Como fazer uma devolutiva de Avaliação de Desempenho

Sem uma devolutiva de avaliação de desempenho, todo o trabalho em avaliar o colaborador pode ser perdido. Mostramos aqui como preparar uma devolutiva eficaz. Aproveite!

A devolutiva de avaliação de desempenho é o momento pelo qual os colaboradores tanto esperam após preencher o questionário, pois é quando eles são reconhecidos pelos seus esforços e podem trabalhar em seus pontos fracos.

Para os gestores, a devolutiva é também importante. É nesse momento que eles podem conversar com os funcionários individualmente, ouvi-los e traçar um plano de ação que funcione para os dois lados. 

Apesar disso, muitas empresas, após aplicar a AD, esquecem-se de dar esse retorno, fazendo com que a avaliação perca o sentido e a credibilidade. Para não cair nesse erro, neste conteúdo explicamos como fazer uma devolutiva eficaz.

Baixar ebook sobre como conduzir uma avaliação de desempenho do zero [passo a passo]

Qual o objetivo da avaliação de desempenho nas empresas?

A avaliação de desempenho tem como objetivo principal melhorar a performance dos colaboradores. Ela é também utilizada para:

  • Acompanhar o desempenho e a evolução de cada profissional;
  • Obter dados estruturados para a tomada de decisões de remuneração e promoção;
  • Identificar eventuais necessidades de treinamento e desenvolvimento;
  • Identificar as lacunas de hard skills e soft skills

 

É também graças a essa avaliação que o RH pode identificar problemas no ambiente de trabalho, como falta de motivação, crises em departamentos, problemas com gestores e/ou liderança, entre outros.

Em suma, as avaliações de desempenho, ao contribuir para o desenvolvimento individual dos funcionários, dão o suporte necessário para o crescimento organizacional.

Contudo, para isso é fundamental que o processo de avaliação siga todas as suas etapas. Isso inclui a fase das devolutivas, que é quando o feedback é dado individualmente para cada funcionário. 

👉 Dica: caso você queira saber mais sobre como avaliar os seus colaboradores, sugerimos a leitura do conteúdo: “Como avaliar o desempenho de um funcionário: 3 dicas para RHs”.

 

O que é a devolutiva de uma avaliação de desempenho?

A devolutiva de avaliação de desempenho é a etapa na qual o gestor tem uma conversa com o colaborador sobre os resultados da sua AD.

Em outras palavras, é quando o funcionário recebe o feedback sobre o seu desempenho no trabalho, o que envolve a análise de pontos fracos e fracos, o reconhecimento de suas conquistas e as áreas que precisa melhorar. 

Trata-se, portanto, do retorno da avaliação de resultados.

 

A importância da devolutiva da avaliação de desempenho

Podemos dizer que sem a devolutiva, a avaliação de desempenho não faz muito sentido. Acompanhe o raciocínio:

Em primeiro lugar, quando colaboradores preenchem o questionário uma vez, mas não têm um retorno, o que fará com que eles participem da próxima avaliação? 

Ou, ainda, como eles entenderão que a AD é importante para o desenvolvimento deles, se não fazem ideia do que é feito com os resultados?

Em segundo, como os gestores conseguirão alinhar expectativas e identificar as necessidades de desenvolvimento e estabelecer as metas para o futuro? 

Tudo isso é feito na etapa do feedback, isto é, quando gestor e colaborador sentam para conversar sobre os resultados da avaliação. Portanto, a devolutiva é importante para:

  • Dar aos colaboradores a oportunidade de identificar pontos de desenvolvimento e de, com seus gestores, estabelecer planos de ação para melhorar suas competências e desempenho;
  • Aumentar a motivação e o engajamento no trabalho, pois quando se sentem valorizados e reconhecidos, os funcionários tendem a se esforçar mais para alcançar os objetivos da empresa;
  • Evitar mal-entendidos sobre o que se espera do colaborador no desempenho de suas funções;
  • Reter talentos;
  • Fazer com que gestores reflitam sobre suas práticas de liderança e como podem melhor ajudar seus liderados.

 

Implementar ações corretivas e desenvolver estratégias para apoiar a empresa a alcançar seus objetivos de negócio.

 

Como preparar uma devolutiva eficaz

Não importa o tipo de avaliação de desempenho que você deseja aplicar na sua empresa. Todos eles necessitam que o colaborador receba um feedback. 

Sendo assim, para garantir que a devolutiva seja dada corretamente, é preciso investir um tempo na sua preparação. Quem deve fazer isso é o RH e não o gestor.

Entendido isso, o primeiro passo é analisar os dados baseando-se em três níveis: empresa, setor e colaborador. Afinal, cada área possui suas características. 

Em seguida, vem o cruzamento de dados, com o objetivo de identificar os pontos de melhorias, padrões, tendências e metas atingidas. Esse é o momento de analisar, se for o caso, as informações levantadas em avaliações anteriores. 

O terceiro passo é a compilação dos dados mais relevantes. Para saber o que deve ser considerado relevante ou não, é necessário ter em mente o objetivo da avaliação e o que se espera obter com ela.

Esses dados devem ser apresentados aos gestores juntamente com as prioridades que foram definidas. 

Em posse das informações, os gestores devem analisar as ADs de cada membro de suas equipes e reunir-se com cada avaliado. Ou seja, o líder direto da conversa é o gestor, mas o RH tem o papel de dar orientações de como conduzir a reunião positivamente.

[CTA] Passo a passo - Como preparar as lideranças para o processo de AD

 

Como conduzir uma reunião de devolutiva de avaliação de desempenho

Na hora de dar a devolutiva de avaliação de desempenho, os líderes precisam se atentar aos seguintes pontos:

  • Elogiar o colaborador, destacando seus pontos fortes e realizações, e ressaltando suas contribuições;
  • Abordar juntamente com o avaliado as áreas que ele pode melhorar. Sempre que for o caso, pergunte como pode ajudar. Por exemplo: “Seu trabalho diminuiu em qualidade. O que houve? Você está precisando de algo?”;
  • Estabelecer metas claras e realistas para o desenvolvimento do colaborador, incluindo ações de treinamento e capacitação;
  • Mostrar disponibilidade para apoiar o funcionário em seu desenvolvimento
  • Criar um ambiente seguro e saudável para o diálogo, no qual o colaborador sente-se à vontade para compartilhar suas perspectivas, dúvidas e preocupações;
  • Definir como e quando será realizado o acompanhamento do progresso do colaborador em relação às metas estabelecidas.

 

Como você pode ver, a devolutiva de avaliação de desempenho envolve feedback positivo e negativo. Tenha em mente que esse é um momento para incentivar o colaborador, o que significa que é preciso ter muito cuidado em como isso é feito.

Se você sente que precisa de ajuda, especialmente para dar feedbacks negativos ou para orientar gestores a como fazer isso, confira aqui: 40 exemplos de comentários de avaliação de desempenho.

 

Como otimizar o processo de avaliação de desempenho

A devolutiva de avaliação de desempenho – e a própria AD – podem ser otimizadas por meio de tecnologias de automatização, como as plataformas de avaliação de desempenho. Graças a eles, o tempo de criação e recebimento de respostas é reduzido significativamente. 

E não apenas isso, pois como elas geram relatórios, possuem dashboards intuitivos, compilam e cruzam informações, diminuem pela metade o tempo levado para avaliar os resultados e fornecem sugestões de análises

Assim, na hora de dar o retorno ao colaborador, uma plataforma de avaliação de desempenho como a da Feedz garante que o processo seja prático e dinâmico (e gera relatórios automáticos, o que possibilita análises e devolutivas mais rápidas).

Além disso, quando for para acompanhar o plano de ação definido na devolutiva, a plataforma possibilita a distribuição de responsabilidades entre o RH e as lideranças. 

Que tal conhecer hoje mesmo a Feedz? Solicite uma demonstração gratuita e veja na prática como a solução funciona 👇

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *

A plataforma completa para aumentar o engajamento e desempenho de colaboradores

Assine nossa newsletter!

Outros conteúdos que você pode gostar