11 motivos que valem a pena celebrar na empresa

11 motivos que valem a pena celebrar na empresa

O Mário Sérgio Cortella afirma que reconhecimento é a melhor maneira de se valorizar alguém. E de fato é. Não tem coisa melhor que receber uma celebração por algo legal que você fez, não é verdade? Às vezes até um básico “Parabéns, me sinto orgulhoso por isso!” já muda o dia da pessoa e impacta diretamente no desempenho e performance. 

Sim, tem pessoas que necessitam de mais reconhecimento, do que outros, então é importante atentar-se para que não reconheça demais quem não valoriza tanto isso, ou reconheça de menos, quem valoriza mais. A grande questão é que um copo de água, wifi e uma boa celebração, não faz mal a ninguém.

Atenção! Não celebre apenas aquela grande meta alcançada, celebre as pequenas vitórias do dia a dia. São pequenos passos que fazem a diferença. O sucesso mora nos detalhes!

Exemplos de Celebrações

1) Novo colaborador

Essa é uma forma maravilhosa de apresentar o novo membro e integrá-lo rapidamente com o time. Uma dose de energia positiva na chegada é importantíssimo para o desenvolvimento ao longo das primeiras semanas, pois traz segurança. O Onboarding agradece!

2) Novo cliente

Alguém te deu uma oportunidade incrível de fazer algo pela empresa, isso é excelente e a expectativa é sempre grande. Todo novo cliente vale a pena ser celebrado, independente do tamanho. Destaco isso porque a maioria só quer celebrar aquele cliente grande, o que é bom, mas acaba desvalorizando os clientes menores, gerando até um incômodo em quem conquistou aquela conta. Celebre igual! 

3) Nova Parceria

Sim, parceria é tão importante quanto cliente. Em uma parceria você conecta marcas diferentes, com um propósito em comum. Isso não é fácil e precisa ser valorizado.

4) Volta de Férias

Não precisamos nem falar muita coisa. Tem algo melhor que voltar de férias e ser recebido de braços abertos? As doses de endorfina vão lá em cima! Acolhimento é fundamental para o desenvolvimento!

5) Ajuda

Não adianta ser fera tecnicamente e bater todas as metas, se és um babaca com o time. Empresas são pessoas e se você não colabora com os demais, você está sendo egoísta. A tendência é que a pessoa seja demitida pela cultura corporativa. Se alguém ajuda alguém, celebre quantas vezes forem necessárias. Isso deve ser incentivado ao máximo dentro da empresa.

6) Presença em Eventos/Cursos/Palestras/Meetups/Workshops

Celebra a participação! Manda uma foto, grava um vídeo, manda pro time, contagia, compartilha a alegria de estar tendo aquela oportunidade e o quanto poderá colaborar para os resultados da empresa. A gratidão acompanha o reconhecimento.

7) Compartilhamento de Conhecimento

Não adianta nada absorver o conteúdo e não compartilhar com a empresa. Celebre o compartilhamento de conhecimento para que mais pessoas façam o mesmo naturalmente!

8) Solução de problemas

Toda empresa tem problema, todo cliente tem problema, toda pessoa tem problema. Quem tem o perfil solucionador merece sempre celebração! Vamos valorizar esse comportamento!

9) Elogios sinceros

Às vezes a pessoa é elogiada pelo cliente ou por alguém e fica com vergonha de compartilhar, com medo das pessoas interpretarem que ela está “se achando”. Para com isso,  modéstia parte, se foi elogiado é porque você fez um bom trabalho e seria injusto guardar isso só com você. Compartilhe sua alegria com os demais. Uma empresa com cultura forte não tem espaço para pessoas invejosas. Em um time vencedor todo mundo se sente feliz pelo sucesso do outro. Afinal, ninguém ganha jogo sozinho! 

10) Entregas sensacionais

Quem entregou uma experiência incrível merece celebrar e ser celebrado. Aquela entrega que supera as expectativas, que vai além do que se espera, que surpreende, que dá um resultado muito além do planejado. O sensacional precisa ser reconhecido e serve de inspiração para os demais. 

11) Ações Internas

Como disse Peter Drucker, “A Cultura devora a Estratégia no Café da Manhã”, então enquanto profissional de RH, Gente ou Gestão, estimule rituais e eventos informais entre o time. Apesar de parecer bobo, mas momentos fora da empresa fortalecem as relações, estimulam a interação e fazem com que o time fique mais entrosado, desempenhando um trabalho mais prazeroso, feliz, e por consequência, melhor. 

É claro que inicialmente quem deve puxar as celebrações são os gestores, mas com o tempo, os próprios colaboradores celebrarão entre si, criando uma rede maravilhosa de reconhecimento espontâneo, que melhora a comunicação interna, produtividade, engajamento, desenvolvimento, desempenho e por consequência, retém os principais talentos. 

Vem celebrar na Feedz!

Comments are closed.