A Pesquisa de Clima morreu?

austin-distel-TluMvvrZ57g-unsplash

A pesquisa de clima √© uma ferramenta utilizada h√° mais de 50 anos pelas empresas. √Č natural, portanto, que em alguns momentos ela tenha sido mais popular e, em outros, novas estrat√©gias para medir o clima das empresas tenham se destacado. O fato √© que a pesquisa de clima ainda √© uma das melhores alternativas para entender como est√° o ambiente organizacional. O veredicto, portanto, √© que ela segue muito bem, obrigada.

O principal objetivo desta técnica é entender como os colaboradores de um negócio estão se sentindo em suas rotinas. Em sua experiência profissional você já deve ter passado por empresas em que parece que a desmotivação está no ar e em outras que as pessoas transmitem engajamento, certo?

Essa sensação é palpável, mas pode ser medida e o cenário pode ser modificado, se necessário, por meio da pesquisa de clima. Os objetivos centrais da ferramenta são:

  • Metrificar e apontar oportunidades de melhorias no ambiente organizacional;
  • Ouvir os colaboradores e entender como as mudan√ßas podem ser suavizadas;
  • Identificar o que trava o desempenho dos profissionais;
  • Aumentar a inova√ß√£o no ambiente;
  • Angariar dados para tomar decis√Ķes estrat√©gicas e conscientes.¬†

Mas como funciona na pr√°tica?

O primeiro passo é entender que mais do que uma ferramenta da área de gestão de pessoas, a pesquisa de clima deve ser vista como parte do planejamento estratégico da empresa. Ela mostra como guiar o principal ativo de qualquer negócio: os funcionários. 

Com ela é possível medir a taxa de insatisfação, entender o que é preciso fazer para melhorá-la, engajar os profissionais a fim de que eles se tornem mais produtivos e tragam maiores retornos. Além disso, um ambiente saudável ajuda a diminuir a taxa de turnover e a aumentar a atração de talentos. 

A primeira pesquisa de clima pode ser feita justamente para mapear estes aspectos e, depois, as outras podem ser direcionadas para alguma dor identificada. Por isso, o primeiro passo é entender onde a empresa quer chegar com a pesquisa. 

Depois disso claro, devem ser pensadas perguntas objetivas e divulgadas para todos da empresa. Tenha sempre em mente que as pessoas precisam entender o questionamento de primeira e que a pesquisa não pode ser algo grande e trabalhoso Рfoque em perguntas curtas e diretas ao ponto. 

A plataforma para isso deve facilitar a execu√ß√£o da ferramenta. Se ela centralizar e analisar seus resultados, melhor ainda. Por meio do estudo dos dados coletados, os gestores poder√£o entender o que fazer para melhorar o clima organizacional e ter insights sobre problemas e solu√ß√Ķes n√£o pensadas antes.¬†

Se a plataforma concentrar um histórico de dados sobre as pesquisas de clima, melhor. Assim, é possível medir a evolução, ou transgressão, em diferentes tópicos avaliados e traçar estratégias para torná-los fonte de melhora na empresa. 

O √ļnico lugar em que uma pesquisa de clima pode estar morta √© dentro de uma empresa que ainda n√£o despertou para a import√Ęncia que o bem-estar e o clima organizacional t√™m para a produtividade e satisfa√ß√£o dos colaboradores. Se a lugar em que trabalha est√° com esta ferramenta na UTI, trate de ressuscit√°-la, porque ela se mant√©m relevante no mercado.¬†

Na sua empresa é feita pesquisa de clima? Nos conte como é esta experiência.

simbolo_color

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

‚úĒ Todas as ferramentas de gest√£o de pessoas em um s√≥ lugar
‚úĒ O software mais indicado para empresas acima de 25 colaboradores

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Artigos relacionados

síndrome de burnout no ambiente de trabalho
Síndrome de burnout: o que é e como evitar no trabalho

A s√≠ndrome de burnout √© uma doen√ßa com taxas preocupantes no Brasil e no mundo. Por isso, agora, mais do que nunca, √© a hora de as organiza√ß√Ķes e seus l√≠deres cuidarem do bem-estar e da sa√ļde mental de seus funcion√°rios.

Comprometimento no trabalho
10 ideias para aumentar o comprometimento no trabalho

Incentivar o trabalho em equipe, reconhecer os esfor√ßos, apostar na cultura do feedback e investir no desenvolvimento cont√≠nuo est√£o entre as a√ß√Ķes que ajudam a solucionar a falta de comprometimento no trabalho.