O que são benefícios financeiros e como aplicá-los na sua empresa

benefícios financeiros

Quase toda empresa sabe o que são benefícios financeiros, e tem consciência de sua importância tanto na atração, quanto na retenção de funcionários. Além de entender quais benefícios mais combinam com o empreendimento, também é importante compreender qual a melhor forma de aplicá-los aos colaboradores.

Na busca por criar uma cultura organizacional que valorize o bem-estar dos funcionários, alguns empregadores podem focar mais em planos de benefícios não financeiros, ou seja, benefícios que contribuem para o conforto e o desenvolvimento dos colaboradores. 

Ainda que os benefícios não financeiros sejam também importantes, grande parte dos profissionais preferem pacotes que contenham incentivos financeiros.

Faz parte de um RH estratégico encontrar as melhores opções para atender às necessidades dos colaboradores. E isso depende de uma boa pesquisa interna na empresa. 

Neste artigo realizado em parceria com a Xerpay, você confere o que são os benefícios financeiros na prática e como aplicá-los com eficácia.

Boa leitura!

benefícios financeiros

 

O que são benefícios financeiros?

Para traçar um plano efetivo de benefícios que contemplem as necessidades de uma empresa, é preciso entender claramente o que são benefícios financeiros. De forma geral, os benefícios financeiros são ferramentas e recursos que as empresas oferecem aos colaboradores a fim de contribuir para o seu bem-estar financeiro geral.

Eles são vistos como vantagens disponibilizadas pela empresa além do salário, e que de alguma forma também agregam às finanças do colaborador. 

Em sua pesquisa anual sobre os melhores benefícios que uma empresa pode oferecer aos funcionários, a Society for Human Resource Management (SHRM) descobriu que o bem-estar financeiro é um dos principais benefícios que a maioria dos profissionais desejou para 2020.

A preferência por pacotes que auxiliem nas finanças é reflexo do aumento do estresse financeiro de muitas pessoas. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva em parceria com o serviço de cobrança digital Negocia Fácil, no ano passado o Brasil contava com 57,9 milhões de pessoas preocupadas com dívidas em atraso.

A preferência dos profissionais por benefícios financeiros permanece em 2021, motivada principalmente pela grande instabilidade econômica provocada pela pandemia de Covid-19. 

Vale ressaltar que o estresse financeiro é um dos fatores que mais atrapalha o rendimento profissional. Funcionários que estão passando por problemas nas finanças pessoais rendem menos. 

O mesmo acontece com os colaboradores que não sentem o seu trabalho valorizado dentro da empresa. Reforçando que, assim como o reconhecimento, apostar em benefícios que auxiliam nas finanças diminui o estresse e motiva os empregados.

wolf of wall street money GIF

 

Quais as vantagens de oferecer benefícios financeiros aos colaboradores?

Do ponto de vista do empregador, fornecer ferramentas e recursos para o bem-estar financeiro geral dos funcionários é um investimento. Assim, entre as principais vantagens de oferecer benefícios financeiros em qualquer organização estão:

 

Maior produtividade e engajamento

O aumento na produtividade dos funcionários que recebem benefícios financeiros está atrelado a vários fatores. Como dito anteriormente, o estresse financeiro afeta diretamente o engajamento dos profissionais, seja por causar um maior número de faltas ou licenças, ou porque o bem-estar psicológico do colaborador fica comprometido.

De qualquer forma, os benefícios financeiros ajudam a aliviar tais situações, além de fazerem os funcionários se sentirem valorizados pela empresa. Quanto mais produtivo cada um de seus colaboradores for, melhores serão os resultados da empresa no geral.

 

Atração de bons profissionais

Durante a procura de profissionais para preencher uma posição na empresa, é sempre importante lembrar que os candidatos também estão avaliando a organização. Neste contexto, os pacotes de benefícios sempre chamam a atenção dos melhores profissionais, pois representam o que de melhor uma empresa pode oferecer para a carreira de um um.

De acordo com uma pesquisa da MRI, quase 30% dos candidatos dizem rejeitar uma oferta de emprego se os benefícios não atenderem suas expectativas, portanto, as empresas devem prestar bastante atenção às necessidades de seus colaboradores e futuros talentos.

 

Maior retenção dos funcionários

Substituir funcionários é caro. Sendo assim, se uma empresa tem alta rotatividade de pessoal, ela está frequentemente gastando dinheiro com contratações, e esse dinheiro poderia ser facilmente empregado de outra forma.

Assim como os pacotes de benefícios são atrativos no momento da contratação, eles também fazem a diferença para manter os funcionários na empresa e, consequentemente, diminuir a rotatividade. 

Portanto, se quiser aumentar a retenção de talentos em sua empresa, é preciso investir em benefícios.

 

Quais benefícios financeiros oferecer para os colaboradores?

Agora que você já sabe as vantagens em oferecer benefícios financeiros e como eles podem ser úteis para manter o bem-estar e a produtividade dos colaboradores, chegou o momento de conferir quais benefícios podem ser os mais interessantes para a sua empresa. Confira:

 

Ajuda de custo para o transporte

Grande parte dos trabalhadores considera que seu deslocamento diário é a pior parte do dia. Além disso, o custo para ir e voltar do trabalho pode acabar pesando no orçamento pessoal. Sendo assim, é interessante pensar em opções que funcionam como ajuda de custo para o transporte.

O vale-transporte é o benefício mais conhecido nessa categoria, mas há outras opções. Com a redução do transporte público por conta da pandemia e pelo maior risco de contaminação, é possível oferecer ônibus fretado para os colaboradores ou, ainda, reembolso para os que vão trabalhar de carro.

Para encontrar a opção mais adequada (ou as opções) para os seus funcionários, aplique pesquisas e converse com as equipes para saber as necessidades dos colaboradores.

 

Bolsas e custeio dos estudos

Ajudar os colaboradores a economizar para a aposentadoria é ótimo, mas nem todo funcionário está tão focado nessa meta de longo prazo. Em vez disso, ajudá-los a cumprir metas de curto prazo pode ser mais atraente

Uma opção para as empresas é avaliar as necessidades dos colaboradores e contribuir para o seu desenvolvimento intelectual e profissional oferecendo bolsas de estudos ou o custeio de uma porcentagem do curso.

Com a orientação adequada, você pode ajudar seus funcionários a economizar muito dinheiro por ano —  algo pelo qual eles serão eternamente gratos. Melhor ainda, todo o investimento no desenvolvimento profissional desses colaboradores poderá ser utilizado pela própria empresa a longo prazo.

 

Vale-compras

O vale-alimentação ou vale-refeição já é bastante conhecido tanto de empresas quanto de funcionários. Eles realmente fazem a diferença na ajuda de custo mensal que uma empresa pode fornecer aos funcionários.

Porém, existem diversas opções de vale-compras que também podem ser oferecidos aos colaboradores. O vale-cultura, por exemplo, possibilita um investimento em cultura e lazer que, além de variado, funciona como um ótimo incentivo ao bem-estar dos profissionais.

Faça uma pesquisa entre os seus colaboradores e veja quais vale-compras eles consideram interessantes e que priorizam as suas necessidades.

 

Benefícios que incluem a família

Cada vez mais os empregadores estão oferecendo benefícios aos funcionários que se estendem também para a família dos mesmos. Esse é o caso de opções como a licença maternidade/paternidade estendida (e remunerada, claro), ou do oferecimento de planos de saúde familiar, por exemplo.

Existem inúmeras opções que podem considerar os colaboradores e suas famílias, incluindo viagens de lazer, creches e auxílios emergenciais em caso de doença. Esses benefícios têm crescido como parte de uma tendência maior de expandir as políticas de equilíbrio entre vida pessoal e profissional.

 

Salário sob demanda

A maioria dos profissionais que não tem um bom controle de suas finanças vive no esquema chamado “salário em salário”. Isso significa que eles estão sempre dependendo do salário para conseguir pagar dívidas, realizar compras, etc. 

Caso a necessidade surja e o dia do pagamento ainda esteja longe, é comum que os trabalhadores adotem opções como o uso de cartões de crédito e cheque especial para cobrir as despesas, mas, como sabemos, essas práticas podem envolver altos juros mensais, e são as maiores causas da “bola de neve” das dívidas. 

Por isso, uma opção para contribuir com o orçamento dos colaboradores é adotar o salário sob demanda, que oferece flexibilidade para os profissionais administrarem o salário da forma que melhor for para o seu mês.

O salário sob demanda permite que o colaborador saque parte do seu pagamento quando quiser, mediante a disponibilidade do valor referente aos dias já trabalhados. O processo é simples e feito através de plataformas como o Xerpay, lançado em 2019 e que é facilmente integrado ao RH de qualquer empresa.

 

Bônus e premiações 

Cada empresa tem sua própria programação de bônus, alguns com base em seus ganhos, outros com base em quanto a empresa produz como um todo. Além de ajudar nas finanças, oferecer bônus e premiações aos funcionários é sempre uma motivação a mais para os colaboradores. 

As bonificações contribuem para o aumento da produtividade, especialmente quando estão ligadas a metas (de fato alcançáveis). Além disso, as bonificações em dinheiro estão entre os benefícios financeiros mais apreciados pelos trabalhadores.

Essas são apenas algumas alternativas que funcionam muito bem como benefícios financeiros oferecidos aos colaboradores, e que figuram entre as tendências das maiores empresas. 

Porém, é importante ressaltar que as necessidades dos trabalhadores de cada empresa podem ser bem diferentes. Por isso, o mais importante é identificar quais os benefícios que realmente ajudaram os seus colaboradores.

Se você gostou desse conteúdo, compartilhe com os amigos e siga o Xerpay nas redes sociais Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

O Blog da Feedz abre um espaço para profissionais e empresas convidadas postarem seus conteúdos e infomações. A ideia é compartilhar conhecimento e diferentes pontos de vista sobre a gestão e negócios. Este material foi publicado por uma empresa parceira ou convidado(a) da Feedz. 🤜💥🤛
Back To Top