Como melhorar a gestão de contratos na sua empresa

A gestão de contratos monitora todas as etapas de execução de um documento contratual. Entenda a importância de uma boa gestão e dicas para melhorá-la.

A gestão de contratos é essencial para que a relação entre a empresa e seus fornecedores, parceiros, clientes e colaboradores seja a melhor possível. Deixar de cumprir uma cláusula, como a de pagamento, por exemplo, pode resultar atritos nessa relação.

Muitas pessoas não se dão conta, mas quando o assunto são os documentos contratuais, nenhum detalhe é pequeno demais para passar despercebido. Por isso, eles devem ser gerenciados constantemente.

Como fazer essa tarefa manualmente não traz precisão e muito menos agilidade aos processos de DP, neste conteúdo, chamamos a sua atenção para a automatização da gestão de contratos. Vem com a gente! 😉

O que é gestão de contratos?

A gestão de contratos engloba o conjunto de atividades que compreendem o ciclo de vida de um contrato (ou Contract Lifecycle Management – CLM). 

Desse modo, consiste em procedimentos internos colocados em prática para acompanhar desde a criação de um contrato, a negociação, a assinatura e o armazenamento, até o cumprimento das obrigações contratuais e a sua expiração.

Em outras palavras, a gestão de contratos monitora todas as etapas de execução de um documento contratual. Por exemplo, o departamento pessoal precisa monitorar contratos como:

  • Contratos trabalhistas por tempo indeterminado;
  • Contratos trabalhistas por tempo determinado;
  • Contratos trabalhistas de experiência;
  • Contratos de trabalho home office;
  • E outros tipos.

 

Podemos dizer ainda que o objetivo é implementar contratos de forma eficaz e supervisioná-los do início ao fim. Para ilustrar, pegue o contrato de experiência como exemplo. 

O DP precisa ficar alerta em alguns pontos na admissão de funcionários sob este regime de contratação. Um deles é que, segundo o Art. 445 da CLT, o período máximo de experiência é de 90 dias.

Outro ponto é que esse tipo de contrato pode ser renovado uma vez, desde que respeite o prazo de 90 dias. Ao fim desse período, a empresa pode oferecer um contrato de tempo indeterminado, ou pode desligar o profissional.

É uma boa gestão de contrato que ajuda as empresas a reduzirem os riscos contratuais, garantir a conformidade com leis e regulamentos e manter-se organizadas do início ao fim

 

Quais as fases de um contrato?

Um contrato, independentemente do tipo, possui cinco fases, conforme explicamos:

Pré-contratação

A fase pré-contratual é a que inicia com a elaboração do contrato. É o momento de entender a necessidade das partes envolvidas e se preparar para elaborar a minuta.

Nessa primeira etapa, é interessante que o contrato seja redigido e, após, revisado internamente pelas partes interessadas, a fim de garantir que o contrato respeite ambas as partes de forma justa.

 

Contratação

É quando a contratante apresenta o documento para o contratado analisar as cláusulas e dar o seu parecer (se concorda com elas ou se gostaria de solicitar ajustes).

Esta pode ser uma fase de muito “vai e volta” e, por isso, pode ser desgastante para os envolvidos. Porém, lembre-se que a etapa de contratação é crucial para que todos estejam na mesma página.

Caso o contrato seja executado sem que todos estejam satisfeitos, é muito provável que chegará um momento no qual a relação ficará extremamente desgastada. 

Para garantir agilidade ao processo, considere a assinatura eletrônica. Saiba mais em:

👉 Assinatura eletrônica: o que é e como fazer?
👉 Assinatura digital: como funciona e como implantar na empresa?

 

Pré-execução

A fase anterior foi concluída e o contratado decidiu assinar o documento. A etapa que se segue, a de pré-execução, é quando a empresa prepara a execução técnica do acordo.

Vamos imaginar o seguinte exemplo: um novo profissional foi contratado para integrar o quadro de talentos da empresa. O DP e o RH precisam cuidar de algumas questões, as quais devem iniciar assim que o contrato é assinado. Algumas delas são: 

  • Solicitar documentos necessários para a formalização do contrato (identidade, carteira de trabalho, entre outros);
  • Agendamento do exame admissional;
  • Abertura de conta-salário;
  • Envio e assinatura do contrato de confidencialidade;
  • Preparação do kit de boas-vindas;
  • Preparação do ambiente de trabalho e/ou materiais e equipamentos;
  • Entre outras tarefas.

 

Execução

Considerada a fase mais longa e complexa da gestão de contratos, na execução é que realmente ocorre o andamento do acordo.

A ideia dessa etapa é assegurar que tudo esteja ocorrendo conforme o acordado, como as entregas, os pagamentos, os prazos e assim por diante.

 

Encerramento

O encerramento de um contrato é quando ele deixa de estar vigente. É importante estar atento a esta etapa, uma vez que pode haver penalidades no caso de um contrato estar em andamento quando deveria ser finalizado.

👉 Demissão por acordo: Como funciona e como fica o aviso prévio?

 

Importância de uma boa gestão de contratos

Considerando o ambiente competitivo atual, a gestão de contratos é algo que deve ser levado a sério por empresas que desejam ser bem-sucedidas. 

Isso porque uma boa gestão de contratos agiliza processos, minimiza riscos e melhora relacionamentos. Com o passar do tempo, a prática resulta em melhor desempenho e maiores lucros.

Além disso, a gestão de documentos contratuais traz benefícios como:

 

Agilidade

Gerenciar contratos significa elaborar documentos, enviá-los, imprimir, assinar cópias em papel, digitalizá-los e armazená-los fisicamente. Nem precisamos dizer que o processo é trabalhoso e demorado, não é mesmo? Mas não é só isso…

Como você viu, a gestão de contratos requer o rastreamento das datas de vencimento e do que as partes envolvidas concordaram. Somado a isso, sempre que um contrato for alterado, terá que repetir todo o processo.

É trabalho demais! Com uma gestão eficiente, ou seja, automatizada, ninguém precisa perder tempo com tarefas repetitivas.

 

Padronização

Nada como ter todos os processos padronizados. Com a gestão de contratos, sua empresa garante que todos os documentos serão redigidos e tratados da mesma maneira. 

Além disso, ao padronizar a maneira que os contratos são feitos e tratados, diminui o risco de não cumprimento de obrigações e até mesmo de litígios desnecessários.

 

Maior satisfação do cliente/parceiro/colaborador

Muito mais do que controlar cláusulas e andamento de contratos, a gestão contratual deixa claro para as partes envolvidas quais são os entregáveis e os recebíveis em um acordo. 

Essa transparência é essencial para que cada um entenda sobre o que esperar de cada parte. 

Acessar o infográfico sobre Assinatura Digital para RH e DP

 

O que precisa para ser gestor de contratos?

Um gestor de contratos precisa ter atenção aos detalhes e uma boa capacidade de negociação. 

Uma comunicação clara e eficaz é igualmente necessária, o que inclui ser capaz de comunicar-se concisamente por escrito e verbalmente

Além de saber se comunicar, um gestor de contratos precisa entender as necessidades e preocupações de todas as partes envolvidas para que a negociação seja justa para todos.

Destacamos ainda algumas das funções que envolvem a rotina de um gestor de contratos:

  • Negociar preço, termos e condições;
  • Garantir que os contratos sejam armazenados conforme a política da empresa e as regulamentações governamentais;
  • Criar procedimentos para a gestão de contratos;
  • Delegar funções e atividades;
  • Identificar riscos e resolver problemas à medida que surgirem;
  • Monitorar compliance em contratos;
  • Manter os registros dos contratos.

 

É também função desse profissional garantir que os procedimentos e políticas melhorem continuamente. 

Dicas para melhorar a gestão de contratos na sua empresa

Agora que você já sabe o principal sobre o assunto, pegue estas dicas para arrasar na gestão de contratos aí na sua empresa:

  • Organize os contratos de uma maneira que seja fácil acessá-los sempre que necessário. Caso os armazene em pastas, verifique as permissões de acesso;
  • Analise como ocorre o processo de gestão de contratos na sua empresa. Veja se há gargalos ou pontos que podem ser melhorados. Feito isso, redesenhe o que for necessário e defina prazos e responsabilidades para cada atividade.
  • Defina as formas de assinatura. Considere utilizar a assinatura digital, que é válida juridicamente e agiliza o processo (além de reduzir custos).
  • De tempos em tempos, os membros da equipe devem se reunir para determinar os pontos problemáticos, analisar as causas e avaliar as medidas utilizadas. O objetivo é tornar a gestão de contratos cada vez melhor.

 

Adicionalmente aos pontos acima, para ter ganhos como aumento de eficiência, redução de erros e melhora na experiência, automatize as atividades referentes à gestão de contratos. 

Temos um artigo que fala sobre isso e, se te interessar, é só acessar:

👉 Automatização de contratos: o que é e como fazer?

Agora conte para nós: gostou de voar por este conteúdo? Para mais artigos que vão ajudar a sua gestão de pessoas a se destacar, aproveite que está aqui e visite o blog da Feedz!

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar