Software de OKR: Para que serve e por que largar as planilhas?

Saiba como um software de OKR pode ajudar o RH a definir e monitorar a gestão de metas (e livre-se das planilhas).

Hoje em dia, cada vez mais negócios bem-sucedidos estão usando o OKR (Objetivos e Resultados-Chave) e ferramentas como o software de OKR. 

A gestão de objetivos de uma empresa é essencial para garantir que todos os colaboradores caminhem rumo a um mesmo ponto de chegada.

Como mostraremos neste artigo, a metodologia OKR parte da ideia de que metas, quando definidas de forma eficaz e mensuráveis, melhoram os processos e impulsionam a inovação.

Entenda melhor como a gestão de OKR pode ajudar o RH e veja o que um software de gestão de metas pode fazer pela sua empresa.

 

 

O que é metodologia OKR?

OKR é acrônimo para Objectives and Key Results, que em português significa Objetivos e Resultados-Chave. Como o nome sugere, a metodologia OKR foca na definição de metas que guiam a empresa toda para um objetivo comum.

Em outros termos, ferramentas de OKR alinham os times em um nível organizacional. Por guiar os colaboradores em direção a uma mesma meta, os Objectives and Key Results são uma ótima maneira de:

 

  • Incentivar os times a terem um melhor desempenho;
  • Promoverem melhor colaboração;
  • Alinhar as diferentes áreas para o atingimento da estratégia da empresa.

 

Se precisar de ajuda para definir os OKRs, assim que terminar a leitura deste artigo, não deixe de acessar:

👉 Planejamento de OKR: Como planejar o seu trimestre?

Baixar o ebook Os segredos para dominar OKRs na prática

 

O que é um software de OKR?

Um software de OKR é uma ferramenta que automatiza o controle dos objetivos e resultados-chave. Além disso, permite o acompanhamento das metas em tempo real, o que possibilita aos times fazerem ajustes sempre que necessário. 

Mas, muito mais do que monitorar o alcance dos objetivos, uma plataforma de OKR integra o fluxo de trabalho de todos os funcionários.

Isso faz com que os colaboradores caminhem juntos com a empresa e vejam como estão contribuindo para o objetivo geral. 

Vale ressaltar que o software torna a gestão de OKR prática e ágil. É uma alternativa aos métodos manuais e costuma trazer mais praticidade e possibilitar um acompanhamento mais preciso.

 

Como o software de OKR pode ajudar o RH?

Uma das vantagens mais evidentes em utilizar um software de OKR é aumentar o engajamento dos funcionários. Isso acontece pois, como comentamos, com a metodologia todos caminham para atingir um objetivo em comum.

Além do mais, uma ferramenta de gestão de OKRs torna os objetivos e resultados-chave ainda mais evidentes. Por permitir o acompanhamento das metas em tempo real, ela mantém as equipes motivadas e atualizadas sobre o andamento das atividades

Com isso, um software faz com que os funcionários entendam a importância de trabalhar de forma unida. Os colaboradores passam a compreender que precisam não apenas contribuir com seus colegas de equipe, como também com outros times. 

Por esse motivo, uma plataforma de OKR é um modo eficiente de acabar com os silos e incentivar a colaboração entre os diferentes setores.

Outro benefício de um software de gestão de objetivos e metas para o RH é fazer com que as decisões de cada equipe estejam de acordo com o planejamento estratégico

Dito de outra maneira, a ferramenta serve como um mapa para definir as melhores rotas para se chegar ao local desejado. 

Adicionalmente, um software de OKR pode ser utilizado pelo RH para:

 

 

Confira aqui exemplos de OKR para RH e inspire-se!

 

Funcionalidades do software de OKR 

Pensando em ajudar você na escolha daquela que trará os melhores resultados, listamos as principais funcionalidades que a ferramenta precisa disponibilizar

Confira:

 

1. Interface intuitiva

De nada adianta contar com a tecnologia para gerenciar OKRs se a ferramenta não for fácil de usar. 

Desse modo, se formos pensar em um checklist para escolher o melhor software de gestão de metas, a interface pode ser considerada como o primeiro item a avaliar. 

Nesse sentido, procure por plataformas que sejam simples de usar e cuja interface seja limpa e atraente.

 

2. Emissão de relatórios e análises

Para conseguir avaliar como os times estão caminhando rumo aos objetivos é preciso que o software possibilite o acesso aos dados dos OKRs tanto dentro do próprio sistema quanto fora dele.

Para isso, certifique-se de que a plataforma emita relatórios e análises de progresso em cada etapa e permita o rastreamento de metas.

 

3. Transparência

Conforme apresentamos, os OKRs contribuem para que os colaboradores se sintam mais engajados, uma vez que eles conseguem entender o quanto podem contribuir para o atingimento dos objetivos. 

Contudo, a fim de que possam acompanhar os objetivos e resultados-chave, a plataforma de OKR precisa ser acessada por todos, respeitando os níveis de acesso

Isso permitirá transparência sobre como cada área está contribuindo para o alcance das metas. 

Falando ainda em transparência, um bom software de OKR precisa mostrar como os Key Results individuais se relacionam com os objetivos organizacionais. 

 

4. Flexibilidade e personalização

Os OKRs não são escritos em pedra. Isso significa que eles podem mudar conforme os cenários interno e externo demandarem. 

Por essa razão, é importante que um software de OKR seja flexível e permita alterações quando houver necessidade. Além do mais, é imprescindível que a ferramenta seja personalizável para atender as necessidades particulares de cada negócio.

 

5. Anotações

Trabalhar com OKRs ajuda o RH a promover o engajamento dos colaboradores. É também um jeito de incentivar a comunicação, já que faz com que haja reuniões ao redor do tema.

Pensando nisso, no seu checklist de software de OKR considere também se a ferramenta permite que as pessoas façam comentários sobre os objetivos e resultados-chave.

Dessa maneira, todos podem discutir os melhores caminhos para chegar nos resultados almejados.

E para ajudar um pouco mais você na avaliação das plataformas, destacamos que todas as funcionalidades citadas são encontradas no software de OKR da Feedz

Baixar o kit OKR ocm materiais sobre essa metodologia de gestão de metas.

 

Por que largar de vez as planilhas e usar o Software de OKR da Feedz

A gestão de metas, quando automatizada, garante mais agilidade, transparência e eficiência aos times. Mas não acaba aí. 

Em tempos em que muitas empresas possuem profissionais trabalhando de forma remota, a tecnologia facilita a aplicação da metodologia OKR, pois ela permite a criação de KRs conjuntamente.

Outro motivo para optar pelo software de OKR da Feedz é o fato de que manter e gerenciar uma planilha costuma demandar recursos consideráveis, pois requer mais esforço manual. 

Vale lembrar ainda que a base da metodologia é a definição e o alinhamento das metas. Utilizar a ferramenta da Feedz para a gestão de OKRs é definir os objetivos e monitorá-los de maneira rápida, simples e fácil. 

Com o software de OKR da Feedz sua empresa ainda ganha em:

 

  • Transparência nos objetivos e resultados-chave;
  • Facilidade de uso;
  • Integração dos trabalhadores remotos;
  • Praticidade no preenchimento e acompanhamento das atividades;
  • Colaboração entre as equipes;
  • Apresentação do organograma de forma clara;
  • Envio de lembretes para que os times alimentem o status dos OKRs;
  • Check in nas atividades concluídas;
  • Cada membro do time tem o entendimento claro das suas prioridades e das metas a serem alcançadas. 
  • Visualização do desempenho geral, por área e individual;
  • E muito mais!

 

Saiba mais como o software de OKR da Feedz pode ajudar sua empresa. Solicite uma demonstração gratuita agora mesmo! 👇

Tela de demonstração mostrando a ferramenta de OKR na Feedz e dando a opção de solicitar uma demonstração gratuita

 

Confira como o software de OKR da Feedz pode potencializar cada um dos maiores benefícios da metodologia:

 

1. Construção conjunta

Com o software de OKR da Feedz é possível construir os KRs conjuntamente, integrando colaboradores que fazem trabalho remoto. 

 

2. Transparência e horizontalidade

Sem burocracias, o software de OKR permite a exposição dos objetivos e resultados-chave de diferentes níveis de gestão.

Assim, é possível ver o caminho que cada um está trilhando para alcançar os objetivos e entender qual o propósito da empresa.

Para os colaboradores, ainda é possível acompanhar como a liderança está trabalhando para conduzir o negócio a um objetivo maior.

 

3. Colaboração

Com a possibilidade de enxergar como o trabalho de cada um impacta em um resultado, as pessoas podem se ajudar para chegar mais rápido.

Além disso, é possível que as áreas tenham uma opinião de fora sobre como melhorar algum processo – isso é importante porque muitas vezes quem está imerso no problema não consegue enxergar uma solução clara.

 

4. Check in

No lugar de reuniões sempre presenciais, com a ajuda do software, é possível fazer um check in nas atividades concluídas ou no avanço do cumprimento do KR.

Assim, de forma rápida todos conseguem ter uma visão em tempo real de como está a empresa.

 

5. Praticidade

Metodologias novas são implementadas com a intenção de facilitar processos. Mas algumas vezes, por não serem visualmente claras ou não serem executadas de forma correta, se mostram com um entrave.

No caso do OKR, o software organiza as funções, deixa prático o preenchimento e acompanhamento das atividades e ainda mostra o organograma de forma clara, sem causar confusões ou dificultar o entendimento.

Leia também: 10 benefícios de utilizar o OKR na sua empresa

 

 

 

Por que a Feedz é o melhor software de OKR?

Porque ao procurar uma ferramenta de OKR para atender às necessidades de sua empresa, você precisa dos 5 componentes a seguir, todos incluídos na plataforma da Feedz:

 

1. Sem planilhas complicadas ou documentos compartilhados

O nosso software de OKR vai deixar a sua vida mais fácil e vai economizar tempo desperdiçado em atualizar planilhas para acompanhar todos os objetivos.

 

2. Permite se concentrar nas verdadeiras metas do OKR

O software de OKR permite que você crie OKRs com recursos de alinhamento reais. Funciona mantendo todas as partes alinhadas e focadas em seus objetivos e no apoio aos resultados-chave.

Inclusive, as pessoas têm dificuldade em que os times alimentem com frequência o status do OKR, por isso o Software de OKR ideal envia lembretes e leva o usuário até a plataforma. Isso diminui o esforço para ele atualizar e ajuda bastante.

 

3. Permite visualizar o alinhamento da meta em tempo real

Para estar melhor alinhada e focada nas metas da empresa, a maioria das equipes precisa de uma maneira fácil de visualizar como as metas estão alinhadas.

Este é um dos principais benefícios que a nossa plataforma de OKR pode fazer.

É necessário ter a possibilidade de acompanhamento em tempo real dos objetivos e resultados-chave, além de poder visualizar o desempenho geral, por área e individual, de forma rápida e intuitiva.

 

4. Flexibilidade em alterar as metas

Um aspecto que torna os OKRs tão poderosos é a capacidade de acompanhá-lo conforme vai sendo avançado e fazer as alterações necessárias. 

Por exemplo, digamos que você esteja na metade de um trimestre e está descobrindo que precisa descartar um Objetivo inteiro porque ele não é viável agora, seu software deve permitir que isso aconteça.

Por natureza, os OKRs são ágeis, então seu software também deve ser.

 

5. É transparente

A visibilidade dos OKRs não só torna mais fácil o planejamento, ele também cria uma cultura de transparência adicionando um senso de disciplina em sua empresa.

Quando os colaboradores sabem que seu progresso pode ser observado por praticamente qualquer pessoa, não apenas gestores, mas também colegas, eles estarão mais propensos a manter o engajamento e um senso de responsabilidade para cumprir seus objetivos no prazo.

Por isso, seu software OKR precisa oferecer suporte à transparência organizacional. E isso você encontra no software da Feedz.

software de OKR
Tenha todos os colaboradores contribuindo para um único objetivo, evidenciando contribuição individual e das equipes para a sua empresa.
software de OKR
Com a metodologia OKR, cada colaborador sabe quais são seus desafios no período, melhorando a comunicação interna.
software de OKR
Visualize o desempenho geral, por área e individual, de forma rápida e intuitiva.

 

 Quer saber como a Feedz pode aproximar a sua empresa de todas as vantagens que um sistema de OKR é capaz de proporcionar? Então solicite uma demonstração gratuita agora mesmo! 👇

 

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar