Como a inteligência artificial ajuda no recrutamento e seleção?

Conheça 5 maneiras de aplicar a Inteligência Artificial no recrutamento e seleção e veja os benefícios da tecnologia no processo seletivo.

Otimizar processos da área de recrutamento e seleção é uma necessidade cada vez mais presente. Por essa razão, o uso de tecnologia tornou-se uma realidade no setor, que vem observando diversos benefícios 

Por exemplo, com a aplicação da inteligência artificial no recrutamento e seleção a margem de erros na escolha do candidato ideal é reduzida. 

Com isso em mente, neste artigo queremos convidar você a conhecer o que a tecnologia, mais especificamente a inteligência artificial (IA), pode fazer pelos seus processos de gestão de pessoas e contratação.

Como montar um processo seletivo de cair o queixo

 

5 maneiras de aplicar a Inteligência Artificial no recrutamento e seleção

Basicamente, a IA nasceu com o objetivo de evitar falhas em processos operacionais.

Ela consegue isso porque faz com que computadores imitem o comportamento humano. Ou seja, graças à compreensão de dados (que podem ser falados ou escritos), a IA é capaz de exibir inteligência semelhante à de um humano.

O uso da Inteligência Artificial no recrutamento e seleção é uma evolução para o setor de recursos humanos. Isso porque a tecnologia pode ser aplicada de diversas maneiras no R&S, como mostramos a seguir:

 

Triagem de currículos

Uma das atividades que mais ocupam tempo do RH é a análise de currículos. Dependendo do caso, os profissionais de R&S possuem dezenas de documentos para analisar. Além de isso demandar tempo, é uma tarefa extremamente operacional.

Os recrutadores podem contar com a inteligência artificial para fazer a triagem. Assim, a IA analisa os currículos com base nos critérios definidos pelo profissional de RH e faz uma seleção prévia dos candidatos.

👉 Recrutamento Online: O que é, Vantagens e Como fazer

👉 Técnicas de recrutamento e seleção: Guia atualizado para o RH

 

Convidar candidatos compatíveis para o processo seletivo

No processo de recrutamento e seleção, por que não ser proativo? Em outras palavras, por que não avisar candidatos que uma vaga compatível com o perfil deles foi aberta? 

A inteligência artificial pode fazer esse papel, analisando perfis cadastrados no site, por exemplo, e que possuam hard skills e soft skills aderentes à oportunidade.

 

Envio de e-mails personalizados

Precisa agendar uma entrevista ou quer enviar um e-mail ao candidato agradecendo pelo seu tempo e disposição em conversar com você? A IA pode ser a responsável pela tarefa, sem deixar de lado a personalização.

Aliás, usar a inteligência artificial no recrutamento e seleção não significa transformar o seu RH em uma máquina sem empatia. Significa torná-lo mais eficiente, mas sem deixar o lado humano de lado.

Conforme comentamos, a IA busca imitar o comportamento das pessoas. Por isso, ela pode ser treinada (isto é, programada) para tratar cada candidato com personalização.

👉 Dicas para tornar seu feedback de entrevista mais fácil e rápido

 

Criação do anúncio de vaga para o candidato ideal

Uma das tarefas que podem definir o sucesso e o fracasso de uma contratação é a criação do anúncio de vaga de emprego. Por conta disso, muitas vezes, profissionais de RH não conseguem atrair os talentos certos.

Como a inteligência artificial no recrutamento e seleção pode ajudar a superar esse desafio? Existem diversas maneiras. Uma delas é cruzando informações entre os perfis de colaboradores que já fazem parte do quadro pessoal da empresa.

Assim, a IA cria um modelo de candidato ideal, ajudando o RH a ter as informações necessárias na hora de elaborar o anúncio.

 

Avaliação de candidatos

O processo de avaliação de candidatos pode ser reduzido com a IA. A tecnologia pode ajudar em uma primeira análise, identificando lacunas em qualificações, experiência ou histórico.

Ao fazer isso, a inteligência artificial faz com que recrutadores não precisem perder tempo com candidatos não qualificados para a vaga.

 

Como usar o ChatGPT no processo de recrutamento e seleção?

O ChatGPT é uma ferramenta treinada pela OpenIA. Ele é capaz de gerar texto semelhante ao humano, pois compreende e responde à linguagem natural. 

Ele é um bom exemplo do impacto da tecnologia no recrutamento e seleção, pois pode ser usado para uma série de tarefas, como:

 

  • Responder perguntas de candidatos;
  • Criar anúncios de vagas de emprego;
  • Escrever textos convidando o candidato a se candidatar a uma vaga;
  • Enviar feedback aos candidatos do processo seletivo;
  • Criar um banco de dados com perguntas para entrevistas divididas por função ou por tipo de entrevista;
  • Tirar dúvidas de candidatos;
  • Crie resumos de candidatos.

 

Para ir além e entender melhor o potencial do ChatGPT no recrutamento e seleção, salve a leitura do artigo:

👉 ChatGPT para RH: O que é, como usar, exemplos e aplicações
👉 RH do futuro: faça o teste e descubra se você está preparado!

 

Checklist de admissão e planilha de onboarding

 

Quais as vantagens da IA no recrutamento e seleção?

A inteligência artificial, como vimos, pode assumir diversas atividades operacionais e, na maioria das vezes, cansativas. Ao fazer isso, ela torna a equipe de recrutamento e seleção mais produtiva.

Além disso, o uso da inteligência artificial no recrutamento e seleção traz à empresa benefícios como:

 

Melhora na experiência do candidato

Praticidade na hora de procurar emprego e se candidatar a uma vaga. É isso o que buscam todos  os profissionais no mercado.

Por esse motivo, processos seletivos longos, que exigem do candidato diversos deslocamentos para realizar testes e entrevistas, estão ficando para trás. 

A empresa pode utilizar a IA para avaliar soft e hard skills, evitando que candidatos não qualificados percam tempo com as próximas fases.

A inteligência artificial também é capaz de, conforme mencionamos, enviar feedbacks personalizados após cada etapa do processo seletivo.

 

Mais objetividade ao recrutamento

Por natureza, somos todos tendenciosos. Por mais objetivos e imparciais que os recrutadores possam ser, ainda sim estamos falando de pessoas que possuem emoções e empatia.

Os sentimentos podem interferir no processo decisório. A inteligência artificial consegue trazer uma perspectiva mais neutra

Como exemplo, no processo de recrutamento e seleção ela pode identificar os candidatos que mais se encaixam com a equipe, além de identificar a adequação dos candidatos para exercerem uma determinada função e com fit cultural.

 

Redução de turnover

Quantas vezes o seu RH investiu tempo e dinheiro com impressão de CVs, entrevistando candidatos e realizando treinamentos? Tudo isso para, apenas alguns meses depois, descobrir que os recém-contratados não tinham aderência à vaga?

A inteligência artificial no recrutamento e seleção reduz consideravelmente as chances de isso acontecer, pois ela ajuda a:

  • Criar um anúncio de vaga de emprego o mais preciso possível;
  • Fazer triagem de currículos;
  • Avaliar hard e soft skills;
  • Identificar os candidatos que possuem mais chances de sucesso na função; e
  • Identificar os candidatos mais compatíveis com a cultura da empresa.

 

Apesar de que a decisão final da contratação fica a cargo de líderes e gestores, a IA consegue filtrar os profissionais e, assim, aumentar as chances de sucesso na escolha.

 

Baixar a Planilha para Controle de Recrutamento e Seleção

 

Desafios e preocupações éticas

Apesar das vantagens que a IA oferece aos processos de recrutamento e seleção, existem algumas preocupações e desafios que são muito debatidos.

 

Viés e discriminação

Um dos pontos positivos da IA pode também representar uma barreira para a adoção da tecnologia. Estamos falando da sua capacidade de imitar o comportamento humano.

A inteligência artificial recebe os inputs humanos, mas também faz a sua própria interpretação com base em dados históricos. 

Se por alguma razão o algoritmo entende que homens são mais qualificados do que mulheres para uma certa função, ela pode eliminar profissionais do sexo feminino no processo seletivo.

Isso aconteceu na Amazon, em 2018. Na ocasião, o algoritmo desenvolveu um viés a favor dos homens. Essa história você pode ler aqui, mas para evitar que isso aconteça, é fundamental ter pessoas por trás verificando o comportamento da tecnologia.

 

Privacidade e segurança de dados

Sempre quando o assunto é tecnologia, existe a preocupação com a privacidade e segurança de dados. No caso da IA, a razão é que a tecnologia necessita utilizar dados para tomar decisões.

Para isso, ela precisa coletar os dados, algo que deve ter consentimento dos usuários.  

Há também o receio de vazamento de dados. Para evitar isso, é importante a empresa investir em segurança cibernética. 

 

Humanização do processo

Sem dúvidas, um dos maiores desafios da inteligência artificial no recrutamento e seleção é tornar o processo menos humano.

A maneira de evitar isso é sempre lembrar que a IA precisa de supervisão e que ela não substitui as pessoas. O papel dos recrutadores continuará existindo, mas será mais estratégico.

Com a inteligência artificial ajudando a filtrar candidatos e a executar tarefas mais operacionais, os profissionais de recrutamento e seleção podem utilizar o tempo para entrevistas mais aprofundadas com os candidatos qualificados.

Ou até mesmo podem melhorar testes de recrutamento elaborados pela IA. Em suma, a inteligência artificial deve ser usada como uma aliada para tornar processos ainda melhores e até mais humanos. Afinal, o toque final continuará sendo dado por uma pessoa.

E se você deseja revolucionar seu processo de recrutamento e seleção, a Feedz oferece uma solução completa para tornar essa jornada mais eficiente e humana, permitindo que você se concentre nos aspectos mais estratégicos do processo. Preencha o formulário abaixo para descobrir como a Feedz pode transformar a forma como você seleciona os melhores talentos para sua empresa. 👇

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar