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Avaliação de liderança: o que é, qual a importância e como fazer?

A avaliação de liderança é essencial para a construção de um pilar estratégico de gestão de pessoas. Veja os benefícios e como é na prática!

Existem inúmeras empresas que nunca fizeram uma avaliação de liderança. E os dados são alarmantes: de acordo com uma pesquisa da consultoria Michael Page, 8 em cada 10  profissionais pedem demissão por causa do chefe

Neste artigo, veremos que é importante para o RH avaliar a gestão e enxergar líderes como peças estratégicas dentro da empresa. Por isso, veremos o que deve ser avaliado, as razões para avaliar e um modelo de avaliação de desempenho de liderança.

O que é uma avaliação de liderança?

A avaliação de liderança é uma metodologia utilizada para avaliar o desempenho individual dos líderes de uma empresa. Esse processo verifica os comportamentos e os resultados destes, entre outros aspectos que trarão feedbacks positivos e negativos.

A avaliação ajuda a identificar os talentos, que são os profissionais mais engajados e produtivos, que realizam trabalhos incríveis na empresa. Identifica também os líderes com baixo desempenho, alertando sobre os desafios que a empresa precisa superar para obter melhores resultados. 

Sendo assim, a avaliação de desempenho de liderança ajuda a instituição a identificar os pontos fortes e os pontos de melhoria, entregando uma visão sobre a organização e construindo líderes como um pilar estratégico na gestão de pessoas.

 

Por que fazer uma avaliação de desempenho para gestores?

Além da noção básica de que todos precisamos estar atentos ao nosso desempenho, temos 10 razões principais para avaliar nossos líderes. Vejamos quais são:

 

1. Identificar perfis profissionais

É muito importante que o RH consiga identificar os perfis de líderes que os times da empresa possuem. Assim é possível traçar os pontos fortes e fracos para criar planos de desenvolvimento de carreira para que todos os líderes potencializem seus resultados. 

 

2. Informar a situação do profissional

Assim como qualquer colaborador, o líder também possui suas inseguranças e medos dentro da organização. Portanto, a avaliação de liderança pode servir para situar o profissional, ou seja, informá-lo sobre seu desempenho. 

 

3. Não perder funcionários

Como vimos, muitos colaboradores pedem demissão no trabalho por conta dos seus líderes. Muitas empresas acabam não sabendo desse fato por não fazerem uma avaliação de seus líderes.

 

4. Panorama geral da empresa

As avaliações ajudam a criar uma análise aprofundada sobre o desempenho desses profissionais. E esses profissionais, por sua vez, são pontos-chaves para melhorar o desempenho das equipes.

 

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5. Considerar o ponto de vista do líder

A avaliação de desempenho de liderança coloca em foco a opinião e a visão dos líderes. Esta que deve ser levada em consideração para o crescimento da liderança, do colaborador e da instituição. 

 

6. Feedbacks

A avaliação de desempenho para gestores permite oferecer feedbacks construtivos na jornada do líder dentro da organização. É necessário, do ponto de vista estratégico, que os feedbacks guiem a empresa para onde ela planeja ir. 

 

 7. Melhorias nos processos

O RH pode utilizar as avaliações para encontrar as áreas de melhoria dentro da empresa. Com isso, além de viabilizar melhores processos, devem ser oferecidos cursos, treinamentos, eventos, convenções e palestras que solucionem os pontos fracos.

 

8. Contribui para o crescimento profissional

Todos precisam de um planejamento de carreira. E, para evoluir profissionalmente, é necessário que haja feedbacks.

 

9. Acompanhar as mudanças

Os resultados obtidos nas avaliações de desempenho podem contribuir para a identificação de necessidades dentro da empresa. Isso impede que a empresa fique em descompasso com o mercado.

 

10. Incentivo

O mercado está sempre em busca de talentos. Se seus talentos não são valorizados dentro da empresa, serão valorizados pelo mercado, o que pode acarretar na perda de tais profissionais.

Portanto, enxergue essa avaliação como algo estratégico para todas as áreas da empresa. Com melhores líderes, os talentos são retidos, os resultados da empresa crescem e os próprios líderes, sendo talentos, valorizam a organização.

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Como avaliar a liderança de uma empresa?

Para avaliar a liderança de forma correta, o RH pode escolher entre os diferentes tipos de avaliação de desempenho:

 

Autoavaliação

O nome desse modelo de avaliação já entrega como deve ser feito: o próprio líder vai fazer uma avaliação de desempenho individual para mostrar suas próprias percepções sobre seu desempenho e seu papel dentro da empresa. 

Essa autoanálise pode ser feita com perguntas de múltipla escolha (objetiva) e discursivas (subjetivas). As perguntas de múltipla escolha podem quantificar o desempenho do líder, enquanto discursivas terão respostas únicas de cada pessoa.

No fim deste artigo traremos um questionário autoavaliativo para ser entregue aos seus líderes. Ele serve como um modelo, que pode ser modificado de acordo com suas necessidades e percepções.

 

Avaliação 180 graus

A avaliação 180 graus é aplicada através do diagnóstico do superior do líder, que busca enxergar os resultados do profissional em determinado período dentro da empresa.

O intuito dessa avaliação é entregar uma visão sistêmica dos superiores ao líder. Ou seja, entender o todo por meio das partes individuais que formam a instituição. 

Os superiores das lideranças terão que entregar respostas claras, objetivas e francas. Após a captura das respostas, o líder terá seu feedback. 

 

Avaliação 360 graus

A avaliação 360 graus de gestores é a mais completa, já que busca a opinião de diversas pessoas, como os seus superiores, subordinados, clientes e fornecedores. 

Os pontos abordados nessa avaliação podem ser diversos: pontualidade, motivação, engajamento, produtividade, comunicação, espírito de equipe, entre outros. 

Os resultados da avaliação 360 trarão uma visão mais ampla sobre o líder. O RH será o responsável por captar as respostas, colher os dados com sigilo e entregar um relatório ao gestor sem indicar os respondentes.

 

Principais competências para avaliar nas lideranças

Até aqui, você sabe o que é avaliação de liderança, a importância de aplicar essa metodologia e os modelos que podem ser seguidos. Agora, veja quais são as principais competências para avaliar um líder!

 

1. Comunicação

A avaliação de desempenho precisa descobrir como o líder se comunica com sua equipe e outros funcionários da empresa. A comunicação da liderança é essencial para usar em reuniões (virtuais ou presenciais), ligações e conversas individuais. 

 

2. Confiança

Uma das principais competências de um líder é a confiança que ele transmite nas suas relações profissionais. Para atingir resultados, os integrantes da equipe precisam confiar nas decisões da liderança.

Alguns funcionários sabem que seus líderes tomam decisões que não fazem muito sentido, de modo que aceitam verbalmente para não contrariar, mas não colocam em prática. Esse é um péssimo indicativo para um líder.

 

3. Diplomacia

O líder que possui diplomacia como uma das suas principais competências consegue resolver melhor os conflitos internos na empresa. O líder que não é diplomata, sem conseguir acalmar os ânimos, acaba fazendo com que toda solução seja controversa. 

 

4. Motivação

Um líder precisa motivar o seu time. Existem diversas formas de motivar a equipe: o reconhecimento dos resultados alcançados, os feedbacks, a oferta de benefícios corporativos, a promoção de cargos e o aumento de salário.

 

5. Criatividade

Assim como os colaboradores precisam estimular a criatividade para entregar altas performances, os líderes também precisam desenvolver essa competência. É importante avaliar se a liderança está buscando as melhores soluções e entregando ideias inovadoras ao time e à empresa. 

 

6. Discrição

O líder lida com diversas informações sigilosas da empresa e dados pessoais dos seus subordinados. Portanto, é necessário ser discreto, sensato, ético e profissional para tratar sobre esses dados sensíveis. 

 

7. Delegação

Líderes que conseguem delegar as tarefas corretas para cada funcionário podem ser muito bem avaliados. Afinal, a liderança precisa entender quais são os pontos fortes dos integrantes do seu time para atribuir as demandas e obter bons resultados.

 

Como criar um questionário para avaliação de liderança?

Existem diversas formas com as quais um líder ou uma líder pode se autoavaliar. Aqui trouxemos um breve questionário que poderá ser entregue pelo RH para que a pessoa avalie a própria liderança.

Lembre-se de transmitir essa mensagem ao líder e à líder: todos nós possuímos pontos fracos. Quando um carro está com problema, você não tenta escondê-lo do mecânico — você quer resolvê-lo para que sua segurança não seja comprometida.

Por isso, é necessário que o indivíduo use de bastante honestidade e sinceridade nessa autoavaliação, pois é ela que lhe levará para o próximo nível. 

Para cada pergunta, será dada uma nota de 1 a 5, sendo que 1 = nunca/discordo totalmente e 5 = sempre/concordo totalmente. 

 

  1. Sou eficiente nos detalhes envolvidos em meu trabalho?
  2. Eu sei, com antecedência, como o grupo reagirá a uma nova ideia?
  3. Sou eficiente para resolver problemas?
  4. Eu entendo a organização da empresa?
  5. Uso de proatividade para resolver problemas, a ponto de resolvê-los assim que surgem?
  6. Eu gosto de lidar com as emoções e preocupações da equipe?
  7. Gerir pessoas é a minha maior força?
  8. Sou capaz de sentir e entender as emoções da equipe?
  9. Eu gosto de atender às demandas da equipe e às suas preocupações?
  10. Eu uso minha energia para motivar outros?
  11. Eu tenho prazer em elaborar estratégias para a empresa e minha equipe?
  12. Sou eficiente para obter e alocar recursos para minha equipe?
  13. Eu me esforço para obter um consenso em situações de conflito?
  14. Sou flexível quando se tratam de mudanças no negócio, aceitando de bom grado a nova situação e transmitindo confiança à equipe?
  15. Eu lido bem com críticas?
  16. Eu incentivo a equipe a me dar feedbacks negativos, para que eu saiba onde melhorar?

 

Esse breve questionário serve para avaliar a liderança, de modo que quanto mais próximo do 5 melhor a saúde da gestão. Mas lembre-se: após o questionário, é necessário traçar um plano de ação, com metas específicas e um prazo para atingir o objetivo.

 

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