O que são benefícios financeiros e como aplicá-los na sua empresa

benefícios financeiros

Quase toda empresa sabe o que s√£o benef√≠cios financeiros, e tem consci√™ncia de sua import√Ęncia tanto na atra√ß√£o, quanto na reten√ß√£o de funcion√°rios. Al√©m de entender quais benef√≠cios mais combinam com o empreendimento, tamb√©m √© importante compreender qual a melhor forma de aplic√°-los aos colaboradores.

Na busca por criar uma cultura organizacional que valorize o bem-estar dos funcionários, alguns empregadores podem focar mais em planos de benefícios não financeiros, ou seja, benefícios que contribuem para o conforto e o desenvolvimento dos colaboradores. 

Ainda que os benefícios não financeiros sejam também importantes, grande parte dos profissionais preferem pacotes que contenham incentivos financeiros.

Faz parte de um RH estrat√©gico encontrar as melhores op√ß√Ķes para atender √†s necessidades dos colaboradores. E isso depende de uma boa pesquisa interna na empresa.¬†

Neste artigo realizado em parceria com a Xerpay, você confere o que são os benefícios financeiros na prática e como aplicá-los com eficácia.

Boa leitura!

benefícios financeiros

 

O que são benefícios financeiros?

Para traçar um plano efetivo de benefícios que contemplem as necessidades de uma empresa, é preciso entender claramente o que são benefícios financeiros. De forma geral, os benefícios financeiros são ferramentas e recursos que as empresas oferecem aos colaboradores a fim de contribuir para o seu bem-estar financeiro geral.

Eles são vistos como vantagens disponibilizadas pela empresa além do salário, e que de alguma forma também agregam às finanças do colaborador. 

Em sua pesquisa anual sobre os melhores benefícios que uma empresa pode oferecer aos funcionários, a Society for Human Resource Management (SHRM) descobriu que o bem-estar financeiro é um dos principais benefícios que a maioria dos profissionais desejou para 2020.

A prefer√™ncia por pacotes que auxiliem nas finan√ßas √© reflexo do aumento do estresse financeiro de muitas pessoas. Segundo uma pesquisa realizada pelo Instituto Locomotiva em parceria com o servi√ßo de cobran√ßa digital Negocia F√°cil, no ano passado o Brasil contava com 57,9 milh√Ķes de pessoas preocupadas com d√≠vidas em atraso.

A prefer√™ncia dos profissionais por benef√≠cios financeiros permanece em 2021, motivada principalmente pela grande instabilidade econ√īmica provocada pela pandemia de Covid-19.¬†

Vale ressaltar que o estresse financeiro é um dos fatores que mais atrapalha o rendimento profissional. Funcionários que estão passando por problemas nas finanças pessoais rendem menos. 

O mesmo acontece com os colaboradores que não sentem o seu trabalho valorizado dentro da empresa. Reforçando que, assim como o reconhecimento, apostar em benefícios que auxiliam nas finanças diminui o estresse e motiva os empregados.

wolf of wall street money GIF

 

Quais as vantagens de oferecer benefícios financeiros aos colaboradores?

Do ponto de vista do empregador, fornecer ferramentas e recursos para o bem-estar financeiro geral dos funcionários é um investimento. Assim, entre as principais vantagens de oferecer benefícios financeiros em qualquer organização estão:

 

Maior produtividade e engajamento

O aumento na produtividade dos funcion√°rios que recebem benef√≠cios financeiros est√° atrelado a v√°rios fatores. Como dito anteriormente, o estresse financeiro afeta diretamente o engajamento dos profissionais, seja por causar um maior n√ļmero de faltas ou licen√ßas, ou porque o bem-estar psicol√≥gico do colaborador fica comprometido.

De qualquer forma, os benef√≠cios financeiros ajudam a aliviar tais situa√ß√Ķes, al√©m de fazerem os funcion√°rios se sentirem valorizados pela empresa. Quanto mais produtivo cada um de seus colaboradores for, melhores ser√£o os resultados da empresa no geral.

 

Atração de bons profissionais

Durante a procura de profissionais para preencher uma posição na empresa, é sempre importante lembrar que os candidatos também estão avaliando a organização. Neste contexto, os pacotes de benefícios sempre chamam a atenção dos melhores profissionais, pois representam o que de melhor uma empresa pode oferecer para a carreira de um um.

De acordo com uma pesquisa da MRI, quase 30% dos candidatos dizem rejeitar uma oferta de emprego se os benefícios não atenderem suas expectativas, portanto, as empresas devem prestar bastante atenção às necessidades de seus colaboradores e futuros talentos.

 

Maior retenção dos funcionários

Substituir funcion√°rios √© caro. Sendo assim, se uma empresa tem alta rotatividade de pessoal, ela est√° frequentemente gastando dinheiro com contrata√ß√Ķes, e esse dinheiro poderia ser facilmente empregado de outra forma.

Assim como os pacotes de benefícios são atrativos no momento da contratação, eles também fazem a diferença para manter os funcionários na empresa e, consequentemente, diminuir a rotatividade. 

Portanto, se quiser aumentar a retenção de talentos em sua empresa, é preciso investir em benefícios.

 

Quais benefícios financeiros oferecer para os colaboradores?

Agora que voc√™ j√° sabe as vantagens em oferecer benef√≠cios financeiros e como eles podem ser √ļteis para manter o bem-estar e a produtividade dos colaboradores, chegou o momento de conferir quais benef√≠cios podem ser os mais interessantes para a sua empresa. Confira:

 

Ajuda de custo para o transporte

Grande parte dos trabalhadores considera que seu deslocamento di√°rio √© a pior parte do dia. Al√©m disso, o custo para ir e voltar do trabalho pode acabar pesando no or√ßamento pessoal. Sendo assim, √© interessante pensar em op√ß√Ķes que funcionam como ajuda de custo para o transporte.

O vale-transporte √© o benef√≠cio mais conhecido nessa categoria, mas h√° outras op√ß√Ķes. Com a redu√ß√£o do transporte p√ļblico por conta da pandemia e pelo maior risco de contamina√ß√£o, √© poss√≠vel oferecer √īnibus fretado para os colaboradores ou, ainda, reembolso para os que v√£o trabalhar de carro.

Para encontrar a op√ß√£o mais adequada (ou as op√ß√Ķes) para os seus funcion√°rios, aplique pesquisas e converse com as equipes para saber as necessidades dos colaboradores.

 

Bolsas e custeio dos estudos

Ajudar os colaboradores a economizar para a aposentadoria é ótimo, mas nem todo funcionário está tão focado nessa meta de longo prazo. Em vez disso, ajudá-los a cumprir metas de curto prazo pode ser mais atraente. 

Uma opção para as empresas é avaliar as necessidades dos colaboradores e contribuir para o seu desenvolvimento intelectual e profissional oferecendo bolsas de estudos ou o custeio de uma porcentagem do curso.

Com a orienta√ß√£o adequada, voc√™ pode ajudar seus funcion√°rios a economizar muito dinheiro por ano ‚ÄĒ¬† algo pelo qual eles ser√£o eternamente gratos. Melhor ainda, todo o investimento no desenvolvimento profissional desses colaboradores poder√° ser utilizado pela pr√≥pria empresa a longo prazo.

 

Vale-compras

O vale-alimentação ou vale-refeição já é bastante conhecido tanto de empresas quanto de funcionários. Eles realmente fazem a diferença na ajuda de custo mensal que uma empresa pode fornecer aos funcionários.

Por√©m, existem diversas op√ß√Ķes de vale-compras que tamb√©m podem ser oferecidos aos colaboradores. O vale-cultura, por exemplo, possibilita um investimento em cultura e lazer que, al√©m de variado, funciona como um √≥timo incentivo ao bem-estar dos profissionais.

Faça uma pesquisa entre os seus colaboradores e veja quais vale-compras eles consideram interessantes e que priorizam as suas necessidades.

 

Benefícios que incluem a família

Cada vez mais os empregadores est√£o oferecendo benef√≠cios aos funcion√°rios que se estendem tamb√©m para a fam√≠lia dos mesmos. Esse √© o caso de op√ß√Ķes como a licen√ßa maternidade/paternidade estendida (e remunerada, claro), ou do oferecimento de planos de sa√ļde familiar, por exemplo.

Existem in√ļmeras op√ß√Ķes que podem considerar os colaboradores e suas fam√≠lias, incluindo viagens de lazer, creches e aux√≠lios emergenciais em caso de doen√ßa. Esses benef√≠cios t√™m crescido como parte de uma tend√™ncia maior de expandir as pol√≠ticas de equil√≠brio entre vida pessoal e profissional.

 

Sal√°rio sob demanda

A maioria dos profissionais que n√£o tem um bom controle de suas finan√ßas vive no esquema chamado ‚Äúsal√°rio em sal√°rio‚ÄĚ. Isso significa que eles est√£o sempre dependendo do sal√°rio para conseguir pagar d√≠vidas, realizar compras, etc.¬†

Caso a necessidade surja e o dia do pagamento ainda esteja longe, √© comum que os trabalhadores adotem op√ß√Ķes como o uso de cart√Ķes de cr√©dito e cheque especial para cobrir as despesas, mas, como sabemos, essas pr√°ticas podem envolver altos juros mensais, e s√£o as maiores causas da ‚Äúbola de neve‚ÄĚ das d√≠vidas.¬†

Por isso, uma opção para contribuir com o orçamento dos colaboradores é adotar o salário sob demanda, que oferece flexibilidade para os profissionais administrarem o salário da forma que melhor for para o seu mês.

O salário sob demanda permite que o colaborador saque parte do seu pagamento quando quiser, mediante a disponibilidade do valor referente aos dias já trabalhados. O processo é simples e feito através de plataformas como o Xerpay, lançado em 2019 e que é facilmente integrado ao RH de qualquer empresa.

 

B√īnus e premia√ß√Ķes¬†

Cada empresa tem sua pr√≥pria programa√ß√£o de b√īnus, alguns com base em seus ganhos, outros com base em quanto a empresa produz como um todo. Al√©m de ajudar nas finan√ßas, oferecer b√īnus e premia√ß√Ķes aos funcion√°rios √© sempre uma motiva√ß√£o a mais para os colaboradores.¬†

As bonifica√ß√Ķes contribuem para o aumento da produtividade, especialmente quando est√£o ligadas a metas (de fato alcan√ß√°veis). Al√©m disso, as bonifica√ß√Ķes em dinheiro est√£o entre os benef√≠cios financeiros mais apreciados pelos trabalhadores.

Essas são apenas algumas alternativas que funcionam muito bem como benefícios financeiros oferecidos aos colaboradores, e que figuram entre as tendências das maiores empresas. 

Porém, é importante ressaltar que as necessidades dos trabalhadores de cada empresa podem ser bem diferentes. Por isso, o mais importante é identificar quais os benefícios que realmente ajudaram os seus colaboradores.

Se voc√™ gostou desse conte√ļdo, compartilhe com os amigos e siga o Xerpay nas redes sociais Facebook, Instagram, Twitter e LinkedIn.

simbolo_color

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

‚úĒ Todas as ferramentas de gest√£o de pessoas em um s√≥ lugar
‚úĒ O software mais indicado para empresas acima de 25 colaboradores

Share on facebook
Share on linkedin
Share on twitter
Share on email

Artigos relacionados

Comprometimento no trabalho
10 ideias para aumentar o comprometimento no trabalho

Incentivar o trabalho em equipe, reconhecer os esfor√ßos, apostar na cultura do feedback e investir no desenvolvimento cont√≠nuo est√£o entre as a√ß√Ķes que ajudam a solucionar a falta de comprometimento no trabalho.