11 estilos de liderança mais comuns e como definir o seu

Saiba quais são os estilos de lideranças mais encontrados nas empresas, bem como as vantagens e pontos de atenção de cada um.

Estar à frente de uma equipe é uma missão bastante complexa. Mas saber quais são os estilos de liderança existentes e quando recorrer a cada um deles pode tornar essa jornada bem mais fácil, tanto para você quanto para os seus liderados. 

Aliás: esse é um tópico tão importante para o funcionamento das empresas que vem sendo tema de estudo há muitos anos. Prova disso é que mais de 15 estilos de liderança já foram identificados e descritos nas últimas décadas.

Ao longo deste texto, vamos explorar algumas das opções mais populares, discutir como elas podem ser aplicadas e te ajudar a entender quais os tipos de liderança que mais tem a ver com você. Fique ligado (a)!   

O que é um estilo de liderança? 

O estilo de liderança pode ser entendido, basicamente, como a forma com que o líder lida com seus colaboradores diretos e toma decisões. Sendo assim, cada estilo engloba desde métodos até comportamentos específicos. 

Aqui vale dizer o seguinte: ainda que existam diversas opções, não há um estilo de liderança “certo” ou “errado”. Cada um tem suas próprias vantagens e desvantagens, podendo ser eficazes em diferentes situações. 

Tudo dependerá do contexto. Por isso, o que faz a diferença mesmo é que o líder entenda seu próprio estilo e saiba quando adaptá-lo para melhor atender às necessidades da equipe e do momento. 

 

Por que é importante conhecer seu estilo de liderança?

Conhecer o próprio estilo ou estilos de liderança é o caminho para desempenhar sua função da forma mais estratégica e eficaz possível. Ter domínio sobre isso permitirá que você:

  • Compreenda melhor como toma decisões e lida com as pessoas;
  • Se adapte com mais agilidade frente aos novos desafios;
  • Tenha mais clareza sobre quais habilidades precisa melhorar para se tornar um líder cada vez melhor;
  • Saiba como os colaboradores da equipe veem você e como isso pode impactar o desempenho deles.

 

Viu só como os estilos de liderança são relevantes? Agora que isso está claro, já podemos conversar sobre os tipos mais conhecidos! 

👉 14 dicas para uma boa liderança no trabalho
👉 Modelos de Gestão: quais são e como escolher o melhor para você

 

Ir para a página com o teste para ver qual é o seu tipo de liderança.

11 estilos de estilos de liderança

Desde líderes estratégicos até líderes democráticos, vamos explorar as características de cada estilo e como eles podem ser usados ​​para alcançar sucesso.

 

1. Liderança Democrática

Neste tipo de liderança, que também é conhecido como participativo, o líder envolve todos os colaboradores da equipe na tomada de decisões. 

Ao considerar o que cada um tem a dizer, ele é tido como um formato de liderança humanizada, que tende a aumentar a motivação, comprometimento e colaboração do time, assim como favorecer a tomada de decisões mais bem fundamentadas.

Em situações de crise ou de pressão, no entanto, a liderança democrática pode prejudicar a agilidade, levando a decisões mais lentas e menos eficazes.

liderança-humanizada

 

2. Liderança Autocrática

É exatamente o oposto do estilo de liderança acima: aqui, o líder prefere tomar as decisões sozinho e espera que elas sejam seguidas pela equipe sem grandes questionamentos. 

Embora essa conduta possa ser eficaz em situações de crise, em geral ela tende a levar à falta de motivação e comprometimento dos funcionários. 

 

3. Liderança Estratégica

Considerando que liderar, por si só, é uma tarefa estratégica, não é de se estranhar que esse é um dos estilos de liderança mais buscados pelas empresas atualmente. 

O líder com esse perfil é aquele que possui uma visão de longo prazo focada no alcance dos objetivos organizacionais, mas sem deixar de lado o crescimento de cada membro do time. 

Geralmente, eles têm como propósito a construção de times de alto desempenho

 

4. Liderança Burocrática

Fazem parte deste grupo os líderes que gostam de seguir regras rígidas e procedimentos estabelecidos, o que pode ser uma vantagem interessante em organizações grandes, tradicionais e burocráticas.

Assim como ocorre na liderança autocrática, o líder burocrático também não costuma considerar a opinião do grupo. Além disso, trata-se de um perfil mais resistente a mudanças, o que pode limitar a criatividade e a inovação.

 

5. Liderança transformacional

Neste estilo de liderança, o líder é visto pela equipe como um modelo a ser seguido. Ele inspira, motiva e capacita os colaboradores, a fim de que juntos eles possam alcançar grandes resultados. 

Essas características tendem a resultar em funcionários altamente comprometidos, que escolhem permanecer na empresa por mais tempo.

 

6. Liderança transacional

A liderança transacional leva esse nome porque se baseia na troca: conforme cada membro da equipe cumpre com a atividade que lhe foi designada, ele é recompensado de alguma forma – ou “punido”, caso não a cumpra.  

Ainda que possa trazer bons resultados em equipes desmotivadas, todo cuidado é pouco: o líder transacional pode tornar o ambiente rígido demais, aumentar a pressão dos colaboradores e podar as iniciativas criativas. 

 

7. Liderança situacional

É o líder que adapta seu estilo de acordo com as necessidades da situação enfrentada. Isso pode ser eficaz em várias circunstâncias, mas requer flexibilidade e capacidade de adaptação.

 

8. Liderança Coaching

Aqui, o líder recorre às técnicas de coaching para ajudar seus colaboradores a desenvolverem as habilidades que precisam para alcançar os objetivos organizacionais. 

Além de contribuir para o alcance de resultados incríveis para a empresa, esse estilo de liderança costuma levar a equipes altamente capacitadas e engajadas. 

 

9. Liderança visionária

É quando a liderança tem uma visão clara e inspiradora para o futuro, bem como a capacidade de transmiti-la para seus liderados. 

Graças a sua alta capacidade lógica e analítica, esse tipo de líder é excelente em prever tendências e em orientar a equipe sobre o que precisa ser feito diante delas.

 

10. Liderança Marcante

Fazem parte desta categoria os líderes que possuem uma personalidade forte e que, sobretudo, estabelecem padrões ambiciosos para os colaboradores que estão sob a sua gestão. 

Eles cobram por produtividade e resultados de qualidade, o que pode favorecer a construção de equipes altamente comprometidas. 

 

11. Liderança justa

Para completar a nossa lista de estilos de liderança, temos o líder justo: aquele que adota uma forma menos intrusiva de gerenciar pessoas, interferindo apenas quando é extremamente necessário.

Em empresas criativas, como agências de publicidade, esse perfil de liderança pode ser especialmente benéfico, já que oferece bastante autonomia.

 

Como escolher o seu estilo de liderança entre os diferentes tipos?

Ao percorrer os diferentes tipos de liderança que apresentamos até aqui, você provavelmente conseguiu identificar quais deles têm mais ou menos a ver com o seu perfil, não é mesmo? 

Porém, se você quer ter mais clareza sobre isso, há algumas medidas que podem ajudar, como:

  • Criar uma lista com seus pontos fortes e fracos;
  • Mapear quais são seus valores e principais desafios na função;
  • Conhecer mais sobre líderes que você admira;
  • Ler mais profundamente sobre os estilos de liderança existentes;
  • Realizar um programa de coaching de liderança;
  • Pedir feedback dos seus colegas de trabalho, incluindo aqueles que estão sob a sua gestão.

 

Passar por uma avaliação de liderança também pode trazer insights muito interessantes. Afinal, um dos objetivos dessa ferramenta é justamente ajudar o RH a identificar os perfis de líderes que os times da empresa possuem.

Caso queira saber mais sobre a metodologia e como ela pode contribuir para o seu desenvolvimento profissional, temos um conteúdo completão sobre o assunto: “Avaliação de liderança: o que é, qual a importância e como fazer?”. 

Aproveite para conferir! 😀

Ebook sobre as habilidades do gestor do futuro

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar