O papel dos OKRs para startups de tecnologia

Entenda o que são OKRs para startups, qual a importância deles e como implementar essa metodologia de forma eficaz na sua empresa de tecnologia.

Definir os objetivos estratégicos do negócio é um grande desafio, principalmente no estágio inicial de desenvolvimento de um produto ou serviço. Mas, com a metodologia de OKRs para startups, é possível traçar aonde a empresa deseja chegar com mais facilidade e precisão.

Um dos grandes trunfos deste método é que ele é focado na definição simples e flexível de objetivos e resultados-chave – dois atributos que fazem toda a diferença em um mercado tão dinâmico e complexo quanto o de tecnologia.

Se você quer saber como formar uma rede em que todos os colaboradores do time saibam o que e por que estão fazendo, chegou a hora de se aprofundar no universo das OKRs para startups. Vem com a gente!


O que é OKR? 

OKR é a sigla para “Objectives and Key Results” ou “Objetivos e Resultados-Chave”, em português.

Quando falamos sobre ela, estamos nos referindo a uma metodologia de gestão altamente estratégica, que ficou conhecida por auxiliar empresas como a Amazon, LinkedIn e Netflix, a definirem e alcançarem seus objetivos de forma mais eficiente. 

Na prática, o que o método OKR propõe é que as organizações consigam definir objetivos qualitativos e estimulantes para serem alcançados em um determinado período pelo time, bem como resultados-chave quantitativos e mensuráveis para cada objetivo.

 

Qual o papel dos OKRs para o crescimento das startups de tecnologia? 

Uma boa gestão de OKRs tende a ajudar os colaboradores a entenderem quais são as suas responsabilidades e expectativas de curto e longo prazo, favorecendo assim a criação de uma cultura de alto desempenho, focada em resultados, inovação e crescimento mútuo.

Ou seja: tudo o que as startups precisam para prosperar!

O principal foco das ferramentas de OKR para startup é favorecer a definição colaborativa e ágil dos objetivos mais importantes do negócio, além de propor uma forma eficaz de medir o progresso do time dia após dia.

Como dissemos antes, a simplicidade, flexibilidade e adaptabilidade na construção de Objetivos e Resultados-Chave são o que tornam essa metodologia ainda mais valiosa para as startups.

Afinal, por possuírem ciclos mais curtos (geralmente trimestrais), eles permitem que as equipes corrijam as rotas sempre que necessário, a fim de acompanhar o ritmo dinâmico do mercado e continuar gerando valor para o negócio.

👉 Leia também: Planejamento financeiro para startups: tudo que você precisa saber

Template OKR Canvas

 

Dicas para implementar os OKRS em uma startup

Agora que as vantagens dos OKRs para startups estão claras, queremos que você conheça algumas dicas indispensáveis para a implementação bem-sucedida desta ferramenta. Vamos a elas?

  • Familiarize-se com os princípios básicos da metodologia, inclusive compreendendo a diferença entre OKR e KPI e entendendo como esses dois conceitos se complementam;
  • Ao definir os objetivos, lembre-se de que eles devem ser qualitativos, estimulantes e orientados para o crescimento e o sucesso da startup;
  • Para cada objetivo, o ideal é que haja de três a cinco resultados-chave que serão usados para medir o progresso em direção a cada um deles;
  • Comece de forma gradativa. O diferencial do OKR é permitir que a empresa foque nas questões prioritárias, portanto, nada de exagerar na quantidade;
  • Adote ciclos rápidos, de no máximo três meses;
  • Realize reuniões semanais de check-in para acompanhar o progresso do time. Assim você conseguirá fazer ajustes e correções sempre que necessário;
  • Inclua os membros da equipe na definição dos OKRs, a fim de promover o senso de propriedade e comprometimento com os objetivos estabelecidos;
  • Reconheça e celebre as conquistas alcançadas. Isso ajuda a manter a motivação da equipe em alta e reforça a importância dos OKRs na busca pelo sucesso!

 


Como escrever OKRs para startups? 

Mesmo com as dicas apresentadas acima, talvez você ainda esteja com dúvidas sobre como escrever bons OKRs, não é mesmo?

Se esse for o caso, nós temos um conselho que pode ajudar: ao estipular os OKRs, experimente usar a metodologia SMART, que foi criada justamente para orientar a definição de cada uma das metas e objetivos necessários para atingir um resultado desejado.

Segundo ela, um objetivo inteligente deve ser:

  • Específico;
  • Mensurável;
  • Alcançável;
  • Relevante;
  • Temporal.

Em outras palavras, um bom OKR é ambicioso, alinhado com a visão de longo prazo da empresa, possível de ser medido e possui um prazo definido para ser concluído.

Também é importante que os OKRs sejam escritos de forma estimulante, porém realista, para motivar a equipe em torno deles.

Muito complexo? Para ajudar a tornar esses pontos mais claros, traremos alguns exemplos de melhores OKR para startup na sequência. Dê só uma olhada!

 

6 Exemplos de OKRs para startups

Exemplo 1

🎯 Objetivo: Criar um MVP (Mínimo Produto Viável) de sucesso

👉 Resultado-chave 1: Ter 100 usuários ativos semanalmente

👉 Resultado-chave 2: Alcançar uma pontuação de NPS acima de 50

👉 Resultado-chave 3: Conquistar 10 clientes pagos’

 

Exemplo 2

🎯 Objetivo: Melhorar a experiência do usuário

👉 Resultado-chave 1: Aumentar a classificação da satisfação do usuário em 10%

👉 Resultado-chave 2: Reduzir o tempo médio de resposta do suporte ao cliente para menos de 24 horas

👉 Resultado-chave 3: Aumentar a taxa de retenção de usuários em 15%

 

Exemplo 3

🎯 Objetivo: Aumentar o reconhecimento da marca

👉 Resultado-chave 1: Aumentar o tráfego do site em 40%.

👉 Resultado-chave 2: Obter 5 menções em mídias relevantes para o setor

👉 Resultado-chave 3: Aumentar o número de seguidores nas redes sociais em 30%

 

Exemplo 4

🎯 Objetivo: Melhorar o fluxo de caixa

👉 Resultado-chave 1: levantar financiamento inicial de R$ 3 milhões de investidores

👉 Resultado-chave 2: reduzir as contas a receber em 15%

👉 Resultado-chave 3: garantir 40% da taxa de crescimento da receita

 

Exemplo 5

🎯 Objetivo: Expandir a base de usuários

👉 Resultado-chave 1: aumentar a aquisição de usuários em 50%.

👉 Resultado-chave 2: aumentar a taxa de conversão de visitas do site em 20%

👉 Resultado-chave 3: adquirir 1 mil novos usuários por meio da campanha de indicação 

 

Exemplo 6

🎯 Objetivo: Desenvolver parcerias estratégicas

👉 Resultado-chave 1: estabelecer parcerias com três empresas líderes no setor

👉 Resultado-chave 2: aumentar a receita proveniente de parcerias em 20%

👉 Resultado-chave 3: concluir a integração de um novo parceiro até o final do mês.

 

Certificação OKR

 

Feedz: a sua ferramenta de OKRs para startups

Como você viu até aqui, implementar a metodologia de OKRs em uma startup pode ser um impulso significativo para o crescimento e sucesso da empresa. O que muitos não sabem é que, com uma boa ferramenta em mãos, é possível ser ainda mais eficiente ao longo desta jornada.

Por esse motivo, queremos que você conheça a solução de gestão de OKR da Feedz, ferramenta que apoia a definição, gerenciamento e acompanhamento dos objetivos e resultados-chave que irão despertar o melhor de cada equipe.

Com o auxílio da plataforma da Feedz, é possível:

  • Garantir que todos os colaboradores da startup estejam alinhados com os principais objetivos estratégicos da organização;
  • Acompanhar a evolução dos objetivos em tempo real, por meio de relatórios e dashboards inteligentes;
  • Criar diferentes planos de ação para cada departamento e atribuir responsáveis, gerando um senso de pertencimento.

Quer ficar por dentro de tudo o que a plataforma de OKRs para startups da Feedz pode fazer pelo crescimento do seu negócio? Então solicite uma demonstração gratuita agora mesmo e bora voar!

Tela de demonstração mostrando a ferramenta de OKR na Feedz e dando a opção de solicitar uma demonstração gratuita

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