Nine Box: entenda o que é e como funciona a matriz [Com modelo gratuito]

Entenda o que é matriz nine box e como ela funciona para você conseguir aplicar na sua empresa. Garanta agora o seu modelo editável da 9box!

A avaliação de desempenho dos colaboradores não é apenas uma prática de gestão, mas sim uma necessidade estratégica para qualquer empresa que deseja prosperar e crescer. 

Nesse contexto, a Matriz Nine Box surge como uma ferramenta de gestão de talentos. A seguir, vamos explicar o que é, como funciona e dar dicas de como você pode aplicar a metodologia na sua empresa. 

E tem mais: você também vai encontrar um modelo gratuito e editável de matriz nine box para download. 📥


O que é Matriz Nine Box? 

A matriz nine box é uma ferramenta de gestão de pessoas nas organizações para auxiliar na tomada de decisão referente a movimentação de cargos ou alteração financeira como desligamentos, promoções e treinamentos.

Também conhecida como 9box, essa ferramenta visual e de fácil acesso permite avaliar e mapear o desempenho e o potencial dos colaboradores de uma companhia. 

A seguir, vamos explicar melhor como ela funciona na prática. Continue a leitura e confira! 

 

Como funciona a nine box?

A nine box é composta por nove caixas, distribuídas em uma grade 3×3, em que o eixo horizontal representa o desempenho do colaborador, e o eixo vertical, seu potencial. 

O desempenho está relacionado à capacidade atual do colaborador em sua função, isso pode incluir os resultados alcançados, as habilidades técnicas, competências comportamentais e a capacidade de atender ou superar as expectativas definidas para o seu papel. 

Enquanto o potencial refere-se à capacidade futura, ou seja, a capacidade de assumir responsabilidades maiores no futuro. Isso envolve avaliar aspectos como habilidades de liderança, adaptabilidade, aprendizado rápido e a visão estratégica. 

Ao cruzar desempenho e potencial, cada colaborador é posicionado em uma das nove caixas da matriz. 

Por exemplo: um funcionário de alto desempenho com alto potencial seria colocado na caixa superior direita. Já um profissional de baixo desempenho com baixo potencial seria posicionado na caixa inferior esquerda. 

Exemplo de como funciona a matriz nine box

 

Entendendo os 9 quadrantes da matriz

Cada quadrante na 9box tem um significado e um conjunto de ações que é possível tomar com os colaboradores. A seguir, vamos conferir a representação de cada um deles. 

 

Quadrado 1 – Baixo potencial e baixa performance

Colaboradores que não cumprem os requisitos definidos pela empresa, são inadequados para o cargo que ocupam. Aqui existe o risco de rescisão do contrato de trabalho, pois as empresas desejam empregar o mínimo possível de funcionários com baixo desempenho

Por outro lado, é possível que o funcionário esteja em uma função totalmente errada para ele. Nesse caso, é uma boa ideia ver qual função seria mais adequada para ele de acordo com suas habilidades e com o que o deixaria feliz.

É sempre uma boa ideia tentar e se não houver outra opção, deixá-lo ir será a melhor opção. Nesse segundo caso, uma ajuda de recolocação no mercado pode ser oferecida pela empresa.

 

Quadrado 2 – Baixo potencial e média performance

Eles atendem os requisitos da empresa, mas não se destacam em nenhuma de suas funções. 

Entretanto, é importante que seja dada atenção suficiente a eles, pois só assim seu desempenho crescerá. No longo prazo, esse melhor desempenho pode levar a uma promoção.

 

Quadrado 3 – Médio potencial e baixa performance

São um fator de risco porque seus resultados geralmente são insatisfatórios. 

Se o funcionário continuar a ter um desempenho ruim durante um tempo razoável, deve-se descobrir o motivo disso e como seu desempenho pode ser melhorado. Uma possível solução é colocar ele em uma posição inferior.

 

Quadrado 4 – Alta performance e baixo potencial

São os especialistas profissionais. No entanto, o desenvolvimento de seus talentos é baixo e é improvável que sejam promovidos a uma posição com mais responsabilidades.

Muitas vezes, são funcionários mais velhos e experientes que não estão mais interessados ​​em desenvolver seus talentos.

 

Quadrado 5 – Médio potencial e média performance

A qualidade do trabalho desses funcionários é boa e eles estão abertos para desenvolver seus talentos.

Este é o quadrado favorito para a maioria das empresas, porque a empresa tem muitas opções para funcionários assim.

 

Quadrado 6 – Alto potencial e baixa performance

Muitas vezes, são funcionários novos na empresa com pouca ou nenhuma experiência, mas com treinamento adequado se tornarão excelentes profissionais.

É uma boa ideia definir metas em conjunto com esses funcionários e regularmente avaliar seu desempenho e performance com base nessas metas.

 

Quadrado 7 – Médio potencial e alta performance

Eles têm um desempenho de ponta e existem oportunidades para desenvolver ainda mais seus talentos.

São elegíveis para funções mais exigentes. Em muitos casos, eles dão o exemplo certo dentro da empresa, o que os torna muito valiosos.

 

Quadrado 8 – Alto potencial e média performance

São colaboradores muito valiosos. Existem muitas oportunidades para se desenvolverem ainda mais em sua posição atual.

É importante para uma empresa valorizar e reter muitos desses talentos porque eles são a força motriz do sucesso do negócio.

 

Quadrado 9 – Alto potencial e alta performance

Esses são os maiores talentos que não apenas apresentam a melhor performance, mas também são capazes de tirar ainda mais proveito de seus talentos.

Em geral, ocupam cargos com muita responsabilidade e rapidamente podem chegar à gerência. Podem ficar desmotivados ou entediados quando não são suficientemente desafiados em sua função atual.

Nesses casos, seria uma boa ideia oferecer oportunidades claras de carreira e chegar a acordos adequados sobre promoções. 

 

Por que utilizar a metodologia nine box na empresa?

A matriz 9box oferece um cenário claro e objetivo de todo o capital humano de uma organização. Assim, os gestores conseguem ter uma abordagem mais estratégica na gestão de seus talentos. 

Além disso, também podemos citar outras vantagens como: 

 

Identificação de talentos 

Um dos maiores benefícios da nine box é a capacidade de identificar rapidamente os colaboradores que demonstram potencial exponencial. 

Eles podem ser os futuros líderes e influenciadores da empresa, portanto, o reconhecimento desses talentos pode ser a chave para o crescimento sustentável. 

 

Desenvolvimento personalizado 

A matriz nine box não aponta somente os pontos fortes, mas também as áreas que precisam de melhoria. 

Com isso, o gestor e o liderado podem criar planos de desenvolvimento individualizados (PDI) focados na necessidade de aprimoramento, alinhado aos objetivos de carreira e da empresa. 

 

Tomada de decisão informada

Como falamos anteriormente, a matriz nine box é muito utilizada para promoções, recolocações ou treinamentos justamente porque permite uma visão clara. 

Dessa maneira, os gestores conseguem decidir onde investir os recursos para obter o máximo retorno em termos de desempenho e crescimento da equipe. 

 

Retenção de talentos

Ao reconhecer e valorizar os colaboradores, a empresa tem mais chances de reter seus talentos e evitar os custos associados à contratação e treinamento de novos profissionais. 

 

Feedback estruturado

A matriz 9box proporciona uma estrutura para fornecer feedbacks consistentes e construtivos aos colaboradores. Esse retorno é vital para o desenvolvimento profissional e a satisfação no trabalho. 

Baixar o kit de avaliação de desempenho

 

Como aplicar a matriz nine box?

Para garantir que a aplicação da matriz 9box seja eficaz, é importante seguir um processo estruturado. A seguir, listamos os pontos principais para você conseguir aplicar a nine box aí na sua empresa. 

 

1. Crie a nine box na empresa 

O primeiro passo é introduzir e contextualizar a matriz dentro da sua empresa. Por isso, treine a liderança sobre a importância da matriz e seus benefícios para a organização. 

Para a criação da matriz nine box em si, você pode contar com apoio de plataformas como a Feedz, ou desenvolver o modelo em planilha, por exemplo. 

 

2. Relacione as linhas e colunas 

Com todos na mesma página, lembre-se de definir os critérios para “desempenho” e “potencial” alinhados com a visão e os objetivos da empresa. 

Assim, ao relacionar as linhas e as colunas, teremos critérios claros para cada nível (baixo, médio e alto), em ambos os eixos. 

👉 Em dúvida sobre os quadrantes? Volte ao tópico Entendendo os 9 quadrantes da matriz nine box.

 

3. Defina os métodos de avaliação

Para saber em qual quadrante encaixar cada colaborador da empresa, é preciso de uma análise prévia; afinal, você não pode definir o potencial e a performance das pessoas por achismos.

Caso a sua empresa não tenha essas informações registradas de avaliações anteriores, você pode aproveitar para implementar metodologias como: 

 

4. Avalie e aplique os resultados 

Com a matriz em mãos, o próximo passo é avaliar os colaboradores. É o momento de posicionar cada colaborador na matriz com base nos critérios definidos. 

Após a avaliação e análise, comunique os resultados aos colaboradores de maneira construtiva, fornecendo uma devolutiva e discutindo oportunidades de desenvolvimento. 

Por fim, lembre-se de desenvolver planos de ação específicos com o trabalhador, pensando nos objetivos da empresa e da carreira dele. Para acompanhar a evolução e como apoiá-los, você pode reservar um momento da reunião 1:1 para falar sobre o plano de ação. 

 

[Download gratuito] Modelo gratuito e editável de uma matriz nine box 📥

Após aprender mais sobre a matriz nine box, chegou a hora de colocar em prática, não é mesmo? Nosso modelo inclui as descrições de cada caixa, etapas de ação sugeridas e espaço para nomes de funcionários.

Então não perca tempo e acesse agora mesmo o nosso modelo gratuito e editável da 9box para planejar o desenvolvimento dos colaboradores. 

planilha editável matriz nine box

 

Otimize o tempo das análises de AD com a Feedz

A solução de avaliação de desempenho da Feedz agiliza e simplifica todo o processo das avaliações e análises, economizando o tempo dos colaboradores, gestores e do RH. 

A plataforma permite a criação de avaliações até 50% mais rápidas com processos automatizados e possibilitando a personalização de critérios e modelos de avaliação como 90º, 180º e 360º. 

Além disso, um dos destaques da plataforma são os relatórios automáticos, incluindo a matriz nine box. 

Sem nenhum custo adicional você consegue colocar em prática o que aprendeu neste conteúdo e entender, na prática, quais profissionais que precisam de treinamento, assumir novos projetos ou até serem realocados. 

Não perca mais tempo! Otimize a gestão de desempenho da sua empresa de maneira rápida e intuitiva. Solicite agora mesmo uma demonstração gratuita da Feedz! 👇

One Response

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar