Plataforma de OKR: veja o que você precisa saber antes de contratar!

Entenda o que é uma plataforma de OKR e o que você deve levar em consideração na hora de escolher essa ferramenta para a gestão de metas e objetivos da sua empresa.

Se você costuma definir metas para a equipe e a empresa, é provável que já tenha ouvido falar sobre uma plataforma de OKR

Essa metodologia ajuda a definir objetivos e resultados-chave que serão usados para medir o progresso das empresas; alinhando metas ao trabalho diário. 

Os OKRs são guias eficazes para alcançar objetivos grandes e de longo prazo. 

Neste artigo, nós vamos te apresentar os principais benefícios de contratar uma plataforma OKR para definir e acompanhar os objetivos da sua empresa. Confira!


O que são OKRs? 

OKR é a sigla para “Objectives and Key Results”, em tradução livre significa “Objetivos e Resultados-Chave”. Trata-se de um conjunto de objetivos estratégicos por resultados específicos e mensuráveis que, quando alcançados, indicam o sucesso do objetivo. 

Essa metodologia é usada ​​por algumas das principais organizações do mundo para definir e implementar estratégias, como, por exemplo, Amazon, Netflix, Google, e inclusive aqui na Feedz. 

Geralmente, os OKRs são planejados com um Objetivo e 3-5 Resultados-Chave. 

 

Objetivo

O objetivo é uma declaração clara, qualitativa e inspiradora do que se deseja alcançar. Eles que servirão como um guia direcional para a organização. 

Uma boa dica para escrever um bom objetivo é pensar na seguinte estrutura: verbo + o que queremos fazer + motivo/impacto no negócio.

Por exemplo: “Desenvolver as lideranças para se tornarem líderes excepcionais”

 

Resultado-Chave (KR)

Diferente do objetivo, o resultado-chave precisa ser quantitativo e mensurável para entender se você está atingindo aquele objetivo inspirador. 

Para escrever os resultados-chave, basta pensar na estrutura: verbo + o que será medido + meta.

Sendo assim, se considerarmos o Objetivo anterior, poderíamos dizer que seus resultados-chave são: 

  • Implementar um programa de treinamento em liderança para 95% dos líderes até o final do trimestre.
  • Aumentar a satisfação dos subordinados diretos em relação à gestão em 20% até o final do trimestre, conforme avaliado por pesquisas anônimas.
  • Realizar 2 workshops com especialistas em liderança nos próximos meses.

 

Benefícios da metodologia OKR

A adoção de OKRs pode ser uma abordagem transformadora para a sua empresa definir e alcançar as metas. A seguir, listamos os principais benefícios do método OKR para o seu negócio: 

    • Maior alinhamento estratégico: ao estabelecer objetivos claros, todas as pessoas da empresa trabalham em sintonia e na mesma direção, o que potencializa a eficácia dos esforços coletivos. 
    • Promove uma comunicação transparente: a revisão regular das OKRs reforça a comunicação aberta entre as equipes e os departamentos. 
    • Estimula a inovação e o crescimento contínuo: ao definir objetivos ambiciosos, as OKRs encorajam as equipes a pensar fora da caixa e buscar soluções inovadoras para os desafios.
    • Estabelece prioridades e foco: OKRs bem definidas ajudam os gestores a alocar os recursos de maneira mais eficiente e garante que as tarefas mais críticas sejam abordadas primeiro. 
    • Adaptação ágil: com a revisão dos OKRs, a empresa consegue ajustar os objetivos e as estratégias rapidamente em resposta às mudanças no mercado ou em questões internos. 

 

Baixar o kit OKR ocm materiais sobre essa metodologia de gestão de metas.

 

O que é uma plataforma de OKR?

Uma plataforma de OKR é a ferramenta projetada para ajudar as empresas na implementação, acompanhamento e análise de seus OKRs. 

Ao invés de gerenciar OKRs em planilhas ou documentos, as plataformas oferecem uma solução integrada para criar, monitorar e revisar OKRs em tempo real, garantindo maior alinhamento, transparência e eficiência. 

Vale ressaltar que quando falamos em plataforma, estamos nos referindo a um sistema em nuvem, prático e intuitivo, sem a necessidade de instalação nos computadores da empresa – ou seja, não precisa envolver o seu time de TI.

👉 Leia também: Gestão por objetivos em empresas tech: desafios e soluções [+ Case Foregon]

 

Vantagens de utilizar uma plataforma de OKR para acompanhar as metas da empresa

Você já sabe que precisa de uma plataforma para gestão de metas e OKRs, mas quer conhecer mais alguns benefícios do uso da ferramenta?

A hora é agora. Segura essa listinha que preparamos para você 🤩👇

 

Crie metas ambiciosas em minutos

Desafie a si e à sua equipe, de forma prática e rápida, estabelecendo ao menos uma meta ambiciosa com resultados-chave que se aplicam ao dia a dia. 

Distribua tarefas entre os seus liderados e motive-os a alcançar o objetivo. Com a plataforma, você pode acompanhar os resultados em tempo real e fazer os ajustes necessários para alcançá-los no fim do trimestre. 

 

Aumente o engajamento dos funcionários

Quando você decide envolver seus colaboradores no avanço da empresa, o resultado é muito positivo. As pessoas passam a se sentir uma parte fundamental no sucesso da organização. 

Através de um software de OKRs, isso se torna mais prático e palpável no dia a dia dos funcionários. Para manter a motivação, realize reuniões frequentes com o time para avaliar o progresso das metas através da plataforma. 

 

Incentive a colaboração entre diferentes setores da empresa

Quando um objetivo é criado, os esforços envolvem mais de um departamento da empresa. Através da plataforma, é possível gerar colaboração entre os setores para chegar no resultado. 

Sendo assim, além de gerar mais praticidade e produtividade, a plataforma OKR vai fazer seu time ficar mais focado e integrado. 

 

Faça análises e tenha insights mais estratégicos

Por meio dos relatórios das OKRs, a empresa consegue obter insights sobre o desempenho das metas e objetivos, identificar áreas de melhoria e tomar decisões mais informadas. 

Em empresas que precisam acompanhar as constantes mudanças do mercado, esse acompanhamento em tempo real traz mais flexibilidade e previsibilidade. 

 

Vincule o trabalho diário aos objetivos da equipe e da empresa

Um grande benefício dos OKRs é poder relacionar o seu progresso ao seu trabalho às decisões estratégicas de cada equipe. 

Pense na plataforma de OKRs como uma bússola online da sua empresa; através dela, você sabe para onde ir e o que precisa fazer para chegar no seu destino. 

Os OKRs aproximam pessoas e departamentos do propósito da organização. 

É por isso que desenvolvemos OKRs trimestrais na Feedz. Em vez de restringir as metas a planilhas e slides, através da plataforma, é possível mensurar o progresso no mesmo lugar onde você monitora o trabalho do dia a dia.

👉 Leitura recomendada: Case Feedz OKR: saiba como ajudamos a empresa GreenAnt

 

Por que utilizar a plataforma de OKR da Feedz? 

A escolha de uma plataforma de OKR é uma decisão estratégica para qualquer empresa. No entanto, com tantas opções disponíveis, pode ser difícil discernir qual é a melhor escolha. 

A seguir, vamos te contar porque você deve considerar a plataforma da Feedz como sua aliada na gestão de objetivos e metas. Confira! 👇

 

1. Interface intuitiva

A plataforma da Feedz possui uma interface de usuário simples, limpa, mas atraente. Perfeita para descomplicar e facilitar o seu trabalho. 

Uma plataforma intuitiva como a Feedz permite que todos os colaboradores consigam navegar com facilidade, sem precisar de um treinamento extenso.

 

2. Possibilidade de personalização

Entendendo as particularidades e necessidade de cada empresa, a Feedz oferece recursos de customização e personalização, permitindo que você configure a plataforma de acordo com os requisitos estabelecidos. 

 

3. Transparência 

A transparência permite que todos os colaboradores tenham acesso aos OKRs das equipes, ajuda todos a entenderem quem está trabalhando no quê, além de garantir trabalho em conjunto e alinhamento.

Com a clareza de como os colaboradores estão contribuindo para as metas da empresa, surge um senso de responsabilidade coletiva para atingir as metas.

 

4. Segurança e confiabilidade

Em um mundo digital, a segurança dos dados é primordial. A Feedz garante que a plataforma segue as normas da LGPD, portanto, suas informações estão protegidas e acessíveis apenas para quem você deseja. 

 

5. Emissão de relatórios e análises

Você quer fazer uma planilha anual e avaliar o crescimento das metas de um ano todo? 

Quer elaborar uma apresentação sobre o avanço das metas do seu jeitinho? A Feedz possibilita a exportação dos dados e facilite ainda mais seu trabalho. 

 

6. Não deixamos nossos clientes na mão

Estamos juntos em todas as etapas da sua jornada. Nossa equipe ajuda na configuração da Feedz para que ela se adapte aos seus processos e na migração dos dados. 

Além disso, fornecemos treinamento de onboarding para o seu RH, gestores e colaboradores. Enquanto nosso time de suporte fica disponível via chata e e-mail com respostas em menos de um minuto. 

Tela de demonstração mostrando a ferramenta de OKR na Feedz e dando a opção de solicitar uma demonstração gratuita

 

15 motivos bônus que tornam a plataforma de OKRs da Feedz a melhor solução do mercado

O sucesso da plataforma OKR da Feedz se deve aos diversos benefícios oferecidos, mas se você ainda precisava de mais alguns bons motivos, aqui vão eles! 

Na contratação da solução da Feedz, você ganha o acesso a mais 15 funcionalidades bônus! São elas: 

  1. Comunicação Interna;
  2. Feedbacks contínuos;
  3. Gamificação;
  4. Jornada do Colaborador;
  5. Mural de Celebrações;
  6. Onboarding;
  7. Organograma.
  8. Ouvidoria;
  9. People Analytics
  10. Pesquisa eNPS;
  11. Pesquisas Internas;
  12. Plano de Desenvolvimento Individual (PDI);
  13. Reuniões 1:1;
  14. Termômetro de Humor;
  15. Trilhas para desenvolvimento;

 

Incrível, né? 😍

Não perca tempo, solicite uma demonstração gratuita agora mesmo!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar