• Categorias
    • Liderança
      • Feedback
      • OKR
      • PDI – Plano de Desenvolvimento Individual
      • 1:1 – One on One
    • RH Analítico
      • Avaliação de Desempenho
      • Clima organizacional
      • Comunicação Interna
      • People Analytics
      • Pesquisas
      • Retenção de Talentos
  • Especiais
  • Feedz Educa
    • Certificação OKR Essencial
    • Framework de Alto Desempenho
    • Mastercalss Feedback Radical
  • Peoplecast
Menu
  • Categorias
    • Liderança
      • Feedback
      • OKR
      • PDI – Plano de Desenvolvimento Individual
      • 1:1 – One on One
    • RH Analítico
      • Avaliação de Desempenho
      • Clima organizacional
      • Comunicação Interna
      • People Analytics
      • Pesquisas
      • Retenção de Talentos
  • Especiais
  • Feedz Educa
    • Certificação OKR Essencial
    • Framework de Alto Desempenho
    • Mastercalss Feedback Radical
  • Peoplecast
Conheça nossa plataforma
Share on facebook
Share on twitter
Share on linkedin
Share on whatsapp

OKR de Marketing: definição e 10 exemplos práticos

O OKR de Marketing é essencial para equipes de marketing que querem ter clareza e foco ao cumprir a estratégia da empresa.

No entanto, é comum que os projetos do time de marketing não produzam resultados imediatos. Metas como melhorar o SEO ou aumentar o reconhecimento da marca nem sempre são fáceis de medir. 

Ao mesmo tempo, o marketing é uma das equipes que sente altos resultados de desempenho com o uso de OKRs.


 

O que é OKR de marketing?

Primeiramente, precisamos de uma definição de OKRs: OKR é um acrônimo para Objetivos e Resultados-Chave que vem do inglês Objectives and Key Results.

Como o nome sugere, um OKR é dividido em: 

  • Objetivo: a meta que você deseja alcançar. Seu objetivo deve ser ambicioso e qualitativo. 
  • Resultados-chave: resultados que deseja alcançar no caminho para alcançar o objetivo com sucesso. Uma regra geral é não ter mais do que 2 a 5 resultados principais por objetivo. Os principais resultados devem ser: mensuráveis e quantificáveis, tornar o objetivo alcançável, difíceis de alcançar, mas não impossível.
Os OKRs impulsionam o marketing
Ter um OKR ambicioso e alinhado fará com que o time de marketing chegue mais longe!

 

Benefícios do OKR de Marketing

Os OKRs são como você acompanha o progresso, cria alinhamento com o time e incentiva o envolvimento em torno de metas mensuráveis.

Inclusive, os OKRs podem ser uma super ferramenta para criar um ambiente onde os funcionários são capazes de trabalhar com engajamento e produtividade. 

Empresas como Google e LinkedIn alcançaram resultados surpreendentes com OKRs. Além disso, implementar uma estrutura de metas da maneira certa pode criar um ambiente de trabalho mais feliz.

A metodologia OKR é fácil de usar e, quando usada corretamente, o OKR de marketing pode ajudar sua equipe a criar uma melhor comunicação, desempenho mais alto, alinhamento de equipe e melhores resultados em todos os seus objetivos.

 

[Modelo] Baixe agora a Planilha de OKR grátis

 

 

10 Exemplos práticos de OKR no marketing

Quando conversamos sobre OKRs de marketing, recebemos perguntas comuns como “como faço para escrever um bom OKR de marketing?” ou “qual é um bom exemplo de um OKR de marketing?” 

Para responder a essas perguntas, criamos uma lista de exemplos de OKRs de marketing para que você possa ter ideias sobre como seu time de marketing pode definir bons OKRs.

 

1) Aumentar a receita

Objetivo: Garantir que a empresa adquira a receita esperada.

Resultados-chave:

  1. Aumentar as vendas do inbound de R$10k para R$25k por mês
  2. Atrair 300 novos leads qualificados de marketing
  3. Encontrar 3 novos canais para encontrar leads qualificados

 

2) Conteúdo para ajudar os SDRs

Objetivo: Um excelente conteúdo para ajudar o time de vendas a vender.

Resultados-chave:

  1. Criar um ebook que gere 500 MQLs para o time de SDR
  2. As taxas de abertura de e-mail do time de SDR aumentarem em 6%

 

3) Educar o público para o lançamento do novo produto

Objetivo: Criar uma mensagem clara para o lançamento do novo produto.

Resultados-chave:

  1. Pesquisar e implementar 10 novos canais para distribuir o conteúdo
  2. Publicar 10 anúncios diferentes no Facebook e medir o desempenho
  3. Preparar a mensagem da apresentação do novo produto e testar com 5 usuários

 

4) Gerar mais engajamento no email

Objetivo: Ter um desempenho sensacional através do email marketing

Resultados-chave:

  1. Aumentar a taxa de abertura do email para 4% no trimestre
  2. Aumentar a taxa de cliques do email para 2% neste trimestre
  3. Aumentar as inscrições na newsletter para 150 neste trimestre

 

5) Documentar a jornada do cliente

Objetivo: Entender e criar a jornada do cliente

Resultados-chave:

  1. Conduzir 15 entrevistas com o público-alvo
  2. Criar o mapa da jornada do cliente
  3. Validar o mapa da jornada do cliente com 5 novos clientes
  4. Aumentar a taxa de conversão do site de 4% para 8% com base nas pesquisas

 

6) Aumentar os leads

Objetivo: Trazer novos leads para o site

Resultados-chave:

  1. Aumentar os visitantes mensais do site de 10k para 15k
  2. Aumentar a autoridade do site de 25 para 35 no Ahrefs
  3. Diminuir a taxa de rejeição da página inicial de 51% para 40%

 

7) CPA

Objetivo: Reduzir muito o CPA

Resultados-chave: 

  1. Reduza o CPA de R$150,00 para menos de R$100,00
  2. Gerar 1000 MQL para o time de vendas

 

8) Taxa de rejeição do site

Objetivo: Reduzir a taxa de rejeição do site

Resultados-chave:

  1. Aumentar a taxa de cliques de 2% para 4% no botão principal de call-to-action
  2. Aumentar a taxa de exibição de um vídeo explicativo de 3% para 6%
  3. Fazer 10 testes A/B na landing page.

 

9) Blog

Objetivo: Lançar o blog da empresa

Resultados-chave:

  1. Aumentar os seguidores do Instagram de 1.000 para 1.500
  2. Publicar 4 guest posts nas principais empresas que podem ser parceiras
  3. Publicar 40 novas postagens de blog no terceiro trimestre (+/- 3 por semana)

 

10) Redes sociais

Objetivo: Aumentar o envolvimento do público nas redes sociais

Resultados-chave:

  1. Aumentar o número de compartilhamentos diários de 10 para 30
  2. Aumentar o número de comentários diários de 50 para 150
  3. Aumente a taxa de cliques dos links de 3% para 6%

KIT OKR

 

Diferença entre OKR e KPI de marketing

Diferença entre OKR e KPI de marketing

O que são KPIs? Os indicadores-chave de desempenho (KPIs) são um dos termos mais usados ​​e pouco compreendidos no desenvolvimento e gestão de negócios. 

Um KPI de marketing é um valor mensurável que mostra o progresso no alcance de uma meta. Ele indica o progresso de uma atividade e ajuda a medir a eficácia do marketing no final da atividade concluída.

OKRs e KPIs são diferentes, mas podem funcionar juntos. Os OKRs definem um objetivo com um conjunto de métricas, enquanto os KPIs são métricas que podem fazer parte dos resultados-chave de um OKR ou simplesmente ser indicadores de desempenho.

Sem KPIs, é difícil criar campanhas de marketing estratégicas e avaliar os resultados dessas campanhas.

 

Exemplos de KPIs de marketing para acompanhar

Existem dezenas de KPIs relacionados ao marketing. Esses indicadores vão variar de acordo com o tipo de campanha que você está executando e as metas que você definiu.

Aqui está uma lista dos KPIs mais comuns usados ​​em marketing.

  1. Número de conversões
  2. Taxa de conversão
  3. Custo por conversão
  4. Número de leads
  5. Custo por lead
  6. Número de demonstrações do produto/serviço para o cliente
  7. Novos clientes
  8. Custo de aquisição de cliente
  9. Crescimento de vendas
  10. Tráfego orgânico do site
  11. Tráfego Social
  12. Número de backlinks

 

Como a Feedz simplifica os OKRs para o marketing?

Uma das maneiras mais fáceis de implementar OKRs é usar a plataforma da Feedz.

 

Clique aqui e conheça a Feedz! ?

 

As equipes que usam uma ferramenta para OKR melhoram o alinhamento e trabalham melhor em conjunto.

Por ter uma plataforma desenvolvida especialmente para o trabalho de acompanhamento de metas, você economiza muito tempo que seria necessário para se atualizar em todos os objetivos.

 

Por que os gestores de marketing precisam definir OKRs?

A equipe de gestores de todas as áreas de uma empresa desempenha um papel crítico na construção e manutenção de um programa OKR de sucesso para sua empresa. 

Por que usar os OKRs para liderar? A metodologia OKR, de gerenciamento de metas, usada por empresas como Google, Microsoft e Twitter, está intimamente ligada à missão, visão e valores de uma organização. 

Definir esses objetivos e resultados chave é um processo para selecionar o melhor caminho de ação para apoiar as metas.

Os OKRs envolvem todos os funcionários, melhoram a comunicação, aumentam o engajamento e dão clareza a toda a organização sobre as metas mensuráveis. 

Por isso, os gerentes devem criar OKRs esqueletos e pedir a seus colaboradores para começar a preencher as lacunas e propor ideias de objetivos ausentes e resultados-chave. O processo deve envolver tanto líderes quanto liderados. 

Afinal, quem melhor para definir os OKRs do que aqueles que o executarão?

O sucesso dos OKRs não existe sem o compromisso dos gestores. Por isso, é importante que os gestores entendam totalmente a estrutura de OKR e estejam comprometidos com o trabalho contínuo envolvido para o sucesso dessa metodologia. 

Assim, os OKRs são uma ferramenta para fazer com que os gestores tenham um melhor desempenho, comuniquem de forma clara e transparente o que desejam alcançar e como gostariam de medir o sucesso.

E se você quiser saber mais sobre como adotar OKRs com sucesso, veja nosso blog aqui.

Bruno Soares

Bruno Soares

  • 04/20/2021

Voar pelo conteúdo

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

PrevPost anteriorDiversidade e inclusão: diferenças entre elas e como aplicar na empresa
Próximo postAvaliação 360 graus: vantagens e desvantagens de utilizarNext

Outros conteúdos que você pode gostar

eNPS
Marília Cordeiro

eNPS: o que é, importância, cálculo e exemplos de perguntas

Vamos falar sobre eNPS? Esse indicador-chave de desempenho (KPI) é fundamental para o sucesso de um negócio.  A sigla significa Employee Net …

•
20 de maio de 2022
•
No Comments
Colaborador participando de atividades de integração
Gabriel Leite

10 atividades de integração para colaboradores que você precisa testar

Chegou o dia de falarmos sobre um assunto que os profissionais de RH conhecem bem, mas que nem todos colocam em prática …

•
21 de março de 2022
•
No Comments
comunicação interna
Gabriel Leite

Comunicação interna: 5 dicas indispensáveis para melhorá-la na sua empresa

Por que a comunicação interna é importante? Existem muitas razões. Este artigo mostra como uma boa comunicação interna é absolutamente essencial para engajar os funcionários e melhorar o ambiente de trabalho.

•
14 de dezembro de 2021
•
No Comments
exemplos de feedback para o chefe
Larissa Gracietti

4 exemplos de feedback para o chefe [Com dicas para se preparar]

Saiba a melhor forma de dar feedback para o chefe e, assim, construir uma relação mais transparente e harmônica no ambiente de trabalho.

•
25 de abril de 2022
•
No Comments
okr objective and key results
Bruno Soares

OKR: tudo sobre a metodologia que vai transformar sua empresa

Entenda o que é a metodologia OKR e saiba como ela pode transformar os resultados da sua empresa. Veja exemplos e acesse materiais editáveis gratuitos.

•
9 de maio de 2022
•
No Comments
Como medir o clima organizacional de uma empresa
Larissa Gracietti

Como medir o clima organizacional de uma empresa [Exemplos]

Entenda como medir o clima organizacional de uma empresa periodicamente a fim de garantir a felicidade e o engajamento dos seus colaboradores.

•
11 de maio de 2022
•
No Comments
Como o RH pode ajudar no desenvolvimento de carreira dos funcionários
Gabriel Leite

Desenvolvimento de carreira: como o RH pode ajudar os colaboradores?

Ei, RH! Você sabe como ajudar o desenvolvimento de carreira de cada funcionário da sua empresa? Sabe da importância de realizar esse …

•
8 de junho de 2021
•
No Comments
o que é integração na empresa
Larissa Gracietti

O que é integração na empresa e como fazer? [Passo a Passo]

Aprenda o que é integração na empresa de um jeito prático, a partir de 5 dicas fundamentais para quem deseja adotar uma estratégia de onboarding bem-sucedida

•
2 de maio de 2022
•
No Comments
jornada do colaborador
Marília Cordeiro

Jornada do colaborador: como criar [+ template editável]

A jornada do colaborador é medida pelo período entre o primeiro até o último contato do funcionário com a empresa.  Trata-se de …

•
4 de maio de 2022
•
No Comments
retenção-de-talentos
Gabriel Leite

Retenção de talentos: como a tecnologia pode ajudar?

A retenção de talentos é um dos segredos do sucesso de algumas das empresas mais inovadoras do mundo, sabe por quê? Investir …

•
26 de março de 2021
•
No Comments
o que é ouvidoria interna nas empresas
Gabriel Leite

O que é ouvidoria interna e quais os principais passos para implementar?

A ouvidoria interna é um recurso essencial para criar espaços de diálogo.

•
1 de fevereiro de 2022
•
No Comments
Gabriel Leite

Janeiro branco: 15 ações para melhorar a saúde mental no trabalho

Janeiro branco é o nome dado ao mês que visa conscientizar a importância de cuidar da saúde mental.

•
7 de janeiro de 2022
•
No Comments

Inscreva-se para receber
os próximos conteúdos

Plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores.

Blog

  • Cases de Sucesso
  • Materiais Educativos
  • Feedz Educa
  • Peoplecast

Institucional

  • Site da Feedz
  • Clube RH
  • Carreiras
  • Política de Privacidade

Contato

  • contato@feedz.com.br
  • suporte@feedz.com.br
Linkedin Instagram Facebook-f Youtube

Assinar newsletter

Cadastre-se e receba os melhores conteúdos sobre engajamento e desempenho em primeira mão!