O OKR de Marketing é essencial para equipes de marketing que querem ter clareza e foco ao cumprir a estratégia da empresa.
No entanto, é comum que os projetos do time de marketing não produzam resultados imediatos. Metas como melhorar o SEO ou aumentar o reconhecimento da marca nem sempre são fáceis de medir.
Ao mesmo tempo, o marketing é uma das equipes que sente altos resultados de desempenho com o uso de OKRs.
O que é OKR de marketing?
Primeiramente, precisamos de uma definição de OKRs: OKR é um acrônimo para Objetivos e Resultados-Chave que vem do inglês Objectives and Key Results.
Como o nome sugere, um OKR é dividido em:
- Objetivo: a meta que você deseja alcançar. Seu objetivo deve ser ambicioso e qualitativo.
- Resultados-chave: resultados que deseja alcançar no caminho para alcançar o objetivo com sucesso. Uma regra geral é não ter mais do que 2 a 5 resultados principais por objetivo. Os principais resultados devem ser: mensuráveis e quantificáveis, tornar o objetivo alcançável, difíceis de alcançar, mas não impossível.

Benefícios do OKR de Marketing
Os OKRs são como você acompanha o progresso, cria alinhamento com o time e incentiva o envolvimento em torno de metas mensuráveis.
Inclusive, os OKRs podem ser uma super ferramenta para criar um ambiente onde os funcionários são capazes de trabalhar com engajamento e produtividade.
Empresas como Google e LinkedIn alcançaram resultados surpreendentes com OKRs. Além disso, implementar uma estrutura de metas da maneira certa pode criar um ambiente de trabalho mais feliz.
A metodologia OKR é fácil de usar e, quando usada corretamente, o OKR de marketing pode ajudar sua equipe a criar uma melhor comunicação, desempenho mais alto, alinhamento de equipe e melhores resultados em todos os seus objetivos.
10 Exemplos práticos de OKR no marketing
Quando conversamos sobre OKRs de marketing, recebemos perguntas comuns como “como faço para escrever um bom OKR de marketing?” ou “qual é um bom exemplo de um OKR de marketing?”
Para responder a essas perguntas, criamos uma lista de exemplos de OKRs de marketing para que você possa ter ideias sobre como seu time de marketing pode definir bons OKRs.
1) Aumentar a receita
Objetivo: Garantir que a empresa adquira a receita esperada.
Resultados-chave:
- Aumentar as vendas do inbound de R$10k para R$25k por mês
- Atrair 300 novos leads qualificados de marketing
- Encontrar 3 novos canais para encontrar leads qualificados
2) Conteúdo para ajudar os SDRs
Objetivo: Um excelente conteúdo para ajudar o time de vendas a vender.
Resultados-chave:
- Criar um ebook que gere 500 MQLs para o time de SDR
- As taxas de abertura de e-mail do time de SDR aumentarem em 6%
3) Educar o público para o lançamento do novo produto
Objetivo: Criar uma mensagem clara para o lançamento do novo produto.
Resultados-chave:
- Pesquisar e implementar 10 novos canais para distribuir o conteúdo
- Publicar 10 anúncios diferentes no Facebook e medir o desempenho
- Preparar a mensagem da apresentação do novo produto e testar com 5 usuários
4) Gerar mais engajamento no email
Objetivo: Ter um desempenho sensacional através do email marketing
Resultados-chave:
- Aumentar a taxa de abertura do email para 4% no trimestre
- Aumentar a taxa de cliques do email para 2% neste trimestre
- Aumentar as inscrições na newsletter para 150 neste trimestre
5) Documentar a jornada do cliente
Objetivo: Entender e criar a jornada do cliente
Resultados-chave:
- Conduzir 15 entrevistas com o público-alvo
- Criar o mapa da jornada do cliente
- Validar o mapa da jornada do cliente com 5 novos clientes
- Aumentar a taxa de conversão do site de 4% para 8% com base nas pesquisas
6) Aumentar os leads
Objetivo: Trazer novos leads para o site
Resultados-chave:
- Aumentar os visitantes mensais do site de 10k para 15k
- Aumentar a autoridade do site de 25 para 35 no Ahrefs
- Diminuir a taxa de rejeição da página inicial de 51% para 40%
7) CPA
Objetivo: Reduzir muito o CPA
Resultados-chave:
- Reduza o CPA de R$150,00 para menos de R$100,00
- Gerar 1000 MQL para o time de vendas
8) Taxa de rejeição do site
Objetivo: Reduzir a taxa de rejeição do site
Resultados-chave:
- Aumentar a taxa de cliques de 2% para 4% no botão principal de call-to-action
- Aumentar a taxa de exibição de um vídeo explicativo de 3% para 6%
- Fazer 10 testes A/B na landing page.
9) Blog
Objetivo: Lançar o blog da empresa
Resultados-chave:
- Aumentar os seguidores do Instagram de 1.000 para 1.500
- Publicar 4 guest posts nas principais empresas que podem ser parceiras
- Publicar 40 novas postagens de blog no terceiro trimestre (+/- 3 por semana)
10) Redes sociais
Objetivo: Aumentar o envolvimento do público nas redes sociais
Resultados-chave:
- Aumentar o número de compartilhamentos diários de 10 para 30
- Aumentar o número de comentários diários de 50 para 150
- Aumente a taxa de cliques dos links de 3% para 6%
Diferença entre OKR e KPI de marketing
O que são KPIs? Os indicadores-chave de desempenho (KPIs) são um dos termos mais usados e pouco compreendidos no desenvolvimento e gestão de negócios.
Um KPI de marketing é um valor mensurável que mostra o progresso no alcance de uma meta. Ele indica o progresso de uma atividade e ajuda a medir a eficácia do marketing no final da atividade concluída.
OKRs e KPIs são diferentes, mas podem funcionar juntos. Os OKRs definem um objetivo com um conjunto de métricas, enquanto os KPIs são métricas que podem fazer parte dos resultados-chave de um OKR ou simplesmente ser indicadores de desempenho.
Sem KPIs, é difícil criar campanhas de marketing estratégicas e avaliar os resultados dessas campanhas.
Exemplos de KPIs de marketing para acompanhar
Existem dezenas de KPIs relacionados ao marketing. Esses indicadores vão variar de acordo com o tipo de campanha que você está executando e as metas que você definiu.
Aqui está uma lista dos KPIs mais comuns usados em marketing.
- Número de conversões
- Taxa de conversão
- Custo por conversão
- Número de leads
- Custo por lead
- Número de demonstrações do produto/serviço para o cliente
- Novos clientes
- Custo de aquisição de cliente
- Crescimento de vendas
- Tráfego orgânico do site
- Tráfego Social
- Número de backlinks
Como a Feedz simplifica os OKRs para o marketing?
Uma das maneiras mais fáceis de implementar OKRs é usar a plataforma da Feedz.
As equipes que usam uma ferramenta para OKR melhoram o alinhamento e trabalham melhor em conjunto.
Por ter uma plataforma desenvolvida especialmente para o trabalho de acompanhamento de metas, você economiza muito tempo que seria necessário para se atualizar em todos os objetivos.
Por que os gestores de marketing precisam definir OKRs?
A equipe de gestores de todas as áreas de uma empresa desempenha um papel crítico na construção e manutenção de um programa OKR de sucesso para sua empresa.
Por que usar os OKRs para liderar? A metodologia OKR, de gerenciamento de metas, usada por empresas como Google, Microsoft e Twitter, está intimamente ligada à missão, visão e valores de uma organização.
Definir esses objetivos e resultados chave é um processo para selecionar o melhor caminho de ação para apoiar as metas.
Os OKRs envolvem todos os funcionários, melhoram a comunicação, aumentam o engajamento e dão clareza a toda a organização sobre as metas mensuráveis.
Por isso, os gerentes devem criar OKRs esqueletos e pedir a seus colaboradores para começar a preencher as lacunas e propor ideias de objetivos ausentes e resultados-chave. O processo deve envolver tanto líderes quanto liderados.
Afinal, quem melhor para definir os OKRs do que aqueles que o executarão?
O sucesso dos OKRs não existe sem o compromisso dos gestores. Por isso, é importante que os gestores entendam totalmente a estrutura de OKR e estejam comprometidos com o trabalho contínuo envolvido para o sucesso dessa metodologia.
Assim, os OKRs são uma ferramenta para fazer com que os gestores tenham um melhor desempenho, comuniquem de forma clara e transparente o que desejam alcançar e como gostariam de medir o sucesso.
E se você quiser saber mais sobre como adotar OKRs com sucesso, veja nosso blog aqui.