7 dicas para aumentar o engajamento e a motivação em home office

motivação em home office

Engajar os colaboradores n√£o √© uma tarefa f√°cil. Para suprir parte dos desafios envoltos nesta atividade foi que surgiram os escrit√≥rios ‚Äúdescolados‚ÄĚ, com espa√ßos de descompress√£o, mesas de jogos, comida √† vontade e hor√°rios flex√≠veis.

Mas e se não for possível usar dessa estrutura e da cultura organizacional latente nestes espaços para manter o engajamento?

A motivação em home office, ou até mesmo os que eventualmente trabalham de forma remota, é uma dor de cabeça para os gestores.

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A pr√°tica de liberar o colaborador para trabalhar de casa quando necess√°rio ‚ÄĒ e poss√≠vel ‚ÄĒ vem ganhando popularidade entre os empres√°rios e gestores por conta da liberdade que entregam ao profissional ‚ÄĒ o que por si s√≥ j√° seria um fator potencial para gerar engajamento.

Uma pesquisa pela ADP Research Institute colabora para a efetividades desta prática. Os dados mostraram que 29% dos funcionários que atuam remotamente se dizem totalmente engajados, contra 18% que atuam em escritórios. O estudo ouviu quase 20 mil pessoas de 19 países.

Mas o que na teoria é positivo, na prática pode tomar outro rumo. Isso porque longe do ambiente de trabalho é mais difícil de ter o controle sobre a boa experiência que o profissional tem durante o expediente, a comunicação é prejudicada e é difícil manter um padrão de produtividade.

As empresas ainda não se adaptaram totalmente a este modelo de trabalho e sentem dificuldade em driblar os problemas e manter o engajamento e a motivação no home office.

 

Como potencializar o engajamento e a motivação em home office?

Manter a motivação e o engajamento durante o trabalho remoto se tornou uma das prioridades para a gestão de pessoas e lideranças de empresas de vários segmentos.

Com o isolamento social e a populariza√ß√£o do home office, as organiza√ß√Ķes e os colaboradores conseguiram identificar os benef√≠cios e vantagens dessa modalidade.

Veja abaixo 7 dicas de como manter e aumentar o engajamento e a motivação dos colaboradores em home office:

 

1. Comunicação

home-office

Essa é a chave do sucesso de uma política de home office. Os gestores precisam garantir que o colaborador não se sentirá excluído por estar fora do escritório e nem tão pouco sozinho frente aos desafios.

A comunicação interna precisa ser constante e natural: no escritório o profissional não teria que mandar um report de o que fez no fim do dia, por que em casa precisaria?

A dica é: manter uma comunicação igual a pessoalmente. O gestor deve perguntar como está indo o trabalho, entender os desafios, fazer uma call para alinhar processos se necessário, se manter sempre como se estivesse ao lado do colaborador. 

A interação entre os profissionais da empresa em grupos também é importante neste caso. Assim, o colaborador que está em casa não se sente sozinho e pode atuar com seus pares de forma natural.

 

2. Planejamento

Trabalhar de casa n√£o √© de longe sin√īnimo de folga, muito pelo contr√°rio, muitos colaboradores afirmam render mais neste ambiente.

Para se ter uma segurança tanto do lado da empresa, quanto do profissional, o ideal é que se siga um planejamento. Mas como falamos, este não precisa ser em forma de report das atividades diárias.

O ideal é cada profissional ter um planejamento mensal ou semanal das atividades que precisa cumprir. Ele será cobrado por isso durante e no fim do ciclo, portanto, entende a necessidade de cumprir prazos.

Sendo assim, é fácil para o gestor identificar o que está sendo realizado pelo colaborador mesmo este estando longe e para o profissional é garantida a segurança de que o trabalho está sendo visto.

Ter uma plataforma de gest√£o de tarefas pode ajudar muito nestes casos.

 

3. Reconhecimento

N√£o √© porque o colaborador est√° fora do escrit√≥rio que seu trabalho n√£o precisa ser reconhecido. Receber um elogio p√ļblico e ter o reconhecimento dos colegas √© essencial para manter o engajamento e a motiva√ß√£o em home office.

Por isso, mesmo quando o trabalhador estiver em outro ambiente, o gestor pode mandar um e-mail ou compartilhar uma conquista dele por uma plataforma com todos da empresa.

 

 

4. Participação

Geralmente as empresas t√™m diversas a√ß√Ķes de engajamento, sejam cursos internos, aulas espec√≠ficas ou hor√°rios de descontra√ß√£o. Excluir o colaborador que est√° fora do escrit√≥rio desses momentos √© o primeiro passo para¬† deix√°-lo desengajado.¬†

Com a tecnologia √© poss√≠vel participar de qualquer atividade √† dist√Ęncia. Se esta envolve intera√ß√£o ou movimentos f√≠sicos, pense em ferramentas de comunica√ß√£o, v√≠deos ou tutoriais que podem ser seguidos pelos profissionais que est√£o em outros ambientes.¬†

N√£o tem desculpa para deixar o colaborador de fora!

 

5. Feedback

N√£o deixar o profissional no escuro √© essencial em todas as situa√ß√Ķes, mas quando este est√° em home office √© ainda mais importante.

Por não poder sentir como está a evolução das atividades no escritório e não estar inserido no mesmo clima, o profissional precisa saber se está alinhado com os propósitos da empresa, com a rotina dos colegas, com as conquistas e os desafios. Só existe uma forma de fazer isso: feedback.

O gestor precisa mostrar quais os pontos fortes e as atividades bem desenvolvidas pelo colaborador e como este pode melhorar. Assim, mesmo em outro ambiente, ele se sentirá engajado para alcançar os objetivos da empresa.

 

6. Mantendo-se presente

 

Existem muitas ferramentas que podem ajudar em cada um destes processos e contribuir para o engajamento do colaborador, independente de onde é que esteja.

O melhor jeito de saber o que funciona para sua empresa √© fazendo testes e ouvindo os profissionais ‚ÄĒ principalmente os que trabalham remotamente.

Ter empatia e mostrar-se sempre presente √© uma forma de criar v√≠nculos de amizade e confian√ßa. Assim, os colaboradores ser√£o mais abertos e se sentir√£o mais √† vontade para dar e receber feedbacks. √Č uma rela√ß√£o ganha-ganha.

 

7. Ferramentas

Al√©m da Feedz para compartilhamento das emo√ß√Ķes, comunicados, celebrar as pequenas vit√≥rias, solicitar e enviar feedbacks, responder pesquisas, avalia√ß√Ķes de desempenho, atualizar PDIs e acompanhar os OKRs, voc√™ tamb√©m pode utilizar

  • Ponto Mais, para controle de ponto online;
  • Trello, para facilitar a organiza√ß√£o das tarefas di√°rias;
  • Slack, para melhorar a comunica√ß√£o com o time;
  • Google Meet, para realizar videochamadas;
  • Google Agenda, para organizar reuni√Ķes e otimizar o tempo;
  • Emails, para registrar pedidos e demandas e fazer contatos mais formais;
  • Loom, para gravar o v√≠deo da sua tela;
  • Whatsapp, para contatos mais urgentes com os colaboradores.

E aí na sua empresa? Como engajam os colaboradores em home-office?

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