Desenvolvimento de carreira: como o RH pode ajudar os colaboradores?

O RH pode atuar ativamente para ajudar no desenvolvimento de carreira dos colaboradores. Veja os benefícios e como fazer da melhor maneira.

Ei, RH! Você sabe como ajudar o desenvolvimento de carreira de cada funcionário da sua empresa? Sabe da importância de realizar esse tipo de ação? 

O desenvolvimento profissional dos colaboradores deve ser uma tarefa para o departamento de RH, se a empresa não deseja perder os talentos para o mercado. 

Por isso, para entender melhor sobre esse assunto, veja o que pode ser feito para melhorar o crescimento profissional dos seus funcionários, logo abaixo!

 

O que é desenvolvimento de carreira?

Relembrando o que é desenvolvimento de carreira: um plano estratégico com metas e objetivos divididos em etapas para serem alcançados pelos profissionais nas suas profissões. 

Geralmente, esse processo acontece a longo prazo, já que lida com a ajuda da empresa, as conquistas pessoais e as adversidades do mercado de trabalho.

Por isso, o RH pode ajudar esse planejamento com estratégias e ações para contribuir com o sucesso profissional dos seus colaboradores. 

Mas é preciso saber que esse plano vai mais além do desenvolvimento da carreira do funcionário, ele se refere também ao crescimento profissional dentro do ambiente corporativo.

 

Qual a importância do desenvolvimento de carreira?

Sem dúvida, o desenvolvimento de carreira traz muitos benefícios para o funcionário e, claro, para as empresas. 

Podemos listar os benefícios para os profissionais:

  • Desenvolvimento profissional: possibilidade de subir de cargo e ter aumento de salário. 
  • Consolidação da carreira: melhoria das habilidades, aumento de conhecimento na área que atua e consciência do papel que atua na empresa.
  • Desenvolvimento de liderança e espírito em equipe: para conquistar cargos maiores, o colaborador mostra que possui capacidades e qualidades, como boas relações profissionais, trabalho em equipe, proatividade, entre outros aspectos de um bom líder. 
  • Mais segurança e estabilidade: ao se desenvolver profissionalmente dentro de uma instituição, o profissional cria um porto seguro e permanece dentro da empresa. 

E os benefícios para a empresa:

  • Profissionais qualificados: os funcionários que buscam o desenvolvimento de carreira procuram se aperfeiçoar mais, ganham mais conhecimento e entregam resultados mais satisfatórios. 
  • Diminui a taxa de Turnover: com colaboradores mais satisfeitos dentro da empresa, os pedidos de demissão diminuem. Por outro lado, os líderes satisfeitos com os resultados não dispensarão os profissionais, diminuindo a taxa de Turnover.
  • Planejamento dos perfis profissionais: a empresa consegue moldar os perfis profissionais para cada cargo através dos desenvolvimentos das competências e conhecimentos dos colaboradores, elaborando um plano de carreira justo. 
  • Melhora o Employer Branding: quando a empresa se preocupa com o bem-estar do colaborador dentro da instituição e promove o desenvolvimento de carreira, os profissionais, principalmente da nova geração, se interessam pela empresa e tendem a ter uma relação de trabalho duradoura. 

 

Como incentivar o desenvolvimento de carreira dos colaboradores

Se interessou pelos benefícios que o desenvolvimento de carreira oferece aos funcionários e para a empresa? 

Então saiba o que pode ser feito para sua empresa se destacar no mercado cada vez mais competitivo para atrair e manter os talentos na instituição. Dá uma olhada ?

 

1. Incentive a criação de uma rede de networking

Converse com os colaboradores sobre a importância de ter uma rede de contatos formada por profissionais da mesma área de atuação.

Explique como é possível criar conexões e relações profissionais para ampliar as oportunidades de trabalho e conquistar mais conhecimento. 

Informe sobre as reuniões e eventos organizacionais, principalmente aqueles realizados pela própria empresa que são uma ótima maneira de gerar conexão com outros profissionais. 

Converse também com os funcionários sobre o cultivo dos contatos do trabalho atual e nos empregos anteriores, uma forma de cuidar da sua rede de contatos para projetos no futuro.

 

2. Desenvolva a inteligência emocional

O RH também precisa cuidar do bem-estar e saúde mental dos funcionários para conseguirem desenvolver a inteligência emocional. 

De nada adianta uma carreira bem desenvolvida sem o equilíbrio emocional. Portanto, é necessário cuidar desse ponto para que o trabalhador encontre as melhores oportunidades dentro da empresa e saiba lidar com a pressão e adversidades do ambiente corporativo. 

ilustração mostrando desenvolvimento de carreira de um funcionário

Para se manter em determinados cargos que exigem capacitações e atitudes ideais, o profissional precisa mostrar que consegue lidar com diferentes tipos de situações. 

O RH pode ajudar no desenvolvimento da inteligência emocional oferecendo suporte para feedbacks para entender o que pode ser feito para contribuir nesse processo.

 

3. Promova capacitações e treinamentos 

Uma ótima forma para contribuir pelo desenvolvimento de carreira dos colaboradores é por meio da capacitação e treinamentos. 

Incentive os funcionários a buscarem conhecimento em cursos, palestras, debates, livros, filmes, entre outros meios de ensino.

A empresa pode oferecer auxílio financeiro ou por benefícios corporativos para o trabalhador estudar e se capacitar mais. 

Além disso, crie treinamentos corporativos para os profissionais se tornarem aptos para exercerem os seus os cargos e ganharem conhecimento sobre os processos internos da empresa.

 

4. Garanta que todos tenham um PDI ativo

Na sua empresa existe um PDI (Plano de Desenvolvimento Individual) para todos os colaboradores? Se a resposta foi não, é preciso dar uma atenção para isso!

O PDI é um documento que deve fazer parte da rotina de qualquer funcionário que deseja se desenvolver dentro da empresa e alcançar seu objetivo com sucesso. 

O setor de RH pode oferecer esse documento para o colaborador se comprometer em cuidar do seu próprio crescimento na instituição. 

Além disso, a participação ativa das lideranças na criação de Planos de Desenvolvimento é fundamental. Enquanto RH, é preciso garantir que os gestores coloquem em ação essa e outras melhores práticas do framework de alto desempenho.

Passo a passo para criar um PDI memorável

A utilização do PDI incentiva o trabalhador a ser mais crítico com as suas demandas de trabalho e a buscar o aperfeiçoamento profissional cada vez mais. 

Além desse documento, o RH pode oferecer avaliações de desempenho para entender como está o andamento do processo de cada colaborador. 

 

5. Utilize as ferramentas de gestão para RH

Sabemos que o setor de RH possui muitas demandas e funções e, por isso, um grande aliado no desenvolvimento de carreira dos seus colaboradores é a tecnologia. 

Procure ferramentas de gestão que ajudem nas suas tarefas, principalmente na ajuda com o desenvolvimento profissional de todos os funcionários. 

Para isso, escolha plataformas que organizam as informações a respeito do processo de capacitação dos profissionais para acompanhar o desempenho de cada um. 

Dessa forma, ficará mais fácil saber quais as ações que estão contribuindo para o desenvolvimento de carreira dos funcionários e o que pode ser feito para melhorar o processo.

 

6. Alinhe com os gestores

É muito importante que o RH alinhe com os líderes de cada equipe para contribuir com o desenvolvimento das carreiras dos trabalhadores. 

Converse com os gestores para alinhar os objetivos da empresa e do funcionário, a fim de entenderem como podem ajudar seus times.

Afinal, em empresas com grande número de colaboradores é um desafio maior para o RH acompanhar o desenvolvimento no dia a dia.

Portanto, os líderes podem aproveitar o contato diário e a maior aproximação com os profissionais para ajudá-los nesse processo.

 

7. Mapeie as competências 

Cada colaborador possui competências técnicas e comportamentais que são aplicadas no dia a dia de trabalho. 

É importante conhecer essas competências e mapeá-las para entender os perfis das vagas, melhorar o processo de recrutamento, criar treinamentos e desenvolver a carreira dos trabalhadores. 

O RH pode mapear essas competências comportamentais e técnicas para analisar o processo de desenvolvimento e planejar ações mais eficientes no dia a dia. 

Além disso, mantenha os líderes informados sobre essas análises para também auxiliarem no desenvolvimento da melhor forma. 

Enfim, essas são as dicas para o RH ajudar no desenvolvimento de carreira dos seus colaboradores. Agora é só colocar em prática!

Bora voar alto? ?

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar