O planejamento estratégico é uma ferramenta indispensável para a gestão de negócios, já que esclarece a direção a ser seguida, e proporciona uma base sólida para a empresa construir seu futuro.
Seja você um CEO, um gestor de RH ou uma liderança de equipe, entender e aplicar os princípios do planejamento estratégico é um passo em direção ao sucesso sustentável.
Por isso, neste conteúdo vamos compartilhar os passos para criar um planejamento estratégico, o papel das lideranças neste processo e como evitar erros comuns. Continue a leitura e aproveite!
O que é planejamento estratégico?
O planejamento estratégico é um processo contínuo que orienta as empresas sobre como alcançar suas metas e objetivos de longo prazo.
Originalmente, esse conceito se tornou popular nas décadas de 1950 e 1960, mas até hoje continua relevante nos negócios modernos.
Isso porque é uma prática que permite à organização antecipar o futuro, definir prioridades, concentrar energia e recursos, fortalecer operações e garantir que os colaboradores estão trabalhando em conjunto e em direção às metas.
Sendo assim, podemos dizer então que o planejamento estratégico é como um mapa ou uma bússola para os CEOs, gestores e profissionais de RH no mundo corporativo.
Diferença entre planejamento estratégico, tático e operacional
O planejamento estratégico, tático e operacional são três níveis de planejamento que ajudam a organização a alinhar suas metas e ações de maneira estruturada. De maneira breve, podemos dizer que as diferenças entre eles são:
- Estratégico: envolve a tomada de decisões de alto nível, é a longo prazo e orientado para os objetivos globais da empresa.
- Tático: foca no médio prazo, traduzindo a visão estratégica em planos mais detalhados, focado em áreas e departamentos específicos.
- Operacional: concentra-se no curto prazo, lidando com a execução diária dos planos táticos, voltado para as tarefas cotidianas.
Qual a importância do planejamento estratégico para a sua empresa?
Ao estabelecer uma visão clara, definir metas e objetivos alcançáveis e desenvolver estratégias robustas, a empresa cria um roteiro para o sucesso, tornando o alinhamento do time mais coeso e a comunicação mais eficaz.
Entretanto, na prática, ainda existem muitas empresas que desconhecem os benefícios do planejamento estratégico.
Uma pesquisa realizada revelou que apenas 10% das empresas têm uma estratégia bem definida para os próximos três a cinco anos.
Esses dados ressaltam uma falta de maturidade na gestão das empresas e a necessidade de mais organizações abraçarem o planejamento estratégico como uma prioridade.
A falta de um planejamento estratégico sólido pode deixar as empresas à deriva em um mar de incertezas, como o que aconteceu durante a pandemia de Covid-19, por exemplo.
Com um planejamento em mãos, a empresa não só melhora a eficiência operacional e a satisfação dos colaboradores, mas também garante uma base sólida para a sustentabilidade e o crescimento contínuo.
O papel das lideranças durante o planejamento
Os gestores são responsáveis por moldar a visão, estabelecer objetivos claros e garantir que a estratégia elaborada seja comunicada e compreendida em todos os níveis da empresa.
Entretanto, os resultados da mesma pesquisa citada anteriormente revelou uma lacuna significativa, em que 47,6% das lideranças entrevistadas indicaram que não possuem ações. Isso pode refletir uma falta de engajamento ativo ou entendimento claro do planejamento estratégico.
O compromisso das lideranças em guiar e apoiar suas equipes durante o processo de planejamento e execução não apenas acelera a realização dos objetivos, mas também constrói uma cultura organizacional resiliente, fundamental para o sucesso sustentável no longo prazo.
8 Benefícios do planejamento estratégico
Ao alinhar as estratégias da empresa com as operações diárias, o planejamento estratégico cria um ambiente de trabalho mais produtivo e harmonioso, o que, por sua vez, reflete em melhores resultados para a empresa e um maior engajamento dos colaboradores.
A seguir, listamos alguns benefícios do planejamento estratégico, tanto para a empresa quanto para as pessoas que fazem parte dela:
- Alinhamento organizacional: garante que todos estejam alinhados com a visão e os objetivos globais da empresa, promovendo uma melhor cooperação entre os diferentes departamentos.
- Tomada de decisão aprimorada: as lideranças podem tomar decisões mais informadas, o que favorece o crescimento sustentável da empresa.
- Antecipação de desafios e oportunidades: permite que a empresa antecipe os desafios e se prepare para aproveitar as oportunidades emergentes.
- Eficiência operacional: o planejamento estratégico também contribui para uma gestão mais eficiente dos recursos disponíveis ao otimizar os processos e operações.
- Engajamento dos colaboradores: os colaboradores que compreendem a visão e os objetivos da empresa tendem a estar mais engajados e satisfeitos com o trabalho.
- Inovação e competitividade: fortalece a cultura da inovação, o que ajuda a empresa a se manter competitiva no mercado.
- Sustentabilidade financeira: a análise e o planejamento financeiro estratégico são essenciais para a sustentabilidade financeira a longo prazo.
- Melhoria contínua: promove uma cultura de avaliação e melhoria contínua, contribuindo para a excelência operacional e a satisfação do cliente.
Como fazer um planejamento estratégico para empresas [7 passos práticos]
Uma ótima maneira de criar algo estruturado, desafiador e possível de se alcançar é através de uma metodologia de gestão de metas e objetivos, como a OKR, baseada na criação de objetivos e resultados-chave.
O OKR é uma ferramenta útil para o planejamento estratégico amplo. Em português, a sigla significa Objetivos e Resultados-chave e definem um ponto ou uma posição no futuro que você deseja que sua organização chegue.
O processo de pensamento OKR foi popularizado pelo Google e se tornou um dos métodos mais amados para o planejamento ágil. Ele ajuda as organizações a definir metas e gerenciar rigorosamente os resultados desde o topo da organização até o nível individual.
Para se aprofundar nos detalhes desse assunto, recomendamos a leitura:
👉 Metodologia OKR: desvendando o segredo por trás dessa técnica
👉 10 benefícios de utilizar o OKR na sua empresa
👉 Planejamento de OKR: Como planejar o seu trimestre?
👉 80 Exemplos de OKR para inovar a gestão da sua empresa + planilha grátis
Confira agora o nosso passo a passo para implementar seu planejamento estratégico:
1. Crie objetivos claros e bem definidos
Os objetivos são áreas qualitativas para melhoria e como tal eles devem levar em consideração que várias equipes contribuirão para eles simultaneamente.
Eles devem ser instigantes para todos na empresa enquanto trabalham para escolher seus próprios KRs de equipe mais importantes e vinculados ao objetivo geral.
Aqui estão 2 bons objetivos de exemplo:
- Analisar, pesquisar e entender o valor dos concorrentes
- Melhorar as taxas de retenção de clientes como forma de aumentar a receita.
🪙 Dica de ouro: Invista em uma ferramenta de gestão de objetivos e metas
A plataforma da Feedz permite que você configure rapidamente os seus OKRs e os deixe visíveis para toda a empresa. Assim, todos podem acompanhar o progresso e evolução dos objetivos e metas.
2. Peça para que cada equipe crie seus OKRs
Depois que a diretoria decide os objetivos da empresa e disponibilizam para que todos possam ver, é a hora das equipes desenvolverem e definirem seus próprios OKRs.
Lembre-se: ao planejar os objetivos e metas de cada equipe, os líderes devem pensar novamente em metas aspiracionais e quantitativas que se vinculam ao objetivo maior da empresa.
Confira algumas perguntas que podem ajudar a definir os objetivos das equipes:
- Qual é o nosso papel no avanço desse objetivo específico da empresa?
- O que podemos criar (em 3 meses) para ter sucesso em nossos esforços?
- O que podemos consertar (em 3 meses) para ter sucesso em nossos esforços?
- Existe algo para melhorar/mudar (em 3 meses) para ter sucesso em nossos esforços?
- Quais são os desafios que nos impedem?
3. Desenvolva um Plano de Ação para os OKRs das Equipes
O processo OKR deve incluir as ações necessárias para se alcançar o objetivo proposto.
Sendo assim, seu plano de ação deve conter: iniciativas com prazos e check-ins semanais. Sem eles, os OKRs que você definiu podem parecer inatingíveis ou deixar os funcionários estagnados em relação a uma meta grande demais para ser alcançada.
Entenda melhor o que são cada uma delas:
- Iniciativas: são projetos, atividades ou ideias planejadas por uma equipe para avançar nos OKRs trimestrais.
- Check-ins semanais: normalmente, são reuniões de revisão semanal das equipes com foco em discutir sobre o progresso dos objetivos e metas ou até mesmo o planejamento estratégico do OKR.
4. Configure um sistema para rastrear o andamento dos OKRs
Implementar OKRs em toda a empresa é uma tarefa, mas rastreá-los ao longo do tempo é outra que exige tanta atenção quanto.
Recomendamos fortemente o uso de uma ferramenta OKR com recursos intuitivos que fornecerão todos os benefícios mencionados acima.
Mensurar a porcentagem do progresso em direção às metas não precisa ser outra tarefa gerencial a ser adicionada à sua carga de trabalho. Você pode contar com a tecnologia para isso.
Com a ferramenta da Feedz, por exemplo, à medida que as ações são concluídas, o progresso de cada KR é atualizado e fica visível a todos.
Certifique-se também de que a ferramenta de gestão de objetivos e metas ajude a simplificar o processo de geração de relatórios, assim fica mais fácil analisar tudo no fim de cada trimestre.
5. Compartilhe os planos e atualize regularmente o progresso
Após implementar seu sistema de rastreamento OKR, você deve compartilhar seus planos semanais e iniciativas trimestrais com sua equipe e empresa – afinal, uma boa plataforma OKR promove transparência.
Na Feedz, você pode vincular planos, ações e resultados semanais diretamente aos seus OKRs para que outras pessoas possam ver como suas estratégias estão impactando diretamente o progresso das metas da equipe.
6. Trabalhe com trocas de feedback
Durante o check-in é um ótimo momento para facilitar o feedback sobre o que aconteceu durante a semana e como você está progredindo nos OKRs.
Os membros da equipe devem compartilhar seus comentários abertamente uns com os outros em suas reuniões internas, desde as dificuldades enfrentadas ou até mesmo como estão se sentindo sobre o plano OKR atual.
Os líderes de equipe também devem se lembrar de agendar 1:1s para feedback em um nível mais pessoal.
Fazendo essa análise e troca de feedbacks regularmente, é possível mudar a rota ou ajustar o plano de ação para que os objetivos sejam alcançados.
7. Organize Revisões Mensais de OKR
Como parte de seu planejamento de OKR, agende um horário fixo para que você e sua equipe realizem revisões mensais.
Recomendamos que você invista em 3 revisões de OKR por trimestre – de preferência perto do final do mês, para que você possa analisar e discutir as próximas iniciativas, ideias para melhorias nos OKRs se todos estão no caminho certo ou em risco para concluir seus OKRs.
Essas revisões são cruciais para manter todos na mesma página e confirmar que os planos estão indo na direção certa.
Erros comuns para evitar no planejamento estratégico
A eficiência do planejamento estratégico pode ser comprometida se certos erros não forem evitados. Reconhecer e compreender esses erros podem ajudar a evitar armadilhas.
Abaixo, listamos alguns erros típicos das organizações na hora de criar o planejamento estratégico:
- Falta de comunicação: todos os membros da empresa devem entender a visão, os objetivos e como suas atividades diárias contribuem para o objetivo maior.
- Falta de flexibilidade: um plano estratégico deve ser suficientemente flexível para se adaptar às mudanças nas condições de mercado ou internas da organização.
- Estabelecimento de metas irrealistas: os objetivos e as metas devem ser desafiadores, mas, ainda assim, alcançáveis. Metas irrealistas podem levar a frustração e desmotivação.
- Falta de envolvimento da equipe: não envolver as partes interessadas no processo de planejamento pode resultar em uma certa resistência à implementação das estratégias.
- Falta de monitoramento e avaliação: sem monitoramento regular e avaliação do progresso, é difícil saber se a estratégia está no caminho certo ou se ajustes são necessários.
- Foco excessivo no curto prazo: embora todos queiramos ver resultados, concentrar-se apenas em metas de curto prazo pode comprometer a visão estratégica da empresa. O planejamento deve equilibrar resultados imediatos com objetivos de longo prazo.
- Planejamento de “gaveta”: é o tipo de planejamento que é elaborado, mas nunca é revisado. Entenda que o plano estratégico não é algo estático. Ele pode (e deve) ser revisado regularmente, em especial diante de mudanças no mercado, comportamento do consumidor ou cenário econômico.
Identificar e corrigir esses erros comuns pode não apenas evitar contratempos, mas também pode fortalecer o processo de planejamento estratégico.
Ferramentas e metodologias que ajudam no planejamento estratégico
É certo que o planejamento estratégico precisa ser levado a sério. Tampouco, ele é algo criado do dia para a noite. Entretanto, sua elaboração não precisa ser um bicho de sete-cabeças.
Além dos OKRs, abordados acima, existem algumas metodologias que podem ser adotadas para ajudar na hora de criar o plano. É o caso de:
Análise SWOT
SWOT é acrônimo para Strengths, Weaknesses, Opportunities, and Threats (que em português significa Forças, Fraquezas, Oportunidades e Ameaças).
As forças e fraquezas são fatores internos e, portanto, você consegue ter algum controle sobre elas. Já as oportunidades e ameaças são fatores externos (e você tem pouco ou nenhum controle).
Por exemplo, imagine que uma empresa esteja analisando seu cenário estratégico. Ela pode identificar o seguinte:
- Forças: temos um produto novo que as pessoas adoram.
- Fraquezas: nosso sistema de tickets para clientes está desatualizado e ineficaz.
- Oportunidades: os clientes têm um interesse crescente em suporte por chat.
- Ameaças: todos os nossos concorrentes estão priorizando o atendimento ao cliente.
Com essa visão clara dos fatores internos e externos, a empresa consegue definir estratégias mais assertivas, como investir em uma nova ferramenta de chat para transformar a fraqueza em força e aproveitar a oportunidade identificada.
Balanced Scorecard (BSC)
O BSC é uma metodologia de gestão estratégica que visa medir e monitorar o desempenho das empresas em relação aos seus objetivos e metas.
Para o plano estratégico, o Balanced Scorecard ajuda a transformar a estratégia em ações concretas, monitoradas continuamente. E como ele funciona?
Na prática, ele organiza os objetivos estratégicos em quatro perspectivas:
- Financeira: como a empresa gera valor para os acionistas.
- Clientes: como a organização percebida pelos clientes e como atende suas necessidades.
- Processos internos: quais processos precisam funcionar bem para atender clientes e gerar valor.
- Aprendizado e crescimento: como a empresa sustenta sua capacidade de inovar, melhorar e crescer.
Cada uma perspectiva inclui suas próprias metas, indicadores e iniciativas estratégicas que se conectam para garantir que toda a organização caminhe na mesma direção.
5 forças de Porter
A maioria dos planos estratégicos inclui a análise da competitividade. As 5 forças de Porter são uma estrutura que ajudarão nessa análise. As forças são:
- Rivalidade entre os concorrentes: verifica a intensidade da competição entre players. Quanto maior a rivalidade, mais difícil manter margens altas.
- Ameaça de produtos substitutos: refere-se à possibilidade de os clientes optarem por soluções alternativas que atendam à mesma necessidade.
- Ameaça de entrada de novos concorrentes: quanto mais fácil for para uma empresa entrar no mercado, maior será a competitividade. Logo, maior será a pressão sobre preços e diferenciação.
- Poder de negociação dos clientes: análise do poder dos clientes de barganha. Isso pode pressionar o mercado por preços menores ou melhores condições.
- Poder de negociação dos fornecedores: os fornecedores também exercem influência na precificação. Se poucos fornecedores fornecem recursos-chave, mais poder eles têm para impor preços mais altos ou condições menos vantajosas.
Ao entender o cenário competitivo do setor, na hora de elaborar o seu planejamento estratégico, o gestor, líder ou diretoria poderá tomar decisões mais informadas sobre onde concentrar seus esforços e recursos.
Como engajar a equipe no planejamento estratégico
Um erro muito comum é centralizar o planejamento estratégico na diretoria. O perigo disso é que, sem o envolvimento de quem está na linha de frente, a empresa corre o risco de ter um plano desconectado da sua realidade operacional.
A melhor forma de refletir todos os setores e níveis hierárquicos é por meio da inteligência coletiva.
Como explicamos neste conteúdo, ela diz respeito a um processo em que as ideias, experiências e conhecimentos de todos os colaboradores são reunidos para gerar soluções mais eficazes.
Para tanto, em vez de criar um planejamento estratégico top-down (de cima para baixo), permita que diferentes níveis da empresa contribuam com suas ideias.
Realize reuniões de brainstorming, sessões de feedback ou pesquisas internas para ouvir o que cada área tem a dizer sobre os desafios e as oportunidades.
Além de possibilitar aos colaboradores contribuírem com suas ideias, uma outra maneira de engajar as equipes é definir metas claras, mensuráveis, desafiadoras e atingíveis.
Metas muito fáceis ou praticamente impossíveis são um prato cheio para o desânimo e a desmotivação. Do mesmo modo, metas que não são claras ou que não podem ser medidas, deixam espaço para dúvidas e podem levar a empresa para o lado errado.
Mais uma vez, a metodologia de OKRs é muito útil, pois ela ajuda a traduzir grandes objetivos estratégicos em ações específicas e mensuráveis, facilitando o acompanhamento e o comprometimento.
Por último, mas não menos importante, os colaboradores precisam entender o “porquê” do que estão fazendo; afinal, isso os motiva a se envolver e se engajar com os resultados.
Levando isso em consideração, é fundamental que a liderança explique de forma clara e transparente o propósito do planejamento estratégico. Mostre também como ele está alinhado tanto com a visão e missão da empresa quanto com o papel de cada equipe.
Checklist prático: o que não pode faltar em um bom planejamento estratégico
Como comentado, o planejamento estratégico é uma bússola para a empresa. Mas para que essa bússola realmente funcione, existem alguns elementos que não podem faltar. Confira um checklist bem mão na massa:
- Onde estamos agora?
- Realize uma análise da posição estratégica atual (SWOT, 5 Forças de Porter, análise de mercado).
- Avalie os recursos, capacidades e desempenho da organização.
- Para onde estamos indo?
- Defina a visão de longo prazo da empresa.
- Estabeleça a missão e os valores que guiarão a jornada.
- Como chegaremos lá?
- Defina os objetivos estratégicos claros e específicos.
- Estabeleça metas SMART (específicas, mensuráveis, atingíveis, relevantes e com prazos definidos).
- Crie um plano de ação com etapas detalhadas e responsáveis.
- Como será a execução?
- Alinhe recursos e capacidades necessárias para implementar o plano.
- Estabeleça KPIs para monitorar o progresso.
- Defina um cronograma para garantir que todas as etapas sejam cumpridas no prazo.
- Como monitoraremos e ajustaremos o plano?
- Defina um sistema de monitoramento contínuo.
- Faça ajustes no planejamento conforme necessário, com base no acompanhamento de resultados e mudanças no mercado.
Como a Feedz apoia a construção do planejamento estratégico com OKRs
Como citamos ao longo do conteúdo, os OKRs permitem que os objetivos estratégicos da empresa sejam desdobrados em metas específicas para cada time, departamento e indivíduo.
Isso garante que todos na organização estejam alinhados com a visão e missão da empresa. E nada melhor do que a tecnologia para tornar tudo mais fácil. É aí que entra a plataforma da Feedz na implementação e acompanhamento dos OKRs.
A solução é focada em acelerar o crescimento da sua empresa. Com ela, gestores, RH e líderes:
- Têm uma visão clara em tempo real do progresso da equipe com objetivos e metas;
- Aumentam a produtividade e autonomia das equipes evitando desperdício de tempo e recursos;
- Estabelecem metas compartilhadas para alcance dos resultados;
- Acompanham a evolução dos times de forma coordenada e eficiente.
Além disso, veja alguns dos benefícios da solução de OKR da Feedz:
- Aprove ou ajuste suas metas com facilidade, garantindo eficiência e colaboração com o Fluxo de Aprovação de Metas.
- Crie, acompanhe e visualize resultados-chave enviados para aprovação;
- Avalie, acompanhe e revise resultados-chave, aprovando ou justificando a reprovação;
- Envie notificações para as pessoas incluídas no processo na Home e por e-mail;
- Crie plano de ação para os resultados-chave com respectivos responsáveis e prazos;
- Acesse relatórios e dashboards inteligentes que oferecem uma visão clara de cada objetivo;
- Acompanhe em tempo real da evolução dos objetivos;
- Faça a integração das metas com o módulo de avaliação de desempenho.
Para conhecer a ferramenta de OKR da Feedz e obter esses e outros benefícios, solicite uma demonstração gratuita preenchendo o formulário abaixo. Vem voar com a gente!
Respostas de 2
Olá, me tira uma dúvida por favor.
Fui contratada em 05/01/2024, data da assinatura da carteira, porém a empresa disse que não era para iniciar ainda, que era para aguardar eles solicitarem, como se eu tivesse sob aviso. No entanto, descobri que na vdd a empresa fez a contratação apenas para ter meu registro em sistema do DETRAN e poder ter permissão para receber mais alunos na auto escola, por ter mais instrutores cadastrados no sistema. O contrato de 45 dias está quase finalizando, hoje já é dia 24/01/2024, e ainda não recebi retorno de quando devo iniciar porque a empresa não me dá retorno para que o período de 45 dias se cumpram e assim não teriam que me pagar a multa de 50% do que teria que me pagar até o contrato finalizar se eu estivesse trabalhando, nesse caso, o que devo fazer, e o que tenho direito de receber da empresa nessa situação?
Olá, Nayara!
É fundamental obter orientação legal especializada. Um advogado poderá analisar os detalhes do seu contrato e aconselhar sobre os melhores passos a seguir.