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Liderança humanizada: o que é e como criar uma

Ter uma liderança humanizada não é uma tendência, como muitos pensam, mas uma necessidade para empresas que desejam crescer e manter seus colaboradores engajados.
liderança-humanizada

Ter uma liderança humanizada é o melhor caminho para o engajamento de colaboradores e o sucesso dos negócios. 

Para construir um time de sucesso não basta ter pessoas cheias de habilidades, é preciso que elas estejam conectadas ao gestor e que sejam tratadas como parte importante da organização.

Sendo assim, conhecer o colaborador e olhar para ele para além da força produtiva pode ser um diferencial no exercício da sua liderança.

Nós sabemos a importância deste assunto, por isso, este artigo está cheio de dicas práticas para deixar a sua liderança ainda mais humanizada e centrada no seu capital mais importante: as pessoas colaboradoras.

Vamos lá? 

Afinal, o que é uma liderança humanizada?

Primeiramente, é preciso deixar claro: ser um líder humano não é sobre sorrir o tempo todo e dizer “amém” para tudo e todos, sem feedbacks de melhoria e sem alinhamentos de desafios; pelo contrário. 

A liderança humanizada, na verdade, envolve reconhecer e perceber a importância das pessoas como força de trabalho dentro da organização, esquecendo aquela ideia tradicionalista de que elas apenas fazem parte da mecânica de funcionamento da empresa.

Essa ideia, hoje antiquada, vem de um conceito dualista que separa os aspectos da vida pessoal e profissional. Naquele contexto, era normal que os chefes fossem mais frios e distantes.

Nos dias atuais, em que a vida pessoal está dentro da vida profissional e vice-versa, fica praticamente impossível que um gestor exerça uma boa liderança sendo desta forma. 

Duas palavras bem importantes para a prática da gestão humanizada dentro deste novo contexto são a empatia e a solidariedade.

Tenha em mente: um colaborador que se sente bem e que está motivado a buscar por resultados será muito mais produtivo do que um profissional cheio de problemas e infeliz.

 

 

 

A importância de ter uma liderança humanizada

Quando há um líder humanizado comandando o departamento só é possível colher bons frutos. Além da produtividade aumentada que comentamos acima, há a lucratividade do empreendimento como consequência.

Além disso, outras características que atuam como retorno de investimento são a manutenção do clima organizacional e a criação de uma boa marca empregadora.

Com certeza, você já ouviu falar que o “boca a boca é o melhor marketing”. E é mesmo! 

A marca empregadora (ou Employer Branding) é criada quando, entre outras ações, os próprios colaboradores falam positivamente sobre a experiência de trabalhar na empresa para pessoas que estão de fora.

Logo, uma boa liderança é sim um item que soma bastante na construção da reputação da empresa nesta frente. 

Vale à pena frisar aqui que a liderança humanizada também contribui para a redução das taxas de Turnover de qualquer companhia. Afinal, quando os colaboradores são bem tratados, eles tendem a ficar mais tempo na empresa.

Leia também: 

👉 A relação entre Experiência do colaborador e Employer Branding

👉 Futuro do Trabalho no Brasil: tendências e desafios para líderes

 

Hard skills importantes para líderes

Seja qual for o estilo de gestão, desenvolver habilidades para ocupar esse papel importante é fundamental. 

Tenha em mente que um líder precisa ter tantas competências técnicas (hard skills) quanto seus colaboradores. 

Não é bacana, por exemplo, que o gestor do departamento dependa exclusivamente dos subordinados para executar tarefas que fazem parte da dinâmica do departamento.

Entre as habilidades técnicas que são importantes para o gestor, destacam-se:

  • Falar uma língua estrangeira;
  • Saber lidar com um software essencial da área;
  • Manjar muito de Excel;
  • Ter certificações e licenças de atuação na sua área. 

 

Soft skills essenciais para líderes humanizados

Já as competências comportamentais (soft skills) de um líder são mais exclusivas para este cargo e demandam outro olhar para serem encontradas. Afinal, o gestor precisa se diferenciar e a grande sacada é justamente o modo como ele lida com tantas pessoas.

Abaixo, vamos te dizer quais são as principais habilidades comportamentais esperadas:

  • Tomada de decisões rápidas e efetivas;
  • Utilização de dados para basear orientação aos resultados;
  • Comunicação clara;
  • Flexibilidade;
  • Poder de negociação – diálogo;
  • Criação de conexão e bons relacionamentos;
  • Mentoria;
  • Autogestão;
  • Inteligência emocional

 

Será que o time de líderes da sua empresa se enquadra aqui? E se você é um gestor, qual dessas habilidades é o seu forte? 

Entenda: no mundo perfeito, uma boa liderança sabe combinar as hard skills e softs skills… Mas, é preciso lembrar que nem tudo o que listamos é inato e, mais do que isso, que as habilidades valorizadas no mundo do trabalho sempre se renovam.  

Nestes casos, a importância do RH em promover ações que desenvolvam e preparem as lideranças da empresa de forma contínua se torna ainda mais evidente!

 

Confira 5 dicas práticas para humanizar a sua liderança

Se a remuneração pura e simplesmente não é mais tão eficaz para manter as pessoas no trabalho, então as empresas precisam pensar em como humanizar sua liderança.

A boa notícia é que a empresa e o próprio RH podem treinar os líderes para que a humanização seja colocada em prática e o primeiro passo para que isso aconteça é saber que existem princípios que guiam esse tipo de gestor.

1. Ame o que você faz

Por que você faz o que faz? Há amor e propósito nisso tudo? Você valoriza as pessoas?

Um líder humano aceita a contribuição que cada um tem para dar de forma única e reconhece o seu valor. Ele conduz os desafios do trabalho de forma racional e de modo que beneficie a todos.

2. Seja líder de si mesmo

Isso significa que o líder precisa ter consciência de si mesmo, ter clareza de quem ele é para que consiga liderar com propósito e, assim, se conectar com os colaboradores verdadeiramente.

3. Priorize a igualdade e a diversidade

Líderes humanizados defendem contratações que englobam candidatos qualificados, independentemente de gênero, nacionalidade e outros aspectos. 

As chances devem ser dadas considerando o contexto de cada um e a avaliação deve ser feita a partir de uma perspectiva imparcial.

4. Tenha uma comunicação clara e eficaz

A liderança humanizada busca diminuir a lacuna que existe por conta da relação hierárquica. 

Uma comunicação aberta motiva os profissionais do time e ajuda na criação de conexão entre líder e equipe. 

O líder humanizado deve chamar seus funcionários para opinar e para que assumam protagonismo sempre que possível.

5. Trabalhe com feedbacks

Além de traçar as metas e orientar a equipe para cumpri-las, o líder precisa ouvir o seu time, a fim de criar confiança entre o colaborador e o gestor. 

Nesta competência, não poderíamos deixar de citar a importância da troca de feedbacks, assim você mostra às pessoas que suas opiniões e percepções são importantes para o sucesso da empresa e cria uma aproximação maior com elas.

Esteja aberto para construir uma cultura de feedbacks. Comece dando o exemplo e instigue seus liderados a entrar neste ciclo que só tem a agregar à empresa. 

Guia prático para estruturar um programa de feedback

 

Leia também:

👉 4 exemplos de feedback para o chefe [Com dicas para se preparar]

 

Concluindo: você precisa se posicionar sobre esse assunto

Como você pode ver, esse papo de liderança humanizada não é uma utopia, como muitos pensam, mas uma necessidade para empresas que desejam crescer e se destacar no mercado.

Criar ambientes de trabalho felizes precisa fazer parte da estratégia de organizações que desejam aumentar seus resultados. Você pensa assim também?

Então baixe o nosso Guia completo sobre liderança humanizada, lá você vai encontrar mais dicas sobre o assunto e um teste para avaliar como a sua liderança da sua empresa está em relação à humanização do ambiente de trabalho.

 

liderança-humanizada

 

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Marília Cordeiro

Marília Cordeiro

  • 06/17/2022
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