Pausas no trabalho: como elas melhoram o desempenho?

Entenda o que a legislação trabalhista diz sobre pausas no trabalho e quais os reais benefícios desta prática!

Você sabia que realizar pequenas pausas no trabalho pode desde diminuir o estresse do colaborador, reduzindo o risco de erros e melhorando a produtividade, até fortalecer o clima organizacional?

E não precisa ser nada grandioso: há uma série de estudos que mostram que apenas alguns minutos de descanso entre uma atividade e outra já são capazes de fazer uma enorme diferença no dia a dia dos funcionários e, consequentemente, das empresas.

Ficou curioso (a) para entender como essas pausas devem funcionar e quais os principais benefícios que elas oferecem? Então vem, que a gente te explica! 😀 

O que é pausa no trabalho?

O nome é autoexplicativo: as pausas no trabalho nada mais são do que pequenos intervalos que os colaboradores fazem durante a jornada laboral, sejam elas de forma programada ou não.

A pausa para o almoço e para o cafézinho são dois dos exemplos mais conhecidos nesta frente e cumprem com objetivos parecidos: o de permitir que os funcionários tenham breves momentos de descanso ao longo do dia para recarregar as energias.

 

É obrigatório ter pausa no trabalho?

A pausa no trabalho é um assunto tão importante que, em muitos países, existem regulamentações que definem os direitos dos trabalhadores em relação a intervalos e descansos.

No Brasil, especificamente, a concessão de intervalos é uma obrigatoriedade para qualquer função cuja duração exceda 4 horas. A seguir, traremos detalhes sobre o que a legislação diz a respeito do tema.

👉 Jornada de trabalho: Tudo que o DP precisa saber sobre

👉 Limite de horas extras: por dia e mês [dúvidas frequentes]

 

O que a legislação trabalhista diz sobre as pausas intrajornada

Como acabamos de mencionar, a legislação brasileira possui diretrizes claras sobre as pausas no trabalho. Elas estão previstas no Art. 71 da Consolidação das Leis do Trabalho (CLT), que diz o seguinte:

“Em qualquer trabalho contínuo, cuja duração exceda de 6 horas, é obrigatória a concessão de um intervalo para repouso ou alimentação, o qual será, no mínimo, de 1 hora e, salvo acordo escrito ou contrato coletivo em contrário, não poderá exceder de 2 horas”.

Em paralelo a isso, a legislação também prevê um intervalo obrigatório de 15 minutos quando a jornada de trabalho ultrapassar 4h.

Por fim, a CLT determina que a não concessão ou a concessão parcial do intervalo intrajornada mínimo implica o pagamento indenizatório apenas do período suprimido, com acréscimo de 50% sobre o valor da remuneração da hora normal de trabalho.

 

Quem trabalha 8 horas tem direito a quantas pausas?

Como boa parte dos trabalhadores cumpre a jornada de 8 horas, é importante esclarecer o seguinte: para esses casos, a regra que vale do ponto de vista legal é a da concessão de um intervalo de, no mínimo, 1 hora, não podemos exceder 2 horas de descanso.

Baixar o guia definitivo para criar um ambiente de trabalho feliz

 

A importância das pausas para a saúde mental e física dos profissionais

Segundo os dados mais recentes do Ministério da Previdência Social, os problemas de coluna lideraram os afastamentos do trabalho em 2023.

A hérnia de disco ficou em primeiro lugar no ranking, seguida de dor na lombar. Mas, para além dos aspectos físicos, dezenas de milhares de profissionais também precisaram ser afastados devido a transtornos mentais, tais como a ansiedade e a depressão.

Embora possam ser desencadeadas por diferentes fatores, tais condições possuem uma ligação direta com condições de trabalho inadequadas e jornadas extenuantes. E é justamente neste ponto que a importância das pausas se torna ainda mais evidente.

Em primeiro lugar, os pequenos intervalos permitem que os profissionais se movimentem, estiquem-se e relaxem, contribuindo para a prevenção de dores musculares e problemas relacionados à postura.

Além disso, esses momentos de descanso, ainda que breves, também proporcionam um alívio temporário das pressões do trabalho, possibilitando que os colaboradores se recuperem mental e emocionalmente.

Para que você possa ter uma ideia mais clara do quão relevante essa prática é, aí vai um dado bacana: pesquisadores descobriram que apenas 10 minutos de pausa já são suficientes para diminuir a fadiga e aumentar o ânimo do trabalhador!

 

4 benefícios extras das pausas no trabalho

Agora que você já sabe que as pausas no trabalho são benéficas para o bem-estar dos funcionários, chegou a hora de conhecer as demais vantagens que essa prática também pode proporcionar:

  1.   Aumento da produtividade: um breve descanso permite que os trabalhadores recarreguem a energia, mantenham o foco e voltem às tarefas com mais eficiência.
  2.   Melhora a concentração: a fadiga mental pode prejudicar a concentração e a capacidade de tomar decisões acertadas. Por outro lado, pausas oportunas ajudam a preservar a clareza mental e a eficácia nas atividades.
  3.   Estímulo à criatividade e inovação: mentes descansadas são um ambiente propício para a criatividade florescer. Além do mais, mudar de foco por um curto período pode inspirar novas ideias e soluções inovadoras.
  4.   Melhoria nas relações interpessoais: intervalos para o café, almoço ou pausas curtas proporcionam oportunidades para interações sociais entre colegas. Esses momentos têm potencial para fortalecer o espírito de equipe e criar um ambiente de trabalho mais harmonioso.

 

Acessar grátis o ebook interativo + template Questionário de Saúde Mental no Trabalho

 

A importância de estabelecer pausas efetivas no trabalho remoto

Em tempos de trabalho à distância, é válido lembrar que as regras sobre intervalo também devem ser mantidas – e incentivadas pelos empregadores – neste contexto.

Afinal, assim como ocorre no escritório, estabelecer pausas efetivas no trabalho remoto é fundamental para garantir a saúde mental no home office, bem como a produtividade e o bem-estar físico dos profissionais.

 

Como o RH pode incentivar e implementar uma cultura de pausas saudáveis na empresa

Há um consenso na neurociência de que o cérebro humano só consegue se concentrar plenamente em algo por 90 minutos. Após isso, há uma diminuição na capacidade de manter o foco, que pode ser revitalizada com pausas regulares de 10 a 15 minutos.

Essa compreensão científica é um motivo e tanto para as organizações integrarem práticas de descanso que vão além das exigências legais,como forma de otimizar o desempenho e o bem-estar dos colaboradores.

Se a sua empresa está comprometida em estabelecer uma cultura que

coloque a saúde mental e física do time como prioridade, eis algumas ações que o

RH pode encabeçar para apoiar essa construção:

  • Desenvolva políticas que promovam pausas regulares e horários flexíveis de trabalho para favorecer os momentos de descanso;
  • Comunique claramente os benefícios de pausas saudáveis para a saúde física e mental dos colaboradores;
  • Encoraje os líderes a discutirem abertamente a necessidade de descanso e equilíbrio entre vida pessoal e profissional junto aos seus liderados;
  • Forneça recursos, como vídeos de exercícios de alongamento ou ginástica laboral, para incentivar práticas de relaxamento;
  • Projete espaços de descanso agradáveis e acolhedores;
  • Utilize ferramentas tecnológicas, como aplicativos de lembrete ou softwares de rastreamento de tempo, para incentivar e monitorar pausas;
  • Incentive a criação de uma cultura onde os colegas se apoiem mutuamente para tirar pequenos minutos de descanso quando necessário.

 

Por fim, lembre-se de ouvir o que os colaboradores têm a dizer sobre as iniciativas que estão sendo implementadas.

Solicitar feedback regular do time é o caminho para avaliar regularmente o impacto das políticas de pausas na cultura organizacional e fazer ajustes conforme necessário.

Quer ficar por dentro das melhores dicas sobre gestão e engajamento dos colaboradores? Então assine a newsletter da Feedz e receba os próximos conteúdos na sua caixa de e-mail! 😀

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar