Recrutamento misto: entenda o que é, vantagens e como fazer

Entenda neste artigo o que é, as principais vantagens e como fazer o processo seletivo por meio do recrutamento misto na sua empresa.

O processo de recrutamento e seleção (R&S) é peça-chave para o sucesso de uma empresa e o recrutamento misto pode ser uma poderosa ferramenta para os profissionais de RH

Com base em uma análise cuidadosa das necessidades e objetivos da companhia, o recrutamento misto combina dois tipos de modelo de recrutamento para obter resultados mais eficientes. 

Nesse conteúdo, vamos explicar o conceito, as principais vantagens e como o seu RH pode aplicá-lo na empresa. Bora lá?

O que é recrutamento misto?

O recrutamento misto é uma abordagem que combina o recrutamento interno e externo para o andamento do processo seletivo. 

Isto é, reúne profissionais que fazem parte do quadro de colaboradores da empresa – como aqueles que desejam fazer uma transição de carreira internamente – e outros interessados vindo do mercado de trabalho. 

Esse tipo de recrutamento permite que o RH alcance candidatos de diferentes fontes, buscando expandir a procura pelos talentos qualificados para as vagas disponíveis.

 

Objetivos do recrutamento misto 

O principal objetivo do recrutamento misto é agilizar o processo de seleção, por isso, mescla abordagens tradicionais de recrutamento com as modernas, como, o uso das redes sociais, inteligência artificial e automação. 

Tendo esse foco na otimização de todas as etapas do processo, o recrutamento misto ainda pode apresentar outros objetivos, como: 

 

 

Diferenças entre recrutamento interno, externo e misto

Uma das principais dúvidas dos analistas de recrutamento e seleção – e outros profissionais da área – é em relação às diferenças entre o recrutamento interno, externo e misto. 

Para explicar de maneira fácil (e que você não vai se esquecer tão cedo), vamos usar uma analogia. 

Imagine que a busca pelos candidatos é como pescar em um rio. Sendo assim, cada um dos tipos de recrutamento é uma técnica de pesca diferente, certo? 

 

Recrutamento interno

Podemos dizer que o recrutamento interno é como pescar com uma rede em seu próprio rio. 

Como a busca de talentos é feito dentro da própria empresa, isso demonstra a valorização e oportunidades de crescimento dos colaboradores atuais. 

 

Recrutamento externo

O recrutamento externo é como pescar com uma vara de pesca em um rio diferente, isso porque nesse método, o RH busca os candidatos fora da empresa. 

Por meio dessa abordagem, a empresa busca trazer talentos com diferentes habilidades e competências para somar e fortalecer a equipe atual. 

 

Recrutamento misto 

Já o recrutamento misto é como utilizar várias técnicas de pesca ao mesmo tempo, combinando a rede de pesca interna e a vara de pesca externa. 

Essa abordagem possibilita o equilíbrio entre a valorização dos profissionais internos e, ao mesmo tempo, busca por talentos externos.  

O recrutamento misto permite que o time de RH utilize os diferentes métodos para aumentar as chances de encontrar profissionais qualificados para a empresa.

 

6 vantagens do recrutamento misto

Ao combinar o recrutamento interno e externo, o recrutamento misto oferece vantagens significativas para o seu RH. Abaixo, vamos explorar as principais: 

 

1. Mais agilidade no processo de R&S

Como o recrutamento misto permite que o RH diversifique a fonte de atração dos candidatos simultaneamente, o processo de recrutamento fica mais ágil. 

Com o apoio de um software de recrutamento e seleção, esse processo fica ainda mais ágil e eficiente. Isso porque a automação dos processos possibilita mais economia de tempo, centralizando todas as informações em um único lugar. 

 

2. Estimula o desenvolvimento profissional

Por valorizar os colaboradores e oferecer oportunidades de desenvolvimento profissional, o recrutamento misto estimula a progressão na carreira desses talentos internos. 

Dessa maneira, os profissionais podem se sentir mais motivados e engajados com a organização, além de reforçar a cultura colaborativa e de aprendizado. 

 

3. Redução nos custos da empresa

No recrutamento misto há um número maior de candidatos, devido às diferentes fontes de atração, otimizando o processo e oferecendo um melhor custo-benefício para as companhias.

 

4. Fortalecimento do employer branding

Ao demonstrar preocupação com o crescimento e desenvolvimento profissional de seus colaboradores, a empresa fortalece sua marca empregadora no mercado. 

Sem falar que o recrutamento misto pode gerar bons cases de sucesso de colaboradores, o que pode ser uma ferramenta poderosa para a atração de novos talentos. 

 

5. Aumento da produtividade

Ao utilizar do recrutamento interno, o recrutamento misto pode acelerar a adaptação dos novos colaboradores, já que os talentos internos já conhecem os processos da companhia.

Isso também pode contribuir para um aumento da produtividade desde o início da sua atuação em um novo cargo. 

 

6. Melhoria no engajamento e satisfação dos colaboradores

Como o recrutamento misto incentiva o crescimento dentro da organização, os profissionais se sentem mais valorizados e reconhecidos. 

Além disso, também pode incentivar o aumento das habilidades e competências do colaborador, buscando se destacar para oportunidades futuras de carreira dentro da empresa.

 

 

Como fazer um recrutamento misto na sua empresa? 

Abaixo, vamos explicar os três modelos de recrutamento misto que a organização pode optar conforme a necessidade de cada vaga. Confira! 

 

Recrutamento interno e, em sequência, externo

Nessa abordagem, seu RH iniciará o processo de recrutamento interno, divulgando as vagas disponíveis para os colaboradores atuais e incentivando-os a se candidatarem. 

Você pode fazer isso por meio dos canais de comunicação interna, e-mails, intranet, murais, entre outros. 

Caso as vagas não sejam preenchidas internamente, o RH pode partir para o recrutamento externo, divulgando em canais externos como sites de empregos, página de vagas ou redes sociais.

 

Recrutamento externo seguido pelo interno

Neste caso, o time de recrutamento começará a busca de candidatos disponíveis no mercado de trabalho. Você poderá utilizar anúncios de vagas, agências de recrutamento, feiras de emprego para a captação dos novos talentos. 

Após essa etapa, se as vagas ainda não foram preenchidas, então o RH poderá realizar um recrutamento interno para que o time interno possa se candidatar. 

 

Recrutamento interno e externo em simultâneo

Por fim, também é possível aplicar o recrutamento interno e externo em paralelo, divulgando as vagas em aberto ao mesmo tempo, nos canais internos e externos da empresa. 

Essa abordagem é especialmente útil quando a empresa busca um perfil específico de candidato ou precisa preencher as vagas rapidamente. 

Vale ressaltar que é fundamental planejar, executar e acompanhar o processo de recrutamento para garantir que a empresa esteja atraindo e selecionando os melhores talentos para as vagas. 

 

[Demonstração Gratuita ✅] Solução de Recrutamento e Seleção

Uma solução tecnológica, além de automatizar todo o processo seletivo, proporciona mais agilidade, eficiência e economia de tempo com as tarefas operacionais da área. 

Pensando nisso, a solução de Recrutamento e Seleção da Feedz reúne as principais funcionalidades para atração, seleção, contratação e retenção de talentos. 

Publique vagas, atraia candidatos e contrate os melhores talentos em menos tempo. 

Conheça mais sobre a solução de R&S da Feedz. Preencha o formulário abaixo e agende uma demonstração gratuita em 7 segundos! 👇

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar