Dicas de como resolver conflitos no trabalho

aperto de m√£os entre colegas de trabalho

Para saber como resolver conflitos no trabalho é preciso, sempre, ir na raiz do problema.

Existem duas origens principais para os conflitos em um ambiente profissional: falta de comunicação interna eficiente e, claro, o perfil do colaborador.

No primeiro caso, as meias verdades se sobressaem porque a fofoca, geralmente, é a principal fonte de informação. 

No lugar de mensagens claras e da transpar√™ncia, a comunica√ß√£o √© enviesada deixando as pessoas desconfort√°veis em situa√ß√Ķes corriqueiras.

Quer um exemplo? Lavar a xícara de café. Pode ser que no seu trabalho algumas pessoas não tenham o costume de lavar a louça após o uso no escritório e sempre sobra para alguém o serviço.

No lugar de um comunicado oficial da empresa sobre essa necessidade, geralmente prevalece a conversa de corredor: ‚Äúah, mas fulano nunca lava a lou√ßa‚ÄĚ.

Nesse caso, desconfortos pr√©vios causados por diverg√™ncias de opini√£o mal resolvidas sobre quest√Ķes profissionais se somam e a x√≠cara, que a princ√≠pio era um pormenor, vira o estopim.

No segundo caso, quando o conflito √© causado pelo perfil do colaborador √© preciso entender o motivo do seu comportamento e criar um plano de desenvolvimento para suas habilidades emocionais, o incentivando a ser mais compreens√≠vel e expor suas opini√Ķes de maneira n√£o-violenta.¬†

O melhor a se fazer, nesses casos, é dar as ferramentas necessárias para que ele se expresse de um jeito mais calmo.

Tudo isso é muito fácil de falar, mas na hora que está acontecendo o conflito é difícil de saber o que fazer. Por isso, separamos dicas práticas de como resolver conflitos no trabalho e como evitá-los.

 

5 dicas de como resolver conflitos no trabalho

As lideran√ßas t√™m papel importante na resolu√ß√£o de conflitos no ambiente de trabalho. Muitas vezes, os gestores precisam atuar como mediadores para evitar que uma briga evolua ou torne a presen√ßa de um colaborador insustent√°vel¬† na empresa ‚ÄĒ afinal, algumas discuss√Ķes podem se tornar bastante s√©rias.¬†

Al√©m disso, √© papel do gestor acalmar os √Ęnimos para n√£o prejudicar a produtividade de uma equipe toda ‚ÄĒ depois de uma briga acalorada no escrit√≥rio, as pessoas demoram para recuperar o estado normal de concentra√ß√£o e muitas vezes o dia √© ‚Äúperdido‚ÄĚ.¬†

Para acalmar os √Ęnimos e resolver conflitos no trabalho, portanto, siga esse passo a passo:

 

1. Separe os envolvidos

No momento em que as pessoas est√£o exaltadas o ideal √© interromper a briga e nada melhor que dist√Ęncia f√≠sica.

Ao perceber que as provoca√ß√Ķes est√£o exageradas e o clima est√° mais tenso que o normal, convide um dos profissionais envolvidos para uma conversa ou o coloque em um projeto que precise se juntar a outra equipe.

Pode parecer professoral, mas colocar ‚Äúum em cada ponta‚ÄĚ ajuda a fazer com que as provoca√ß√Ķes diminuam e as pessoas se acalmem. Em um primeiro momento, essa √© a atitude ideal.

 

2. Entenda a causa do conflito

Se a comunica√ß√£o falhou a ponto de gerar um conflito, √© preciso entender quais as situa√ß√Ķes exatas que levaram ao estopim.

O ideal para isso √© conversar com os envolvidos na briga e tamb√©m com o time que trabalha junto com essas pessoas ‚ÄĒ afinal, um desentendimento afeta todos da equipe.¬†

Ao entender a causa do problema √© poss√≠vel, al√©m de ter mais clareza de como resolv√™-lo, mapear os pontos sens√≠veis para evitar que eles gerem novas discuss√Ķes no futuro.

 

3. Tenha empatia

A gente nunca sabe onde dói a dor do outro. Muitas vezes o motivo da briga pode parecer banal para quem está de fora, mas todo o contexto da vida dos envolvidos faz com que para eles seja algo relevante.

Por isso, antes de julgar se o conflito foi causado por ego, impaciência, desorganização ou qualquer outro motivo, tente entender qual o contexto da vida das pessoas que levou à discussão.

Muitas vezes as pessoas est√£o com problemas em suas vidas pessoais e trazem essa carga para o trabalho.

O l√≠der pode entender isso e tentar resolver com um dia de folga para o colaborador sanar suas quest√Ķes ou dar o apoio que a pessoa est√° precisando no momento para se acalmar.¬†

 

4. Mantenha a neutralidade

√Č imposs√≠vel n√£o tomar partido. Naturalmente as pessoas t√™m mais proximidade com quem √© mais parecido consigo, portanto tendem a ter mais empatia nessas situa√ß√Ķes.

Mas, é crucial que o líder ou os profissionais de RH se mantenham imparciais  nas suas atitudes, sem favorecer ninguém a fim de não piorar a situação.

 

5. Busque chegar em um acordo comum 

Depois com a ‚Äúcabe√ßa fria‚ÄĚ √© preciso colocar um ponto final na briga e chegar a um consenso.

Chame os envolvidos para conversar, explique qual a postura esperada de cada um e dê uma decisão imparcial sobre o motivo da briga.

√Č importante comunicar a equipe tamb√©m sobre a resolu√ß√£o do conflito para que n√£o gere fofocas sobre o assunto.¬†

 

Como evitar conflitos no trabalho

Tão importante quanto resolver os conflitos no trabalho é evitar que eles aconteçam. Como falamos, a comunicação é a chave nesse processo e pode fazer com que os mal-entendidos não aconteçam.

Portanto, para criar um ambiente de trabalho saudável e que não inspire brigas é importante incentivar:

 

Transparência

A fofoca ou informa√ß√Ķes atravessadas podem ser a causa de conflitos. A √ļnica forma de evitar isso √© mantendo √†s claras as decis√Ķes e andamentos dos processos.

Al√©m de compartilhar com a equipe nas reuni√Ķes de time, √© poss√≠vel incentivar que as pessoas conversem online em canais p√ļblicos para que todos estejam a par dos acontecimentos exatos.

 

Feedbacks

Manter uma cultura de feedback pode ajudar a resolver as quest√Ķes que poderiam culminar em um conflito, ainda em sua raiz.

Se um colaborador não gostou da forma como o outro interrompeu sua fala durante uma reunião, por exemplo, é possível dar um feedback sobre isso para não se tornar um comportamento frequente.

Os l√≠deres, com acesso √†s conversas em canais p√ļblicos, podem tamb√©m dar feedbacks sobre comportamentos ‚Äúperigosos‚ÄĚ antes de eles desencadearem um conflito.

Como transformar sua empresa com feedbacks

 

Avalia√ß√£o 360¬ļ

Essas avalia√ß√Ķes s√£o, geralmente, an√īnimas e permitem que os profissionais opinem sobre o desenvolvimento de seus colegas em diversos pontos.

Dessa forma, as pessoas estão sempre alinhadas quanto aos comportamentos que geram algum estranhamento na equipe e as atitudes que são valorizadas por seus colegas e líderes.

 

Comunicação para além do trabalho

√Č comum que as pessoas se irritem mais com quem n√£o conhecem direito, por isso, criar v√≠nculos de confian√ßa e proximidade entre os colaboradores pode ajudar a evitar conflitos na hora do trabalho.

Para tal, momentos de descontra√ß√£o da equipe s√£o essenciais. Happy Hours e almo√ßos com o time s√£o ideais para tal ‚ÄĒ e podem ganhar vers√£o digital durante a pandemia.¬†

 

Crie ambientes de trabalho felizes

A cultura do negócio influencia no sentimento dos profissionais e pode incentivar ou desincentivar algumas atitudes.

Ambiente com foco √ļnico em resultados, por exemplo, pode gerar maior competitividade, falta de confian√ßa e tens√£o, sendo um cen√°rio ideal para os conflitos estourarem.

Criar ambientes leves, que pulsam colaboração e que são centrados nas pessoas ajuda a incentivar um clima mais agradável para o trabalho, fazendo com que as pessoas se sintam mais calmas durante sua jornada e, assim, tenham menos motivos para iniciar um conflito. 

Portanto, a cultura e o clima do negócio podem ser ferramentas para evitar brigas também.

Para evitar conflitos no trabalho, aposte em uma comunica√ß√£o eficiente ‚ÄĒ e se eles acontecerem, a comunica√ß√£o pode ser a chave para resolver os problemas tamb√©m! E na sua empresa, como os conflitos s√£o resolvidos?

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