Real Skills: o termo que está ganhando força na gestão de pessoas

real skills no ambiente de trabalho

Durante nossa vida escolar aprendemos coisas como a fórmula de Bhaskara, a tabela periódica e o pretérito mais-que-perfeito. Mas não nos ensinam sobre habilidades socioemocionais e comportamentais. Para ensinar as real skills bastaria unir as duas coisas.   

Por√©m, quando chegamos ao mercado de trabalho geralmente n√£o usamos (nem lembramos) tudo o que aprendemos. Por outro lado, nos faltam justamente essas ‚Äúcompet√™ncias reais‚ÄĚ.¬†

Talvez você esteja mais familiarizado com os termos soft skills e hard skills. Mas, com a pandemia da Covid-19 é o termo real skills que está em alta. Se você ainda não está por dentro dessa tendência, a gente te explica.

 

O que são real skills? 

Real skills são as competências reais ou verdadeiras que unem habilidades técnicas e comportamentais. Também podem ser chamadas de competências híbridas. 

As real skills unem o que voc√™ coloca e o que n√£o coloca no curr√≠culo. √Č o seu curso de gradua√ß√£o e a sua criatividade. O seu n√≠vel de ingl√™s e a gentileza como trata as pessoas.¬†

Resumindo, o termo real skills surgiu da união entre soft skills e hard skills. 

 

Soft skills 

Soft skills s√£o as habilidades comportamentais que abrangem caracter√≠sticas e compet√™ncias subjetivas. O comportamento social e as rela√ß√Ķes interpessoais s√£o considerados soft skills.

Para não esquecer mais: soft skills é tudo aquilo que você não coloca no currículo: habilidades sociais, emocionais e mentais. 

 

Hard skills

Hard skills são as habilidades técnicas desenvolvidas por meio do estudo. Os conhecimentos que podem ser testados e mensurados são considerados hard skills.  

Para tamb√©m n√£o esquecer mais: hard skill √© tudo aquilo que voc√™ coloca no curr√≠culo: habilidades t√©cnicas, certifica√ß√Ķes e qualifica√ß√Ķes.¬†

O famoso autor do universo do marketing, Seth Godin, é o maior defensor da expressão real skills. Segundo Godin, o termo soft minimiza as competências comportamentais. Entretanto, elas são tão importantes quanto as competências hard.

As soft skills ganharam mais evidência durante a pandemia por conta das mudanças na rotina. A restrição social e o novo formato de trabalho exigem mais inteligência emocional dos profissionais. 

Não foi só o escritório que mudou do ambiente corporativo para dentro da casa das pessoas, o relacionamento interpessoal também mudou. 

Por isso, as real skills podem ajudar para: 

  • evitar a auto sabotagem;
  • se manter motivado;
  • agir com empatia;
  • saber lidar com eventuais cr√≠ticas sem levar para o lado pessoal;
  • e agir com criatividade.¬†¬†

Leia mais: Soft Skills: o que são e por que você deve focar nelas na hora de contratar?

 

Lista com as real skills mais procuradas pelas empresas

Como citei no começo do texto, a escola nos orienta pouco sobre como interagir de maneira construtiva com as outras pessoas. Como não faz parte do currículo alguns aprendem, outros não. 

Muitos de n√≥s precisamos nos esfor√ßar para refinar essas compet√™ncias necess√°rias para a “vida real” (que n√£o √© s√≥ o trabalho). Talvez uma das barreiras que enfrentamos seja justamente o fato de ser algo novo para n√≥s.¬†

Uma publica√ß√£o do The New York Times afirma que desenvolver essas novas habilidades depois de adulto √© mais dif√≠cil se voc√™ n√£o foi exposto √†s din√Ęmicas tradicionais quando crian√ßa.¬†¬†

Atualmente, √≥rg√£os como a ONU, o F√≥rum Econ√īmico Mundial e o MEC recomendam a inser√ß√£o dessa nova compet√™ncia na matriz curricular, para complementar o ensino cognitivo.¬†

Surgiram então alguns programas especializados em educação socioemocional, como a Escola da Inteligência.

Mas, se você (assim como eu) não desenvolveu habilidades comportamentais na escola, vai ter que correr atrás para aprender novas competências. 

O evento Real Skills Conference divulgou uma lista de real skills para que os participantes  pratiquem durante a programação. 

Certamente, são algumas das habilidades mais desejadas por quem atua na gestão de pessoas. Confira: 

  • Autoconfian√ßa
  • Capacidade de “errar” r√°pido
  • Carisma
  • Compaix√£o¬†
  • Comunica√ß√£o eficaz
  • Empatia
  • Flexibilidade
  • Habilidade de Coaching
  • Habilidade para resolver conflitos
  • Habilidades interpessoais
  • Honestidade
  • Influ√™ncia
  • Intelig√™ncia emocional
  • Interesse em compartilhar seu conhecimento
  • Lideran√ßa
  • Media√ß√£o
  • Pensamento criativo
  • Pensamento cr√≠tico
  • Pensamento estrat√©gico
  • Resili√™ncia
  • Toler√Ęncia¬†
  • Tomada de decis√£o

Que tal listar as competências que você domina e as que precisa melhorar? Lembrando que não existe uma fórmula para aprender as habilidades desta lista. 

O melhor jeito de aprender √© vivenciando situa√ß√Ķes reais. Vamos te mostrar alguns exemplos.¬†

 

3 ideias de como desenvolver real skills

A essa altura do campeonato você já deve estar pensando em como fazer para desenvolver e estimular essas novas competências entre os colaboradores da sua empresa.

Fizemos uma lista com cinco situa√ß√Ķes sociais que podem estimular o aprendizado de novas habilidades:

 

1) Faça novos amigos e mantenha os velhos

Já percebeu que depois que ficamos adultos é mais difícil fazer novos amigos? As pessoas estão sempre ocupadas e cansadas que vão deixando esse exercício pra lá. 

Ent√£o, a primeira coisa que voc√™ precisa fazer √© esquecer as express√Ķes “vamos marcar“, “vamos nos falando” e “estou na correria“.¬†

Isso tamb√©m n√£o quer dizer que voc√™ vai sair por a√≠ perguntando: “quer ser meu amigo?“. O que voc√™ precisa fazer √© apenas estar dispon√≠vel e se colocar em situa√ß√Ķes que poder√£o resultar em novas amizades.¬†

Pode ser o happy hour online da empresa (enquanto a pandemia não acaba). Certamente tem colaboradores de outros setores que você ainda não conhece.

Mas também tem várias outras oportunidades, como: frequentar a academia, aprender um novo idioma com aulas em grupo e aprender a tocar um instrumento musical. 

Mas, lembre-se: você deve estar disponível. Isso significa que em alguns momentos terá que abrir mão do seriado na Netflix para cultivar as novas amizades. 

Com o tempo você perceberá que essa prática é muito mais fácil do que parecia. Algumas habilidades que você poderá desenvolver com ela são:  

  • aumentar seu carisma;
  • ser mais flex√≠vel;
  • praticar a influ√™ncia;
  • desenvolver a toler√Ęncia;
  • agir com compaix√£o.

 

2) Fale para grupos e aprenda com isso

No filme Extraordin√°rio o personagem Auggie Pullman afirma que “Todo mundo deveria ser aplaudido de p√© pelo menos uma vez na vida”. Para chegar a este momento voc√™ pode dar o primeiro passo falando para um grupo.

Muita gente tem vergonha, medo ou receio de falar em p√ļblico. Mas essa √© uma real skill que todos deveriam ter. Voc√™ pode come√ßar treinando com pequenos grupos. O ideal √© falar e ser ouvido.¬†

N√£o importa se √© uma reuni√£o do trabalho, uma festa ou qualquer outro encontro (presencial ou online). √Č um exerc√≠cio muito importante para voc√™ aprender sobre o seu pr√≥prio comportamento.¬†

As principais dicas s√£o: elabore um pensamento, fale pausadamente, fa√ßa pausas. Se a sua fala for interrompida, perceba suas rea√ß√Ķes. Talvez voc√™ sinta irrita√ß√£o por n√£o conseguir terminar o racioc√≠nio, mas precisar√° lidar com isso.¬†¬†

Essa prática pode desenvolver habilidades como: 

  • autoconfian√ßa;
  • pensamento estrat√©gico;
  • capacidade de errar r√°pido;
  • o interesse em compartilhar conhecimento;
  • tomada de decis√£o.

 

3) Converse com estranhos 

Uma pesquisa da Universidade de Harvard revelou que algumas pessoas preferem falar sobre si mesmas do que ganhar dinheiro. Ou seja, em geral, as pessoas gostam de falar sobre suas histórias.  

A dificuldade geralmente é puxar a conversa. Isso porque a maioria das pessoas acredita que um estranho não está disposto a conversar. Um estudo da Universidade de Chicago chegou a testar. 

O resultado foi que 53% das pessoas acreditavam que um estranho não conversaria com elas. Porém, 100% das tentativas deram certo. Os desconhecidos estavam dispostos a conversar, só não queriam dar o primeiro passo. 

Talvez você esteja se perguntando: mas por que eu vou falar com um estranho? Alguns dos benefícios dessa simples atitude são:

  • compreender o outro;
  • praticar a empatia;
  • reconhecer suas defici√™ncias;
  • aperfei√ßoar a comunica√ß√£o;
  • ampliar seu senso de humildade.

Desenvolver real skills é uma tarefa simples, mas que exige motivação. A cada nova experiência é importante reconhecermos nosso estado emocional. 

Inclusive, autoconsciência e auto regulação são algumas das real skills mais desejadas durante uma pandemia.  

Agora que você já sabe o que são as real skills e como desenvolvê-las, que tal propor algumas atividades aí na sua empresa? Comece pelas lideranças, depois eles podem replicar em seus times. 

Outra dica √© incluir as real skills entre as habilidades desejadas para a contrata√ß√£o de novos colaboradores. N√£o adianta contratar os melhores colaboradores do mundo, se eles n√£o forem os ‚Äúmelhores para o mundo‚ÄĚ.¬†

As real skills são responsáveis por tornar as pessoas melhores para o mundo. Também são elas que diferenciam os profissionais.

Imagine dois analistas financeiros que têm exatamente as mesmas hard skills. O que vai os diferenciar são as real skills. 

Se voc√™ gostou deste post tamb√©m vai gostar de ler Intelig√™ncia emocional no trabalho: como lidar e contornar as emo√ß√Ķes.

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