30 coisas que você deve informar a todos para melhorar a comunicação interna

30 coisas que você deve informar a todos para melhorar a comunicação interna

A comunicação  interna de uma empresa é crucial para a satisfação de seus colaboradores. Pode parecer simples, mas sem uma comunicação eficiente, clara e transparente, os profissionais tendem a se sentir perdidos ou desconfiados das decisões tomadas pela gestão. 

Fazer comunicados constantes e repassar aos colaboradores informações relevantes ajuda a estimular a sensação de pertencimento. Dessa forma, além de entenderem melhor as diretrizes do negócio, estes conseguem minimizar as dúvidas e se sentir à vontade para trocarem informações. 

Isso só acontece se, além de realizada com base nas características descritas, a comunicação abrir um canal pelo qual as pessoas possam interagir, questionar e informar umas às outras. Muitas empresas até têm uma comunicação eficiente, mas a fazem por meio de um canal não que organiza e armazena os comunicados, além de não permitir a troca. 

Muito além de ter uma comunicação eficaz, portanto, é importante pensar por meio de onde ela é feita. O ideal é que a empresa a faça em um local em que todos possam ter acesso à informações atemporais sempre que quiserem, que se tenha o controle de quem viu a mensagem e que possa haver interação.

Ok, já tenho uma plataforma de comunicados com estas características, entendi que as mensagens precisam ser objetivas e transparentes, mas como saber o que precisa mesmo ser  comunicado? Separamos uma lista de 27 coisas básicas que devem sempre ser compartilhadas com toda a empresa para ajudar. Confira

Comunicados atemporais

Como solicito férias?

Orientação sobre Home Office;

Política da empresa;

Orientação sobre benefícios;

Quadro de cargos atualizado;

Fiquei doente, e agora?

Horários de trabalho;

Informações importantes sobre a infraestrutura do escritório;

Destaques da semana;

Balanço de resultados do mês;

Metas /OKRs do mês;

Processo de onboarding;

Calendário de feriados;

Calendário de cursos internos;

Canais de comunicação interna

Comunicados temporários

Aniversariantes do mês;

Vagas em aberto;

Informações sobre Happy hour;

Informações sobre acontecimentos dentro do escritório;

Orientações para a participação de reuniões;

Compartilhamento de notícias que tenham relação com o negócio;

Aniversariantes de empresa do mês;

Reconhecimento por conta de alguma data sazonal ( dia das mães, por exemplo);

Avisos importantes sobre infraestrutura ( ar condicionado, elevador, etc);

Quem está entrando de férias;

Orientações sobre alguma mudança na rotina;

Aviso de reuniões;

Reserva de espaços;

Desligamentos da empresa;

Falta/Folga de colaboradores.

A dica para não é errar é: a informação é relevante para mais de duas pessoas na empresa? Se sim, a compartilhe em canais públicos e deixe aberto um espaço para discussões, interações e feedbacks.

E na sua empresa, como é feita a comunicação interna?

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