Avaliação de liderança: o que é e como fazer?

Como fazer uma avaliação de liderança

A avaliação de liderança é um instrumento fundamental para analisar os resultados obtidos pelos gestores e para a construção de um pilar estratégico de gestão de pessoas.

O departamento de RH é o responsável por aplicar essa avaliação que busca entender o potencial de cada líder e o seu desenvolvimento para o futuro. 

Quer entender mais como funciona esse tipo de avaliação, como realizar corretamente esse processo e quais os principais quesitos que devem ser considerados na liderança? Então vem com a gente! 🚀

 

O que é uma avaliação de liderança?

A avaliação de liderança é uma metodologia utilizada dentro das empresas para avaliar o desempenho individual dos seus líderes. 

Esse processo é focado na verificação dos comportamentos, resultados, regras, atitudes, entre outros aspectos que trarão feedbacks positivos e negativos.

Além disso, essa avaliação ajuda a identificar os profissionais mais engajados, produtivos e que realizam trabalhos incríveis na empresa, os chamados talentos. 

Assim como, aqueles líderes que estão com esses níveis abaixo do esperado, alertando sobre os possíveis desafios que a empresa precisará superar para obter melhores resultados. 

Sendo assim, a avaliação de desempenho de liderança ajuda a instituição a identificar os pontos fortes, pontos a melhorar, entregando uma visão sobre a organização e construindo líderes como um pilar estratégico na gestão de pessoas.

 

Por que fazer uma avaliação de desempenho para gestores?

Vamos mostrar a importância da avaliação de líderes listando as vantagens de realizar essa metodologia dentro da sua empresa. Confira:

 

1. Identificar perfis profissionais

É muito importante que o RH consiga identificar os perfis de líderes que os times da empresa possuem. Assim é possível traçar os pontos fortes e fracos para criar planos de desenvolvimento para que todos os líderes potencializem seus resultados.

 

2. Informar a situação do profissional

Assim como qualquer colaborador, o líder também possui suas inseguranças e medos dentro da organização. Portanto, a avaliação de liderança pode servir para situar o profissional, ou seja, informá-lo sobre seus desempenhos das performances, resultados obtidos e pontos a melhorar.

 

3. Não perder funcionários

Muitos colaboradores pedem demissão no trabalho por conta dos seus líderes, e as empresas acabam não sabendo desse fato, infelizmente. A pesquisa levantada pela consultoria de recrutamento Michael Page, comprovou que 8 em cada 10  profissionais pedem demissão por causa do chefe.

 

4. Panorama geral da empresa

As avaliações de líderes ajudam a criar uma análise aprofundada sobre os desempenhos desses profissionais que são pontos-chaves para identificar os problemas e melhorar o desempenho das equipes.

 

5. Considerar o ponto de vista do líder

A avaliação de desempenho de liderança coloca em foco a opinião e a visão dos líderes, que deve ser levada em consideração para o crescimento do líder, do colaborador e da instituição.

 

6. Feedbacks

A avaliação de desempenho para gestores permite oferecer feedbacks construtivos na jornada do líder dentro da organização, apontando os pontos a melhorar e o que está no caminho certo.

 

 7. Melhorias nos processos

O RH pode utilizar as avaliações de líderes para encontrar os tópicos que precisam ser melhorados dentro da empresa, como cursos, treinamentos, eventos, convenções e palestras.

 

8. Contribui para o crescimento profissional

Até mesmo líderes precisam de feedbacks das avaliações de desempenho para evoluírem mais profissionalmente.

 

9. Autoavaliação

Essa metodologia influencia no processo de autoavaliação dos próprios líderes para descobrirem seus pontos a serem aperfeiçoados.

 

10. Acompanhar as mudanças

Os resultados obtidos nas avaliações de desempenho de gestores podem contribuir para a identificação de necessidades dentro da empresa, que deverá procurar as soluções para acompanhar o mercado.

 

11. Incentivo

O processo de avaliação de líderes estimula a autocrítica e o encorajamento para buscar as mudanças necessárias para melhorar seus desempenhos. 

 

Como fazer uma avaliação de liderança?

É preciso estudar as opções disponíveis para fazer uma avaliação de desempenho dos líderes da maneira correta. Para isso, o RH pode escolher entre estes modelos, a seguir:

 

Autoavaliação

O nome desse modelo de avaliação já entrega como deve ser feito: o próprio líder vai se avaliar para mostrar suas próprias percepções sobre o seu desempenho e papel dentro da empresa. 

Funciona como uma autoanálise para entender a performance das suas entregas, a sua evolução profissional e a sua contribuição para a organização.

Esse tipo de avaliação pode ser feito com perguntas de múltiplas escolhas (objetiva) e discursivas (subjetivas). Dessa forma, as perguntas com alternativas trazem respostas iguais e as discursivas terão respostas únicas de cada líder.

 

Avaliação 180 graus

A avaliação 180 graus é aplicada através do diagnóstico do superior do líder, que busca enxergar os resultados do profissional em determinado período dentro da empresa.

O intuito dessa avaliação é entregar uma visão sistêmica dos superiores ao líder, ou seja, entender o todo por meio das partes individuais que formam a instituição. 

Os superiores das lideranças terão que entregar respostas claras, objetivas e francas. Após a captura das respostas, o líder terá seu feedback.

 

Avaliação 360 graus

Essa avaliação de desempenho de gestores é a mais completa de todas, já que busca a opinião de diversas pessoas, como os seus superiores, subordinados, clientes e fornecedores. 

Os pontos abordados nessa avaliação podem ser diversos: pontualidade, motivação, engajamento, produtividade, comunicação, espírito de equipe, entre outros. 

Os resultados da avaliação 360 graus trarão uma visão mais ampla sobre o líder. O RH será o responsável por captar as respostas, colher os dados com sigilo e entregar um relatório ao gestor sem indicar os respondentes.

 

Principais competências para avaliar nas lideranças

Até aqui, você sabe o que é avaliação de liderança, a importância de aplicar essa metodologia e os modelos que podem ser seguidos. 

Agora, veja quais são as principais competências para avaliar em um líder. Confira abaixo!

 

1. Comunicação

A avaliação de desempenho precisa descobrir como o líder se comunica com sua equipe e outros funcionários da empresa. A comunicação da liderança é essencial para usar em reuniões (virtuais ou presenciais), ligações e conversas individuais.

 

2. Confiança

Uma das principais competências de um líder é a confiança que ele transmite nas suas relações profissionais, principalmente com os integrantes da equipe que precisam confiar na liderança para conseguir atingir os resultados esperados.

 

3. Diplomacia

O líder que possui diplomacia com uma das suas principais competências consegue resolver melhor os conflitos internos na empresa, a fim de acalmar os ânimos e encontrar uma solução agradável para todos os envolvidos em situações conflitantes.

 

4. Motivação

Um líder precisa passar motivação para o seu time. Existem diversas formas de motivar os funcionários dentro das empresas, como reconhecimento dos resultados alcançados, feedbacks, oferta de benefícios corporativos, promoção de cargos e aumento de salário. 

 

5. Criatividade

Assim como os colaboradores precisam estimular a criatividade para entregar altas performances, os líderes também precisam desenvolver essa competência. É importante avaliar se a liderança está buscando as melhores soluções e entregando ideias inovadoras ao time e à empresa.

 

6. Discrição

O líder lida com diversas informações sigilosas da empresa e pessoais dos seus subordinados. Portanto, é necessário ser discreto, sensato, ético e profissional para tratar sobre esses dados sensíveis.

 

7. Delegação

Líderes que conseguem delegar as tarefas corretas para cada funcionário pode ser muito bem avaliado. Afinal, a liderança precisa entender quais são os pontos fortes dos integrantes do seu time para atribuir as demandas e obter bons resultados.

O que achou da avaliação de liderança? Queremos saber! Continue por aqui no nosso blog para promover um  ambiente de trabalho mais feliz e de sucesso! 🚀

Se inscreve aí na nossa news 🤩

Tá a fim de receber conteúdos incríveis como esse direto na sua caixa de entrada? Então é só colocar seu e-mail aqui embaixo e assinar a newsletter do Blog da Feedz!

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Artigos relacionados