tornar a sua empresa mais inteligente na gest√£o de pessoas.¬†ūüíô

 

Depoimentos de quem usa a plataforma de engajamento da Feedz ūüöÄ

Você está satisfeito com o engajamento dos colaboradores? De acordo com um estudo da Deloitte, 60% dos gestores de RH afirmam não usar ferramentas adequadas para medir e melhorar o engajamento dos colaboradores nas empresas onde atuam.

Com a Feedz, √© poss√≠vel medir o √≠ndice de engajamento dos colaboradores de forma automatizada. Por meio dos dados dispon√≠veis na plataforma, gestores podem avaliar como a falta de engajamento pode estar impactando os neg√≥cios. E, assim, adotar as a√ß√Ķes necess√°rias para manter os colaboradores engajados e reter talentos.

Confira o que estão dizendo sobre a Feedz ⬇

  • Emerson Silva, Head of Corporate Culture da Superl√≥gica, explica como conseguiu melhorar a qualidade de vida das pessoas no trabalho com a plataforma de engajamento de colaboradores Feedz.

 

Deu subs√≠dio comportamental para os l√≠deres na gest√£o dos times. Acabou com o “achismo” e sabemos que somos um local bacana para trabalhar gra√ßas ao ambiente que temos validado pelo Feedz. Melhorou a percep√ß√£o das pessoas em ser ouvidos e ter um canal para saber como est√£o no trabalho que est√£o realizando.

Emerson Silva ‚Äď Superl√≥gica

Por meio do uso deste recurso da plataforma Feedz, a empresa passa a adotar uma pol√≠tica de feedbacks cont√≠nuos. A pr√°tica fortalece a comunica√ß√£o e o relacionamento de gestores e l√≠deres com colaboradores e equipes. Implementar a cultura de feedback, demonstra que a empresa valoriza a opini√£o e ideias de seus colaboradores e permite estabelecer programas dedicados a manter os colaboradores motivados e engajados.¬†ūüėÄ

Nas principais empresas de tecnologia do mundo, localizadas em sua maioria no Vale do Silício, a avaliação de desempenho já foi substituída pelos feedbacks contínuos. Na Feedz, qualquer colaborador, a qualquer momento, independente de hierarquia ou ciclos, pode solicitar um feedback a outro colaborador.

Isso torna as din√Ęmicas de desenvolvimento profissional extremamente √°gil, em tempo real, acompanhando a velocidade da nova gera√ß√£o.

As pessoas sempre que enviam feedbacks, utilizam como base o código de cultura, valores ou competências da empresa, de maneira a gerar gráficos individuais e privados, com médias em cada um desses pilares, comparado com toda empresa. Em segundos, através dos feedbacks, a pessoa sabe exatamente onde precisa se desenvolver mais.

Definir metas e objetivos claros e manter os colaboradores alinhados a eles é essencial para conseguir conquistar os resultados estabelecidos e promover uma gestão transparente e ágil. Chegou a hora de você se despedir daquelas planilhas enormes e chatas, que utiliza para organizar os OKRs da empresa.

S√£o √ļteis, mas voc√™ precisa evoluir. Na Feedz voc√™ e todo seu time conseguem organizar com muito mais facilidade todos os objetivos, resultados-chave e realizar os check-ins necess√°rios, construindo hierarquias, adicionando lembretes, gerando gr√°ficos e proporcionando um ambiente mais transparente.

As pessoas enfim entender√£o o impacto do seu trabalho, no trabalho do colega, e porque est√£o fazendo o que est√£o fazendo.

  • Gilsoni Lunardi, diretor do CIGA, explica como o recurso tornou o time mais integrado e colaborativo.

 

A equipe, mesmo pequena, ficou mais integrada. Ficou mais claro para a equipe a estratégia da entidade. O tempo para gestão dos OKRs reduziu pela metade.

Gilsoni Lunardi ‚Äď CIGA¬† ¬†¬†

A plataforma Feedz possibilita que gestores e líderes promovam pesquisas rápidas com os colaboradores para que consigam acompanhar o índice de satisfação deles com a empresa. Além da Pesquisa eNPS (Satisfação interna) e Pesquisa Rápida (apenas uma pergunta Рconfira 70 exemplos de perguntas), recentemente adicionamos na Feedz a Super Pesquisa.

Com ela, o cliente tem o poder de adicionar quantas perguntas forem necess√°rias, com diversos formatos de resposta. Ela pode ser aberta ou an√īnima, para um ou mais setor, ou at√© para algum colaborador espec√≠fico. Nessa nova pesquisa existe tamb√©m a possibilidade de duplicar a pesquisa e salvar o rascunho para editar e publicar depois. ūüí°

  • Natasha Arruda Bergamaschi, HR Manager da Suntech revela como a an√°lise de dados ajudou a empresa a priorizar seus investimentos no que mais importa, as pessoas.

 

Poder medir o NPS rapidamente √© sensacional. Conseguimos tomar a√ß√Ķes de forma mais r√°pida e continuada. Os dados levantados diariamente me permitem ter um embasamento muito mais forte na reuni√£o com os gestores sobre onde dar prioridade na gest√£o.

Natasha Arruda Bergamaschi ‚Äď Suntech¬† ¬†¬†

J√° imaginou ter um ambiente para celebrar as pequenas vit√≥ria do dia a dia? Reconhecer as pessoas √© algo de extrema import√Ęncia emocional. Tem pessoas que tem mais necessidade, outras menos. Por√©m, em geral, estamos todos em busca de reconhecimento, seja pessoal ou profissional.

Uma conquista alcan√ßada individualmente ou coletivamente deve ser enfatizada, isso traz motiva√ß√£o, estimula a confian√ßa e relacionamentos. Na Feedz existe um Mural de Celebra√ß√Ķes em que qualquer colaborador pode celebrar individualmente, para um time, ou toda empresa.

Pode ser utilizado texto, emojis e at√© gifs. √Č super divertido, simples e tem um impacto profundo! Ah! Os envolvidos s√£o sempre notificados e podem curtir e comentar. A comunica√ß√£o interna ganha mais dinamismo e divers√£o. ¬†

Antes o que as pessoas buscavam nas empresas era estabilidade. Depois passou a ser reconhecimento e hoje é propósito. No discurso é maravilhoso, mas quando trazemos para o mundo real a coisa fica mais complexa.

Voc√™, enquanto gestor ou gestora, diretor ou diretora, sabe e tem acompanhado o prop√≥sito de cada colaborador na empresa? Dif√≠cil, n√©? Geralmente isso √© papo mais para o dia da contrata√ß√£o, e ao longo do tempo √© perdido. ūü§∑‚Äć‚ôāÔłŹ

 

A gamificação 

Gamifica√ß√£o √© um jeito divertido de fazer as coisas. Resolver problemas pr√°ticos e/ou de despertar engajamento entre um p√ļblico espec√≠fico, em um contexto fora de jogos. √Č tornar uma atividade tediosa em algo estimulante e prazeroso.

√Č um processo oriundo dos games, que aplicado em tarefas cotidianas as tornam mais atrativas e prazerosas. Ajuda a melhorar o ambiente de trabalho e estimula o engajamento e o trabalho em equipe dentro da organiza√ß√£o. ‚≠ź

Ao adotar a gamificação, o gestor traz para a empresa elementos motivadores, moderniza tradicionais sistemas de avaliação e aproxima profissionais da cultura e valores organizacionais.

O objetivo é sempre premiar os colaboradores mais ativos e engajados, incentivando os que estão desmotivados a mudarem essa situação, através de uma competição saudável.

Além de melhorar a gestão de desempenho, a gamificação pode ser usada para promover uma cultura corporativa positiva. Empresas como Yahoo!, Starbucks,  DevHub, Shell, entre várias outras utilizam essa metodologia.

 

A maneira mais fácil de mudar o comportamento das pessoas, para melhor, é por meio da diversão.

Nicolle Lazzaro    

 

As empresas que contam com a gamificação já sentem uma melhora de 20% no engajamento dos colaboradores com os processos produtivos e um crescimento de 250% nas receitas em comparação com os concorrentes que ainda não utilizam a estratégia.

Cerca de 70% das empresas da Fortune 1000 j√° implantaram a metodologia. A previs√£o √© de que at√© 2020, 70% das maiores empresas globais ter√£o ao menos uma de suas solu√ß√Ķes corporativas baseadas em gamifica√ß√£o. ūüėé

Mesmo uma empresa que tem a diversão em sua essência pode errar a mão na hora de engajar sua equipe por meio da gamificação. Um dos grandes erros é ter excesso de recompensas e falta de engajamento emocional.

 

Voc√™ sabe que tipo de recompensa √© realmente relevante para seus colaboradores? Na d√ļvida, pergunte na pesquisa! ūüďĘ

Liderança, um ambiente de trabalho acolhedor e uma cultura organizacional sólida são fundamentais para que a gamificação seja bem sucedida.

 

50 sugest√Ķes de recompensas por engajamento

A Feedz tem a gamifica√ß√£o em sua ess√™ncia atrav√©s do sistema de recompensas e o ranking de engajamento. Toda a√ß√£o que as pessoas realizam na Feedz como compartilhar humor, enviar celebra√ß√£o, enviar feedback, responder pesquisa etc, gera moedinhas virtuais chamada Feedzcoins (a empresa pode batizar como achar melhor). ūüĒĚ

A empresa estabelece uma meta de engajamento mensal na plataforma (10.000 Feedzcoin) e atribui uma recompensa a isso: um curso, livro, jantar, caixa de chocolate, vai da criatividade da empresa. O gestor consegue por exemplo, configurar os pesos das a√ß√Ķes e simular uma meta.

O ranking com os 5 primeiros colocados aparece na p√°gina principal da plataforma, estimulando ainda mais a brincadeira. Se divertindo, os colaboradores compartilham informa√ß√Ķes que se transformam em dados relevantes para melhorar a tomada de decis√£o, al√©m de estimular planos de a√ß√£o para comunica√ß√£o interna, engajamento e reten√ß√£o dos principais talentos.¬†ūüéą

 

Educação

 

  • vale livro;
  • vale curso;
  • vale couch pessoal;
  • assinatura de audiobook;
  • assinatura de revista;
  • caderninhos de produtividade;
  • vale ingresso evento;
  • participa√ß√£o em um evento;
  • mensalidade professor de ingl√™s.

 

Sa√ļde e bem-estar

 

  • garrafinha de √°gua
  • massagem gr√°tis
  • aula de yoga
  • aula de pilates
  • mensalidade de academia
  • vale manicure
  • vale barbeiro
  • vale cabeleireiro
  • vale tratamento corporal ou facial
  • day-off

 

Gastronomia

 

  • chocolate
  • cerveja artesanal
  • assinatura anual de Clube de Cerveja
  • vale jantar
  • vale cebola do Outback
  • vale presente do Madero
  • vale almo√ßo
  • vale churrasco
  • vinho

 

Entretenimento

 

  • vale teatro
  • vale cinema
  • vale show
  • assinatura Spotify
  • assinatura Netflix
  • ingressos futebol
  • vale presente
  • vale caneca personalizada
  • di√°ria em hotel
  • viagens
  • experi√™ncia surpresa
  • pr√™mios especial para a fam√≠lia
  • medalhas ou trof√©us
  • plaquinhas comemorativas

 

Utilidades

 

  • b√īnus $$
  • 1 semana de estacionamento free
  • vale diarista
  • dia em home office
  • vale jornada flex√≠vel
  • vale Uber
  • caixinha de som
  • fone de ouvido sem fio

Gostou de conhecer algumas das vantagens em adotar uma plataforma de engajamento de colaboradores? Agende uma demonstra√ß√£o da Feedz e obtenha todos os benef√≠cios que essa inova√ß√£o pode proporcionar ao RH.¬†ūüĎäūüėÉ

Se inscreve a√≠ na nossa news ūü§©

T√° a fim de receber conte√ļdos incr√≠veis como esse direto na sua caixa de entrada? Ent√£o √© s√≥ colocar seu e-mail aqui embaixo e assinar a newsletter do Blog da Feedz!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Artigos relacionados