A comunicação interna de uma empresa é crucial para a satisfação de seus colaboradores. Pode parecer simples, mas sem uma comunicação eficiente, clara e transparente, os profissionais tendem a se sentir perdidos ou desconfiados das decisões tomadas pela gestão.
Fazer comunicados constantes e repassar aos colaboradores informações relevantes ajuda a estimular a sensação de pertencimento. Dessa forma, além de entenderem melhor as diretrizes do negócio, estes conseguem minimizar as dúvidas e se sentir à vontade para trocarem informações.
Isso só acontece se, além de realizada com base nas características descritas, a comunicação abrir um canal pelo qual as pessoas possam interagir, questionar e informar umas às outras. Muitas empresas até têm uma comunicação eficiente, mas a fazem por meio de um canal não que organiza e armazena os comunicados, além de não permitir a troca.

Muito além de ter uma comunicação eficaz, portanto, é importante pensar por meio de onde ela é feita. O ideal é que a empresa a faça em um local em que todos possam ter acesso à informações atemporais sempre que quiserem, que se tenha o controle de quem viu a mensagem e que possa haver interação.
Ok, já tenho uma plataforma de comunicados com estas características, entendi que as mensagens precisam ser objetivas e transparentes, mas como saber o que precisa mesmo ser comunicado? Separamos uma lista de 27 coisas básicas que devem sempre ser compartilhadas com toda a empresa para ajudar. Confira
Comunicados atemporais
Como solicito férias?
Orientação sobre Home Office;
Política da empresa;
Orientação sobre benefícios;
Quadro de cargos atualizado;
Fiquei doente, e agora?
Horários de trabalho;
Informações importantes sobre a infraestrutura do escritório;
Destaques da semana;
Balanço de resultados do mês;
Metas /OKRs do mês;
Processo de onboarding;
Calendário de feriados;
Calendário de cursos internos;
Canais de comunicação interna
Comunicados temporários
Aniversariantes do mês;
Vagas em aberto;
Informações sobre Happy hour;
Informações sobre acontecimentos dentro do escritório;
Orientações para a participação de reuniões;
Compartilhamento de notícias que tenham relação com o negócio;
Aniversariantes de empresa do mês;
Reconhecimento por conta de alguma data sazonal ( dia das mães, por exemplo);
Avisos importantes sobre infraestrutura ( ar condicionado, elevador, etc);
Quem está entrando de férias;
Orientações sobre alguma mudança na rotina;
Aviso de reuniões;
Reserva de espaços;
Desligamentos da empresa;
Falta/Folga de colaboradores.

A dica para não é errar é: a informação é relevante para mais de duas pessoas na empresa? Se sim, a compartilhe em canais públicos e deixe aberto um espaço para discussões, interações e feedbacks.
E na sua empresa, como é feita a comunicação interna?
One thought on “30 coisas que você deve informar a todos para melhorar a comunicação interna”
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