Qual a diferença entre OKR e KPI

diferença entre kpi e okr

OKR e KPI são duas daquelas siglas que todo mundo fala, mas que pouca gente explica, não é mesmo? De forma simples, qual a diferença entre OKR e KPI? Os OKRs são usados ​​para atingir objetivos, enquanto os KPIs medem o desempenho dos colaboradores, dos departamentos e das organizações.

Nesse caso, se você estava em dúvidas entre escolher entre KPIs e OKRs, o ideal é que ambas as ferramentas caminhem juntas, como? Primeiramente, vamos dar uma olhada mais de perto no que os OKRs e KPIs realmente são.

 

O que é OKR?

OKR é a sigla para Objectives and Key Results, ou Objetivos e Resultados-Chave em português.

Um Objetivo diz a você para onde ir, e um Resultado-chave permite que você saiba se chegou lá ou não. Ao usar a metodologia OKR, você terá, portanto, que se fazer três perguntas:

  1. Onde você quer chegar?
  2. Como você vai saber que chegou lá?
  3. O que você fará para chegar lá?

A terceira pergunta irá gerar ações: coisas que você fará para chegar aos seus OKRs. 

O que faz o OKR ser algo tão efetivo é sua abordagem simples e focada na eficiência. Algumas das suas características são a de estabelecer prazos curtos para cada objetivo e resultado-chave e a de ter um valor mínimo a ser alcançado.

 

Exemplo de OKR

🎯 Objetivo: Gerar os leads mais incríveis do mundo

🔑 1. Resultado-chave: aumentar o tráfego do site para 25.000 acessos.

🔑 2. Resultado-chave: capturar 1.000 prospects para base através de landing pages e blog.

🔑 3. Resultado-chave: gerar 500 MQLs através do site.

 

 

 

O que é KPI?

O termo KPI é uma abreviatura de Key Performance Indicators, ou Indicadores Chave de Performance ou Desempenho, em português.

Ao contrário dos OKRs, os KPIs (indicadores-chave de desempenho) não promovem a conclusão de uma tarefa ou objetivo. Em vez disso, os KPIs medem o sucesso de processos e atividades em andamento.

Existem muitos tipos diferentes de KPIs, e escolher os KPIs certos depende de fatores como o setor em que você trabalha e a maturidade da sua empresa. Cada departamento ou equipe usará KPIs diferentes para medir o sucesso. 

 

Exemplo de KPI

  • Tempo médio de resposta do suporte
  • Taxa de conversão de visitante para inscrição
  • Conclusão de chamadas de atendimento ao cliente

 

Qual é a diferença entre OKR e KPI?

Os OKRs costumam ser usados para os objetivos inspiradores que costumam exigir o envolvimento de toda a empresa. Um KPI mede o sucesso, a qualidade, a quantidade ou o resultado de um processo em andamento.

Se você tem um grande sonho para sua empresa, você precisa de OKRs que o levem até lá. Um KPI, por outro lado, mede os processos ou atividades já implementados.

Muitas vezes, um KPI que precisa ser melhorado será um ponto de partida para a criação de um OKR e se tornará um Resultado Chave de um Objetivo.

Uma comparação entre OKR e KPI é um pouco como comparar uma salada de frutas com uma maçã, ambas contêm frutas, mas uma é uma combinação que contém a outra.

 

 

Entender essas diferenças te ajudará, entre outras coisas, a saber como reter os talentos da sua empresa, já que o desempenho é um fator levado em conta. Mas se existe diferença entre OKR e KPI, será que é possível trabalhar com as duas metodologias ao mesmo tempo?

 

É possível trabalhar com OKRs e KPIs ao mesmo tempo?

Sim, é possível, pois KPIs e OKRs funcionam bem juntos. Se um resultado de KPI indicar a necessidade de melhoria, ele pode se tornar o “resultado principal” de um OKR novo ou existente. 

Por exemplo, se os resultados do KPI indicarem que as vendas estão caindo, uma empresa pode desenvolver um OKR ambicioso focado em melhorar os lucros gerais.

Da mesma forma, cumprir um objetivo de OKR pode indicar a necessidade de desenvolver novos KPIs para medir a nova realidade da empresa.

Além disso, os OKRs são uma estrutura de gerenciamento estratégico, enquanto os KPIs são medidas que existem dentro de uma estrutura.

Dessa forma, os KPIs são um componente essencial dos OKRs. Seus OKRs preencherão os KPIs que você selecionar para acompanhar o progresso e o desempenho. Um dá vida ao outro.

 

Exemplos de OKRs e KPIs atuando juntos

1. Lançamento de um novo produto

Digamos que você esteja lançando uma nova linha de camisetas. Você está prestes a entrar em uma reunião para reunir a equipe em torno do objetivo final e das etapas que serão necessárias para chegar lá.

Seu objetivo neste caso é lançar com sucesso uma nova linha de camisetas. Portanto, você poderia hipoteticamente definir seu resultado principal e KPI da seguinte forma:

Resultado principal: Aumentar a taxa de conversão de 2,86% para 3,00%.

KPI: quantidade de visitantes no site e canais de mídia social.

 

2. Diminuição do custo por aquisição

Aqui seu objetivo é diminuir o custo por aquisição (CPA) de sua empresa para que você possa aplicar mais do orçamento de marketing nas iniciativas do próximo trimestre.

Vamos supor que seu canal principal para adquirir novos clientes seja o pagamento por clique (PPC).

Seu objetivo é reduzir o CPA no primeiro trimestre. Com isso em mente, você pode configurar seu resultado principal e KPI desta forma:

Resultado principal: Menor custo por aquisição de 40,00 reais para 30,00 reais.

KPI: Taxa de cliques (CTR) e Índice de qualidade (QS).

 

Entre OKR e KPI, qual é o melhor?

Os KPIs ajudam a monitorar o desempenho e identificam problemas e áreas de melhoria, enquanto os OKRs ajudam a resolver problemas, melhorar processos e impulsionar a inovação.

Devido à sua complementaridade, OKRs e KPIs são companheiros naturais. Qualquer empresa em busca de sucesso deve considerar adotar essas duas ferramentas.

Portanto, não se trata de uma competição entre OKRs e KPIs. Para um maior crescimento, é necessário usar essas duas ferramentas de gestão.

CEO e Co-founder na Feedz. Trabalha com TI desde 2006 e, nos últimos anos, concentrou os esforços para criar produtos e liderar equipes para entender seus propósitos e criar uma versão melhor de si mesmas.
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