5 Exemplos de OKRs para inovar a gestão da sua empresa

A metodologia de gestão Objectives and Key Results, mais conhecida como apenas OKR, tem como base a delimitação de objetivos e resultados-chaves para aprimorar a gestão de uma empresa. Com base nesse método, utilizado por empresas como Google e Spotify, é possível adicionar mais agilidade, precisão e motivação em um negócio. 

Isso porque os objetivos traçados têm um ciclo curto de realização, geralmente três meses; precisam ter resultados-chave mensuráveis para entender se o caminho está certo; e são inspiradores a fim de engajar os colaboradores. 

A metodologia tem outros benefícios como:

Transparência: todos devem ter acesso aos OKRs de todos;

Colaboração: ao ver como o OKR do colega impacta no seu trabalho, os profissionais tendem a colaborar mais uns com os outros;

Engajamento: quando entendem qual o impacto de suas conquistas para os objetivos gerais da empresa, os colaboradores se sentem parte do negócio e, assim, mais engajados. 

 

Como fazer OKRs que vão ajudar sua empresa a decolar neste trimestre

Para escrever OKRs que realmente tragam impactos positivos para o negócio a regra é: o objetivo precisa ser claro e inspiracional e os resultados-chave mensuráveis. Confira cinco exemplos de OKRs que podem impulsionar sua empresa em um trimestre:

 

Objetivo 1 –  Tornar os colaboradores em os maiores fãs da empresa.

Key-results:

a) Fazer 5 ações de engajamento com participação de até 80% dos colaboradores até o fim do ciclo;

b) Alcançar média 8 na pesquisa de clima;

c) Garantir que os líderes tenham pelo menos duas 1on1 com os liderados por mês.

 

Objetivo 2 – Tornar o turnover uma coisa rara.

Key-results

a) Fazer com que 100% dos novos contratados tenham fit com a cultura da empresa;

b) Ao fim do onboarding o colaborador deve ter conversado com pelo menos 5 pessoas  que tenham ações complementares às suas;

c) Garantir que todos os colaboradores recebam ao menos três feedbacks ao mês, sendo dois de seu líder direto e um de colegas.

 

Objetivo 3 – Ter clientes apaixonados.

Key-results:

a) Alcançar média 80 no NPS;

b) Diminuir a taxa de churn em 30%;

c) Fazer ao menos uma melhoria no produto por mês.

 

Objetivo 4 – Conquistar o mercado

Key result:

a) Até o fim do ciclo ter 20% do market share;

b) Abrir 30% mais oportunidades do que no ciclo anterior;

c) Garantir que 100% das propostas sejam personalizadas de acordo com a necessidade do cliente.

 

Objetivo 5 – Ser sinônimo de inovação

Key results:

a) Lançar pelo menos um novo produto ao fim do ciclo;

b) Fazer 3 atualizações no software;

c) Participar de pelo menos 2 eventos de inovação sobre o tema central do negócio.

          

Regras básicas

Como pode ter percebido, o ideal é que os objetivos comecem com verbos inspiracionais e os resultados-chaves com ações claras. Além disso, cada objetivo deve ter entre 2 e 5 resultados-chaves.

A gestão da metodologia pode ser feita por softwares, o que facilita o acesso de todos os colaboradores aos OKRs, incentivando a transparência e o foco. 

Quais os OKRs que vão fazer sua empresa voar nesse trimestre? Conte para gente.