Como montar um programa de capacitação dos funcionários

Entenda a importância de apoiar a capacitação dos funcionários e confira 5 passos para criar uma estratégia de desenvolvimento profissional bem-sucedida!

Investir na capacitação dos funcionários se tornou um imperativo para que as organizações consigam se adaptar rapidamente às constantes transformações do mercado.

Tanto que, segundo dados da pesquisa Panorama do Treinamento no Brasil, os investimentos em treinamento por colaborador aumentaram em 6% ao longo de 2023.

Se você também acredita que o desenvolvimento profissional contínuo é a chave para o sucesso duradouro dos negócios, te convidamos a seguir com a leitura e ficar por dentro das melhores estratégias nesta frente!

O que é a capacitação de funcionários?

A capacitação de funcionários, também conhecida como capacitação profissional, nada mais é do que o fornecimento de ações de treinamento e desenvolvimento (T&D) para os integrantes de uma organização.

O principal objetivo desta estratégia é apoiar o aprimoramento de habilidades, conhecimentos e competências relevantes para cada função e, assim, melhorar o desempenho da equipe como um todo.  

 

Qual a importância da capacitação de colaboradores?

Como acabamos de dizer, um dos objetivos finais da capacitação é impulsionar a eficácia e eficiência dos colaboradores. Mas não é só aí que reside a importância da qualificação e capacitação continuada dos funcionários.

Entre os principais ganhos associados à prática, destacam-se:

  • Aquisição de habilidades emergentes;
  •  Aumento do engajamento e satisfação da equipe;
  • Redução de erros e retrabalhos nos projetos;
  • Maior retenção de talentos qualificados;
  • Melhora na atração de profissionais que valorizam o aprendizado.

No fim das contas, a capacitação dos funcionários é um dos principais caminhos para promover o crescimento, a inovação e a competitividade dos negócios.

 

Quais são os requisitos para capacitação dos seus colaboradores?

Quando o propósito é criar um programa de capacitação que realmente eleve as capacidades do time, há três requisitos centrais que as empresas precisam atender:

Identificação das necessidades de treinamento

Para que o investimento em desenvolvimento seja certeiro, é fundamental identificar, com clareza, quais são as necessidades de treinamento mais urgentes. Afinal, nem sempre é possível atacar muitas frentes de uma única vez.

Esse trabalho requer uma análise cuidadosa das habilidades e competências atuais dos colaboradores, bem como das lacunas que precisam ser preenchidas para alcançar os objetivos estratégicos da empresa.

 

Definição de objetivos claros

O próximo passo é estabelecer objetivos claros e mensuráveis para o programa de capacitação dos funcionários. Assim, cada colaborador saberá exatamente o que se espera dele, ao mesmo tempo em que ficará mais fácil para o RH medir o impacto das ações.

Ao definir as metas e objetivos, lembre-se de que eles também devem ser específicos, alcançáveis e relevantes, ou seja, alinhados com os objetivos organizacionais.

 

Planejamento adequado

Implementar estratégias de T&D também requer um planejamento cuidadoso. Até porque, geralmente, essas iniciativas demandam um investimento significativo.

Entre os principais pontos que compõem essa etapa, destacam-se: seleção dos métodos de treinamento, alocação eficiente de recursos, definição de cronogramas realistas e a criação de um ambiente de aprendizado favorável.

 

5 passos para montar um programa de capacitação de funcionários

Além de seguir as dicas acima, há outros cuidados que podem ajudar a sua empresa a criar um programa de capacitação de funcionários imbatível. É exatamente sobre eles que nós vamos falar a partir de agora:

1.   Comece bem: invista no onboarding

Se a sua empresa ainda não considera o Onboarding como uma parte crucial do desenvolvimento dos colaboradores, talvez esse seja um bom momento para rever esse processo.

Oferecer materiais e recursos de treinamento desde o primeiro dia é fundamental para que os novos colaboradores se sintam prontos para se integrarem à cultura da empresa e compreenderem suas responsabilidades desde o início.

Essa abordagem não só demonstra um compromisso com o sucesso dos recém-chegados à equipe, como também estabelece as bases para uma transição suave.

 

2.       Trabalhe com ciclos de avaliação de desempenho

Lembra quando falamos sobre a importância de mapear as necessidades de capacitação dos funcionários? Pois bem. Uma das melhores formas de fazer isso é realizando avaliações de desempenho periódicas.

Optar pela avaliação de desempenho trimestral, por exemplo, permite que os gerentes e funcionários discutam o progresso com regularidade, identificando áreas de melhoria e estabelecendo metas de desenvolvimento cada vez mais relevantes.

Lembrando que existem diferentes tipos de avaliação, sendo as principais:

  • Avaliação 90 graus: ocorre quando o gestor assume unicamente o papel de avaliar e emitir um parecer sobre o desempenho do colaborador.
  • Avaliação 180 graus: é uma opção intermediária, na qual líder e liderado avaliam mutuamente o trabalho que vem sendo realizado pelo colaborador.
  • Avaliação 360 graus: considera diferentes opiniões sobre o desempenho de cada funcionário, incluindo a visão de colegas de trabalho, subordinados, fornecedores e até mesmo clientes.

 

3.       Crie PDIs estruturados 

As avaliações de desempenho caminham de mãos dadas com os Planos de Desenvolvimento Individual (PDIs). Afinal, após mapear os gaps de habilidades, o próximo passo é definir um plano de ação para que eles sejam sanados.

Para tornar o PDI ainda mais significativo, vale à pena levar em consideração, também, os interesses e aspirações de carreira de cada colaborador.

 

4.       Incentive a realização de reuniões one on ones

As reuniões one on one, ou individuais, oferecem oportunidades valiosas de diálogo entre gestores e colaboradores nos intervalos das avaliações de desempenho.

Durante esses encontros, é possível discutir uma variedade de tópicos, desde o avanço do PDI até os desafios enfrentados pelo colaborador no momento, suas metas e aspirações de carreira.

Em geral, as one on ones acontecem semanalmente ou a cada 15 dias e duram, no máximo, 30 minutos. Essa regularidade favorece o estreitamento de laços e o acompanhamento mais próximo.

 

5.   Use a tecnologia para facilitar o processo

Como você provavelmente percebeu, as estratégias apresentadas até demandam tempo e dedicação significativos. Por isso, todo recurso capaz de otimizá-los deve ser aproveitado ao máximo pelo RH.

As plataformas de gestão de desempenho são um grande destaque nesta frente, já que automatizam desde tarefas atreladas às avaliações de desempenho até a criação dos planos de desenvolvimento.

Com a solução da Feedz, por exemplo, as empresas conseguem fazer avaliações de desempenho até 50% mais rápidas.

Além disso, nossa ferramenta permite comparar avaliações e competências, analisar notas e pontos fora da curva, avaliar feedbacks, entre muitas outras funcionalidades.

 

Conclusão

E aí, conseguimos te mostrar como investir na capacitação dos funcionários de maneira contínua é uma estratégia fundamental para o sucesso organizacional nos dias de hoje? Esperamos que sim!

Diante do cenário competitivo e em constante evolução que as empresas têm enfrentado, reconhecer o valor estratégico das ações de T&D e estar comprometida em proporcionar experiências de aprendizado significativas são passos que precisam ser dados.

Isso porque, ao fazê-lo, as empresas não apenas cultivam um ambiente de trabalho mais engajado e produtivo, como também posicionam suas equipes para alcançar o sucesso a longo prazo.

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