Como aumentar a produtividade na indústria: 6 dicas para o RH

Veja como aumentar a produtividade na indústria está diretamente relacionada com uma gestão eficiente de pessoas!

A busca por produtividade na indústria é um tema que está sempre em pauta. Mas, embora boa parte das discussões sobre o assunto foque na importância da tecnologia, hoje queremos chamar a atenção para o poder transformador que uma boa gestão de pessoas possui nessa história.

Por mais que a automação tenha proporcionado avanços significativos nos últimos anos, é inegável que fatores como a satisfação, saúde e engajamento dos colaboradores também desempenham um papel fundamental no alcance de resultados excepcionais.

Se você é um profissional de RH que trabalha na indústria, hoje vamos te mostrar como o seu departamento pode atuar de forma mais estratégica, buscando impulsionar o desempenho das empresas. Vem com a gente!

Manual prático de como engajar seu time

O papel do RH na produtividade industrial

O aumento de produtividade na indústria está muito atrelado à capacidade da organização em aproveitar melhor os seus recursos, buscando produzir mais sem abrir mão da qualidade dos produtos.

Como muitos já sabem, essa é uma missão que envolve muitas variáveis. No entanto, há quatro fatores primordiais para o sucesso dela:

  • Adoção de bons equipamentos, maquinários e tecnologias;
  • Melhoria contínua dos padrões processos que envolvem a operação;
  • Estratégias inteligentes de gestão, que permitam o melhor aproveitamento dos recursos disponíveis;
  • Apoio de colaboradores qualificados e motivados.

Se você reparar bem, todos esses pontos se conectam, de uma forma ou de outra, com o bem mais precioso de qualquer empresa: as pessoas.

Afinal, são elas que estão na linha de frente, aplicando as tecnologias, operando os equipamentos, pensando em estratégias e conduzindo os processos que fazem a indústria avançar.

Neste contexto, o RH desempenha um papel crucial no ganho de produtividade industrial: o setor é o grande responsável por desenvolver estratégias que impulsionam o potencial humano e promovem um local de trabalho saudável e motivador para todos.

 

6 dicas para aumentar a produtividade na indústria

Agora que já explicamos a relação entre a gestão de pessoas e o aumento de produtividade na indústria, vamos apresentar algumas estratégias que podem apoiar a criação de um ambiente propício ao alto desempenho e ao alcance dos melhores resultados:

 

1.       Aprimore o recrutamento de talentos

O RH é responsável, entre muitas outras coisas, por identificar e contratar os melhores profissionais para a indústria. Sendo assim, é importante que o setor esteja atento às melhores práticas de recrutamento e seleção.

Por meio de um processo seletivo bem estruturado, é possível encontrar profissionais qualificados e alinhados com a cultura organizacional, que contribuam para um ambiente de trabalho mais produtivo.

Se você sente que precisa melhorar os esforços nesta frente, temos um conteúdo que ensina como elaborar um processo de recrutamento e seleção do zero. Aproveite!

 

2.       Incentive o engajamento dos funcionários

Desenvolver programas de reconhecimento, oferecer feedback regular, promover um equilíbrio saudável entre vida profissional e pessoal e criar uma cultura organizacional positiva são algumas das estratégias que ajudam a aumentar o engajamento dos colaboradores.

E sabe por que isso é tão importante? Alguns estudos recentes mostram que profissionais engajados são pelo menos 17% mais produtivos!

 

3.       Invista em T&D

Ao implementar programas de treinamento e desenvolvimento (T&D), o RH promove oportunidades de aprendizado contínuo e estimula o aprimoramento de competências técnicas e comportamentais relevantes para as demandas da indústria.

Além de garantir que os colaboradores terão os recursos necessários para utilizar as novas tecnologias da empresa, essa estratégia também eleva o engajamento do time ao demonstrar que a organização se preocupa com o crescimento profissional de todos.

 

4.       Apoie a gestão de desempenho

O RH possui um papel fundamental na gestão do desempenho dos colaboradores, já que apoia as lideranças das empresas no estabelecimento de metas claras e alcançáveis, fornecimento de feedback e acompanhamento do progresso individual e coletivo.

Neste contexto, adotar um processo de avaliação de desempenho contínuo, que ajude a identificar oportunidades de melhoria em cada membro da equipe e a reconhecer um bom trabalho, também pode potencializar a produtividade na indústria.

👉 Cultura de feedback: o que é e como implementar na sua empresa?
👉 O Papel do Feedback na Retenção de Talentos de TI

 

5.       Promova um ambiente de trabalho seguro e saudável

O bem-estar dos funcionários anda de mãos dadas com a produtividade e a qualidade das entregas. Por isso, priorizar a segurança e a saúde dos profissionais, por meio de práticas e políticas que garantam um ambiente de trabalho seguro e acolhedor, faz toda a diferença.

O RH pode, por exemplo, promover ações de prevenção de acidentes e doenças ocupacionais, oferecer suporte para questões relacionadas à saúde mental, incentivar a prática esportiva e muito mais.

 

6.       Atente-se para a sobrecarga de trabalho

Quando os colaboradores estão constantemente sobrecarregados, com tarefas excessivas ou prazos irrealistas, sua capacidade de desempenho pode ser comprometida, levando a erros frequentes, aumento do estresse e até mesmo à exaustão.

Para evitar que isso aconteça, é importante que o RH monitore a carga de trabalho de cada funcionário e certifique-se de que as responsabilidades sejam distribuídas de forma justa e equilibrada. Realizar uma pesquisa interna de satisfação dos funcionários pode auxiliar na identificação.

Ao adotar essas 6 dicas, você estará no caminho certo para aumentar a produtividade na indústria e impulsionar os resultados da sua organização. Mas vale lembrar que há muitas outras estratégias que contam pontos nessa equação. 🙂

Esse é o caso, por exemplo, da análise e otimização dos fluxos de trabalho existentes, visando identificar possíveis gargalos e oportunidades de melhoria, e da adoção de tecnologias capazes de automatizar tarefas repetitivas e simplificar processos.

👉 Como aumentar a produtividade do time usando a Feedz

Acessar ebook sobre Como aliar a tecnologia a rotina das equipes de trabalho

 

Como implementar essas dicas no dia a dia da indústria?

Como vimos até aqui, uma gestão de pessoas eficaz impacta diretamente na produtividade das indústrias. Mas como o RH pode implementar as dicas que apresentamos acima de forma bem-sucedida?

Bom, o primeiro conselho que temos para dar é: tenha calma. Escolher uma ou duas estratégias prioritárias pode ser um jeito mais fácil de começar, principalmente se a sua equipe de RH for enxuta.

Dito isso, veja algumas outras orientações que podem ajudar:

  • Promova uma cultura de comunicação aberta e transparente, onde os funcionários se sintam valorizados e envolvidos nas decisões da empresa;
  • Identifique as necessidades de treinamento da equipe e desenvolva um plano de capacitação adequado;
  • Ofereça suporte e recursos para ajudar os colaboradores a atingirem suas metas e melhorarem continuamente;
  • Cumpra e promova rigorosamente as normas de segurança e saúde ocupacional;
  • Conscientize e envolva as lideranças da empresa em todas as ações propostas.

Por fim, não se esqueça de monitorar constantemente os resultados obtidos. Ajustes e adaptações podem ser necessários ao longo do processo para garantir que as práticas adotadas promovam o aumento da produtividade de forma sustentável.

 

Como a Feedz ajuda a aumentar a produtividade na indústria?

Lembra quando dissemos que a automação proporcionou avanços significativos para a indústria? Bom, embora esses avanços sejam frequentemente associados ao processo produtivo em si, eles também se tornaram grandes aliadas do RH.

Com a plataforma da Feedz, por exemplo, muitas das estratégias que apresentamos ao longo deste post podem ser realizadas com mais agilidade e precisão, contribuindo assim para a produtividade da indústria.

Ao automatizar tarefas manuais relacionadas a avaliações de desempenho, pesquisas de clima, e recrutamento e seleção de talentos, nossa solução libera tempo para o RH focar em tarefas estratégicas e no que realmente importa: as pessoas.

Ficou curioso (a) para saber como fazemos isso? Solicite uma demonstração gratuita e veja na prática!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar